segunda-feira, 29 de novembro de 2010

AO VENCEDOR AS BATATAS



Ao vencedor as batatas. Eis o que recomenda o bruxo do Cosme Velho. Não sei se Dilma Rousseff leu o velho Machado de Assis, nem sei se ela já se deu conta que há, na sua fazenda, um imenso batatal. Mas o pessoal do PMDB está sabendo dele desde o carnaval que passou. E está pronto para colher a parte que lhe cabe deste latifúndio. E, convenhamos, estão certos. Certíssimos! Colaboraram na campanha eleitoral e até indicaram o vice.  Mas o PT é insaciável. Bem que Garotinho avisara - "O PT só quer saber é de boquinha". O PMDB sabe dessa fúria deles. Por isso, ao sentir a primeira cotovelada, convocou o blocão. E Eduardo Cunha, o deputado, chamou a pajelança pelo Estadão: "Eles não vão governar sozinhos!” Dilma chamou, então, o vice e lhe pediu que apascentasse seus meninos. E, já vestida da mãe de todos que  anunciara na campanha, avisou que cada um ia ganhar seu presentinho. Mas desconfiado morreu de velho.  Moreira Franco quer a presidência da Caixa Econômica, e Dilma prefere Maria Fernanda. Banco do Brasil também é alvo de disputas. D. Ideli Salvati pretende, e está quase acertado, ir para a Secretaria de Políticas para as Mulheres. Ela diz que é uma questão de reintegração de posse. Só se for. Porque, sinceramente, o que fez a Dona Ideli a não ser cantar (e mal) parabéns pra você no aniversário do Lula? Sinceramente, Michel Temer fez mais. Ave, Maria!

FIDEL, ESTEBAN, RAUL






A gente não sabe se Esteban Morales pagou para ver, se foi desafio ou pura ingenuidade. Talvez tudo isto. Esteban, até há poucos dias, era o bam-bam-bam no PC de Cuba. Professor na Universidade de Cuba, titular nos estudos sobre Estados Unidos, um mestre. Um homem cultuado, enfim. Vai que, um dia, ele teve a belíssima idéia de dizer o que pensava. É, como diria o Márcio Ávila: "Não pode, gente! Esse negócio de se dizer o que pensa é furada!" Aí, o Esteban foi expulso do partido. Saiu com uma mão na frente e outra atrás. Não sei nem se lhe deram tempo para pegar a escova e a pasta de dente, no escritório. Parece que não. E, no entanto, ele queria apenas ajudar. Colocar, como mestre, a sua experiência e saber acadêmico a favor do governo. Viu que uma coisa errada e, como os pais, avisou.   Foi para o site dos escritores cubanos colocou lá uma ou outra crítica às mudanças propostas pelo governo e  aos casos de corrupção que, aqui e ali,  despontavam. Se deu mal.  E tudo estava confirmado.  Raúl Castro havia destituido, sem maiores explicações, o diretor do Instituto de Aeronáutica Civil e o ministro dos Transportes, numa mesma tacada. E a Central de Trabalhadores de Cuba já havia anunciado a demissão de 500mil trabalhadores do setor estatal.  O Estado é o maior empregador em Cuba.  Como se vê, fizeram tempestadade com um copo dágua. Mas os regimes totalitários são assim mesmo.  Frei Beto e Leonardo Boff adoram isto. Eles pensam assim: Já que Deus é único, vamos para o partido único. É nisso que dá. A direção partidária asfixia as bases. E, muitas vezes, uma liderança assume por toda a cúpula. Aí, esse dirigente totalitário tem que dar a impressão de infalibilidade. E só funciona assim. Quando se aponta erro deles, dança. E o Esteban não sabia disto.

DIREITOS HUMANOS SEGUNDO O PT



Roxana Saberi é uma peregrina dos Direitos Humanos. Já tem pagos os seus pecados e quer pagar pecados alheios. É dura a vida de quem procura e promove a paz. Esteve presa no Irã por cem dias.  Uns em cela solitária, outros em coletiva. Até que em maio de 2009 foi libertada depois de intensa , campanha internacional. Posta em liberdade pôs-se a correr mundo com o livro que escrevera na cela - "Minha vida de Prisioneira no Irã" - que divulga na sua volta pelo mundo. É uma denúncia e, ao mesmo tempo, um pedido de socorro para ex-companheiros seus ainda não libertados. Foi nesse passo que chegou ao Brasil. Quis falar com o Presidente Lula. Enviou-lhe uma carta em que dizia: "Se o senhor fosse liderança sindical no Irã, estaria preso." Mas isto não o comoveu. Seu assessor Marco Aurélio Garcia foi quem a recebeu. Marco é arremedo de Marta Suplicy também chegado às obscenidades. O top-top-top da TAM, em São Paulo. Não sei o que ele fez, mas parece que não era para fazer nada mesmo. Mas devia. É obrigação constitucional amparar a luta pelos direitos humanos. Está lá no seu artigo 4. Roxana, no entanto, não desistiu. Marcou um encontro na Câmara  Federal. Apenas o deputado Chico Alencar (PSOL) compareceu. Aliás, o PT tem maioria na casa e o Direitos Humanos é uma das suas bandeiras. Imagina se não fosse.

ESSA  ESTRANHA MANADA
Tudo o que é grande já foi pequeno um dia, até o PT e o bigode do Senador Mercante. Gente, eu conheci o PT vendendo broches nas calçadas e usando caixotes como palanques nas portas das fábricas. Agora, está desse jeito que se vê. Também foi assim com os elefantes, que eram muito menores do que os vemos hoje, nos circos, nos zôos e na Discovery. Um elefante perto do dinossauro era como um desses cãezinhos que as madames põe pra tomar leite na mesa do café. Uma gracinha. E, nós humanos, uns diminutos ratos de laboratório. Mas tudo passa o tempo todo no mundo, conforme na música de Lulu Santos e Nelson Mota. A paleontóloga Felisa Smith, chefe na pesquisa, nos garante que foi só os dinossauros morrerem e os mamíferos cresceram, aumentaram de tamanho. E cresceram para valer. Ganharam mais espaço e alimentação. Esses pesquisadores saíram da Universidade Novo México e se espalharam pelos continentes. Recolheram, reconstituíram e compararam os fósseis encontrados. Chegaram ao  Indricotherium de 17 toneladas, seguido de perto por uma criatura semelhante ao elefante, o Deinotherium africano. Os maiores mamíferos, hoje, conhecidos. Isto indica que os mamíferos cresceram e diminuíram embora ainda estejam maiores do que o eram no tempo dos dinossauros. A história do PT também é meio assim. Pensei em fazer a  tese: Os dinossauros foram morrendo e o PT crescendo. Mas não fui muito longe. A transformação do PT é muito mais complexa. Na verdade, os dinossauros políticos não morreram;  foram assimilados pelo PT. Ou alguém acha que o Senador Sarney, por exemplo, faz nessa história toda o simples papel de subir num banquinho no centro do picadeiro?

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

NÃO RESPIRE PELA BOCA



ZEZINHO E SEUS SEGUIDORES

Sou capaz de jurar que esses nossos vereadores estão lendo o "Manual de Sobrevivência Política" do Zezinho da Ética. Nada de bater no Prefeito; só nos vereadores. Aliás, royalties para o Giovani Miguez. Foi ele quem levantou a lebre. E eu reconheci as orelhinhas dela - iguaisinhas a do Zezinho. De verdade, em verdade vos digo, Zezinho é como Deus, só tem um. E quando ele morrer vai ficar uma enorme lacuna. Ele é o profeta do "é dando que se recebe." E os vereadores que jamais iriam desperdiçar  um talento desses, estão tirando um bom proveito da leitura.  Debruçam-se sobre o manual com a atenção de quem vai fazer vestibular na manhã seguinte. Agora, inventaram um trabalho para fixação da aprendizagem. Vão investigar  o presidente da Câmara Municipal, Luís Cláudio da Silva, o Soró.  É um projeto exercício, um projeto-balão. De mentirinha. Só pra treinar. Mas nem parece. Mas estão empenhados como se fosse pra valer. Tanto que se sentaram num dia e, naquele mesmo dia, levantaram todas as denúncias que tinham contra o Soró.  Levantaram e as encaminharam. A presidente da comissão, América Teresa, disse que concluíram que a administração do Soró é ineficiente. Concluíram, não; encontraram indícios. há indícios. E a administração municipal com as calçadas arrebentadas? É eficiente? E a Educação colocada no décimo lugar no rank fluminense? É eficiente? E essa comissão de vereadores, é eficiente? Claro que não. Aliás, quem o diz é a própria América Tereza, quando diz que é possível que a comissão não faça nada.

MEU MARIDO MEU TESOURO



Dilma Rousseff não é supersticiosa. Pretende indicar uma mulher para a chefia da  Casa Civil do seu governo. E faz bem. E, assim, fechará a Trindade Feminina naquele cargo.  Ela própria, Erenice e, agora, Maria das .Graças. Não sejamos machistas! Se Dilma nem Erenice foram bem, o último homem que passou por lá levou até umas bengaladas como castigo e a Erenice, até agora, só levou um pito.  Maria, a terceira pessoa, está na ponta da agulha para a vaga. Parece até que já mandou fazer o vestido. Maria das Graças Foster é o nome dela e tem lastros no serviço público.  Como Erenice, é uma antiga conhecida de Dilma e também cheia de cuidados com a família. Entrou para a Petrobrás em 2007. Faz pouco tempo, mas já mostrou que leva jeito.  Colin Vaughan Foster, seu marido, até começou a respirar melhor. Sua empresa,  a C.  Foster, nesses poucos 3 anos,  assinou 42 contratos com a Petrobrás. E, desses, 20 foram sem licitação. E, depois, tem gente que não acredita na sorte. Taí o exemplo.  De 2005 a 2007, ele passou um perrengue danado, lá dentro. Em tres anos, conseguira, apenas um contratinho. Valeu a perseverança. Maria das Graças chegou e, aí, choveu na horta dele. Foi aquela fartura, na razão de 14 contratos por mes! Tem um ditado que diz que se um jaboti estiver montado num galho de árvore foi enchente ou mão de gente. Sei não. O fato é que agora a moça está muito bem cotada para presidência da Petrobrás, para chefia da Casa Civil ou para Secretaria Geral da República.

Ilustração: biscuitdanet.blogspot.com


O EXEMPLO DE MANDELA


A Lei da Anistia despertou a fúria em alguns anistiados. Estranho mundo esse. Estranha gente essa que procura obstinadamente o perdão para si mas não quer vê-lo estendido aos demais. Isto me lembra a Dodora. Para ela é inaceitável uma ditadura de direita. Já a ditadura de esquerda é amissível e até desejada. Se você discordar dela e lhe manda ler Gramsci, como quem recomendasse um chá de flor de laranjeira. Um tranquilizante para a consciência. Você pega o Gramsci e ainda no prefácio já sai rachando crânios, lancetando corações e bebendo sangue de adversários como suco de grosélia. Os boxeadores cubanos tem um modo diferente de ver as ditaduras de esquerda. Dodora devia conversar com eles. Vou falar com ela. Com ela e com o Franklin que trabalha na Prefeitura de Volta Redonda. Eles vão me agradecer muito. Se bem que há espíritos renitentes. Renitentíssimos! Feito alguns beneficiados pela anistia. Pá daqui, pá de lá, a lei foi aprovada pelo congresso e promulgada pelo Presidente da República e o STF referendou. E tamos aí! Por ela, até os mais radicais inimigos do regime foram alcançados pelo terno braço do perdão. Mas ainda assim tem gente com gosto de sabão na boca.  Não querem que os torturadores sejam perdoados. A OAB até pretendeu ajudá-los, mas o STF derrubou a petição por 7 a 2.  Anistia é isto mesmo.  Nelson Mandela entendeu isto muito bem. Travava a sua luta política e armada no Congresso Nacional Africano. Passou vinte e sete anos preso. E, 18 os desses, na solitária. Eleito presidente  (1994-1998),  instituiu a “Comissão da Verdade e da Reconciliação.”  Milhares de depoimentos foram ouvidos. Várias confissões de ilegalidade e violência vieram à tona. O público as conheceu. E Mandela que precisava do perdão para os seus erros, não quis negá-lo aos demais. Nenhum desses crimes publicamente confessados foi punido.

NÃO RESPIRE PELA BOCA


Muito já se ouviu falar em engolir as próprias palavras, engolir o fôlego, engolir sapos. Porém Mauricio Macri foi além da encomenda e excedeu o vernáculo. Maurício é prefeito de Buenos Aires e quis fazer uma exibição no seu próprio casamento. Quem sabe era um presente para a noiva, quem sabe era simples realização pessoal. Casamento de prefeito imagina-se como é... duzentos convidados e três mil penetras. Claro! Ninguém é tonto de barrar um eleitor que veio não pelo bolo e nem pelo chopp. Quer, apenas, tirar uma foto ao lado do homem. Do Homem. E, porque tanto já havia gastado com a festa era bem vinda essa  craque espontânea.   A noiva Juliana Awada estilista de profissão, certamente, ajudou com seus cuidados profissionais e esponsais para que tudo saísse melhor do que a encomenda. O prefeito queria fazer uma apresentação musical. Ia cantar a música “Love of my life”, sucesso de Freddie Mercury, vocalista da banda inglesa Queen, seu ídolo na adolescência. E se caracterizou como podia. Ou não devia. Pegou uma capa, colocou um bigode postiço e abriu o bico. A noiva sorria, convidados aplaudiam e mesmo os garçons se encostaram nas paredes com suas bandejas para bem ouvi-lo.  Vai que no meio da apresentação, Maurício, para melhor  respirar, puxou o ar pela boca e,com isso, engoliu o bigode. Foi um corre-corre. Maurício foi atendido pelo secretário de saúde, que vendo a impossibilidade do noivo expelir o bigode, aconselhou-o a engoli-lo de vez. Deu-lhe bastante água para facilitar a descida. Parece até que deu chopp também. Afinal, era uma festa.

FONTE: Opera Mundi, revista argentina

O CELULAR NO BANCO DOS RÉUS


Para alguns o aparelho celular, hoje, faz parte do corpo, como a mão, a orelha e o dedão do pé. Outros o entendem como um modo de arrancar nosso dinheirinho, simplesmente. A  Folha de São Paulo que não entende assim, nem assado convocou um debate sobre a questão. Compareceram o oncologista Paulo Hoff, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, o engenheiro Alvaro Salles, da UFRS, o biomédico Renato Sabbatini, professor da Unicamp, e o psiquiatra Elko Perissinotti, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Sabbatini, apoiou-se na OMS disse que não há nenhuma prova de risco pelo uso do aparelho.  Salles, apoiado na mesma OMS, concluiu o contrário: "Usuários por mais de dez anos apresentaram o dobro do risco de tumores cerebrais." O oncologista Paulo Hoff se espelhou numa amostragem de 5 bilhões de usuários sem nenhuma manifestação de doença. Todos, entretanto, mostraram-se bastante receiosos quando falaram de crianças. Renato Sabbatini lembrou da preocupação britânica com o impacto dos celulares sobre a saúde dos adolescentes. Só depois de vinte anos terão resultados definidos. Para Salles há necessidade de mudanças no uso do aparelho.  Como, por exemplo, fones para os ouvidos em vez de encostar o telefone na orelha. "Os fabricantes publicam alertas nos manuais para que os usuários não encostem o celular a distâncias menores que 2,5 cm da cabeça. É quase uma confissão de culpa." O oncologista Paulo Hoff acredita que precaução nunca é demais, mas espera que a própria tecnologia gere solução para o problema. Talvez a solução, agora, uma cirurgia de amputação do telefone. 

E A GUERRA CONTINUA...

Pak Tok-hun, vice embaixador da
Coréia do Norte
Obama deu um pulo da cama às 3h55min da madrugada. Era  Ton Donilon, secretário de segurança nacional, com a notícia do bombardeio coreano. Para o vice-Embaixador da Coreia do Norte na ONU - Pak Tok-hun – esse foguetório não era coisa pra tirar o sono de ninguém. Era uma briga de vizinhos. E para provar sua posição anti-beligerante apontava a Coreia do Sul dizendo “Foi ela quem começou tudo”. E a Coreia do Sul retrucava ”Mentira! Foi ela!” Uma releitura do ovo e a galinha. Quem nasceu primeiro? As duas coréias vivem se mostrando os dentes há muitos anos. Já viveram até juntinhas, como um só país, e sob o comando do Japão. Com o final da Segunda Guerra, foi libertado e dividido em dois pedaços - Um para os EUA e outro para URSS. A partir daí o permanente conflito. E, agora, deu nesse bombardeio da terça feira,  na ilha de Yeopyeong. O mais grave ataque da Coreia do Norte a civis sul-coreanos desde aquele em que plantou uma bomba num avião de passageiros em 1987, matando 115 sul coreanos. Apesar de sul-coreana, essa ilha está muito mais próxima da Coreia do Norte, 12 km de distância. Ambas as coréias reivindicam sua posse. O confronto de terça feira passada ainda mais se agravou quando foi revelada a existência de uma moderna planta de enriquecimento de urânio na Coreia do Norte com 2.000 centrífugas. Como se dizia antigamente: Guerra é guerra.

NOMES DA 7ª ARTE
Por Morrison

Miklós Rózsa



Miklós Rozsa nasceu em Budapeste, em 18 de abril de 1907. Ainda jovem, compôs obras neoclássicas, além de balés e sinfonias em Paris e Londres, antes de ser contratado pelo seu compatriota Alexander Korda, para o arranjo musical de seu primeiro filme, "Knight Without Armour", em 1937. Três anos depois, foi com Korda para Hollywood, onde desenvolveu um estilo que destacava impacto psicológico, fossem em suspenses ou policiais noir, muito em moda nos anos de 1940.
São "Pacto de Sangue"(1944), "Quando fala o Coração"(1945) e "Os Assassinos"(1946), suas primeiras obras musicais para o cinema americano. Ganhou seu primeiro Oscar como compositor, em 1946, pela composição de "Spellbound" (ou "Quando fala o Coração", título brasileiro).

Em 1949, Miklos foi contratado pela Metro-Goldwyn-Mayer para ser um dos compositores daquele estúdio. Foram momentos altamente produtivos para o compositor húngaro. No ano seguinte, sua primeira trilha para MGM, "Quo Vadis, marcou o início de uma nova fase para o músico e maestro, que saiu do estilo psicológico e noir dos filmes policiais dos anos de 1940, para o estilo épico e religioso, inspirado num estilo grego-romano clássico.

Rozsa ainda realizou outras trilhas sonoras para Metro, como "Todos os Irmãos eram Valentes"(1953), "O Veleiro Da Aventura"(1951), "Ivanhoé"(1953), "Os Cavaleiros da Távola Redonda"(1954), e "Tributo a um Homem Mau"(1958). Recebeu 17 indicações para o Oscar, tendo recebido em sua carreira apenas três: "Quando fala o Coração"/Spellbound(1945), A Double Life(1947), e "Ben-Hur"(1959).

Ben-Hur foi um marco memorável em sua carreira, no final da década de 1950. Na década seguinte,com o Oscar conquistado por "Ben-Hur", e o contrato com a Metro(nesta época, Louis B. Mayer não era mais o chefão, pois havia falecido)já em fase de expiração, ainda compôs as trilhas de mais dois épicos espetaculares: "Rei dos Reis"/ King of Kings (1961), ainda para a Metro, e El Cid (filme), para a Allied Artist, firmando o compositor húngaro como um mestre definitivo do gênero épico. Possivelmente, Miklos Rozsa é mais lembrado pelas composições em filmes épicos e religiosos do que pelas composições iniciais de sua carreira. Com o passar dos anos, seu talento não diminuiu, recebendo inclusive o título de "Doutor"
.
Encerrando seu contrato com o estúdio da "Marca do Leão", Miklos se tornou independente e disponível para outros estúdios que quisessem contratá-lo. Em 1967, compôs para a Warner Brothers a trilha de "Os Boinas Verdes"/The Green Barett, película de Guerra estrelada por John Wayne e David Janssen. Nos anos de 1970, quando os filmes épicos e bíblicos saíram da moda em Hollywood, Rozsa produziu trilhas para outros gêneros, como "Providence"(1977), "Fedora"(1978), e "Um Século em 43 minutos"(1979).

Em 1982, Rozsa compôs sua última trilha sonora para um filme de Hollywood: "Cliente Morto Não Paga", estrelado por Steve Martin. O Filme era uma paródia sobre os clássicos filmes noir da década de 1940. O compositor, aos 75 anos de idade, foi chamado para executar e resgatar os arranjos daqueles filmes(que ele mesmo compôs) e produzir a trilha do filme. Magnífico.

Miklos Rozsa é o ponto de referência para muitos compositores de trilhas para filmes que surgiram posteriormente, como Maurice Jarre e John Williams.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

DOS MALES DO VERÃO

GRUPO J.M.Z.V


Este quarteto alegrou a Feira da Roça lá na Sede Campestre dos Aposentados. Muito bem escolhido o grupo. Um repertório que vai de uma ponta a outra da MPB, um passeio por tantos e tantos sucessos. Wilma, a crooner, quando quer faz da voz a voz de Tetê Spíndola, Núbia Labafayete, Roberta Miranda... Enfim, faz o que quer com a voz. Jair, no violão, às vezes, em dupla com Vilma, às vezes sozinho também sabe das coisas e canta também. Enfim. Manoel na percussão e Zezinho do teclado também estão juntos. E se estão juntos é porque foram escolhidos. Ninguém entra atoa atoa num grupo assim, não. O telefone deles está meio inelegível na foto, mas para vocês não perderem a oportunidade de ouvi-los, lá vai: Tel 3350 4897 - 3350 4930 ou Cel 9963 1778 ou 9951 2009

A VERSÃO MASCULINA DA DILMA

O governo brasileiro continua entendendo que é avacalhação se intrometer no apedrejamento dos outros. Cada qual no seu pedaço! E, por isso, não assinou a nota produzida pela Onu contra o Irã. Seus companheiros no Mercosul - Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile - a apoiaram. Mas Lula tem as suas superstições políticas. Dilma Rousseff não mugiu nem tugiu. Em boca fechada não entra mosquito. Ela anda meio que cansada de dar suas opiniões e ter que desdizê-las depois.  Mas gente da sua ante-sala disse que ela continua, como antes, contrária ao apedrejamento da Sakineh. Só que não pode falar nada para não azedar uma futura relação. Eu entendo. Isto me lembra muito um certo Márcio Ávila,  que sempre dizia com muita coragem: “Eu tenho a minha opinião, mas é prudente que eu não a tenha”. Pobre Márcio, sempre quando ele passava as pessoas diziam - "Lá vai um homem sem opinião". E ele sorria por dentro, satisfeito e mudo. Mas estou vendo que a comparação é imperfeita; Dilma dá as suas derrapadas. No período eleitoral ela disse:    "Mesmo considerando os usos e costumes de outros países, (o apedre jamento) continua sendo bárbaro." Isto, quem sabe, pode ter lhe rendido alguns votos. Moeda sem valor no câmbio atual.  

CUECA PORTA BOMBAS



Umar Farouk Abdulmutallab bem que se esforçou no disfarce. Mas sempre se deixa a pontinha do rabo à mostra. Ainda mais agora nos EUA pós 11 de setembro. Umar é nigeriano convertido ao radicalismo islâmico. Veio para a América, com a idéia de morrer e de levar alguns americanos com ele. Pôs uma bomba na cueca e cá veio ele confiante de que ali onde estava ninguém iria tocá-la. Ele estava certo. Passou lépido e fagueiro pelos seguranças. E foi dando tudo certo até o momento em que ele resolveu detonar a bomba. Aí, por não sei que misteriosas providências ela não explodiu. Apenas lhe produziu umas que tais queimaduras nas partes baixas. Foi para o hospital e em seguida para o xilindró. Lá, aguarda o julgamento pelo qual poderá ser condenado à prisão perpétua. Mas hoje os americanos aumentaram e muito este serviço nos aeroportos. Os seguranças perderam o nojo. Americanos se rebelaram. Dizem que há um limite até aonde o governo pode meter a mão." Protesto que se propagou às vésperas da grande migração atual do Dia da Graça.  Na verdade, a cada um é dada as opções - Passar por uma revista completa ou submeter-se ao scaner de corpo e aparecer de corpo nu para a vigilância. Com a garantia de que não seja revelada a identidade. Hoje, já são 350 máquinas dessas e se pretende chegar a 1000.
Fonte e foto: Revista Veja

DOS MALES DO VERÃO



Há daqueles são capazes até de brigar por férias no verão. Aliás, devia eu dizer que quem sabe existam aqueles que preferem trabalhar no verão - são os vendedores de limonada, picolés e ceverjas nas praias. Mas muito mais os que gostam de curtir o verão. Nada de trabalho. E quaanto mais intenso melhor. Por isso, manter uma casa praiana vazia e alugá-la só no verão é, não diria um  negócio da China... Mas há também um bichinho muito animado com o verão. É o Aedes Egipty. Agora, que o verão já vem chegando fortíssimo no Norte e muito forte no Sudeste e lembre ao Leonardo Boff que governar não é apenas distribuir bolsa família. No mais se apegue com seu santo protetor. Porque junto com esta ameaça vem também o dengue DENV4  que é um reforço que o vírus buscou nesta luta para acabar com o Brasil. É a segunda vez que ele bate por aqui. Já conhece os nossos pontos fracos. Desde a década de 80, não ouvíamos mais falar dele. Agora, veio matar as saudades. Por enquanto, ele tá lá no Norte. Já atingiu uma dezenas de pessoas e há nove outros casos suspeitos. O infectologista Artur Timerman está muito apreensivo: "Todas as versões do vírus da dengue, incluindo o tipo 4, devem fazer um milhão de casos em 2010". Vai ultrapassar em 500 mil pessoas as vítimas do ano passado. 

CADÊ PARQUE QUE ESTAVA AQUI
PARQUE PLAY TOY



É....o parque se foi. Talvez seu dono nem tenha consciência da tamanha falta que  seu parque ja está fazendo.Em uma cidade com 1 milhão de habitantes, que só tem um grande shoping. Não tem uma praça arborizada, não tem um grande teatro,não tem um estádio de futebol, não tem se quer uma rodoviária. Um simples parque torna-se uma festa para a garotada.E porque não para os adultos? Claro que sim. O parque trouxe os brinquedos mais variados. Ficou, agora, mais uma área disponível para um futuro parque esse terreno baldio da empresa, IAMAGATA, atrás das margens da av.maricá no bairro do Colubandê, em São Gonçalo-rj. E que venham.As crianças e os adultos também, agradecem,venham alegrar as tardes e as noites,dos baixinhos e dos altinhos,por que estamos todos tristes com a partida do parque,PLAY-TOY.
SÃO GONÇALO-RJ,12 DE NOVEMBRO DE 2010


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

LEONARDO BOFF CHEIRA BOLSA FAMILIA


SORÓ, UM REMAKE DE LEÔNIDAS

Leônidas nas Termópilas
Juntaram-se todos os vereadores de um lado e o Presidente da Câmara do outro. Doze a Um é escore de jogo de várzea. Mas aqui é clássico. Jogo duro, mas sem caneladas. Conviveram tão bem com o moço e agora querem vê-lo pelas costas.  Tudo, segundo dizem, porque foi criado Centro de Processamento de Dados (CPD) na CMVR. Ora, qualquer mercadinho da periferia tem  seu serviço de informática. Até quitanda. Minha mãe, baiana de quatro costados, setenciaria logo: "debaixo desse angu tem carne". Pois bem, vão investigar o Soró. A idéia foi do Vereador Nenem que logo que a sentiu passear pelo cérebro correu a comunicá-la aos demais coleguinhas. Idéia boa a gente manifesta logo antes que um aventureiro lance mão. E os vereadores que estavam cansados daquela brincadeira de mudar nomes de ruas, de criar dia da recepcionista, do expedicionário, do amolador de faca acharam ótima essa outra brincadeira de investigar o presidente. Neném foi abraçado e teve seu dia de Einstein: Fazer uma comissão para investigar o Presidente. E podem até tirá-lo do cargo antes do final do mandato. Soró, o investigado, sorri. Muito mais besteiras os outros 12 fizeram. E deve ter razão. Porque, convenhamos, são 12 contra 1. Aí, seria até covardia a competição. E, depois, seu mandato termina no dia 31 de dezembro. Tirá-lo, agora, não faz muita diferença. No dia 1 de janeiro, Paulo Conrado estará no seu lugar, quando será eleito novo presidente. Sim, claro que haverá eleição. Mas os votos já estão assumidos. A gente já sabe o resultado. Em política tudo é combinado antes, até a raiva que se sente. Daí, é possível que o resultado desta investigação também já esteja combinado. Eu acho. Isto está parecendo um remake pós-moderno da Guerra das Termópilas.  De um lado, Leônidas, praticamente sozinho; do outro Xerxes com  seu numeroso exército. Xerxes, então, mandou um recado: "Minhas flechas são tão numerosas que cobrirão a luz do Sol". E Leônidas, muito tranquilo : "Melhor, combateremos à sombra!" Aqui, é sombra e limonada.  

LEONARDO BOFF CHEIRA BOLSA FAMILIA


Bolsa Família é o crack de Leonardo Boff. Não há problema com a Educação, com a Saúde, com as Estradas, Corrupção é coisa comum, o Papa é um hipócrita quando a bolsa familia se alevanta. E Dilma Rousseff sabe disto. E sabe que é grande essa tribo de que o frei é pastor - a cracolândia apostólica. Tanto que a presidente nem havia tirado o uniforme de campanha já acenara para um reajuste no benefício - o bolsa voto. Desculpem, o bolsa família. E ela sabe também que deve  aumentaro rebanho. Pra frente é quese anda. E, depois, fazer cortesias com o chapéu dos outros, não custa nada. Não é verdade? Então, ara que seu pessoal deixe de lado qualquer cerimônia com o cofre já deu seu sinal. Quer o reajuste acima dessa inflação acumulada pelo INPC. Portanto, acima de 9%.  Em maio de 2009, no último reajuste o benefício ficou entre R$ 22 a R$ 200. Essa enorme diferença entre o mínimo e o máximo se dá pelo número de filhos de cada beneficiado. E, pelo que se vê, fazer filhos é um bom investimento e não é tão difícil assim.  Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, responsável pelo Bolsa-Família, grande parte dos extremamente pobres já integra o Bolsa-Família. Eles correspondem a 85% da clientela do programa. Mas ele entende que o benefício pago não é suficiente para fazer com que todas essas famílias superem a condição de pobreza mais aguda. É claro que não! Quanto menos educação e emprego mas verba para o bolsa família. 

REDUZINDO A CACHORRADA



É melhor o chinês abrir o olho enquanto é tempo. Arrumar logo um lugar para deixar seus cachorros excedentes. Pelo menos os moradores de Xangai, por enquanto. Está pertinho de Pequim. É que os cães já passaram da conta. São 100 mil os atendimentos hospitalares anuais. Tudo por conta de ataque de cachorros. Fora a sujeira nas ruas e o perturbador latido às noites.  São muitos os cães. Não se sabe quantos, mas pelo tamanho dos estragos, estima-se em uns 800 mil animais. Vão ter que controlar também esta população. Há mais ou menos 30 anos fizeram isto com as crianças. Um controle de natalidade compulsório. Estabeleceram um filho por família.  Agora, a lei que fizeram para os meninos pode servir também para os cachorros. Um em cada casa que o desejar.  Tarefa difícil porque os chineses de um modo geral gostam muito de cachorros. Mas dura lex sed lex. A lei deverá estar prontinha no ano que vem. Vão até abaixar o custo de registro para os animais. Não querem cachorros com existência clandestina. Atualmente o registro de um cão, mais licença e vacina custa 2000 yuan. Cerca de R$ 520,00. Atualmente apenas 25% dos cachorros são registrados. Se é no Brasil, uma medida dessas ia enriquecer muitos advogados. Questionariam se o casal que não tiver nenhuma criança pode ter dois cachorros. Ou se o casal que não tiver nenhum cachorro, poderão ter dois filhos. Essa comparação de meninos com cachorros ia despertar a ira da turma dos Direitos Humanos... Não pararia mais.

HOSPITAL EM BRASILIA


O maior hospital de Brasília não quer saber de pacientes bebês. Mandou bloqueá-los na porta de entrada. Se vier para uma visitinha, para pesar ou medir. Ou se a mãe quer curar-lhe uma coceira, vai lá! Tudo bem. Mas se o caso for desses que não pode ser resolvido em qualquer botica, ali também não se resolve. É melhor ficar em casa. É que tem ocorrido ali várias contaminações fatais. Talvez até fosse o caso de botar aviso no jornal, no rádio e na TV. Em casos graves o Hospital Regional Asa Sul recomenda ficar em casa, já que os outros hospitais estão superlotados. O ministério público já no dia seguinte da denúncia iniciaria procedimentos para verificar as verdadeiras causas da contaminação. Mas o  , diretor do Hospital Regional da Asa Sul, já descobrira qualquer véu que pudesse estar cobrindo a verdade : Seu diretor Dr. Alberto Henrique Barbosa veio a público explicar que a raiz do problema está na absoluta falta de recursos do hospital. De fato, como ele diz, se faltam médicos, faltam enfermeiros, zeladores falta também o hospital. A única coisa que ele tem de sobra são os leitos vazios e os clientes que voltam da porta. E vão aguardar solução do governo, que não se fez de rogado. Foi a TV e disse que todas as providências seriam tomadas. Empenharia dinheiro para o hospital adquirir os insumos que lhe faltam e convocaria concursos públicos para preencher os lugares vazios. Enquanto isto, fica com a providência que podem tomar. A de colocar na porta de entrada o aviso de perigo, que todos se afastem.
Foto: UOL.com

A AUDIÇÃO DOS MORCEGOS


O Centro Médico da Universidade de Georgetown tem uma equipe pretende descobrir coisas novas no sentido da audição. Para melhor compreendê-lo pos-se a observar os morcegos que são os animais que melhor trabalham o som. Seus neurônios trabalham num entrosamento como se fossem jogadores de uma seleção campeã de basquete. A cada emissão ou recepção de som os neurônios vão conferindo o seu significado - Se é uma manifestação de raiva, se é uma manifestação de medo. Cada som, para os morcegos, tem o seu significado específico. Uma teia de códigos muito mais complexa do que os significados dos apitos de trânsito que muito nos esforçamos para decorar. Ms Queenam, uma das neurologistas empenhada no trabalho, junto com seus colegas implantaram eletrodos nos cérebros dos morcegos e gravaram as atividades neurais, depois de uma série de estímulos. Segundo esperam, estudos como este poderão  ajudar pesquisadores a compreender melhor o funcionamento do sistema auditivo humano. Em humamos, o ambiente barulheto, como tráfico ou muita gente falando,  pode ser ouvido  e ignorado enquanto os barulhos importantes como choro de uma criança provocam reações imediatas. O homem tem enfim, essa imensa capacidade de se desligar. E isto não quer dizer que é de tudo um bem. 

Fonte : New York Times


NOMES DA 7ª ARTE
Por Morrison

Luchino Visconti


           

   Luchino Visconti nasceu em Milão em 2 de novembro de 1906. Desde criança habituou-se ao trato com as artes e a cultura. Teve uma sólida educação clássica, estudou violoncelo por dez anos e foi encenador teatral de peças dramáticas e óperas antes de dedicar-se ao cinema como assistente do cineasta frncês Jean Renoir, que desenvouveu sua sensibilidade para questões sociais e políticas. Um dos fundadores do neo-realismo, Visconti conquistou sua reputação como diretor logo no primeiro filme, Obseção, de 1942, obra prima em que filmou em ambientes naturais e combinou atores profissionais com residentes locais. Em La terra trema (1948), não exibido comercialmente no Brasil, ganhou o grande premio do Festival de Veneza.
                 Na década de 1950, alternou a criação cinematográfica com a montagem de peças teatrais e óperas. Novo rumo na trajetória do cineasta se iniciou com Sedução da carne,de 1954, análise crítica feito com refinamento visual e expressividade pictórica. Com Rocco e Seus Irmãos,de 1960, sua obra social era levada ao máximo da estética, narrativa e mensagem, contanto a história da família que vai morar em Milão e deve, com o tempo, se adaptar à nova vida que levam. O Leopardo, de 1963, trouxe a Palma de Ouro em Cannes às mãos de Visconti, através da história de Dom Fabrizio Salina, um nobre príncipe que vive a decadência da nobreza e a ascensão da burguesia durante a Itália do ano de 1860. Aqui o luxo, grandiosidade e a fama já faziam parte de seus trabalhos, pois tudo ficou maior, mais rico. O mundo não era mais restrito; as grandes histórias deviam ser contadas. Com Morte em Veneza, de 1971, a polêmica característica de sua filmografia toma ares maiores
                 Visconti sofrera um enfarte, que encadeou uma série de problemas de saúde que resultaram em sua morte, no dia 17 de Março de 1976. Seus dois últimos filmes foram Violência e Paixão, quase uma auto-biografia não assumida, e O Inocente, que foi dirigido em cadeira de rodas e teve de ser finalizado por Ruggero Mastroianni, por causa do falecimento do diretor. Deixou este mundo sem realizar um de seus grandes sonhos, Em Busca do Tempo Perdido, que chegou a ter roteiro escrito, mas nunca fora realizado de fato.

Foto: scuolasentieriseelvagi.it

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O CABELEIREIRO E AS CABEÇAS DAS MADAMES

UM DESAFIO PARA LINCOLN



 
Diz um aguçado leitor que este Lincoln Botelho de quem às vezes falo não é o mesmo Lincoln Botelho que imagino. Aquele jovem intrépido cujo sonho era libertar o mundo da fome não iria trocar sua luta anti-imperialista por uma briga contra cestas de lixo. E eu digo que é o mesmo sim. Conheço o Lincoln desde quando ele tomava mingau de Cremogema: "A mamãe quer sempre o melhor pra gente! Crem, cremo, cremo, Cremogema!" e usava sapatos Vulcabrás, com duas chapinhas na sola. Lincoln sempre foi um cara bacana. Naquele tempo, eu tomava mingau de fubá e calçava sapato com sola de pneu. Mas não insistirei porque não adianta teimar com leitor. Trabalho perdido. O meu leitor quer a prova dos noves fora. Fotografou uma ruazinha de  Volta Redonda com uma centenas de cestinhas de lixo atrapalhando a passagem dos transeuntes. Não dá para ver as cestas direito porque a prefeitura fez um monte de mezinhas na calçada com banquinhos e tudo. Quer que eu publique a foto para atrair o Lincoln. Meu leitor ficará com uma máquina paparazi, pronto para fotografar. Aí nós vamos fazer o jogo dos sete erros e ver se é o não é o mesmo Lincoln. Os outros leitores, se quiserem, podem participar respondendo a pergunta abaixo: Se o Lincoln for lá e ver essas mesas da prefeitura tirando a visão das cestinhas o que ele fará? a) Levará as cestas e deixará as manilhas; b) levará as manilhas e deixará as cestas; c) levará as manilhas e as cestinhas; d) Irá para a imprensa dizer que nunca tomou minguau de Cremogema.
DILMA COISAS DA CUCA

Meu barbeiro, enquanto me faz diligentemente o seu serviço, me conta histórias impagáveis. E porque são impagáveis eu nem penso em pagá-las. Pagoo somente o corte e trago de quebra a gorgeta de umas tantas anedotas que vou passando adiante para essa gente que não tem dinheiro para ir ao salão. Claro! Há no imaginário  popular essa crença de que os cabeleireiros  fazem a cabeça das madames. Creio que sim, mas não foi bem este o caso com a Dilma Rousseff. Nossa Presidente, reconhecendo os méritos da sua cabeleireira, Márcia Westphalen, nomeou-a para a junta de transição do governo. Agora, se é coisa do PT ninguém há de estranhar. Tem jurisprudência. Julia Carepa (PT), governadora do Pará até 31/12, montou um salão de beleza no próprio gabinete - manicure e cabeleireira. Está faltando pedicure. Parece que ela não encontrou. Então, que não nos queixemos da Márcia, agora, e que nem ela se queixe de nosotros, no futuro. Ela diz que não sabe o que vai fazer no governo. Mas sabe quanto vai ganhar, de certo. Vai fechar o salão, e perder um tanto. Se voltar, vai ter que refazer a clientela. Mais isto, mais aquilo... Fez as malas, botou  as tesouras, os pentes e as escovas... Cheia de ímpetos cívicos rumou para a capital.



SERÁ QUE O PRESIDENTE ESTÁ VENDO?




Enquanto milhares e milhares de pessoas passavam pela Aveninda Paulista, um montinho de estudantes se juntava, num vão do MASP. Os adultos falavam do penalty roubado, do casamento da Cláudia Raia ou dos setenta anos do Pelé; os meninos, ora os meninos... Eles tomaram essa hercúlea tarefa de fazer o Presidente Lula tirar os olhos do próprio umbigo. Estão mordidos com o ENEM para o qual não há solução boa. Anular a prova ou não anular. Tanto faz. Com perdão da má palavra, a merda já está feita.  Esse Ministro da Educação... Não se sabe bem se foi por  incompetência, se foi por corrupção ou se foi  azar mesmo. Mas paciência! Qualquer seja o caso esse o chute deve ser o mesmo e o trazeiro também. O do ministro Fernando Haddad. A sua cara compungida não serve como pagamento da falta. Os estudantes começaram a se organizar pela internet. Nas primeiras 24 horas já contavam com 5 345 assinaturas. Vão botar o bloco na rua, com camisas pretas, mochilas nas costas e nariz de palhaço. A nossa consciência e a nossa solidariedade já estão despertadas para isto. Vamos ver agora se despertamos o Presidente.

 Fonte: A Folha de São Paulo
A BOLSA FAMÍLIA INGLESA


A Inglaterra também tem um pessoalzinho que adora uma aba. Tá amarrado! O governo  lá só de olho nos pezinhos deles. Até já deu exemplos com uma baita tesourada lá nos gastos da rainha e família. Ela não criou problema. É melhor pingar do que secar. Agora, o governo descobriu mais uma gordurinha para cortar fora. É o tal do salário desemprego. São 5 milhões os beneficiados. Cada um recebe 65 libras esterlinas por semana. Uma média de R$ 688,00 por mes. E ainda recebem ajuda moradia quando tem filho. E ter filho não é tarefa pra leão, não. Exigência tola esta. Desses 5 milhões,  1,4 milhão recebem o benefício há 9 anos. O governo britânico mandou que todos os beneficiados se cadastrassem numa espécie de balcão de empregos. Agora, se o inscrito for desses preguiçosos natos e irrecuperáveis, o negócio é se pegar com as almas para não aparecer nadinha para ele fazer. Porque se aparecer e ele recusar perde o benefício por tres meses. Se ocorrer uma segunda vez, o perde por 6 meses. E se for mesmo desses recalcitrantes e recusar por uma terceira vez, fica suspenso por um ano.  Para o vice-primeiro-ministro do Reino Unido, Nick Glegg, o sistema precisa ser mudado não só por economia, mas também porque distorce o papel do Estado.  "O sistema atual desencoraja a autoconfiança e desincentiva o trabalho." O ministro do trabalho Ian Duncan  Smith, diz que cerca de 70% dos 4 milhões de empregos aqui criados nos últimos dez anos foram para pessoas de outros países que vieram morar no Reino Unido. É bom esse pessoal do PSDB aí, ir olhando essas coisas para ganharem um discurso mais consistente.

COM BOMBA NUCLEAR, NÃO!



Nada mais próximo do nobel da paz do que a luta pela paz. E como eles encontram dificuldades para isto. Na semana passada, iniciaram um movimento pelo fim das armas nucleares. Claro que ainda que vitoriosa essa proposta, isto não significa o fim da guerra. Continuam valendo o canhão, os fuzis, todo arsenal não nuclear. E, ainda assim, não é fácil. Começaram, enfim, alguma coisa. E escolheram a cidade de Hiroshima para esses tres primeiros dias de encontro.  O time estava meio que desfalcado. Barack Obama não estava lá. Não se esqueçam que o moço também recebeu o prêmio, justamente quando ele começava a engraxar suas botas com o sangue afegão. O comitê errou. Nós também erramos com os nossos votos. Obama desculpou-se da ausência pela falta de vaga na agenda. Também não estava lá o Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética. Ele é aquele que tem um ignoto mapa na cabeça. Pois bem, Mikhail não compareceu porque não estava bem de saúde. Foi o que ele mandou dizer.  Houve outros também que não compareceram porque estavam presos, na cadeia, no xilindró. Por que estavam presos? Ora, porque viviam pedido a paz. Então, os laureados presentes ao evento falaram desses companheiros presos -   Liu Xiaobo, compulsoriamente ausente. Liu é dissidente político, na China e por isso preso, lá. E  a ativista pró-democracia Aung San Suu Kyi, presa em Mianmar, vencedora de 1991. O líder espiritual Dalai Lama estava lá. Mairead Corrigan, vencedora em 1976, também. Aguardemos pelos desdobramentos.
Fonte : O jornal : "O Estado de São Paulo"
O MOSQUITO TRANSGÊNICO



Pesquisadores da Universidade de Oxford criaram o mosquito macho transgênico. E, por tres vezes a cada semana, os vem soltando numa mata na Ilha de Caimam. Esses mosquitos, cuja mutação genética os impede da procriação, acasalam com as fêmeas nativas porém não se reproduzem. A experiência é feita numa área de 16 hectares e teve início no mes de maio deste ano.   Com isto, a população dos mosquitos vem sendo retraída consideravelmente. Até o mes de agosto, os pesquisadores tinham observaram uma redução de  80% nessa população de mosquitos. E esperam que também obtenham uma redução considerável nos casos de dengue que são muito alarmantes. Este sucesso numérico, entretanto, preocupa cientistas e ambientalistas. Eles estão bastante apreensivos. Afinal, a inteira eliminação dos mosquitos seria danosa para outros animais na cadeia alimentar.  A Oxitec que patrocina o projeto tem afirmado que este método é controlado e nunca produzirá nenhum impacto ambiental. E, depois, esses mosquitos transgênicos fazem a vez dos inseticidas, sem os seus efeitos negativos. Até porque os mosquitos desenvolvem uma resistência ao veneno. Na verdade, não se pretende eliminar os mosquitos e nem se terminar com as doenças - febre amarela, malária, dengue - que são transmitidas por eles. O que se pretende é fazer uma redução dos casos, possibilitando melhor atendimento aos casos de contaminação. Muita gente precisa sobreviver, entende?
Fonte e foto: "Popular Science"

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A VANTAGEM QUE A MARIA LEVA

QUALIDADE DE VIDA

Esta monstruosidade tocou na Ilha São João durante 3 dias e
tres noites com o silêncio da fiscalização e a proteção da Guarda
Municipal



Gozado. Nunca mais vi nenhum outdoor destacando a qualidade de vida em Volta Redonda. Parece que se mancaram. Não sei. Também seria muita cara de pau se gabarem do que absolutamente não têm. Agora, então, piorou. O Jornal Aqui jogou a pá de cal naquela engabelação. Mostrou que descanso noturno aqui em Volta Redonda é uma ilusão e que a fiscalização é outra ilusão. São bares, são clubes, boites, uma pá de gente desafiadora da Guarda Municipal, da Fiscalização, enfim. No Laranjal, uns moradores recorreram ao  MPE, reclamando do barulho de um certo clubinho que tem lá. E o ministério comunicou a reclamação à Guarda Municipal. Daí não passou. O Comandante da Guarda, Luiz Henrique Monteiro, não se fez de rogado. Mandou a turminha dele ficar dando volta em volta do clubinho para ver se espantava algum espírito desabusado de lá. Eu acho que foi pra isso. Aí, para aliviar os ombros, o comandante marcou uma encontro com os comerciantes e moradores. Queria fazer um acordo. Agradar aos dois lados, enfim. Mas a moradora que encabeçava o movimento não compareceu e não houve reunião. Muito sensata esta senhora. A polícia costuma preservar os denunciantes.  Mas Luis Henrique, não. Se há lei regulando esses comportamentos, não há necessidade de acordo. Sinceramente. Os maiores shows em Volta Redonda se dão na Ilha São João. Há cinco ou seis bairros em volta dessa ilha. No Ministério Público há, pelo menos, duas ações contra a barulheira que são esses shows. O som produzido lá é 1000 (mil) vezes mais alto do que de qualquer outro bar que tenha por aí. Ou de todos eles juntos. A sede da Guarda Municipal fica na ilha. De frente para o crime. E até lhe manda seus soldados para a segurança. Lá, as patrulhinhas dão voltas é para garantir o barulho, os barulhentos.  Acho que todos os que nos sentimos incomodados com esta algazarra municipal devemos nos juntar e enfrentar este problema de forma coletiva. Estou aberto a discuti-lo e a enfrentá-lo. Meu telefone é 3346 6442

QUEM VAI PAGAR O PATO?



Justamente quando eu ia riscar o dia 10 de novembro na folhinha, tive a impressão de que ele já estava riscado. E uma voz, nacionalmente conhecida, me dizia - não adianta, comigo é assim! Não mais haverá dia 10 de novembro. E assim apagariam o apagão nacional de 2009. Naquele mesmo dia 10 de novembro, 18 Estados brasileiros ficaram na escuridão completa por quatro longas horas. Imaginem o prejuízo! Não! Não o imginem, não! É perda de tempo. Ninguém vai pagar nada. Nove empresas foram multadas em  R$ 61,9 milhões. Aí, elas falaram mesmo assim: "Põe na conta do Abreu!" Entraram com recursos para formalizarem o calote. A Aneel não respondeu e pronto. Levaram, talvez, um pito: "Menino, menino, menino! Não faça mais isto, menino!" Mas ninguém meteu a mão no bolso. Escaparam. Mas você, caro contribuinte-eleitor (*), não vai escapar!  É que para reduzirem o risco de futuros apagões, reduziram a produção de Itaipu, compensando com o acréscimo de energia de fonte térmica à distribuição. Mas o  diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hübner, foi bem claro com a sua ameaça de escuridão. Disse que a geração térmica adicional é o preço pela maior segurança do sistema elétrico. Este chamado encargo do serviço de sistema  (ESS) está em R$ 850 milhões. Quem vai pagar o pato é você, seu Tonto! Os custos serão repassados para as contas de luz em  2011.


ENEM (APOIANDO A CAMPANHA DE DORALICE ARAUJO, "NA MIRA DO LEITOR")


Há muita gente que acredita que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Taí, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, para acabar com esta superstição. Ele provou por a + b que cai sim, senhor! A prova do Enem voltou a errar. Questões repetidas ou ausentes, segurança falha, quebra de sigilo, gabaritos invertidos... Enfim, um imenso acervo para queixas, medidas judiciais e exonerações. Exoneração, não! Desculpem. Tá fora. Em qualquer time de futebol, um Olaria, um Bonsucesso, perdendo duas vezes tão fragorosamente, o técnico já se demite na beira do campo. Não chega nem no vestiário. Mas, com o Ministro da Educação, é diferente. Haddad, preventivamente, chamou o Presidente da OAB, Ophir Cavalcanti, para uma conversa. Agendou, direitinho. Visivelmente perdido, o ministro acenou com a possibilidade de uma reaplicação de provas para aqueles candidatos que se considerassem prejudicados.  O problema é que, numa seleção como essa, o dano de um é a vantagem de outro. O problema é que houve fraude e o fraudador não reclamaria coisíssima nenhuma. Anular todas as provas, não contempla aos alunos bem sucedidos nessa última prova. Mas viva o Brasil! Todos esses desacertos não foram capazes de abalar o prestígio do Fernando. Lula deverá indicá-lo para o mesmo cargo no governo de Dilma Rousseff. Afinal, eles mesmo já vem dizendo, e faz tempo, que um é a continuação do outro.



CULTURA TAMBÉM É REMÉDIO


Até parece que eu estava adivinhando. Todas as manhãs, quando eu acordo, antes de sentar-me à mesa,  falo pra minha mulher: "I love you". E não sabia que isto era um santo remédio. Estou bem no vídeo. É que chegou lá do Toronto, no Canadá, a notícia de que o bilinguismo diário é bom para afastar o Mal de Alzheimer mais lá pra adiante.  Portanto, você aí que é um monoglota convicto, está na hora de abandonar mais uma das suas convicções. Aprenda a falar uma língua estrangeira. Especialmente o Inglês porque quando a gente precisar de xingar americano, a gente xinga na língua deles. É mais legal. Mas eu queria mesmo é falar que um grupo de cientistas canadenses observaram pacientemente 211 idosos que haviam selecionado. Todos, pacientes do Mal de Alzheimer. Aí, viram que a progressão do mal não era a mesma em todos os pacientes. Aqueles que falavam mais de um idioma conseguiam retardá-la. Havia mesmo os que já sofriam da doença mas seus males não eram manifestos.   Esta descoberta canadense vem se juntar a outras pesquisas científicas segundo as quais fatores como exercícios físicos e uma alimentação saudável podem ajudar o cérebro diante do declínio de suas capacidades cognitivas.

A VANTAGEM QUE A MARIA LEVA




Barack Obama tem um jeitão de mineiro. Daqueles de quatro costados. Como se diz por aqui - não prega prego sem estopa. Às vezes, até disfarça um pouco, mas logo tem uma recaída. Taí, ele de novo lá na Ásia, dando uma de Migué. A sua indicação da Índia para o Conselho Permanente de Segurança da ONU é cheia de segundas intenções. Quiçá terceiras! Reforçou a Índia e colocou uma pulga atrás da orelha da China. E, ainda, aproveitou o premiê indiano para mandar um recado ao Afganistão. Falou pra todo mundo ouvir: "abrigos para terroristas são inaceitáveis". Parece até que Mammohan Sing, o premiê, fez um sinal de positivo com o polegar da mão direita. Isto parece. Ninguém me falou, nem escreveu nada. É que eu sei como é o comportamento do homem quando está perto de gente grande. Ah, ia me esquecendo, Obama convidou também o Japão para assentar-se vitaliciamente na mesma mesa do conselho. E pronto! Acabou o seu carinho. Brasil e Turquia não foram lembrados. Também quem mandou ficar fazendo birra. O Presidente Lula disse que a posição dos EUA não frustra as pretensões brasileiras. Afinal, são cinco os componentes do conselho e qualquer um pode convidar. Mas basta haver veto de um para o convidado ser posto porta a fora. Talvez, até como vingança se ponha do lado da China nessa guerra cambial e afronte os EUA com isto. Não sei que vantagem que a Maria leva.



NOMES DA 7a ARTE
Por Morrison
                                                                     Darryl F. Zanuck




Darryl Francis Zanuck foi um grande roteirista e um dos produtores mais conhecidos da época de ouro de Hollywood, que comandou a produtora 20th Century Fox com mãos de ferro, durante algumas décadas. Foi um homem odiado por uns, temido por muitos e admirado por outros.
              Zanuck, como era mais conhecido, nasceu no dia 5 de setembro de 1902, em Nebraska, Estados Unidos, filho de Louise Torpin e Frank Zanuck, um hoteleiro de origem alemã. Aos seis anos de idade, sua família se mudou para Los Angeles para encontrar um clima melhor para o pequeno Darryl que tinha muitos problemas de saúde. Aos oito anos de idade fez sua primeira investida no cinema onde participou como um extra num filme. Em 1917, se alistou no exército norte-americano para lutar na Primeira Guerra Mundial na França. Depois da guerra, voltou aos Estados Unidos onde passou a trabalhar em diversas áreas, quando resolveu ser um roteirista de cinema. Zanuck conseguiu vender o seu primeiro roteiro para o ator William Russell em 1922 e o segundo para Irving Thalberg. Suas primeiras produções datam de 1925 com o filme “Lady Windermere´s Fan”, mas não chegou a ser creditado, talvez por estar usando algum pseudônimo. Um ano mais tarde em “So this is Paris” de 1926 seu nome já começava a aparecer nos créditos, mas se firmou mesmo como produtor a partir da década de 30.
              Em 1935 conseguiu o apoio de Joseph M. Shenck, presidente da United Artists e Louis B. Mayer da Metro-Goldwyn-Mayer e fez com que a Twentieth Century Films absorvesse a companhia Fox, que estava a beira da bancarrota, criando desta fusão a conhecida 20th Century Fox, como conhecemos até hoje, que passou a ser dirigida por Zanuck durante vários anos. Os maiores sucessos de Zanuck são: As vinhas da ira (The Grapes of Wrath, 1940) (produtor); Sangue e areia (Blood and Sand, 1941) (produtor); Como era verde o mu vale (How Green Was My Valley, 1941) (produtor); A malvada (All About Eve, 1950) (produtor); Viva Zapata! (1952) (produtor)e O mais longo dos dias (The Longest Day, 1962) (produtor). Darryl F. Zanuck morreu de pneumonia em Palm Strings, Califórnia, EUA, no dia 22 de dezembro de 1979.

NOTA: Leia também o blog do Eloy Marcondes. O cara tem uma visão muito cheia de humor e crueldade. O endereço é: http://www.democracia-nossa.blogspot.com/