domingo, 30 de maio de 2010

AS LAVADEIRAS FAZEM ASSIM. ASSIM, ASSIM




MAOMÉ E A MONTANHA



Que coisa mais chata, meu Deus! O negócio era fumaça pra lá; santinho pra cá! Vereadores de um lado,  o povo do outro. Agora, deu um treco lá  na telha deles e eles querem se misturar com nós, o povo.  Feitos caramujos vão carregar a casa deles de bairro em bairro. Isola!  De repente, você está jogando o seu baralhinho ali no Bar Ressaquinha (do Freitas) e chegam eles mandando parar tudo que vai haver reunião de vereadores. Acho injusto, isso.  É o que eles chamam de sessão intinerante. Aberta ao público. Aí, você assiste a primeira votação de um projeto na Rita de Cássia, por exemplo, e a segunda lá em  Tres Poços.  Vão ter que me dar o calendário de reunião deles para eu poder evitá-los.  Eu vou pra casa e brigar com minha filhinha que quer ver uma coisa e eu outra na TV. Ela pergunta pra que que você veio pra casa agora. Aí, eu falo - tem político na rua. Aí ela se espicha toda de ódio.  Agora, se os vereadores se propuserem a explicar para que  serve a SUSER a reunião enche. Acho que até o Barenco (Presidente da Suser) iria pra ver. Ele também precisa saber para o que a Suser serve, né verdade?

 r
RICARDO TEIXEIRA SE APERTA PARA ENTRAR NUM BURACO




O técnico Dunga e seu auxiliar Jorginho, depois de muito pensarem, decidiram que os jogadores da seleção teriam folga na hora de folga. Este Dunga faz cada descoberta! Vai terminar virando ministro. Ou presidente. Valha-nos Deus! Mas tá a meio caminho - ele adora uma redundância. Então chamou os jogadores e falou bem explicadinho pra não suscitar dúvidas: Na hora de folga, vocês terão folga e, portanto, podem fazer sexo. Não precisava pensar tanto. Afinal, só podia mesmo ser na hora de folga. Ninguém imaginava que um jogador ia atrasar a cobrança de um corner, por exemplo, por um belo par de pernas femininas, diante dos seus olhos, estrategicamente disponibilizadas pelo adversário. Isto me fez lembrar aquela anedota da moça que pergunta ao padre se ele é contra sexo antes do casamento. Aí o padre falou: "eu não. Mas tem que ser rápido para não atrasar a cerimônia".  


Tabu eleitoral



Taí uma disputa, aparentemente, desigual. Duas mulheres em queda de braço com um homem. Dá-lhe, Zé Serra!, diz a torcida machista que não quer um homem perdendo pra uma mulher. Ou duas. Nem pensar. Aí, o Zé Serra entra na pilha. Parece até que tomou emprestado o pavio do Ciro Gomes.  Inda mais agora com este montão de gente espiando e fazendo fuxico ele fica meio assustado. Mas não tem nada, não, Zé! Nessa questão de política, homem ou mulher têm o mesmo valor. Eu, sinceramente, penso assim. Desconfio do dois. Quer ver como são iguais? é só fazer uma meia dúzia de perguntas polêmicas para eles, eles vão desconversando, falando pra gente passar outra hora. E tereré, tereré...  E os seguranças vêm e falam pra gente ir desguiando. Mas olha só! Pergunta pra qualquer um dos tres favoritos, neste páreo. Pergunta  o que eles acham da união estável de gays. Ou o que pensam do aborto para fetos anencéfalos. Ou o que acham de as escolas distribuirem preservativos. Aí, eles começam a coçar a cabeça e coisa e loisa. Falar as coisas claras é uma kriptonita para eles.


OBAMA RECUSA CONVITE DE LULA


Que coisa feia esse Tal de Barack Obama fez! Não quis vir ao Brasil, agora. Que coisa! Nós somos pobres mas somos limpinhos. O Presidente, o nosso, tinha até arrumado umas garrafas daquela que matou o guarda pra ele. Nem assim não vem. Antes da eleição, não. As vezes o Brasil faz assim como debicando os Estados Unidos mas nada, nada. Essas relações nunca estiveram tão estreitadas como agora. Nas contas do Planalto a visita do presidente amigo podia até compensar algum voto que tenha perdido com a ida ao Irã e consequencias. Poderia agora favorecer um pouco a candidatura da  ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff (PT). Mas o Lula tem sempre um Plano B, uma saída arranjada. Ele atribuiu  a recusa a dois fatores: divergências na política externa entre Brasília e Washington e uma suposta interferência dos Clinton para que Obama não fizesse uma visita que pudesse virar ato eleitoral pelo PT.

A LEI DO SILENCIO





A Guarda Municipal de Volta Redonda não vai dar mole neste final de semana. Bares e boites  que estiverem com som alto, nesta primeira fase, levarão apenas um pito, um carão. Mesmo som alto em carros  serão estarão incluídos. Tambémoutras infrações como mesas e cadeiras na calçada. Segundo o
comandante da Guarda Municipal, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, os bares fiscalizados estão sendo alvo de reclamações recebidas pela corporação. A operação vai ocorrer em diversos bairros da cidade. Quero só ver quando o guarda municipal chegar lá no gabinete do Prefeito e der um carão nele: "O som na ilha São João tem estado muito alto".

Paz



Cresce em Volta Redonda o movimento pela preservação do meio ambiente. Mas as pessoas que são contra não ficam acuados. Na próxima terça feira quem nunca viu vai ver, lá no ato público na Praça Brasil.  E, é claro, que no foco desta manifestação estará o Rio Paraíba do Sul. Mas não faz nenhum sentido esta luta contra a transposição do rio em São Paulo quando se dá de ombro para todo o mal que se faz ao rio aqui. A Prefeittura Municipal está construindo a sede da Defesa Civil dentro do rio e o chefe de lá está todo orgulhoso com a obra. Dá um pulinho lá na Ilha São João e vê quanta terra a Defesa Civil de Volta Redonda já atirou dentro do rio. É claro que toda essa gente estará lá, carregando as mesmas bandeiras, bradando as mesmas palavras de ordem. O Bispo podia aproveitar e fazer uma excomunhão deles.


TEATRO RÁPIDO

Ato Único

Cena: Em frente a Câmara Municipal
Personagens: Um homem e outro homem

Diálogo

Um Homem: Moço, o Sr é que é o Vereador Paiva?
O Outro Homem: Não; eu só tenho quatro empregos

Este jornal é postado às quintas e domingos

quinta-feira, 27 de maio de 2010

VOCÊ VIU SE O ÔNIBUS PASSOU?


É mesmo assim que os moradores chegam no ponto do ônibus. É até uma forma de saudação. Antes de se cumprimentarem vem a pergunta "Você viu se o ônibus passou?" Aí, o outro responde assim - "Eu estou aqui há uma hora e vinte minutos e não vi passar, não." E o primeiro diz :"Ah, então tá quase na hora de passar". Se você ouvir um papo assim, no ponto, não tenha dúvida - são moradores do bairro Barreira Cravo ou Aero, em Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil (tem que explicar tudo direitinho que este jornal é lido também no exterior).  Uma vez eu tive a maior sorte. Ele passou bem pertinho de mim, assim -  eu consegui até tirar o retrato dele. Na verdade mesmo, mérito a gente dá a quem tem, a SUSER distribuiu, uma tabela aí com o horário do ônibus. Até bem bonitinha, mas a empresa não obedece. Nem liga, se quer saber. A SUSER, fico até com pena, coitada. Custa fazer alguma coisa e quando faz dá nisto. Fica triste não, Barenco (Barenco é o nome o Presidente da Suser). Deixa de ser bobo. Deus tá vendo o seu esforço.  A Vereadora América Teresa é que está certa. Não tá nem aí pra esse negócio de horário de ônibus. O negócio dela é distribuir ingressos para o  Cine Nove de Abril.  Eu também quero ir ver o filme, mas preciso saber o horário do ônibus.

SECRETARIA ELETRONICA DO LULA(*)


Barak Obama mandou uma carta pro Lula convidando-o para uma fria. Era para pendurar um sino no pescoço do Mahmoud Ahmadinejad. Parar com aquela história de ele querer enriquecer urânio a mais da conta. Quem falou isto foi o Ministro Celso Amorim, aquele que tem cabelo igual a porco espinho. Obama, sabe como é, já tinha feito este mesmo acordo com este mesmo Irã em outubro do ano passado e o Irã o tinha como letra morta. Não obedeceu nada, nada. Não era nada demais porque os EUA também não haviam cumprido o contrato assinado em 1979, com a República Islâmica. Mas os  EUA ficava só pensando, ainda dou uns coques nesse tal de Mahmoud. Seus dedos estavam até comichando de ódio. Americano é meio chegado a chutar a bunda dos pequenininhos. Até da ONU ele já chutou. Mas quis dar uma de tolerante, agora. Foi aí que se lembrou do cara. Ele é meu chegado, pensou. E escreveu a tal cartinha. Lula não pensou duas vezes. Deixou um recado na secretária eletrônica e disse - tô dentro. E foi. Quando chegou no Teerã ele mandou um recado para o anfitrião - Avisa pra ele que o cara chegou. Reuniram-se então Lula, Mahmoud Ahmadinejad e Ahmet Davutoglu, representantes do Brasil, Irã e Turquia. Foi uma conversa que durou 20 horas,  um falando turco, outro persa e o outro lulês. Saiu o acordo. Aí, o Obama falou assim - Enganei o bobo na casca do ovo! Ele vai levar uns coques mesmo! Enfim, o Baraka brincou de Primeiro de Abril no dia 17 de Maio.
(*) A piada da secretária eletrônica e do Macaco Simão da Folha de São Paulo)

FESTA JULINA NA PRAÇA BRASIL


Êh povinho pra gostar de festa esse da Prefeitura de Volta Redonda! Ainda nem bem chegou junho já estão preparando uma festa para julho lá na  Praça Brasil. O projeto é de quem? Quem sabe? Ham! Ham! Tão pensando que é do Moa, né? Mas não é dele, não. É do Presidente do SAAE-VR Paulo César de Sousa. Ah, meu Deus do céu! Uma tubulação do SAAE, ali próximo a ilha estourou duas vezes em dois dias. Tá tudo velho, remenda daqui, remenda dali. Tantas valas negras para cuidar, tanto lixo para tirar... Só na  Ilha São João uns dez caminhões... Mas o Prefeito gostou da idéia e o inventor do projeto falou mesmo assim para o Diário do Vale: “Faremos um evento muito bem estruturado e com muita segurança. Uma festa para a família voltarredondense”. Eh, sangue bão! Serão 25 barracas e bebidas alcoólicas não serão vendidas. Isto é o mesmo que dizer, completamente diferente das festas que o Prefeito faz na Ilha São João. Fico imaginando o Prefeito ouvindo aquilo.


SERRINHA PAZ E AMOR


O tucano José Serra, jogou fora as flores. Essa história de Serrinha Paz e Amor não está colando, não. Aí, ele  carregou seu bacamarte com chumbo grosso. Na sabatina da Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi assim. Estava afiado. Acusou o governo Lula de lotear a máquina federal. "A Infraero está loteada. As agências reguladoras estão divididas entre partidos. Tudo está loteado.  E, pelo outro lado, faltam investimentos. Somos o penúltimo país na taxa de investimento. Só perdemos para o Turcomenistão". Olha que pra falar Turcomenistão o cara tem que estar treinado.  Sei lá, eu penso que o Lula não fala Turcomenistão, na primeira tentativa. Nem na segunda. Bom, a ex-ministra Dilma Rousseff disse que não é contra a indicação política para cargos públicos. É uma forma de deixar os amiguinhos bem colocados.  Segundo ela, essa foi a política adotada pelo governo Lula. Dilma defendeu até a criação de mais um ministério. Teve gente que até salivou, na hora. Afinal, Dilma sabe onde atira.

O LIXÃO DA ILHA SÃO JOÃO



Por melhor que seja o projeto sempre pode ser melhorado. A Ilha São João está emporcalhada de tanto lixo, que guarda. Guarda mesmo. Tanto que o caminhão coletor vai lá e só recolhe os sacos de plástico pretos. O resto ele deixa. Faz parte do trato, creio. Os funcionários, quando o lixo fica demais, atrapalhando o caminho, fazem montes dele e tacam fogo. Aí, ficam os esqueletos dos carros alegóricos assombrando o lugar. Mas que é lixo, é lixo. Então, eu, sinceramente, penso assim. A Prefeitura podia mandar uns caminhões pra lá catar aquela tralha toda e despejá-la na Praça Brasil. Alguém ia empilhando  traste com traste, quem sabe até num outro projeto alegórico. Na festa de 29 de julho que pretendem fazer a tal festa  ele seria transformado em fogueira. Não custaria nada. Mas acho  que o Neto não vai gostar nada, nada desta idéia. Ele tem muito carinho com o lixo. É só olhar como está a cidade.

OS PRIMÓRDIOS DO CINEMA
Parte IV

Por Morrison



O francês Georges Méliès foi o primeiro a encaminhar o novo invento no mundo da fantasia, transformando a fotografia animada, de divertimento que era, em meio de expressão artística. Considerado o criador do espetáculo cinematográfico, Méliès utilizou cenários e efeitos especiais em todos seus filmes, até em cinejornais, que reconstituíam eventos importantes com maquetes e truques ópticos.

Dos trabalhos que deixou marcaram época: O encouraçado Maine (1898); A caverna maldita (1898); Agata borralheira (1899); Chapeuzinho Vermelho (1901); Viagem à Lua (1902), baseado em romance de Júlio Verne e obra-prima; O reino das fadas (1903); Quatrocentas farsas do diabo (1906); com cinqüenta truques, e O túnel do canal da Mancha(1907).



MEU HAI KAI (13)
 Adão foi imprevidente

Tinha o Eden só pra ele
Mas quis enchê-lo de gente


Próxima edição domingo



segunda-feira, 24 de maio de 2010

‘SEU BAIRRO VAI AO CINEMA,  MAS VOCÊ, NÃO!’

Taí, o Moa teve sensibilidade. Distribuir ingressos para o  "Chico Xavier" é uma boa. Tá todo mundo querendo ver esse filme. Inclusive Eu. Grátis então, a fila aumenta... Se fosse o filme " Lula, o Filho do Brasil" eu, sinceramente, não ia querer não. Mas o do Chico Xavier, eu gritei logo "primeirão!" Aí veio o balde de  água fria. A aquisição dos ingressos só na mão dos presidentes das associações de moradores. Aí, já viu, né? Meu bairro tem perto de 2100 moradores, são apenas 1500 ingressos. Mesmo que eu seja o primeiro a pedir a América Tereza vai responder "acabou..." Presidente de associação tem um poder danado de grande. Tá certo que não mexe com horário de ônibus, com barulho da ilha, com valas negras no bairro... também pra que se pode distribuir ingressos para filmes recordistas de bilheteria? Eu sinceramente, se fosse presidente de associação de moradores ia assistir tudo que é filme.

A COMUNIDADE E O MINISTÉRIO PÚBLICO


A Comunidade atendeu ao convite do Ministério Público. Compareceu. Foi uma grande reunião.   O auditório encheu. Tinha associações de bairro e bastante gente avulsa, isto é, os que não pertencem a nenhuma instituição pública. Falou-se de tudo.  Os problemas apareceram. Um morador relatou do seu projeto junto aos meninos do seu bairro. Para  tirá-los da perigosa ociosidade criou um time de futebol para eles. Mas quer dar uma feição institucional ao time e encontra dificuldades para obtenção de CNPJ. Tres ou quatro pessoas falaram da festas na Ilha São João. E houve mesmo quem a encaminhasse por escrito. Essas festas da ilha já deram panos pra mangas, além do barulho infernal que lá fazem. Já saiu tiroteio, já saiu facada, até morte.  É impressionante como a Prefeitura, apesar de todas reclamações continua promovendo as mesmas festas. E parece que quando ela se cansa de chatear, aluga para outros pertubadores. Parece que até escolhem para quem deve alugar. Como se parecem. É a mesma a perturbação.  Alguém deve estar levando vantagem com isto. Não é possível!!!

VITORIA MORAL


Pode-se imaginar e até dizer que a “ficha limpa” é uma lei que nasce morta. Levou cacetada é verdade. Pá daqui, pá dali, transformaram-na num frankstein e pretenderam desligar-lhe os cabos. Argumentam até que se a lei impusesse algum medo a eles, eles não a teriam aprovado.  É claro que tomaram suas precauções. Desfiguraram o projeto e o Supremo Tribunal já disse que ela não vale para os que já têm  fichas sujas, feito assim, por exemplo, o Senador Romero Jucá. Desculpe-me,  o senador Jucá não tem ficha suja;  tem ficha sujíssima! Mas aí ficou assim só vale para sujeiras futuras. Ide em paz, seus pecados estão perdoados. Mas, de qualquer forma o povo começa a descobrir que pode se juntar sem se estar embaixo de uma sigla.


A ILHA SÃO JOÃO

O otorrinolaringologista Ektor Onishi, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo),  em entrevista à Folha de São Paulo confirmou o mal que o barulho faz  à saúde do homem. É  dor de cabeça, aumento de pressão arterial, alterações gástricas e a perda da audição. "Isso vem da Pré-História, quando os homens viviam nas cavernas. Naquela época, a audição era nosso principal mecanismo de defesa. Era a audição que nos alertava para o perigo iminente." Nós moradores da Barreira Cravo, Voldac, Parque das Ilhas,  Ilha Parque e Niterói  sabemos disto muito bem. As festas do Prefeito na Ilha São João nos despertam logo (também com tanto barulho!). Provocam isto, mesmo. Nós nos colocamos em estado de alerta, mas de que adianta? A Guarda Municipal não vai lá desligar o som nem que a vaca tussa. A PM também não vai. O Secretário do Meio Ambiente (rá, rá, rá) ganha bem para ficar calado.  Aí, vem a pressão alta, a gastura. Pena que o Prefeito Neto não lê jornal, nem a Vereadora América Teresa. Ou se lêem não entendem... É isso aí! Educação também é cidadania.


REPÓRTERES SEM FRONTEIRA


Repórteres Sem Fronteiras (RSF) é uma organização internacional que defende a liberdade de imprensa no mundo, que de vez em quando é arranhada.  Este nosso presidente mesmo já mostrou as unhas algumas vezes. O caso mais notório foi o de Larry Rother fizera alusões ao seu preocupante lado etílico. Quer dizer, quando ele falou que o Presidente era meio chegado a tomar daquela que matou o guarda. Quis até expulsar o homem. Xenófobos brasileiros bateram palmas esquecidos de que nossos jornalistas chamavam o Bush de primata. Pois bem, RSF existe como resistência a esses energúmenos. Agora, esta organização diivulgou uma lista dos  40 maiores “Predadores da Liberdade de Imprensa”. Todos os anos eles publicam esse desonroso ranking. No deste ano, entrou também Hu Jintao, da China. Sua campanha tem o slogan:  “Somente a imprensa livre pode ferí-los”. Na última semana, quando Lula fez uma visita ao Irã esta organização lhe pediu uma ajuda pela liberdade de imprensa conforme se vê no cartaz, acima.

SINDICATOS, UMA FONTE DE MUITA GRANA
 
Cada trabalhador de carteira assinada recolhe, anualmente, 1 dia de trabalho como contribuição sindical. É grana! São R$ 2 bilhões de reais, limpinhos. Esse dinheiro alimenta um território sem lei. Não há fiscalização sobre os 9.046 sindicatos que recebem essa dinheirama. Abrir sindicato no Brasil é um negócio da China. O jornal Estado de São Paulo se debruçou sobre o problema e identificou sindicato para todo tipo de pilantragem:  sindicato de fachada, de dissidentes e entidades atuando como empresas de terceirização de mão de obra, alugando gente. O safado escolhe o tipo com que mais se afeiçôa e  pula pra dentro. O Ministério do Trabalho registrou 126 novos sindicatos só neste ano. Um sindicato novo por dia.  A partir de 2008 foi que desandou. O governo Lula formalizou as centrais  - a distribuição se daria em parte proporcional  ao número de sindicatos inscritos em cada central.  E tudo ficou mais fácil porque Lula fechou com chave de ouro seu enquadramento. Decidiu que as centrais não precisariam prestar contas do dinheiro que recebem. Aí, foi um chuá. Artur Henrique da Silva Santos, Presidente da CUT  já falou: boa parte dos sindicatos é constituída  só com o objetivo de arrecadar os recursos dos trabalhadores através das taxas existentes".  "É o banditismo sindical". Quando brigam é assim. Mas logo descobrem que estão mordendo o próprio rabo.


LOJA DA FLÁVIA


Aí, está a loja da Flávia. Começou assim pequena, modesta e veio crescendo. Agora, quem passa de fora e olha lá pra dentro vê como cresceu. Tem de tudo que se espera de um bazar e a preços módicos. Agora que se aproximam as festas juninas, dá um pulinho lá!

MEU HAI KAI (12)

Paiva, Deus que o proteja.
Vereador mais seis empregos
Sob as bênçãos da igreja



 
AFORISMO:

Quem ama o feio adoraria o bonito



A próxima postagem se dará quinta feira

quinta-feira, 20 de maio de 2010

TEATRO RÁPIDO

ATO ÚNICO
CENA: Num cantinho da cidade
PERSONAGENS : Um homem e uma mulher
A MULHER : Quando estou com você me dá vontade de ficar para sempre
O HOMEM: E eu fico todo arrepiado



AFORISMO

Quem semeia vento espanta a tempestade. 



LÁGRIMAS DE CROCODILO


É muito gozado ver a cara compungida do Vereador Paiva no movimento em defesa do Rio Paraíba. Parece que ele treina, cara! Meu Deus do céu! Se ele fosse de fazer carreira não tinha pra ninguém. Tadinho do Tarcisio Meira, Lima Duarte, Antonio Fagundes, Selton Melo et caterva. Mas ele é modesto, se contenta com uma meia dúzia de empregos aqui em Volta Redonda. É secretário municipal em Volta Redonda há quase 30 anos e nunca, nunquinha, fez nada em defesa do rio. Aliás, só em prol de si mesmo. Mas isto é outro capítulo. Também, honra seja feita, não foi ele sozinho, não;  outros têm que subir com ele nesse pódio. Nenhuma administração municipal tem feito nada por este rio. Vou mais longe - todas administrações municipais têm feito muito mal ao rio. Começou com o ex-Prefeito Coronel Aloisio que jogou centenas de caminhões de terra dentro do rio para dar a Ilha São João a cara que ela tem hoje. De lá para cá vem assim. A Ponte do Aero caiu dentro do rio e ficou pra lá... no governo do Baltazar, foi demolido um prédio na Avenida Paulo de Frontin e jogado todo dentro desse rio por motorista da Prefeitura Municipal e caminhão da Prefeitura Municipal. O Paiva era o chefe desse motorista e não lhe deu sequer um puxão de orelha. O Prefeito atual jogou a sede da Defesa Civil lá dentro. Enfim, vem assim.  Parece que cada um que chega quer fazer pior do que o outro. Mas agora que o Governo de São Paulo pensou em desviar o rio para atender a Grande São Paulo, o pessoal de Volta Redonda está fazendo o maior berreiro. Vai ver que eles querem matar o rio sozinhos. São orgulhosos. Não querem ajuda. 


SAPO PINÓQUIO


Cientistas descobriram, na Indonésia, o sapo pinóquio. O herpetólogo (especialista em réptil) Paul Oliver avistou-o bem em cima de um saco de arroz, com olhos bem arregalados.  E entre um olho e outro tinha  um narizinho danado de comprido. Por isso lhe deram o nome vulgar - de sapo pinóquio. Começaram a observá-lo e concluíram  quando o sapo está emitindo um chamado, seu protuberante narizinho aponta para cima; mas o seu nariz até murcha quando o bichinho quer sossego. E mais nada concluíram. Eu que muito ouvi as histórias que a minha mãe contava, sei de longas eras que, no nosso imaginário, o sapo é meio chegado a uma mentira. Desde a festa no céu quando ele pediu  "não me joga na água, não; me joga na pedra", eu fiquei meio atrás com ele. E minha mãe aproveitava essa desconfiança e me alertava: "político é muito pior!" Aí, me deu um estalo: quem sabe se alguma bruxa malvada teria  transformado um político em sapo pinóquio. Isto para distingui-lo do sapo original muito menos perigoso, segundo a sabedoria da minha mãe. Quem sabe era um dos nossos? Quando eu vi a foto do bichinho eu pensei logo - esse nariz não me engana.  Corri à Camara Municipal, mas todos os vereadores estavam lá - o Paiva, a Teresa, o Paulo Conrado... todo mundo.  Vou esperar o final de semana para ver se os deputados todos voltam.

BOTA FÉ, NISTO!



A prática é muito antiga. Foi muito usada ali pro lado de Mariana, Ouro Preto, São João Del Rei... Agora, com a descoberta de outro ouro está voltando à moda.  O fato se deu mesmo foi no último dia 13, quinta feira. Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF)  deram de frente com 38 imagens de Nossa Senhora Aparecida escondidinhas no meio de um matagal. Sentiram um impacto mas logo viram que não podia se tratar de um novo milagre e nem coisa de devoção religiosa. A área era bem suspeita, Senador Camará, no Rio de Janeiro. Quem conhece sabe como é. Cada imagem tinha  1 m de altura. Não podiam estar ali por nenhuma obra do esquecimento. Aí, examina daqui, examina dali, os policiais descobriram que as imagens eram todas ocas e, foi de lascar, estavam cheias de maconha. Cheinhas! O santo oco foi um expediente muito usado pelos portugueses para roubarem o ouro brasileiro. Daí, a expressão "santo do pau oco". Agora, estão sendo usados para transportar a erva. Parece que caiu a cotação do ouro. Sei lá.

MUDARIA O NATAL OU MUDEI EU?
 
 
Não. Romero Jucá não mudou, nadinha; continua o mesmo elameado. O Lula, sim. Quem diria vê-los fazendo tabelinha na área do Senado Federal... Mas é.  Com raro e inspirado brilho, o senador deu um show de ciência política. Disse que essa história de candidato com a ficha limpa é coisa da sociedade, não incomoda o governo. E que o governo está mesmo interessado é na votação do pré sal. É claro que ele defendia com muita garra o  interesse do governo. Mas também, cá pra nós, defendia, com igual garra, a própria pele.  Senão vejamos sua fichinha:  Responde a três inquéritos no STF, um deles por crime de responsabilidade por desvio de recursos. Em 2005, deixou o Ministério da Previdência após uma série de denúncias. A mais rumorosa foi a de ter solicitado um empréstimo ao Banco da Amazônia e dado sete fazendas como garantia de pagamento. Só que as fazendas não existiam. Isto é que é cara de pau. Jucá, o sobrenome do moço, é madeira muito dura. O moço tem realmente uma cara de jucá. 


OS PERNILONGOS VOLTARAM


Que voltem as espirais, as bombas de flit e as simpatias. Que voltem os carros fumacê! Os pernilongos estão prontos para a paz e para a guerra. Qualquer prazer os divertirá. A coisa esté feia. Conselho de amigo: Não abram as janelas! O tempo ajuda, está meio frio. "Para os pernilongos tudo! E pras pessoas, nada! Hiip, hip, hurra!!! Então como é que é? Pros pernilongos tudo, pros moradores, nada!!! Teresa, Teresa, Teresa..." E os pernilongos voam sozinhos, em grupos, aos pares, cantam, se acasalam e vão botar os ovos lá na beira do Rio Paraíba.  A  Vereadora América Teresa nem se incomoda. Na frente da casa dela tenha a maior poça dágua - a maior criadora de pernilongos no bairro. Sei lá, mas algo me diz que ela vai vender mosqueteiros aqui no bairro. Sei lá.


 MARTA SUPLICY RIDES AGAIN


"Vocês notaram que do Gabeira ninguém fala? Esse sim sequestrou. Ele era o escolhido para matar o embaixador. Ninguém fala porque é candidato ao governo do Rio e se aliou ao PSDB". Isto foi uma fala da destabocada Marta Suplicy que todos conhecemos falando asneiras e pedindo desculpas, depois. Demora um pouquinho para cair a ficha dela.  É aquela mesma do "relaxa e goza", nos aeroportos. Agora, pra defender Dilma Rousseff finge-se de tonta, doidivanas, novamente. Mas a história é muito recente para ser confundida.  Hélio Gaspari descreveu exaustivamente o período discricionário brasileiro nos seus quatro volumes publicados pela Nova Fronteira. O próprio Gabeira tratou do assunto no livro "Que é isso, companheiro". Ele era uma figura secundária dentro do episódio do embaixador Charles Elbrick. Caso o processo desandasse, Virgilio Gomes da Silva, o Jonas, membro da ALN seria o executor do sequestrado. A idéia de  sequestrar o embaixador foi do Valdir,  apelido então do que é hoje ministro de Lula, Franklin Martins. Nada disto é novidade. Das atividades da Dilma Roussef entre 1967 e 1970, na Colina e na VAR-Palmares, adeptas da luta armada é que pouco se sabe e ela não colabora em nada para torná-lo conhecido. Ela nem comenta. O que diz é pouco: "Lutei contra a ditadura do primeiro ao último dia, com os meios e as concepções que eu tinha".


CENTRO DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS


O Vereador Edson Quinto, através de um requerimento na CMVR, convocou uma audiência pública para discutir a implantação do CTR, em Volta Redonda a 300m da adutora da Cascata. A população surpreendeu e atendeu maciçamente ao convite. A reunião começou as 18h e se encerrou as 22h15min com o maior repúdio a esta iniciativa da implantação do CTR. O CTR é um consórcio formado pelo Estado e os municípios de Volta Redonda, Rio Claro e Barra do Piraí. Os outros municípios não citados fizeram outra opção. Por este consórcio o lixo dessas cidades vizinhas seriam todos coletados para Volta Redonda onde seriam tratados. A decisão foi de total recusa. Tem que correr pois parece que já começaram juntar lixo na Ilha São João.


O LIXÃO É AQUI




Este aqui é a Ilha São João, lugar supostamente colocado a favor da saúde. Lá os idosos vão fazer suas ginástica, sua caminhada, respirar o ar puro... Ar puro... Que ilusão! São marmitex amassados pelo chão, fogueiras queimando lixo, restos de carros alegóricos deteriorando-se no tempo, caixas de papelão amontoadas nos cantos... tem tudo de um lixão. Escolhi um dia comum, meio de semana. Não havia ocorrido nenhum evento nem nada de extraordinário. Fiz uma breve visitinha a  ilha e tirei  56 fotos de montes de lixo, dos quais publico estas duas, hoje. Volto ao assunto, nas próximas edições.

NOITE DE POESIA


 Foi no último dia 15, na Academia da Vida. Nathalia Lucinda Chaves reuniu uma pá de gente para a sua noite de autógrafo. Os filhos dela estavam lá, os netos estavam, os vizinhos, o pessoal do Glan, da Academia Voltarredondense de Letras, gente de Pinheiral, de Barra Mansa e até de Varginha (o ET não veio. Parece que ele não sai de lá de jeito nenhum). Foram lidas algumas das suas poesias e feitos breves discursos.  O livro se chama "Portal de um Mundo Novo" e quiçá abra mesmo um mundo novo para os autores de Volta Redonda. Tem gente boa aqui. E, depois, cultura não é só coisa de palco, não. Não sei se o Moa, Secretário Municipal da Cultura sabe disto. Tá aqui um lembrete.

OS PRIMÓRDIOS DO CINEMA (PARTE 3)

Por Morrison


Os irmãos Louis e Auguste Lumière, franceses, conseguiram projetar imagens ampliadas numa tela graças ao cinematógrafo, invento equipado com um mecanismo de arrasto para a película. Na apresentação pública de 28 de dezembro de 1895 no Grand Café do boulevard des Capucines, em Paris, o público viu, pela primeira vez, filmes como La Sortie des ouvriers de l’usine Lumière (A saída dos operários da fábrica Lumière) e L’Arrivée d’um train en gare (Chegada de um trem à estação), breves testemunhos da vida cotidiana.
         A história do cinema é marcada por mudanças técnicas velozes e pela supremacia de Hollywood: vinte anos após a invenção do cinema, a indústria cinematográfica tinha se tornado um enorme negócio. Na década de 1920, o cinema tinha se transformado no mais importante e novo meio de comunicação do século XX.



 Excepionalmente esta e a próxima semana a edição de domingo será postada na segunda feira

domingo, 16 de maio de 2010

ESTA EDIÇÃO FALA DUAS VEZES NA AMERICA TERESA

PAPEL MACHÉ


tATaí, gente, uma loja especialíssima da Bairro Barreira Cravo. De repente, você precisou de papel A4, cartolina, papel cartão, lápis, lapiseira, caneta, borracha, cartucho para impressora e pensa assim - Ai, meu Deus do céu! vou ter que ir lá fora... e não precisa de nada dessas lamentações. Você pode encontrar tudo isto na loja da Daniele - O Papel Machê. Precisou, vai lá! Vai lá que você vai ficar satisfeito. Eu compro lá e gosto. 

CHURRASCARIA SANTOS ANJOS É FECHADA



A Churrascaria Santos Anjos, razão social da conhecidíssima Scala Rio, encerrou suas atividades. O Leblon pôs as mãos para o céu. Por decisão da 4ª Vara de Fazenda Pública, a casa de espetáculos teve que desocupar o prédio. Os moradores quase deram festa. O imóvel do Rio Previdência estava cedido ao empresário Chico Recarey. E foi palco de inúmeros e tradicionais bailes carnavalescos, formaturas, festas e shows. Mas do lado de fora a coisa era bem outra. Transtornos no trânsito, muitas confusões e até tiroteios. Evelyn Rosenzweig, presidente de uma associação de moradores do bairro apoiou – “Acredito que o Scala não contribua em nada para a cidade ou para o Leblon”. De tudo que acontecia no Scala acontece aqui na Ilha São João, Volta Redonda: bailes carnavalescos, formaturas, festas e shows.  A Presidente da associação de moradores, Vereadora América Teresa, acha que isto aqui é problema que toda cidade grande tem... que o morador tem que se acostumar e vai naquele papo de cerca lourenço. Eu só queria era ver a cara dela, agora. Ou será que cidade do Rio de Janeiro é menor do que Volta Redonda?


JOSEF STALIN MANDA LEMBRANÇAS

Dilma Rousseff tentou se passar por Norma Bengel. Não sei se é bem o caso de o lobo se vestir com pele de cordeiro. Mas péra, lá! Nunca antes se mentiu tanto! Ela fez  uma coisa muito feia!  Se for católica mesmo vai  ficar sem comungar até que lhe cheguem as desobrigas. Sua penitência devia ser olhar-se no espelho dez vezes por dia.  A foto de cima estava no blog oficial de Dilma. É uma montagem com supostas três situações: Dilma criança, Dilma numa passeata contra a ditadura e Dilma nos dias atuais. Só que na foto a do meio não é ela. Quem ia confundir uma coisa dessas?  Imagina! É da Passeata dos Cem Mil (26/06/68), segunda foto. Da esquerda para a direita, as atrizes Tonia Carrero, Eva Wilma, Odette Lara, Norma Bengel e Ruth Escobar. Sinceramente... Com quem ela aprendeu isto? Dilma militou em três organizações terroristas stalinistas, isto é, inspiradas moral, intelectual e politicamente no tirano soviético Josef Stalin, um dos maiores carniceiros da História. E o cara era chegado a mistificações.


JOSEPH STALIN FEZ ESCOLA 


Joseph Stalin foi de fato um dos mais sanguinários da História. A concorrência é grande! Teve em Leon Trotsky um ferrenho adversário desde a Revolução de 1917 até 1940, quando conseguiu matá-lo no México. Stalin o banira da Rússia mas Trotsky era tinhoso. Ficou brigando lá de fora. Aí, véio, não deu outra.  Político duro e sem escrúpulos, Stalin usou seu poder para destruir todos os que surgiram em seu caminho. Temido e admirado, é, muitas vezes, retratado como um homem de inteligência medíocre, que conseguiu o poder graças, exclusivamente, à esperteza impiedosa. Mesmo nas coisas menores ele aproveitava para apagar qualquer rastro de seus adversários. Como um desses exemplos publicamos as fotos abaixo. Observe que Trostky, ao lado direito do palanque de Lenine, desaparece na reedição, segunda foto.

PT X PMDB


Dilma Rousseff e Michel Temer. Vai ser gozado vê essa dupla pedindo votos. Interrogado na TV quem será o candidato a vice Lula desconversou: “O melhor vice é quem se der bem com a Dilma. Vice é como casamento. O Temer é um bom nome”. Ah, ah... a candidatura do Temer a vice presidente da república está sacramentada desde o início do ano. Dispensa o carimbo do presidente. Ainda não divulgaram porque estão providenciando caixas de engov. Sem o apoio do PMDB a candidatura de Dilma não existiria. Daí, tem que ter cuidado com alguns fichas sujas que são fortes no esquema e não podem ser eliminados. Romero Jucá (PMDB-RR), lider do governo,  já falou que a prioridade do governo é votação dos projeto pré-sal e não o da ficha limpa,  que isso é coisa da sociedade. Aí, é claro, se não for votada a ficha limpa o pessoal do PMDB joga com o time completo.


O RABO ABANA O CACHORRO


Um bando de ladrões invadiu e roubou uma agência bancária no centro de Icém, a 494km da capital paulista. Tudo com muito profissionalismo. Nada de tiros, ameaças, correrias. Nada. Também, a hora ajudava. Era de madrugada. Os caixas eletrônicos, como se sabe, estão ali para servir. Não questionam ninguém. Mesmo assim, a polícia foi avisada. Ficou toda constrangida. E respondeu que não podia ir não que estava presa.  É que antes de executarem o assalto os ladrões haviam passado pela base da polícia militar e ali trancafiado os soldados. Usaram cadeados e correntes acolchoadas para evitar barulhos. Zelavam pelo sono dos políciais.  O delegado explicou que uma quadrilha vinha agindo assim na região. Foi o que se deu em Fronteira a 10km de Icém. Os ladrões se dividiram em dois grupos.  Enquanto um, lá no Correios, perdido num monte de cartões do Dia das Mães, separar uns trocados o outro grupo distraía a polícia jogando conversa fora. 


LADRÃO DA CAIXOTE NA POLÍCIA
A Corregedoria de Polícia de São Paulo quis mais um pouco de tempo para pensar. Não é possível! Imagine só que lá em Salto, a 97km da capital paulista, uma comerciante foi reclamar de um roubo de celular e foi assaltada, dentro da delegacia de polícia. O Delegado André Moron informou que o assalto foi muito rápido. Não deu tempo sequer para a polícia perguntar em que que podiam ajudar aos ladrões.  Uma atendente dava as primeiras informações a quem chegava, a carcereira registrava e arquivava documentos, o escrivão trabalhava nos seus inquéritos... E a reclamante foi então atendida pelo ladrão - "A  bolsa ou a vida!"
E PRA MATA CILIAR? NADA?

De nada adianta aquele ponto de exclamação após o RESPEITE. De nada vale também citar a Lei Federal. Ninguém tá ligando pra ela, não. A Defesa Civil faz que liga, mas não liga é nada.   Aliás, ela fala até com orgulho dessa sua nova sede dentro do rio. Deste mesmo rio. Na outra margem, estão fazendo um desmatamento encostadinho nesta placa. Arredaram a cerca uns dez metros para dentro, roçaram e abriram um espaço. Só falta agora cimentar.  A sede da associação de moradores não tá nem aí. Nem é com ela. Também, quem vai questionar a America Teresa, né verdade? Se ela não liga para o acúmulo de barro dentro do rio, como é que vai se incomodar com uns galhinhos de mato cortados? A Secretária Estadual do Meio Ambiente  falou que o Estado tem muito dinheiro para recuperar o rio. É só ir buscar.   É claro que se tem que ter um projeto. Ninguém vai pensar em pegar o dinheiro sem ter nenhuma idéia para o seu uso, embora se tenha muita gente legislando e governando  com a cabeça completamente vazia. E as idéias como se sabe não propagam no vácuo. 
MINISTÉRIO PUBLICO E ASSOCIAÇÕES DE MORADORES


 No próximo dia 21 de maio, das 10h às 15h o Ministério Público Estadual (MPE) estará recebendo associações de moradores de  Barra Mansa, Volta Redonda e Rio Claro. O encontro se dará no CRAAI, no Aterrado e terá o título de "Conversando com a sociedade". Seria, entretanto, de todo conveniente que as associações reunissem os respectivos moradores para tirar uma pauta de reivindicação. Mas dificilmente isto seria feito porque desde há muito as associações andam despegadas dos seus representados. As reivindicações no mais das vezes incomodam as autoridades, sobretudo quando vem como reivindicação mesmo.  A promotora Karina Rachel Tavares, coordenadora do CRAAI está fazendo e muito bem a parte dela, mas os moradores estão desorganizados. 
 

MEU HAI-KAI (11)
 
Sempre a mesma ladainha:
Seja feita tua vontade
Mas não te esqueças da minha
 
 
ESTA PUBLICAÇÃO É ATUALIZADA TODAS  QUINTAS E DOMINGOS




quinta-feira, 13 de maio de 2010

O RETORNO DE ZHAO ZHENXIANG
Zhao Zuohai, em 1999, foi condenado à morte pelo assassinato de Zhao Zhenxiang, sua vizinha. Sua pena, depois, foi transformada em prisão perpétua e, por fim, em uma sentença de 20 anos de prisão. Tudo parecia um crime passional. Ela saía com Zhao Zuohai e um outro homem. Depois que um corpo de mulher foi encontrado jogado sem cabeça dentro de um poço, Zhao Zuohai confessou o assassinato. Daí a condenação. Acontece que onze anos depois a morta não estava morta. Zhao Zhenxiang, reapareceu em Zhecheng vivinha da silva.  A moçoila desaparecera  sem avisar a ninguém o seu destino. Não queria confusão. Deixou a confusão para a Justiça, que agora tenta descobrir a identidade da morta de há 11 anos. Ou quem sabe descobrir que o condenado mentiu contra si mesmo. Como é que vai explicar que não era verdade a confissão do prisioneiro.  Há rumores de tortura na cadeia. Na China!? Jura? Não acredito... Acredito que haja tortura nos navios onde muitos chineses trabalham produzindo quinquilharias vendidas no Brasil

NAMORO OU AMIZADE?


Até dá para lembrar de um antigo quadro do Programa Sílvio Santos. Mas o atacante sueco Ibrahimovic, do Barcelona, não está para brincadeira. Fica cheio de ódio quando lhe falam, ou mesmo mostram, a fotografia ao lado. Na foto, ele e o zagueiro Piqué aparecem de mãos dadas, trocando olhares. Há poucos dias dias ele estava muito feliz  da vida distribuindo autógrafos e sorrisos quando se aproximou o repórter com fotos alusivas aquele affair. O próprio jogador chamou o jornalista de disse mesmo assim:  "Venha a minha casa e lá você vai ver quem é o 'maricon'. Aí, o jornalista que é casado ficou assim sem saber se tratava de um convite ou um desafio. Foi saindo rapidinho antes de alguém filmasse ou fotografasse também.

BATER NESSE PODE

Tem gente queimando CDs e DVDs ilegais aí. A Guarda Municipal de Volta Redonda tá de olhos vivos. Tá pensando o que? Esses dias mesmo apreenderam 3 326 unidades numa casa na Avenida Sávio Gama, bairro do Retiro. No mesmo lugar onde se montava o presépio mais tradicional da cidade - o Presépio do Dadinho. Segundo a própria guarda eles só chegaram lá favorecidos por denúncia anônima. Isto, claro, pareceu um incentivo para a população entregar os piratas. Mas o curioso é que ali, no nariz da Guarda Municipal, tem uns eventos que a Prefeitura promove cujo som, daqui a pouco, será ouvido em Barra Mansa. Tem também uma via de acesso para o Bairro Barreira Cravo que é tomado por barraqueiros nos períodos dessas festas. A Vereadora América Teresa até fica lá junto deles enquanto fincam os paus das barracas. Aí, se eles não se metem aqui com a feirinha ilegal da Teresa como é que vão se meter contra uma festa do prefeito. Bem dizia minha mãe - "quem tem c tem medo."

OLHA SÃO GONÇALO, AÍ!
 
Caramba, o homem tá fazendo igualzinho em Volta Redonda. Se eu fosse o Prefeito Neto processava esse outro prefeito por direitos autorais. Ora já se viu? A foto é de Carlos Freitas, morador em São Gonçalo-RJ. O texto dizia que a praça começara a ser construída e parara por ali mesmo. Eu juro que pensei que fosse uma foto de  algum bairro de Volta Redonda. Da rua 18 claro que não porque lá tem um rio no meio. Não. Não era; tratava-se mesmo de São Gonçalo. Tive que entregar os pontos. Lá tem também descaso administrativo. Que coisa!  Eu detesto esse negócio de imitar os outros.  Cada um tem que ter seu estilo próprio. O Paiva, ex-Secretário Municipal de Serviços Públicos em Volta Redonda deve estar se roendo de inveja. Deve estar pensando: "Caramba! Igualzinho ao que eu estava fazendo na Rua 18!"  Não é possível! É muita coincidência! Eu acho que o Neto vai ficar chateado. Eu não faço segredo se quiser tomar alguma providência vou logo dizendo onde fica a praça. Fica  na Estrada das Pedrinhas (que não se perca pelo nome), no bairro  Amendoria, em São Gonçalo. Acho que ganhei um ponto com o  Neto.

O BOLSA DROGA

O bolsa família está aí. Mas tem gente que não pegou muito bem o espírito da coisa. Tá fazendo uma aplicação diferente com a grana. Em Maringá, Paraná, teve um caso mesmo assim. Cíntia Rodrigues Almeida, uma jovem de 23 anos, foi pilhada com duas pedras de crack, na bolsa. E ali bem juntinho com a droga  estava o cartão do Bolsa Família. Aperta daqui, aperta dali, a moça admitiu que comprara a droga com o dinheiro do Bolsa Família. Mas o cartão não estava no seu nome. Podia ser roubo,  talvez. Aí, Cíntia confessou que a dona do cartão era sua namorada, Grasiele Rodrigues Cardoso, que fora chamada a depor e confirmou até o espontâneo fornecimento da senha, pensando que sua companheira ia comprar alimentação. Aí, conversa vai conversa vem, o cartão foi encaminhado para a Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania de Maringá, que vai decidir, enfim, se transforma o bolsa família em bolsa droga.


APOSTANDO NA POPULARIDADE

Ainda bem que o TSE disciplinou a campanha. Acabou com aquela história de showmício. Tá certo que os homens da toga estavam pensando noutra coisa... atiraram no que viram a acertaram no que não viram. É que vem aí a turma do barulho. Sai de baixo! Tati Quebra Barraco, Verônica Costa, Priscilla Noecetti, Mulher Melão... Essa turma aí pode ser fraca no discurso, não ter projetos, nem nenhuma idéia na cabeça, mas no palco... Como até já se fala, se não fosse a mudança, cada comício seria agora transformado num  "batidão erótico". Aí, como o menino (ou a menina) de dezesseis anos já pode votar, ia ficar um caso esdrúxulo. Eles iam poder votar, mas não poderiam  assistir aos showmícios. 


LEVA ESSA FUMAÇA PRA LÁ!

O banimento do cigarro em estabelecimentos fechados começou em São Paulo. Dois anos depois chegou ao Paraná e Rio de Janeiro. Os outros Estados continuam com a norma federal de 1996, que permite o fumódromo. A fiscalização no Rio de Janeiro é um tanto relaxada. Há motoristas de taxi na rodoviária de Volta Redonda que fumam dentro do taxi em que trabalham. Pô, essa SUSER para que serve? Esse Presidente da SUSER, aí, gente (Sério! A Suser tem presidente, sim senhor! Eu vi na folha de pagamento). Tá na hora de ele fazer o dever de casa. Também, é claro, há casos que não dependem dele. Lá na padaria da Barreira Cravo tem freguês que pensa que é o dono do estabelecimento. Quer entrar fumando, ou com animal, no recinto. Apesar de papéis na parede avisando... Gente não é pra se estar falando a toda hora, não. Ah, também não é permitido dar coice nos funcionários e se possível é recomendável que se deixe o mau humor em casa. Falei.

'TEM MUITO LADRÃO PRA GENTE PRENDER, GENTE" 

Cara, pegaram o filho do Tuma,  com a boca na botija. Ele é amiguinho do Li Kwok, aquele chefão na máfia chinesa que está preso desde setembro. Mais que amiguinhos, eles eram, pra bem dizer até irmãos. É como se diz, os extremos se encontram. Pra ele, pelo menos, foi um ulinho ir da PF à máfia chinesa.  Foi mesmo que pulinho. Né Tuminha?  Agora tem cinco dias para explicar o baton na cueca. O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que "o caso é sério". Disse e franziu a testa  para dar um peso às palavras.  Interceptaram telefonemas e emails dos amiguinhos Tuminha com o Li. Tratavam de emissão de vistos para chineses em situação ilegal no país e tererés comprometedores. Estão tomando providência. Mas, agora, gente, vê se não coloca mais  cachorro pra tomar conta de linguiça. O pai, delegado Romeu Tuma, ex-diretor do Dops, foi compreensivo e preferiu passar a mão na cabeça do filho. Disse que “amizade qualquer um tem”. E o delegado Tuminha pediu que o deixassem em paz que ele tem muito ladrão pra prender. É o cão mordendo o próprio rabo. 


 
OS PRIMÓRDIOS DO CINEMA (PARTE 2)

Por Morrisson




Em 1833,o britânico W.G.Horner idealizou o zootrópio,jogo baseado na sucessão circular de imagens.Em 1877,o francês Êmile Reynaud criou o teatro óptico,combinação de lanterna mágica e espelhos para projetar filmes de desenhos numa tela.Já então Eadweard Muybridge,nos Estados unidos,experimentava o zoopraxinoscópio,decompondo em fotogramas corridas de cavalos.Por fim,outro americano,o prolífico inventor Thomás Alva Edison,desenvolvia,com o auxílio do escocês William kennedy Dickson,o filme de celulóide e um aparelho para a visão individual de filmes chamado cinetoscópio.



Cinema,ou cinematografia,é a arte e a técnica de projetar imagens animadas sobre uma tela,por meio de projetor.Para isso,os momentos sucessivos que compõem um movimento são registrados por uma máquina filmadora em filme fotográfico,fita transparente e flexível revestida de emulsão fotográfica.Revelado o filme a projessão dos fotogramas em sequencia mais rápida do que emprega o olho humano para captar as imagens faz com que a persistência destas na retina provoquem sua fusão e produza a ilusão do movimento contínuo.


TEATRO RÁPIDO


Ato Único
Cena: Num ponto qualquer da cidade
Personagens: O Cabo Eleitoral e o Homem Dubitativo

O CABO ELEITORAL : "Nós devemos votar sempre no melhor!"
HOMEM DUBITATIVO: "E existe o melhor?"



AFORISMO

"Todo político tem duas faces. Face A: "Eu quero tudo pra mim"; Face B : "Nada para os outros."



ESTA PUBLICAÇÃO É POSTADA TODAS QUINTAS E DOMINGOS