terça-feira, 29 de março de 2011

AI, SE O NETO ME VISSE RINDO!...




A Vereadora América Tereza foi a São Paulo cheia de esperanças e voltou com a sacola vazia. Pra falar a verdade, a única coisa que ela trouxe foi a convicção de que em sua casa vai continuar entrando água nas enchentes.  Talvez até quatro dedos abaixo dos joelhos, se forem mantidos os níveis anteriores. O resto que trouxe é pura perfumaria barata. Coisa que nem os mascates não vendem mais. Aliás, parece, comprou botas de cano longo. Pra ela e pra família. Ela não ia voltar de mãos abanando. Essa que não! Mas o que ela pretendia mesmo era pedir uma faixa de terra à Companhia Siderúrgica Nacional. Seria uma rota de fuga para os moradores da Barreira Cravo nos dias de enchente. Uma estrada dos retirantes. Foi recebida pelo diretor  Marcelo Bicalho Behar, que a mandou  se sentar, perguntou se preferia água ou café, falou do calor, na cidade... Parece até que perguntou se a cidade ainda tem prefeito. E os dois riram muito. Depois, a Tereza falou mesmo assim – “se ele souber disto ele me mata”. E riram muito mais. Quando a Teresa lhe mostrou seu projeto num papel sufite A4, Bicalho pediu licença e abriu uma planta que tomou toda a mesa, parecia uma lona de barraca. Era o projeto da CSN para aquela mesma área. Disse que a empresa pretende construir ali um Centro Comercial e Residencial de alto padrão e com um espaço nos moldes do Central Park de Nova York. E a vereadora sentiu naquilo a viabilização do seu projeto. Imaginou a sua Avenida dos Retirantes cortando meio a meio esse luxuosíssimo projeto da CSN. E, por ela, passando os fugitivos das enchentes. De carro, a pé, com troxas na cabeça e meninos pela mão. Tereza está se considerando uma vitoriosa. Os moradores, nem tanto.



Roger Agnelli - Foto Veja


Quando Newton anunciou que dois corpos não podem, ao mesmo tempo, ocupar o mesmo lugar no espaço não havia ainda o PT - Partido dos Trabalhadores. O PT veio para acabar com essa mentirinha tola. O ministério federal chegou às mãos de Lula com 15 ministros e, agora com Dilma ele está em 35, com estudos para 37. Tarso Genro, quando recebeu o governo do Rio Grande do Sul faltou só dizer que recebia uma herança maldita. Mas não deixou de acusar a ex-governadora de ter lhe deixado um Estado falido. Ainda assim, três meses depois já inchou a o governo de mais 500 funcionários, 330 dos quais admitidos sem concurso. São cargos de confiança. Todos respondem pelo nome de companheiro. Criou mais cinco secretarias estaduais com toda aquela entourage - desde a secretária, e assessores até o menino que faz mandado. Menino que faz mandado com salário maior do que muita gente que manda. Criou uma agencia de desenvolvimento com seis diretores. Cada um com o salário de R$ 20 mil reais. Agora, querem a Vale do Rio Doce. O Ministro Guido Mantega pressionou o dono do Bradesco, Lázaro Beltrão, para trocar o presidente daquela companhia - Roger Agnelli. O Bradesco possui 21% das ações da Vale e , com certeza, muita gratidão pelo governo federal. A mudança deverá ocorrer no dia 31 de abril. Desde que foi privatizada em 1997 a Vale apresenta uma excelente performance. Suas ações se tornaram as mais cotadas. Seu valor foi multiplicado por 20. Cresceu, criou empregos e pagou mais impostos. Roger Agnelli não faz concessões; defende seus acionistas. Mas, na visão petista, o beneficiário deve ser outro. Ainda mais este ano que a Vale tem 24 bilhões só para investimento.



Cortisol
A produção de cortisol está ligada ao estress. Hoje, pesquisadores em vários centros científicos trabalham com a utilização desse hormônio na cura de fobias. Na Universidade de Basiléia , Suíça, um grupo de pesquisadores o aplicou no tratamento da acrofobia - medo de altura. E os resultados obtidos foram considerados significantes. Eles separaram 40 pacientes com esse problema. Inicialmente, eles todos foram submetidos a tres sessões de terapia. Em seguida, aplicou-se cortisol à metade dos pacientes e a outra metade recebeu apenas placebos. Observou-se, enfim, que a redução do medo foi maior no primeiro grupo. 





Lilith Prado, 31 anos, conseguiu, com alguma luta, recolher sua contribuição para o INSS como profissional do sexo. Fez várias investidas anteriores e ouvia sempre do instituto a mesma resposta - que ele só podia recolher como autônomo. Lilith é travesti e queria se registrar nessa condição. O código "profissional do sexo" faz parte da relação de profissionais catalogadas no INSS desde 2002. O Ministério do Trabalho a reconhece. Esta era a briga da Lilith que agora saiu vencedora. Ou vencedor. Segundo profissionais da agência do INSS a demora do registro foi porque ainda não estava implantado no sistema do Mato Grosso, onde se deu o fato.

CURIOSIDADES




"Desejando eu que, quando mecê apareça publicamente, apareças bem vestida, e descentemente; aí lhe mando essa peça toquinha mais renda, para que as mande fazer em vestido (...) Espero que isto faça para aparecer na Glória, enervando todas as que lá aparecerem (...) deste seu amante, O Fogo Foguinho". (trecho de carta de D. Pedro I a sua amante Marquesa de Santos em 1823)




Agripina era uma mulher ambiciosa. Casou-se tres vezes e a terceira foi com o imperador Cláudio. Levou para o casamento o seu filho Nero, a quem fez o imperador adotar como filho e fazê-lo seu sucessor. Aos nove anos de casada matou Cláudio envenenado. Assim, Nero subiu ao trono. A partir daí engendrou vários planos para matar a mãe todos mal sucedidos. Enfim, Nero denunciou-a ao senado como conspiradora e mandou a guarda pretoriana matá-la. Diz a lenda que na hora da morte, numa demonstração de revolta contra o filho ela disse "Feri ventrem!" Queria que lhe destruíssem o ventre que gerara aquele monstro. (fonte - Valmiro Rodrigues Vida,. Curiosidades.
Nota:
                  Minha solidariedade pessoal ao jornalista Luiz Alfredo, Diretor e Proprietário do jornal Aqui, que teria recibo ameaças do diretor da Guarda Municipal de Volta Redonda. Luis Alfredo não está entre os jornalistas pioneiros de Volta Redonda. Mas, sem nenhuma dúvida, ele trouxe para nossa cidade uma nova forma de fazer jornal. Inovou em tudo. E fez uma escola de jornalismo em Volta Redonda. Nós todos o respeitamos e admiramos pela dignidade e competencia. Meu abraço.

sexta-feira, 25 de março de 2011

LIXO 10 x NETO 0


América Tereza na tribuna da CMVR

Coisa triste de se ver acontece em Volta Redonda. O Prefeito perde em popularidade para o lixo. Se fossem os dois finalistas de um BBB o resultado era previbilíssimo! Nem vou falar para não ferir suceptibilidades. Às vezes, o Prefeito sai pelas ruas da cidade e nem é reconhecido. Ou, se o reconhecem, ninguém o saúda. Vi, um dia, o Neto respondendo um aceno que não era para ele. Depois, ele botou a mão no bolso meio sem graça... Coitado. Nunca mais ouvi ninguém dizer o Neto está mais gordo. Ou, o Neto está mais magro. Mas o lixo tá todo mundo observando. As pessoas que passam de ônibus ou de carro apontam – “olha aquele monte de lixo, lá!” A outra responde – “É... Ta maior do que ontem”. De fato, o lixo cresce e toma todos os lugares. Até, aqui, neste blog o lixo já ocupa mais espaço que o Prefeito. Para encurtar a história, o lixo tomou também o discurso da Vereadora América Tereza. Na terça feira, ela falou que está cansada de pedir limpeza para o bairro e receber, apenas,  a resposta protocolar – “está anotado”. E só! Mais nada. Agora, ela ia contratar uns homens para o serviço com o suado dinheirinho dela. Os outros vereadores se cutucavam. Houve um que falou mesmo assim – “Deram o remédio errado pra Teresa”. Todos ficaram assustados porque  não se fala do prefeito na Câmara Municipal. Ali é como se fosse a casa dele. Paulo Conrado, seu presidente, ficou branco feito gesso. Olhou para o céu, pedindo inspiração  e lhe caiu nas mãos uma porção de panos quentes. Ele tem muita fé. Aí, ele começou a botar pano quente daqui, pano quente dali. Pediu a vereadora que tivesse calma. Prometeu que ia agendar com o Prefeito, um encontro, com toda a câmara para resolver o problema amigavelmente, que ele é amigo da casa. E falou tanta coisa que seria ate bom o Neto ouvir. É bom para a auto estima. Eu fiquei pensando.  Antigamente não se precisava nem pedir para coletar o lixo; a coleta era automatica. Agora, junta-se a câmara toda pra resolver e não resolve. Pode escrever. Enfim, caiu muito a Câmara Municipal. Ou quem sabe, o lixo está mesmo com uma cotação muito alta.




Monir Kraimesh, 23 anos, viu a vó pela greta. As forças leais a Gaddafi avançavam sobre Benghazi e não deixavam dúvida que estava por horas um massacre. Era um comboio de 30km de viaturas, tomando toda a saída Oeste da cidade. Mas a História não é escrita só por tanques de guerra, mas sobretudo  por outras máquinas mais terríveis. Dito e feito. Caças bombardeiros franceses reduziram aquelas viaturas a ferro velho. No dia seguinte, os moradores da cidade comemoravam mais um dia de vida, junto aquele cemitério de máquinas retorcidas. Naquela multidão, reconheceram um repórter brasileiro. Ninguém o maltratou. Mas teve que ouvir.  Um morador lhe disse : “O governo brasileiro apóia Gaddafi. Deve ser por causa do dinheiro. Talvez vocês tenham medo de que seus investimentos sejam prejudicados”. De fato, o Brasil tem ganhado algum dinheiro com Gaddafi. Leio no blog de Fernando Gabeira que Muamar Gaddafi tem R$1,2 bilhão investidos no Brasil e que é sócio da Odebrecht no Codeverde, Consórcio do Vale do Rio Verde. E o Brasil exporta carros blindados para a Líbia, para Gaddafi. Cascavéis e Urutus nossos foram usados contra os manifestantes locais.  É. No dia seguinte a abstenção de voto na ONU, Antonio Patriota, Ministro das Relações Exteriores, aceitava o derramamento de sangue. Foi o que disse numa palestra em São Paulo. Dilma Rousseff, em Manaus, era por uma solução pacífica. Estão achando melhor um palpite duplo.


Visto na foto até parece um cãozinho de pelúcia. Só que é um animal. Um fox terrier. Tratadores experimentados dizem que essa raça é de uma personalidade, não raro, mais forte do que a do próprio dono. Tem seus gostos. Impõe sua vontade. Como é cão de alarme costuma trazer problemas para a vizinhança. Ele late por qualquer coisa. Ou até por coisa nenhuma que não seja a de chatear o vizinho. Quando vê o seu espaço reduzido às dimensões de um apartamento, a coisa pega. Foi o que se deu num condominio em Araraquara, a 272km da cidade de São Paulo: O cachorro latindo e a vizinha resmungando. Não deu outra.  O problema foi parar na justiça (TJ-SP). A sentença veio com laudo pericial e tudo mais. A dona vai ter que retirar o cãozinho do apartamento. Segundo o relator do recurso, Manoel Justino Bezerra, o descumprimento da decisão conduz a uma multa diária de R$ 700,00. A dona do animal não gostou nada, nada da sentença e fugiu da imprensa. A vizinha também não quis falar à reportagem. O cãozinho estava hiperfeliz com esta possibilidade de poder esburacar jardins e correr livre na terra. Talvez até falasse alguma coisa,  se não estivessem todos cansados de ouvi-lo.


CURTAS


A fota de uma mulher bonita já não encanta tanto. Em parte porque já se sabe que muito daquela beleza ali registrada  é uma beleza inventada no computador. Mas, às vezes, essa preocupação de dar a uma mulher mais mais do que lhe deu a natureza a faz pior do que é na realidade. A revista Visão de Portugal publicou uma série desses erros feitos no Photoshop. Escolhemos o poster da modelo Candice Swanepoel para ilustrar a nota. Quiseram dar uma afinada na cintura da moça e fizeram um aleijão. Pior ficou depois, quando disseram que não fizeram nada, que a moça é assim mesmo. 






René Huiguita  já foi destaque nos campos de futebol. Participou da Copa do Mundo de 1990 como goleiro da seleção colombiana e celebrizou-se por suas jogadas extravagantes. A principal delas era jogar-se para frente e defender a bola com os pés. No jogo contra a seleção de Camarões ele ia carregando a bola e perdeu-a para Roger Milla que marcou o gol eliminando a Colômbia. Agora, é candidato a prefeito na cidade de Guarne, onde vive há 14 anos. O ex-atleta explica que sua candidatura não é vinculada a nenhum partido político e que vai recorrer a coleta de assinaturas que apóiem sua iniciativa. Para a campanha, vai buscar fundos vendendo rifas. Tipo a do PT (Partido dos Trabalhadores ) quando ainda não tinha dinheiro.


CURIOSIDADES 

Incômodo Leque. Gênios têm suas excentricidades. São inúmeros os casos com pintores, escultores e toda a sorte de artistas. Também com os músicos acontecem desses casos. Pablo Sarasate, célebre violinista espanhol, certa vez interrompeu um concerto em Paris, irritado com uma senhora sentada na segunda fila do teatro. "Não posso continuar tocando no compasso de 3 por 4. Esta senhora me perturba, abanando-se com o leque no compasso de 2 por 3."



Prefeitura de Paris
Burocracia Francesa. A burocracia é um mal universal. Em 1949, a Prefeitura de Paris, procurando salas disponíveis para instalar novos serviços, descobriu que ainda funcionava o Departamento de Indenizações dos Prejuízos causados pela Enchente de 1910. A seção era atendida por dois funcionários idosos, que revelaram ter pago a última indenização devida em 1913, ou seja, 36 anos antes

Fonte : Curiosidades Valmiro Rodrigues Vidal


Nome de D. Pedro II. Dom Pedro I devia ter grande dificuldade para se lembrar do seu nome completo, embora também, rarissimamente alguém desejasse ouvi-lo.  Ele era composto por 18 nomes. Uma dúzia e meia. Vejamos:  O imperador se chamava Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon. É bem provável que isto o tenha incomodado. Quando escolheu o nome para seu filho Para o filho usou apenas 15. Assim - Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga.
Fonte: Portal Terra 

segunda-feira, 21 de março de 2011

SÃO PAULO DÁ CAFÉ, MINAS DÁ LEITE E VOLTA REDONDA DÁ LIXO






Se o Prefeito Neto chamar o Paulo César, Diretor Executivo do SAAE-VR, e lhe perguntar – “O que devo fazer com este montão de lixo na cidade?” O Paulo responderá de bate pronto – “Um samba-enredo!” E enriquecerá com detalhes: Na frente, numa  faixa em Amarelo e Preto, as cores da cidade, o convite: “Se quiser saber o que é lixo vem aqui!" Na comissão de frente, o prefeito e um bando de gente do terceiro andar da Prefeitura Municipal, menos a Jussara (A Jussara eu conheço muito bem). Na alegoria, um imenso carro-alegórico, empurrado por puxa-sacos muito dedicados e muito bem pagos. Lá, em cima, o Lincoln Botelho, num carro,  também imenso, quebrando cestinhas de lixo a murros e pontapés. Logo a seguir a Dra. Suely Pinto e uma tampinha de cerveja na mão com o dístico "mais perigoso que a Ilha São João". E todos cantando a plenos peitos um deslavado plágio de Noel Rosa - "São Paulo dá café, Minas dá leite e Volta Redonda dá lixo..."  Mas um amigo meu tirou-me essa idéia da cabeça. Foi o Franklin da Prefeitura. Ele é de muita utilidade. Se o prefeito precisar de alguém para bater palmas ele quer bater, se precisar de alguém que grite “viva!, ele quer gritar, se o prefeito necessitar de algum elogio ele faz dois ou tres. Pois foi ele quem, com os olhos rasos dágua, me trouxe a novidade. O povo não suportava mais tanto lixo na cidade. O povo é muito exigente. Cheio de direitos! Aconteceu que a abertura da Campanha da Fraternidade foi justo na Ilha São João. E, gente, quem ainda não viu não dá para acreditar. É muito lixo na ilha. Dá vontade de sair correndo. Só quem não corre mesmo é a Dra. Suely Pinto. Ela vê perigo de dengue pra todo lado, inclusive numa tampinha de cerveja, mas não o vê na Ilha São João. Deve ser coisa combinada. O fato é que há lixo por todo lado. É muita gente sujando e ninguém limpando. Aí, já viu, né? Os padres também viram. Os fiés viram, também. Teve gente até que se benzeu e fechou os olhos para que a paisagem não lhe arrancasse a atenção que devia ao ofício religioso. Mas não teve jeito porque o lixo entrou pelo sermão adentro. E lá mesmo acertaram uma reunião na Câmara Municipal para o dia 22. O último a chegar vai ser o Zezinho da Ética.





O Ministro Aloísio Mercadante aboliu o ponto de exclamação por decisão própria ou partidária. Daí, essa facilidade que ele tem de reduzir o tamanho dos seus próprios pecados. Ele explica o mensalão como caixa 2 e chama a apocalíptica catástrofe japonesa de incidente. É tão grande essa sua capacidade que anunciaria o fim do mundo como um "incidente maior". Algo assim. Mas para que ninguém o julgue sob efeitos psicodélicos, ele disfarça alguma responsabilidade. Aí, falou que quem sabe até esse incidente possa nos levar a alguma revisão na política de segurança brasileira. Eis onde eu queria chegar - os desastres internos não o comovem. Não lhe suscitam nada ao coração. O equipamento militar brasileiro está parcialmente sucateado. Já não serve sequer para meter medo em crianças. Ou pra exibir em exposições escolares. A metade dos nossos caças já não levanta vôos mais. Muitos helicópteros já não competem sequer com elevadores prediais. Nem mesmo a Estratégia Nacional de Defesa para combate ao tráfico proposta em 2008 saiu do papel. Na Marinha há planos de renvovar a frota por submarinos com  propulsão atômica e, na Aeronáutica a aquisição de novos caças está presa a uma discussão que se arrasta há dez anos. Para o Ministro Mercadante, entretanto, talvez esse incidente no Japão nos suscite alguma necessidade. 


Ilustração flickr.com

 

Muita gente conhece o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Ele já foi personagem do Millor Fernandes. Não gosto de mexer em feridas. Só o faço, aqui, por ser eminentemente ilustrativo. É o seguinte: Esse mesmo Aldo fez um projeto com que se proibia no Brasil o uso de palavras que não fossem brasileiras ou do vocabulário tupi. Xenofobismo brabo! Millor Fernandes que não perde uma piada falou que aquele projeto era uma idioletice. Aldo ficou brabo e o processou, pedindo R$ 50 mil de indenização por danos morais. Perdeu. Idioletice, criação do Millor, vem de idioleto que é a língua  falada por uma pessoa só. O Aldo pensava que tinha a ver com idiota. Aí, foi que ele passou atestado de idiotice a ele mesmo. Pensa que o deputado se emendou? Aí, é que o distinto ou a distinta está muitíssimo (a) enganado (a). O deputado entrou de unhas e dentes na defesa da produção agrícola contra o meio ambiente. Ele pretende reduzir as áreas de proteção de córregos e rios em 50%, conforme reivindicação da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Ele disse que já estudou bem o projeto. Mas se ele foi incapaz de uma corrida mínima ao dicionário para ver o que queria dizer idioletice, como é que a gente pode confiar nos seus estudos?
CURTAS
 
bemsaude.com.br
O que leva uma pessoa a sofrer de zumbido no ouvido? Esta pergunta estará sendo estudada e possivelmente respondida no Congresso Mundial de Zumbido, que pela primeira vez acontecerá no Brasil. o encontro se dará ainda este ano. É crescente a proporção das pessoas com este mal, no mundo. Nos últimos 15 anos aumentou de 15% para 24%. Aqui, também se inclui o Brasil, segundo pesquisas realizadas no Hospital das Clínicas em São Paulo. De uma coisa, entretanto, já se tem absoluta certeza: A saída para o paciente desse mal não é de nenhuma forma aprender a conviver com o problema. 



A Universidade de Oxford promoveu aulas de aramaico na hora do almoço e o número de alunos foi surpreendente. Só na primeira aula apresentaram-se 56 alunos, vindos de várias cidades da Inglaterra, além de professores da própria universidade. Aramaico é um idioma com mais de três mil anos de idade e teria sido a língua falada por Cristo. É uma língua considerada em extinção mas a Universidade de Oxford está conseguindo promove-la. Pelo curso pretende-se estudar 13 cartas do século V ac. As apostilas usadas no curso estão disponíveis no site http://arshama.classics.ox.ac.uk/aramaic/index.html

DA COLUNA DE SEBASTIÃO NERY, NA TRIBUNA DA IMPRENSA



                                      DILMA

Indignados, leitores mandam pencas de exemplos, toda vez que a presidência da Republica anuncia na TV ou nos jornais a presença da “presidenta Dilma”. A lingua é um dos símbolos da unidade nacional.
O que a Dilma está permitindo que seus puxa-sacos repitam é uma agressão. Se o pais todo fala “a presidente”, por que querer ser exclusiva e “diferenta”? Já não bastam a retumbancia física e o cabelo em espiral?
As “gerentes” dos programas do governo ela chama de “gerentas”? As “serventes” de seu cafezinho são “serventas”? E as “estudantes” da Universidade de Brasília ou da escolinha da Ceilandia são “estudantas”?
As jovens das baladas do Lago Sul de Brasilia são “adolescentes” ou “adolescentas”? Quando a Presidente vai ao medico é uma “paciente” ou uma “pacienta”? Ela prefere ser chamada de “elegante” ou “eleganta”? Ora, presidente Dilma, não deixe que, só para rimar, a chamem de anta.

                            “PRESIDENTA”

O filólogo e professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), José Bones, pôs na internet esta frase absurda e palaciana :
- “A Presidenta se comporta como uma adolescenta, pouco pacienta,  imaginando ter virado eleganta depois que se tornou nossa representanta. Esperamos vê-la sorridenta numa capela ardenta, pois nossa dirigenta não tem o direito de violentar o pobre português só para ficar contenta.
Pior é que a Voz do Brasil já fala Presidenta. Caramba! Além de estropiarem o país estão a estropiar nosso idioma, desrespeitando seus fundamentos etimológicos. Infelizmente ela não é nossa “ouvinta”.





CURIOSIDADES





Praça da Concórdia. Está localizada em Paris. Foi construída nos tempos do Rei Luis XIV. É um lugar, apesar do nome, marcado pelo estigma da fatalidade. Ali estava fixada uma das guilhotinas e portanto muito sangue correu ali na Revolução Francesa. Entre os mais conhecidos que ali morreram guilhotinado tem-se Luis XVI, Maria Antonieta e o cientista Lavoisier. O obelisco que se encontra aí levantado foi um presente oferecido por Mohamede Ali, uma relíquia que fez parte do Templo Luxor, no Alto Egito. Este obelisco está levantado justamente sobre o ponto em que estava situada a guilhotina local.




Panacéia. Panacéia é o remédio para todos os males. O termo teve origem na Mitologia Grega. Esculápio, filho de Apolo, se tornou deus da medicina. Teve duas filhas – Hígia e Panacéia – as quais ensinou sua ciência. De Hígia derivou higiene e panacéia sobreviveu com este sentido de a tudo curar. Ficaram, portanto, o pai e as duas filhas nomes muito ligados à Medicina. Daí, quando se criou o juramento médico entenderam de homenageá-los com a introdução dos seus nomes no texto solente.

sexta-feira, 18 de março de 2011

QUEREMOS DRAGAGEM! QUEREMOS DRAGAGEM! QUEREMOS DRAGAGEM!




Volta Redonda. Eu queria era falar do Uóxinton Granato e aquela sua mania insana de colocar chapéu onde a mão não alcança. Continua com a idéia de ser prefeito da nossa cidade. Sinceramente, depois do resultado da última eleição municipal eu pensei que ele tivesse tirado essa idéia da cabeça. Coitado. Sonha muito alto. Isto quando é para si; para o povo os projetos são modestos.  Os políticos são assim mesmo - quando é para eles mesmos eles buscam as melhores coisas da vida; quando é para o povo, qualquer coisa satisfaz.  A Vereadora Tereza, por exemplo, quer, agora, arranjar um jeito de o povo da Barreira Cravo fugir da enchente. Quer tornar seus moradores uns cíclicos retirantes. Mas o que eles querem mesmo é que  o Governo Municipal garanta as condições que ele concedeu no HABITE-SE - condições de moradia.  Tá certo que com o tempo, o Rio Paraíba veio sendo assoreado. E o leito do rio, dia a dia, tomado até por obra da própria Prefeitura Municipal com o é o caso da Sede da Defesa Civil. Agora, a Vereadora Teresa quer abrir um corredor em propriedade da CSN, de modo que os moradores possam fugir mais depressa das águas. Como as chuvas caem no período de férias escolares, poderá acomodar toda essa gente nos pátios das escolas. É. Imagino, Tutuca, prefeito de Piraí sabendo uma coisa dessas. Lá, a Prefeitura vai fazer a dragagem do Rio Piraí.  E não é papo furado, não. Já fizeram a licitação e já chegaram  três balsas para remoção do produto da dragagem. O contrato é de R$ 13 686 216,07, com uma previsão de 12 meses para conclusão dos trabalhos. A ruazinha da Teresa é uma coisa muito menor, e, segundo ela própria, vai depender do favor do Benjamim e do apoio do Governador. Como é que se junta tanta gente a toa. 


MERCADANTE E O LADO BOM DA TRAGÉDIA



Evidentemente, ninguém há de separar o joio do trigo, neste imenso cipoal que é a administração pública brasileira. Eu cansei. E isto fica mais claro pelo que eles falam de si mesmos. Foi assim com a catástrofe no Japão. O Ministro Aloísio Mercadante falou que esse incidente (ele não falou acidente) enseja uma revisão na nossa política de segurança. Como? Quer mais? No dia 23 de agosto de 2003, houve uma explosão na Base de Alcântara. Morreram 23 profissionais de custosa formação técnica. Luís Beviláqcua, presidente da Agência Espacial Brasileira, quando foi informado da explosão do foguete, brincou : “Só se for de foguete de São João.” E 11 anos se passaram e ninguém sabe o que houve. Falta de investimento? Falta de segurança?  Em 2007, um acidente abriu uma cratera nas obras do metrô em São Paulo. Francisco Sabino Torres, motorista, foi um dos seus mortos. Recebeu como derradeira homenagem um caixão, oferecido pelo Consórcio Via Amarela. Era um caixão de tamanho luxo que não passava pelo retângulo aberto na sepultura. Tiveram que enterra-lo de lado. Podia ainda falar de Teresópolis, onde a Dilma foi e prometeu a construção de 6000 casas. Ainda hoje, não se removeram nem o barro de lá. E o Mercadante acha que o Japão nos enseja pensar numa mudança. Podia aproveitar e olhar mais de perto o caso. No Japão, apesar do terremoto, apesar do tsunami, as pessoas continuaram telefonando e mandando mensagens por computador. Aqui, não precisa sequer de chuva para que venham os apagões.




CURTAS

DINOSSAURO BRASILEIRO


Justo lá no Maranhão, terra do José Sarney, pesquisadores brasileiros encontraram o maior dinossauro carnívoro brasileiro. Como se diz, a Natureza tem seus caprichos. Um pedaço do maxilar inferior, sete dentes e a narina encontrados foram suficientes para que aqueles estudiosos projetassem o corpo inteiro do animal. Ele se assemelha bastante com outros dinossauros encontrados no continente africano, mas seu porte é bem maior.  No dia 16 de março, apresentaram sua ficha anotada nos Anais da Academia Brasileira de Ciências – Oxalai Quilombensis, de 12 a 14m de comprimento, 5 a 7 toneladas de peso. A data da sua existências foi de 95 milhões de anos atrás. Curioso se observar como as ciências se apóiam. Esta descoberta reforça a teoria de que em tempos idos os continentes africano e americano eram ligados fisicamente. Cada vez se encontram mais semelhanças entre os fósseis encontrados aqui e lá.
CHOVENDO NA HORTA

FOTO BBC BRASIL


Jerry Winkler, 28 anos de idade, 28 anos de vida dura. Vivia pelas ruas de Amsterdã, sem teto, sem família, sem amizades. Morava mais a mãe que morrera e ele foi morar com um casal, cujo homem era seu suposto pai. Não era. Foi para um abrigo de menores e acabou na delinqüência e no uso de drogas. Mas sempre com a perspectiva de encontrar seu pai verdadeiro. Descobriu que sua mãe tinha tido um caso amoroso no lugar no trabalho. As pistas o levavam a Alfred Winkler, empresário milionário que morrera sem herdeiros. Partiu para o teste de DNA e deu 99,99% de probabilidade positiva. Apesar da comprovação, pela lei holandesa não tinha direito por não ter sido registrado como filho. Ainda assim recebeu uma ajuda da fundação para a qual o pai biológicohavia deixado sua fortuna antes de morrer.  

MERCURIO DEU AS CARAS




Em 3 de agosto de 2004 partiu da Terra para Mercúrio a sonda americana Messenger. Há um profundo interesse nesta viagem porque Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, porque ele tem uma superfície rochosa como a Terra. E existem muitas outras dessas esferas rochosas em torno de estrelas fora do nosso sistema solar. Mercúrio pode ser um passo importante para esses outros mundos.  Agora, depois de seis anos e meses de viagem o Messenger estará orbitando em volta de mercúrio e mandando fotos. A nave, com dois painéis solares para alimentação e um guarda-sol para mantê-lo fresco o suficiente para operar, vai estudar a história geológica, o campo magnético, a composição da superfície e outros mistérios desse planeta tão pouco conhecido. Quando a missão terminar, a nave vai cair na superfície do planeta.



CURIOSIDADES


Uai Mineiro. Diz-se que Juscelino Kubitschek incentivou o dentista Sr. Silvio Carneiro e a Professora Doraia Galesso, a pesquisarem a origem da expressão UAI tão característica dos mineiros. Depois de exaustiva busca na Arquidiocesse de Diamantina e em antigos arquivos do Estado de Minas Gerais, Dorália encontrou a explicação. Segundo ela, os Inconfidentes Mineiros, comunicavam-se através de senhas para mais se protegerem. Reuniam-se escondidos em porões. Como eram maçônicos, recebiam os companheiros com três batidas clássicas dos maçons, na porta. Lá de dentro perguntavam “quem é?” e o de fora respondia : UAI – as iniciais de União, Amor e Independência.
Fonte Jornal Correio Brasiliense


Disco de Festos. Há quem acredite que as palavras cruzadas tenham sua origem nos Disco de Festos, datado de 1700aC.  Em 1908, pesquisadores o encontraram em um aposento na cidade de Festos, em Creta. É a mais antiga peça com símbolos ou figuras impressos obtidos por meio de moldes. Foram usadas 45 cunhas móveis (carimbos) neste trabalho e obteve-se 242 figuras gravadas numa base de terracota. Esta é a única peça existente em todo mundo.






A Roda. A roda é uma das invenções mecânicas mais importantes da Humanindade. Supõe-se que ela tenha surgido a 3 500 anos, na Mesopotâmia, berço da civilização. Passado todo esse tempo, é difícil se imaginar alguma máquina em que não haja o uso da roda. Os povos americanos - incas, maias e astecas - foram muito avançados. Criaram impérios, grandes cidades e manifestaram na sua cultura grandes avanços científicos. Mas não conheciam a roda.

segunda-feira, 14 de março de 2011

SE MELHORAR ESTRAGA





Volta Redonda. Eu já ia percorrer minha lista dos  personagens obrigatórios quando dei por mim escrevendo o nome da Dra. Suely Pinto. Foi um gesto espontâneo. Muito natural mesmo. Sinceramente, não gosto de repetir seguidamente nomes de pessoas aqui nestas minhas mal traçadas linhas. Faço sempre um rodízio. Tenho uns vinte ou trinta personagens robustos. Mas, desta vez não pude resistir. Até porque a Dra. Suely, Secretária Municipal da Saúde, é a flor dessa estação – estação da dengue. A secretária como que numa florada aparece em todos os noticiários convocando a população para o combate a esse tal de aedes aegipty. Quando ela aparece no jornal, os meninos falam logo: “Olha a tia da dengue. Ela vai falar que mesmo uma tampinha de cerveja no chão pode se tornar um perigoso e até fatal criadouro de dengue.” Aí, a Dra. Suely, limpa a garganta e  fala que quer alertar a população de que mesmo uma tampinha de cerveja no chão pode se tornar um perigoso e até fatal criadouro da dengue. E o menino fala “não falei, papai!” Mas a Dra. Suely fala, fala, fala, manda seus vigilantes de casa em casa. Passa uma semana ela tem que voltar de novo. O Prefeito Municipal mantém lá na Ilha São João (e em outros próprios municipais) seus criadouros intocáveis. Mosquito dali, ninguém mexe. Ninguém toca naquela montoeira de lixo, pedaços de plástico, copos descartáveis, marmitex, pneus e poças dágua, e sapatos usados. Dra. Suely é incapaz de cobrar dele. Liga de quando em quando para notificar a confirmação de mais um caso. E diz que é preciso melhorar a cabeça do povo. Aí, Prefeito Neto responde que se melhorar estraga.





Franklin leva tão a sério o voto que deu à Dilma como se fosse um voto de castidade. Se quebrar o voto é um desando na vida. Todo o sacrifício passado é declarado sacrifício perdido. Quando Dilma falou que ia fazer um corte no orçamento ele julgou receber uma mensagem. Chegou em casa e mandou a mulher trocar uma dúzia de rolo maciíssimo de Papel Neve que trouxera, pelo crespo papel Tico-Tico que recusara. Nada de desperdício. E emendou: Tudo é papel. De mais a mais, todos passarão por esse sacrifício. A presidenta - ele fala presidenta - fez isto lá nos ministérios. Sua mulher teve vontade de visitar a cada um deles e examinar a qualidade do papel nos seus banheiros. Franklin ficou brabo. Ele não sabe que em 2003, Lula recebeu das mãos de Fernando Henrique Cardoso 26 ministérios e quando os transferiu para Dilma Roussef recebeu 37 e os pretende passar para 39. É grande a companheirada. Eis o crescente inchaço de prédios e salas que o Poder Executivo vem alugando para acomodar a máquina. São pelo menos 9 milhões mensais de aluguel.  O Ministério da Pesca e Agricultura gasta R$ 575 mil reais por mês em aluguel. Ocupa um prédio espelhado de 14 andares com 374 funcionários. Entretanto, a ministra Ideli Salvati não fica ali. Ela e 67 assesores dão expediente num outro prédio na Esplanada. Os recursos federais para a pesca aumentaram 70 vezes na administração Lula. Foi de R$ 11 milhões para R$ 803 milhões, mas a produção do ministério 990 mil toneladas manteve-se inalterada. Queria falar isto para o Franklin, mas nunca mais o vi. Parece que ele foi internado. 



Recebo um e-mail muito respeitoso querendo saber se a Vereadora América Teresa existe mesmo. Ou see é personagem inventada por mim tal e qual Lima Barreto criara o Policarpo Quaresma. Tudo porque na última sessão de 2010 a vereadora confessou que a câmara fora muito improdutiva. Enfim, que eles não fizeram nada. Dizia o distante leitor que o político pode produzir tanta coisa errada que quando ele não faz  absolutamente nada é mais um caso de aplauso do que de censura. Disse, enfim, que se isto fosse realmente verdade, se a vereadora existe mesmo, eu devia era botar a mão pros céus e agradecer a Deus. Eu respondi que a vereadora existe mesmo e que mora no mesmo bairro que eu. Um dia até ofereci um butijão de gás a ela, quando o Soró prendeu o pagamento dos veredores.  Mas, perco-me nessas divagações e não digo o que quero. O que eu quero mesmo dizer é que este blog atinge leitores distantes. Leitores que não conhecem Volta Redonda nem de ouvir falar. Leitores que não conhecem o Lincoln Botelho, o Zezinho da Ética, enfim.  Nos Estados Unidos foi divulgada uma pesquisa em que  61% dos entrevistados procuram informações na internet. E que esse meio de comunicação está crescendo, muito. Jornais centenários como o Washington Post e o New York Times cortaram salários e funcionários. Como quase tudo na tecnologia, a realidade americana de hoje, é muito provavelmente a nossa realidade de amanhã. Esse blog vai crescer. Um dia nenhum leitor vai duvidar mais da minha palavra.


CURTAS

Cientistas suecos estão a caminho de tirar o café da galeria dos vilões. Estudos publicados pelo Instituto Karolinsla, no Journal of the American Heart Association nos dão conta de que o consumo do café pode reduzir em até 25% as chances de as mulheres sofrerem um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Cerca de 35 mil mulheres foram observadas durante 10 anos e se constatou essa menor taxa de risco entre as que  consumiam mais de duas xícaras de café por dia. Segundo a pesquisadora Susana Larsson “... há, cada dia, mais evidência de que o consumo moderado de café possa diminuir o risco de doenças diabetes, câncer e fígado e provavelmente, acidentes cardiovasculares”.  Mas esclarece que, apesar do número favorável a tese, a pesquisa não é conclusiva.



O punguista desapareceu e talvez poucos se lembrem desse nome. Nem sei se os dicionários ainda o registram. Era punguista, no Rio de Janeiro; era lanceiro em São Paulo. E é provável que tinha tantos outros nomes por esse Brasil afora. Maas, enfim, digamos logo que esse era o batedor de carteiras. O mão-leve. Essa figura que metia a mão no seu bolso sem você sentir está dando lugar ao batedor de bagagens. É cada vez mais comum nos aeroportos brasileiros se embarcar num avião e, ao chegar ao estino inal não receber a mala de volta. Ou encontra-la violada. Só em 2010, foram 7 170 queixas envolvendo problemas com a bagagem na ANAC, um aumento de 74% em relação 2009. Há uma falta de infraestrutura nos aeroportos.


CURIOSIDADES


Nero. As corrridas fizeram parte dos Jogos Olímpicos e tiveram até um governante entre os seus campeões. Em 67 dC, Nero, Imperador Romano, tornou-se campeão participando com um carro de dez cavalos. Segundo Cláudio Carlan, eminente historiador brasileiro, professor de História Antiga, Nero ganhou a corrida apesar de ter espirrado para fora do seu carro. Mas seus cavalos continuaram correndo com o carro vazio e cruzaram a chegada em primeiro lugar. Não houve ninguém que contestasse o resultado.


Luigi Pirandello. Autor italiano nascido em 1867 e falecido em 1936. Foi um grande renovador do teatro com profundo sentido de humor e grande originalidade. Suas obras mais famosas são: Seis personagens à procura de um autor, Assim é se lhe parece, Cada um do seu modo... Pirandello ficou tão emocionado quando recebeu o  Prêmio Nobel da Literatura em 1934, que desmaiou na própria cadeira em que estava sentado no momento em que seu nome foi anunciado.
Fonte - Valmiro Rodrigues Vidal IX Volume de Curiosidades


 

sexta-feira, 11 de março de 2011

NÃO DEU NOS JORNAIS


Moa, Secretário M. de Cultura
foto - Jornal Aqui

Volta Redonda. Falo pouco no Moa, o Secretário Municipal de Cultura. Creio mesmo que devia falar mais. A gente não deve desistir das pessoas, coitado. E, depois, seria uma injustiça da minha deixa-lo passar batido assim, como não tivesse feito nenhuma besteira. Deus me livre! Detesto injustiças. Mérito é mérito! Digo, enfim, que o Moa taí, no meio dessa gente toda. Firme e forte. Impávido colosso. Isto me faz pensar que o prefeito tem o Moa porque gosta de tê-lo. O Moa deve ser útil. Sempre que pode o coloca na vitrine. Enquanto os transeuntes se distraem com ele, os outros ficam na penumbra. E gostam tanto da sombra que quero crer à noite telefonam para o Moa: "Valeu, Irmão! Continua fazendo besteiras que o seu lugar tá garantido”. Aí, o Moa não se faz de rogado. Eu acho que é assim. Isto só pode ser combinado. Secretário da Cultura... Celina Vargas deu um vasto material de Getúlio Vargas para criação de um museu em Volta Redonda. Está em algum lugar guardado. O pessoal está esperando o Moa passar. Volta Redonda é isto. O carnaval foi decorado com bonecos da Disneylândia, o cartódromo da cidade foi batizado com o nome do filho de um ministro que nunca veio a Volta Redonda.  E o Moa não tem nada a ver com a cultura. 


Lupi, Ministro do Trabalho



Quando se encerrou a votação  do salário mínimo, Carlos Lupi, Ministro do Trabalho, esfregou os olhos e pensou – “tô no sal”. Nove deputados do PDT tinham votado contra os R$ 545 propostos por Dilma Rousseff. E isto era inadmissível. As pesadas denúncias sobre seus ombros não pesavam tanto. Creio mesmo que continuou indo a missa e comungando. A presidência, também, não se incomodava com o R$ 1,5 milhão pago a Federação Interestadual dos Mototaxistas e Motoboys  (Fenamoto), para formar motoboys em motoboys. Era uma coisa palatável, nas condições atuais. Um pecadilho de irmão mariano. Ninguém ligava. Depois, tem gente que gosta de dar com a língua nos dentes. Lupi estava tão tranqüilo que continuou nesse penoso trabalho de gastar tanto dinheiro público. Para qualificar pessoas em Minas Gerais, contratou a uma instituição de Sergipe. Gastou um pouco mais -  R$ 2,56 milhões. Uma entidade de Goiás foi contratada para capacitar profissionais no Distrito Federal; a do Distrito Federal contratada para atuar no Mato Grosso... todas elas, segundo o Ministério Público, beneficiadas ilegalmente pelo Ministério. Nada tirava o sono desse que, há pouco, era o carregador das malas do Brisola. Quando o ex-Governador ia viajar era o Lupi quem levava a bagagem até o carro. Mas o Lupi estava tranqüilo. Agora, este negócio de não aprovar o deboche do aumento do Salário Mínimo é pecado mortal. Tanto que Dilma Rousseff já marcou uma reunião com Paulinho da Força Sindical para terça feira. Paulinho também tem rabo preso. Em 2000, pegou recursos federais para assentar 72 famílias no campo. Comprou uma fazenda superfaturada. Agora, o Ministério Público o condena a devolver R 1 milhão aos cofres da União. Mas isto não importa, pelo que se vê. E, me parece, que o Paulinho também já carregou algumas malas. É trocar seis por meia dúzia


D. Maria Rodrigues Aguiar
Foto - Honório Moreira


D. Maria Rodrigues Aguiar, com um simples gesto, fez da pacata rua onde mora, a via mais movimentada da cidade. Ela espalhou, no quintal, umas sementes de maracujá que ganhara da filha. Em princípio, fez pouco caso do presente. Maracujá dá em todo lugar. Mas a filha insistiu, insistiu... Mas só a convenceu mesmo quando falou que o pé daria um bom lugar para se tomar sombra. Cedeu. Ela gosta de um sossego. Semeou e deixou. Sua vizinha, Maria Elizabeth da Cruz,  é que vinha todos os dias regar o maracujazeiro. Dois anos depois, florou. E vieram os frutos todos em forma de pênis. As vizinhas comentavam: “Você viu o que está nascendo no quintal da Maria?” E a dona da maracujazeira, de boca em boca, se tornou mais conhecida que o prefeito, na cidade. Muita gente ia na casa dela pra ver a fruta e voltava esconjurando. Mas ia assim mesmo. Desde a manhã, D. Maria Rodrigues mal lavara o rosto, ainda nem sequer fervera a água do café, e olha gente lá fazendo fila para entrar. E quero crer que em pontos mais afastados já se organizavam excursões para lá. Ela passou a cobrar ingressos: R$ 2,00 a entrada só pra ver, R$ 15,00 para fotografar e R$ 20,00 para filmar. E continuou a aparecer gente. E foi-se espalhando a história cada um lhe acrescentado o costumeiro  ponto. E, de certo, já até contavam prodígios da planta. Que fazia isso, que fazia aquilo. Muita gente já cobrava ao Estado se isso e aquilo que falavam da fruta era verdade. Até que a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão pediu ajuda do EMBRAPA, que já investiga o caso. Marcelo Cavallari, um dos pesquisadores conhecedor de mais de 150 espécies de diferentes maracujás já falou que um negócio desses ele não conhecia nem de ouvir falar.



CURTAS


Richard Hoover, coordenador de um grupo de astrobiologia da Nasa, com sua descoberta, alimenta a discussão sobre vida extraterrestre. Ele publicou no Journal of Cosmology ter encontrado fósseis em meteoritos caídos do céu. Antes da publicação convidou-se 100 especialistas e 5 000 cientistas para revisar o artigo dada a natureza polêmica da descoberta. Segundo Hoover, “essas bactérias fossilizadas não são contaminantes terrestres (bactérias terrestres que possam ter contaminado o meteorito). São restos fossilizados de organismos vivos que existiram em corpos celestes similares a deste meteoro, como cometas e luas”.
Foto: Uol Notícias


Marido, Sandy e o pai
foto: Cleomir Tavares
Sandy, a cantora que durante muitos anos fez dupla com o irmão Júnior,  sempre fez o papel de uma menina pasteurizada. Bonita, uma boa voz e um comportamento sem pecados, asséptica. Esta foi a imagem que plantou de si mesma. Agora por um milhão de reais, muda tudo. Rasga a fantasia de certinha. Na propaganda da cerveja Devassa, ela diz que “toda mulher tem seu lado devassa”, e gera um punhado de comentários e piadas porque ficou muito falso. A garota propaganda podia ser a Rita Cadilac, a Débora Seco, Luana Piovani, um punhado delas. Mas Sandy?! E é, aí, que o distinto está muitíssimo enganado. Somente um paradoxo desses geraria tantos comentários.



CURIOSIDADES

Burro foi um dos mais notáveis auxiliares de Nero. Ele e Sêneca foram os dois conselheiros mais próximos do imperador. Burro era um general dotado de extraordinária inteligência e muito bom tino administrativo. Era austero e justiceiro. Seu prestígio cresceu tanto que mexeu com a vaidade de Nero.  No ano de 62, o imperador mandou que o envenenassem.




Gregorio Ifimovitch Novy, era o nome de Rasputin, o monge que em 1905 que introduziu-se na intimidade da corte imperial russa. Com seus dons místicos conseguira salvar da morte o filho da czarina. Todavia, seu comportamento dissoluto, joga o império contra ele. Terminaram por matá-lo. Primeiro tentaram envenená-lo num jantar mas sua úlcera fizera-o vomitar o veneno. Depois lhe deram 11 tiros, mas ele sobreviveu. Ele foi castrado e continuou vivo. Mais tarde o agrediram violentamente e o atiraram inconsciente no rio Neva e ele morreu por fim. Não pelos ferimentos, mas afogado.


Conta Plutarco que, em visita à Grécia, Alexandre Magno, quis conhecer o filósofo Diógenes. Chegando a sua humilde casa, Alexandre vê o filósofo sentado na porta tomando sol. O imperador lhe diz que precisa da sua ajuda para construir um reino universal. Diógenes diz que não vai ajuda-lo. Alexandre promete recompensá-lo com o que ele quisesse. Era só pedir. O mestre então respondeu: “Então,  grande rei, se afaste um pouquinho para o lado para eu continuar tomando sol.”







segunda-feira, 7 de março de 2011

MAIS DE MIL PALHAÇOS, NO SALÃO...


Tem Gato na Tuba

Suely Pinto ao centro
foto de joserobertomendonça.blogspot

"O município vai gastar milhões com a dengue". Foi mesmo assim que a Dra. Suely Pinto falou.  Por um momento até pensei que seria mais um show no Cine Nove de Abril, esse tal de dengue. Não me dei conta logo de que se tratava dessa doença que assusta a todos e está nos colocando bem classificados como área de risco. Estamos disputando os primeiros lugares. Acho que foi muito por conta de o nosso Prefeito Neto manter um criadouro de aedes aegypt lá na Ilha São João e, portanto, ter um carinho especial por eles. Sei lá... Eu sei que ela falou "milhões" de boca cheia. Parece até que ela colocou um ponto de exclamação, no final da frase. Colocou, sim. Estou me lembrando bem mesmo! Ela botou o indicador pra cima e repetiu "milhões". Falou duas vezes milhões, milhões. Ela é Secretária Municipal de Saúde e sabe das coisas. Até se se eximiu de toda culpa, dizendo que já tinha ido até onde podia. Até se dividiu em tres frentes de enfrentamento - conscientização, combate e assistência médica.  Agora, é com o  povo. Espera cumplicidade da população. São 330 casos notificados contra 22 no mesmo período do ano passado. A questão é séria. Mas mostrou-se quase desanimada, dizendo que “Já fizemos mutirões diversos e quando voltamos aos bairros notamos as mesmas condições". Desanima, não. Eu também tenho insistido com isto há um ano aqui no blog e parece que o prefeito não entende. Tem gente que tem muita dificuldade de entender as coisas. Eu, sinceramente, acho o Neto muito cabeçudo. Mas insisto.


A raposa e as galinhas


Foto: Revista Problemas Brasileiros
É possível que haja organismos vivos por todos os cantos da Terra. Seja  muito quente o lugar - tórrido mesmo - ou frio de mais não poder, quem vai lá sempre vê um bichinho, um plantinha. É a vida conferindo um valor especial a cada ponto.  Daí, essa, muitas vezes, má compreendida importância das cavernas. Elas guardam um vasto acervo paleontológico, arqueológico e biológico. Tão grande e tão rico que já se criou para elas um ramo das ciências - a espeleologia.  No Brasil, sua primeira especialista surgiu na década de 70,  a bióloga Eleonora Trajano, hoje, Chefe do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociência da Universidade de São Paulo.  Atualmente, temos 30 espeologistas no Brasil inteiro divididos em tres grupos, na USP, na  da Universidade Federal de Lavras e da Universidade de São Carlos. Estamos mais de um século atrasados. Nos Estados Unidos essas atividades começaram em 1830. Apesar dos pesares, caminhamos. A  Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) catalogou 5203 cavernas. Mas estima-se que esse número chegue a 100 mil. A Constituição Federal se lembrou delas e as cobriu com seu manto protetor, definindo-as como bens da União. Mas as traças do tempo trouxeram argumentos irresistíveis. E a  partir de 7 de novembro de 2008, as cavernas foram colocadas sob ameaça. As empresas de mineração reclamavam que a legislação “engessava” suas atividades e o governo federal, pelo decreto 6640, alterou o princípio de conservação do patrimônio ecológico. Agora, as cavernas com características únicas e notáveis só podem ser destruídas se o empreendedor se comprometer preservar outras duas de igual importância. As não classificadas como notáveis podem ser destruidas. O nível de importância de cada caverna é avaliado por serviços contratados pela própria empresa interessada. É isto aí que se chama botar a raposa para tomar conta do galinheiro.


Aedes senator paulus paim

Aedes Aegypti

Margareth Capurro, bióloga da USP, desenvolveu uma nova técnica para o combate da dengue que pode ser definitivo. Não tem nada a ver com inseticidas ou larvicidas. Nem é com essas raquetes eletrificadas que nos transforma em mata-mosquitos modernos.  Ela criou o mosquitinho transgênico. Parece aedes, tem a carinha do aedes, voa que nem o aedes e não é aedes. E feito assim o senador Paulo Paim. Parece que defende o trabalhador, parece que defende o aposentado, mas é pura transgenia. Voltemos ao mosquitinho. O trabalho dele é extinguir as fêmeas da espécie, que são as transmissoras da doença. Os machos não se alimentam de sangue humano. Ainda vão inventar um nome em latino para esse mosquito. Por enquanto fica assim – mosquito transgênico. Ele é criado com o material das drosófilas, aquelas mosquinhas da banana madura, que adoram coisas doces e enchem a paciência da gente. É esta característica que vai dar ao inseto transgênico um maior poder de sedução sobre as fêmeas, que, na hora da cópula, não pensarão duas vezes. Julgam que o transgênico vão lhe favorecer a prole, lhe dar filhos e netos e é aí que elas estão muitíssimo enganadas. O material genético que elas vão receber, só poderá gerar filhos machos. Não nascerão mais fêmeas. Daí, pra frente desaparecerão. Esse mosquitinho transgênico, bico-doce, que leva todas a população aedes no papo, bem podia se chamar senator aedes paulus paim. Eu acho justa a homenagem. Vou falar com a moça.

 
A caminhada da Dilma

Foto: O Globo

Com oito anos de vida, o Bolsa Família, se for extinto hoje, deixa seus beneficiários na  situação em que estavam quando se iniciou o benefício. Ou pior. Na campanha, Dilma Rousseff falava numa “porta de saída”. O Ministério do Desenvolvimento Social criaria programas complementares que permitiriam ascensão social aos seus beneficiários. Foi o que se chamou “PAC da miséria”. Mas o contingente desses beneficiários só faz aumentear e os recursos destinados a esses programas só diminui. Foi reduzido à metade do que se propunha. Em 2010, o programa de inclusão produtiva atingiu apenas a  0,5% das famílias que recebem o Bolsa Família. Agora reduzido o programa e aumentado o número de beneficiários....

O Mazda 6 e as centenas de aranhas


No salão de automóveis em Genebra, na Suíça, a novidade não era nenhum surpreendente modelo de carro novo. O que se falava mesmo em cada montinho de gente o que se falava mesmo era dos depósitos de combustíveis do Mazda 6. Todos queriam ver o carro, mas a fábrica tinha recolhido 50 mil unidades no mundo todo por conta de em 20 daqueles carros terem sido encontradas várias aranhas fazendo teia no interior dos tanques de combustível. E, evidentemente, poderiam provocar incêndio dos veículos. Jeremy Barnes, porta-voz da Mazda nos EUA, confirmou o fato e brincou dizendo que "talvez as aranhas gostem de carro esporte". 
Fonte: Folha.com

Engambela eles, Paim!


No início de janeiro, o Ministério da Previdência Social, estabeleceu 6,41% de aumento para o aposentado, pensando que este seria o INPC do período. Mas, segundo o IBGE, o INPC acumulado nos últimos 12 meses foi de 6,47%. Os aposentados esperavam que o governo corrigisse seus benefícios, mas o Ministério de Previdencia Social já disse que não mexe em nada. Dilma Rousseff  diz que já cortou R$ 50 bilhões no orçamento e pronto. Mas Warley Martins, presidente da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap) vai entrar na justiça. Em 2010, a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias incorporou um artigo garantindo que seriam "assegurados recursos orçamentários necessários ao atendimento da política de ganhos reais aplicável às aposentadorias e pensões". Eu penso que a presidente terá que chamar o Paim para engambelar os aposentados, de novo. 


CURIOSIDADES 

Terceiro Depoimento de Tiradentes




Auto de continuação de perguntas feitas ao Alferes Joaquim José da Silva Xavier


Ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil setecentos, e oitenta e nove, aos trinta dias do mês de maio nesta cidade do Rio de Janeiro nesta Fortaleza da Ilha das Cobras, aonde foi vindo o Desembargador José Pedro Machado Coelho Torres, comigo Marcelino Pereira Cleto, Ouvidor, e Corregedor desta Comarca, e Escrivão nomeado para esta devassa para efeito de continuar estas perguntas, e juntamente o Tabelião José dos Santos Rodrigues e Araújo, e sendo aí mandou vir à sua presença o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, ao qual sendo presente continuou as perguntas na forma seguinte: e eu Marcelino Pereira Cleto, Ouvidor, e Corregedor desta Comarca, e escrivão nomeado o escrevi.
E sendo-lhe lidas as perguntas,  que se lhe haviam feito, e perguntando-se-lhe se eram as mesmas, e se de novo as ratificava. Respondeu, que eram as mesmas, e que de novo as ratificava. E sendo-lhe instado, que ele respondente não tinha falado com sinceridade, nem nas primeiras perguntas, nem nas segundas; porquanto nas primeiras tinha faltado a dizer o que nas segundas declarou, e nestas se houve ainda com diminuição, não dizendo tudo o que sabia; pois não tem declarado os projetos da sublevação, em que ele tinha entrado, como ele havia declarado a algumas testemunhas, nem igualmente disse aos sócios deste projeto, sem os quais ele se não podia fazer, nem do mesmo modo manifestou, que Menoel Joaquim Fortes, e Manoel José, e Domingos Fernandes, em casa de quem ele respondente se ocultou, sabiam dos seus projetos; pois que um lhe ocultou a mala, outro lhe chamava patrício, e lhe deu a carta de favor, e outro lhe consentiu, que se ocultasse em sua casa, cousas estas que bem mostram ser verossímil, que ele respondente lhes tivesse comunicado os seus projetos, e que neles tivessem parte.
Respondeu, que  nas segundas perguntas tinha dito tudo quanto era verdade, e que a elas se reportava; pois nem tinha entrado em projetos de sublevação, e as suas falas a este respeito eram sem malícia, nem sabia de sócios, que para ela houvesse, nem tampouco aos sobreditos disse cousa alguma, porque não sabia, que a este respeito a houvesse; porque a mala foi ter a casa do Capitão Manoel Joaquim por engano; pois que ele respondente a mandava para casa de Domingos Fernandes; e que a Manoel José nunca o tinha visto, senão na noite em que lhe deu a carta, e que o tratava de patrício, porque ele lhe dissera ser também filho de Minas, e que enquanto a Domingos Fernandes a este só pediu, que o deixasse ocultar em sua casa, pelo receio, em que ele respondente estava, de que o prendessem.
E sendo-lhe instado, que dissesse a verdade, do que soubesse a respeito da sublevação de Minas, que nesta cidade falou nela a certa pessoa, declarando-lhe, quem eram os cabeças dela.
Respondeu, insistindo  que não sabia nada; pelo que mandou ele desembargador vir o Coronel Joaquim Silvério dos Reis, o qual com efeito vindo, lhe mandou, que repetisse o que tinha passado com o respondente na escada de Antonio de Oliveira Pinto, e com efeito repetiu, dizendo que o respondente lhe perguntara logo que ele dito coronel chegara de Minas, como estavam as coisas, em que lhe falara o Sargento-Mor Luis Vás de Toledo, irmão do vigário de S. José, que vinha a ser a sublevação, que se intentava em Minas, o modo de se fazer, as pessoas que nela entravam, entre as quais era uma ele respondente, o qual dizia estar arrependido de cá vir; porque não achava as cousas em figura; porque todos eram uns bananas com muito medo do Ilmo. e Exmo. Vice-Rei, e que voltava logo para Minas para ver se lá se efetuava, antes que viessem os quintos, que sempre lá serviam para muito, e que desconfiava do Ajudante João José, de quem ele se tinha fiado, por ser patrício, mas que era um cachorro, que certamente o tinha vendido, e declarado a Sua Excelência a prática, que tinha havido entre eles; e suposto o respondente só confessou, o que tinha dito o Coronel Joaquim Silvério dos Reis a respeito do Ajudante João José, negando o mais claramente se conhece a verdade do dito coronel, e a tibieza da negativa do respondente, do que eu, e o dito tabelião dou fé: E por este modo houve o dito desembargador estas perguntas por findas, e acabadas, dando juramento ao respondente de haver falado nelas a verdade pelo que respeitava a direito de terceiro, e assinou com o respondente, e o Tabelião José dos Santos Rodrigues e Araújo, e o Coronel Joaquim Silvério dos Reis, depois de tudo lhes ser lido, e o acharem na verdade. E eu Marcelino Pereira Cleto, Ouvidor, e Corregedor desta Comarca, e Escrivão nomeado para esta devassa o escrevi, e assinei.

Torres.
Marcelino Pereira Cleto
Joaquim José da Silva Xavier
Joaquim Silvério dos Reis
José dos Santos Roiz

NOTA: Na próxima postagem o quarto depoimento de Tiradentes