sexta-feira, 26 de agosto de 2011



A cada vez que a cassação ameaça o pescoço do Neto, Uóxinton Granato sente aliviar-lhe a gravata. Sai à rua para saudar conhecidos e desconhecidos. E distribui sorrisos e bons dias, contando os acenos correspondidos como votos certos. Vai cevando eleitores. Ele se julga o alterego do Prefeito e, no impedimento deste, é ele o candidato. Portanto, ele se prepara para eventual emergência.  Sonha com isto. Tudo começou há quatro anos. Ele passava pelo Viaduto Nossa Senhora das Graças e deu a mão a ler a uma cigana. E ela falou-lhe mesmo assim: “Esta linha grossa aqui quer dizer que você vai ser prefeito”. Quando chegou do outro lado da linha já era outro homem – era o futuro prefeito de Volta Redonda. A mosca azul picara-lhe bem a aorta. Deixou a cadeira de vereador para o irmão caçula Junior Granato. Aquilo era ocupação para noviços. Seguiu em frente rumo ao segundo andar da administração municipal. Deu com os burros nágua mas a idéia fixa não se vai assim-assim.  Deixou o generalato do PDT por uma vaga de recruta no PMDB. E, assim, agasalhou-se sob as vastas asas do seu concorrente – Antonio Francisco Neto. Ficou  a mercê do homem. É uma espécie de Zezinho da Ética do quadragésimo dia. Aguarda uma entrada triunfal no 17 de Julho. O Zézinho é outro caso. Sua glória está em satisfazer o prefeito. Sente-se recompensado. Tanto que ele vem com esta idéia aí de Pensar Volta Redonda. E o faz com tanta naturalidade que até parece que a idéia é dele.

CORRE COTIA



Dilma resolveu brincar de roda com a base parlamentar. Corre cotia! Atrás da tia. Muita gente apostou no cavalo errado. Dilma também ouve conselhos. De fato, parecia muito animada com a limpeza da casa. Isto logo no início. Mas depois quis passar para o quarto, cozinha e quintal aí a coisa encrespou. A  base aliada não estava gostando nada, nada daquela intromissão nas suas dependências. Não se conformava com tamanho asseio. E, depois, como manda a lei da selva - Cada macaco no seu galho. Literalmente, o bicho ia pegar. Dilma, então, tirou o pano amarrado na cabeça, dependurou a vassoura, guardou o balde e se arrumou elegantemente para um jantar com Michel Temer. E, mal chegando ao encontro, saudou os convivas não com um boa noite, mas quase com um pedido de desculpas – “Faxina nunca mais!” Parece até que teve que repetir a mensagem. Eram muitos os presentes e todos queriam ouvir a verdade da própria presidente. Aí, ela reforçou – “Mudança, agora, só se vocês pedirem.” Mudança aí como sinônimo de faxina. Dois ministros – Pedro Novais do Turismo e Negromonte do Ministério das Cidades que seriam merecidamente faxinados – até se congratularam e faltou pouco para soltarem seu grito de ordem “corrupto unido jamais será vencido”, que era a verdade do momento.  Passaram um certo aperto, é verdade. Quatro cabeças já haviam rolado e o primeiro até bem cabeçudo. Mas, um dia é da caça o outro do caçador.

CABRAS TRABALHANDO

.



Vem dos esteites a novidade –Brian Knox, Diretor da Eco-Goats em Maryland, nos EUA, em vez de montar uma empreiteira convencional, montou um rebanho de cabras que é alugado para limpeza de terrenos a U$ 2 500,00 por hectare. Se a questão for roçar ou capinar não há homem que faça um serviço melhor do que elas. É um conjunto de 60 cabras que limpam eficientemente uma área de 7ha em apenas uma semana. Ao lado de atender a política ambiental, a cabra vai a pontos inacessíveis pelo homem, enfrentando E  ainda satisfazem os ambientalistas conscientes. A cabra vai em pontos inacessíveis pelo homem, enfrentando cobras, abelhas e aranhas venenosas sem nenhum receio.



São registrados 50 milhões de casos anuais de dengue no mundo. No Brasil, ela já se tornou uma epidemia, como o caso de Volta Redonda, por exemplo. Fora um ou outro município, a dengue, aqui, não preocupa as autoridades. Mas há esforços para se conter a disseminação da doença. A revista Nature publica um desses trabalhos. Pesquisadores da Universidade de Queensland e de Monash, na Austrália, alteram a natureza do Aedes aegypti liberando outros mosquitos infectados que inibem a transmissão do sorotipo 2 da dengue. Essa infecção é feita com a bactéria Wolbachia, inofensivas para os humanos. Foi surpreendente a primeira experiência. Uma vez contaminados os mosquitos se reproduzem dando origem a filhos infectados. Fonte: Ciência Hoje

CURIOSIDADES


Descoberta recente mostra que a mais antiga mineração nas Américas se deu no Chile. Por muito tempo se pensou que as minas da América do Norte com 4500 anos de idade eram as pioneiras. Hoje, com a descoberta de Diego Salazar, da Universidade do Chile sabe-se que a mais antiga delas estava localizada em Tatal, no norte do país. Essa mina  que já era explorada há 12  mil anos e se manteve em atividade por mais de um milênio. Além de ser a mais antiga a mina contava com um sistema de produção organizado, com trabalhadores qualificados. O povo huentelauquen, que ali habitava fazia uso do óxido ferroso como pigmento para pintura do corpo, pedras e ossos. Fonte: revista Current Anthropology.


A Piniscilina. A coalhada de soja foi talvez o primeiro antibiótico natural utilizado pelo homem. Era conhecida essa aplicação na China por volta de 500aC. Também é dessa época o uso de teias de aranha na prevenção de infecções. A medicina, entretanto, levou cerca de 2000 anos para estudar os efeitos medicinais dos bolores. Alexander Fleming e esposa são os pioneiros desse estudo. Em 1928, eles descobriram, casualmente o primeiro antibiótico, com as suas pesquisas no St. Mary Hospital em Londres. Pesquisavam o Staphylococus aureus, bactéria responsável pelos abscessos e várias outras infecções. Fleming entrou de férias e deixou seus vidros com cultura sem supervisão. Ao retornar, a tampa de um dos recipientes tinha caído sobre a cultura e sido contaminada pelo mofo. Na área em que se fizera o bolor as células de staphylococus tinham morrido. 

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ONTEM, EU PASSEI POR LA




Ontem, me sobrou um tempo. Fiquei pensando: Não sei se vou a pizzaria ou a Câmara Municipal. As duas ficam no Aterrado. E a pizzaria, Pizza Tustto  tem um bom serviço. Também encontro velhos amigos lá. O Clinger, ex-vereador, ex-prefeito, ex-deputado federal e um permanente amigo é um dos seus mais assíduos freqüentadores. Tinha, portanto, mil razões para ir a pizzaria, mas preferi a Câmara Municipal. Lá o serviço não é tão bom, mas pode-se beber um cafezinho na cantina ou um copo de água tratada. E não nos cobram nada pelo que engolimos. Também, pudera! Havia lá também umas outras pessoas que, por absoluta falta de dinheiro, tinham escolhido a câmara no lugar da pizzaria. O Soró chegou por último. Muito alto, magro, olhava para os colegas do seu segundo andar psicológico. Todo mundo ficou quietinho. Pegou um papel. Assinou. E garantiu o trabalho daquele dia. Foi se sentar com um eleitor que queria porque queria um ingresso para o show do Zé Ramalho. Ele até falou que, se fosse o caso, ele daria uma caixinha de leite. Ele ouvira contar que o vereador pegava R$ 380 da secretária e concordava que tudo tem seu preço. Dava até duas caixas de leite. A conversa foi longe. Não sei como uma simples caixinha de leite dá tanto assunto. E a reunião rolando. O Vereador Júnior...  Volta Redonda é assim: tem Prefeito Neto, Vereador Júnior , Vereador Nenem  e o guardião da ética é o Zezinho. Zezinho da Ética... Sinceramente, precisa muita fé em Deus. Tá comprida demais a nota. Deixemos o Júnior para a próxima postagem.  



Esse Paim, é uma colosso! Acreditou. Botou o sapato na janela e foi dormir tranqüilo. Falou mesmo assim para as câmaras “Fiz a minha parte”. No dia seguinte, logo de manhã ele viu que o sapato estava vazio. Mas não desanimou “Não faz mal, no ano que vem eu coloco de novo”. Nem parecia que tinham jogado sua emenda no lixo. Concordou que garfassem o aumento do salário mínimo em troca do índice previdenciário e da contemplação dos funcionários com um aumento maior do que a inflação. Minha vizinha até me falou "Quero só ver como é que a Dilma vai encarar o Paim!" Vai encarar da mesma forma que eu encaro o vendedor de verduras da minha rua "Passe amanhã!" E o Paim, certamente, passará levando outras desvantagens.  Há décadas o aposentado também não perde a esperança e acredita nesses acenos, apesar de, por via das dúvidas, apostarem na loteria. O senador também aposta na loteria e tem acertado todas as suas apostas. O palpite dele é que engambelar aposentados dá votos. Nada de votar contra o governo, que o governo não gosta. Deus o livre de tal hora. Mas o Paim  sabe disto. E vem caminhando. Perguntai o que ele já fez pelos aposentados... e ele responderá "fiz um punhado de discursos." E não estará mentindo.

A NOVA FORÇA



Anonymous é um grupo de hackers dos mais conhecidos do mundo. Ganhou fama quando em 2010 derrubou os cartões Visa e Pay Pal em solidariedade a Julien Assange do WikeLeaks.  Deram as caras também nos protestos londrinos, recentemente. E estão atentos aos quatro ventos do mundo. Agora, foi a vez do Bay Area Rapid Transit,  empresa norteamericana de transportes. Agentes de segurança dos trens assassinaram  Charles Blair Hill, um morador de rua. Houve muita indignação e um grupo de pessoas resolveu fazer uma manifestação na estação do metrô, Civil Center, em S. Francisco, Estados Unidos. A empresa queria, de toda forma, boicotar este movimento. Ocorreu-lhe, então, cortar o sinal de celular restringindo assim a comunicação entre os manifestantes. Isto só fez aumentar a indignação popular com apoio de grupos de direitos civis e, consequentemte, de ciberativistas.  Daí a invasão dos ciberativistas no seu site. E a abertura da guarda. Uma nova manifestação foi organizada para segunda feira e se realizou com maior concorrencia de público.

AS HIENAS CONTAM MELHOR DO QUE MUITA GENTE


Um conselho muito comum é o de mandarem as pessoas contar até DEZ. É útil para se conter o impulso. Isto tem desfeito até candidaturas a prefeito em Volta Redonda. Agora, uma publicação no Animal Behaviour dá conta de que as hienas contam até TRES. Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan em East Lansing, nos Estados Unidos, nos dá conta disto. Diz que as hienas dão respostas diferentes quando estão diante de dois ou três indivíduos desconhecidos. Isto dá suporte a teoria de que o indivíduo analisa o número de oponentes antes de se envolverem em pelejas. Evidentemente, isto amplia suas possibilidades de sobrevivência. Comprar uma briga perdida é vocação para o fracasso.

CURIOSIDADES


Coco Chanel. Gabrielle Bonheur Chanel, era o verdadeiro nome da estilista francesa Coco Chanel. Nasceu em 19 de agosto de 1883. Quando sua mãe morreu ela estava nos seus 12 anos de idade e foi abandonada pelo pai junto com seus quatro irmãos. Viveu num orfanato. Trabalhou numa confecção até conhecer Boy Chapel, um rico empresário inglês que a ajudou criar seu estabelecimento de fabricação de chapéus. Daí, chegou a alta costura. A bolsa com alças de corrente dourada, o colar de pérolas, o tailleur e o vestido preto são criações suas que marcaram definitivamente o Século XX.  No final da segunda guerra, Coco Chanel viveu sérias dificuldades financeiras. Então ampliou seu comércio para o lado de cá do Atlântico. Quando Jackie Kennedy adotou sua moda, a estilista alcançou novamente as capas das revistas. Faleceu em 1971, desfrutando de muito carinho popular. No seu funeral roubaram-lhe as roupas em sinal de homenagem. Ela, porém, tinha um outro lado não tão admirável. Foi uma expiã nazista. Era mais do que uma simples simpatizante e colaboradora dos nazistas. Era uma agente que trabalhava no serviço de inteligência militar alemão, segundo o seu mais recente biógrafo "Sleeping with the Enemy: Coco Chanel's Secret War" (Dormindo com o Inimigo: a Guerra Secreta de Coco Chanel, numa tradução livre),.
1936 - Manuel Bandeira, Alceu Amoroso Lima, Hélder Câmara,
Lourenço Filho, Roquete Pinto, Gustavo Campanema
(Rádio Sociedade. A primeira rádio do Brasil foi a Rádio Sociedade, no Rio de Janeiro, em 1923. Hoje, Rádio MEC. Entretanto, ao contrário do que se há de pensar, ela não foi fundada pelo governo e nem por nenhuma empresa privada. Mas sim por iniciativa de um grupo de cientistas e intelectuais do Rio de Janeiro, dentro dos salões da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O antropólogo Edgard Roquete Pinto, um dos seus fundadores, era um entusiasta do uso do rádio na educar e divulgar cultura por sua facilidade de penetração. Em 1934, o boom das rádios comerciais e o nascimento da Rádio MEC aliada as novas exigências técnicas colocaram em xeque a filosofia educativa da Rádio Sociedade, mas ainda assim ela resistiu por mais dois anos, quando foi doada ao governo e passou a se chamar Rádio Ministério da Educação.  O acervo da Rádio Sociedade ficou perdido por décadas até ser encontrado em 1990 e perdido de novo em 2004. Depois do que só se conseguiu resgatar uma pequena parte em precário estado de conservação. Disponibilizado no seu site. Fonte: http://www.fiocruz.br/radiosociedade 

terça-feira, 16 de agosto de 2011

VAMOS DAR AS MÃOS, VAMOS DAR AS MÃOS, VAMOS LÁ!

Continuo na minha campanha de derrubar o Neto. E me aliei a Deus, que também, só quer nosso bem, né verdade? Pedi a Ele para nos ajudar, mas não cruzei os braços, não. Cada um faz a sua parte. E está dando certo. Ontem mesmo, eu contei quantos brasas já puxei pra minha sardinha -  1500 votos. Muita gente passa por mim e ergue o polegar da mão direita "Tamos nessa!" E pelo que dizem os jornais o Prefeito vem em queda livre. Psicologicamente, ele não está mais no terceiro andar da Prefeitura. E, como um náufrago, se agarra em qualquer graveto que passa perto dele. Não vê a Cida Diogo, coitada. Ela estava já dando os trâmites por findos e se mudando para o Rio de Janeiro. Mas o Neto pediu que ela desfizesse o caminhão de mudanças e ficasse ao seu lado. Ele quer os votinhos dela. Dois enganados.  Agora, votos mesmo tem é nesses bairros vizinhos da Ilha São João. Cada festa  traz um bocado de gente pro meu lado. Só numa tacada colhi trezentas assinaturas e dei entrada no Ministério Público. Está lá com eles vai fazer dois anos. As pessoas estão convencidas de que votar no Neto é negar o abaixo assinado. Não votam nele nem nos seus prepostos. A Vereadora América Tereza, por exemplo, vai passar aperto. Ela mesma já se disse favorável a esse barulho e  esse rastro de copos, calcinhas e caminisinhas que ficam pelas ruas dos bairros, nesses dias.

LADRÃO DE CASACA (Remake)


Já existia até site de máscara para ladrão. Mas os ladrões sofisticados não querem saber de disfarce, não. Agora, a coisa é outra. Se você, caro leitor, der com um bandido com  toca enfiada na cabeça, ou uma máscara de meia a tapar-lhe o rosto,  pode ter certeza, é um ladrão primário, ladrão sem pedigree. Lula inventou essa hierarquia na bandidagem.  Uma boa é o ladrão documentado, com RG, CPF e até firma reconhecida em cartório. E, se possível, andar com uma conta de luz ou água como comprovante de residência. Não precisa sequer de advogado.  Pode parecer estranho, mas para Lula é uma boa atenuante. Ele ficou furioso com o tratamento policial dado aos ladrões do Ministério de Turismo. Disse de boca cheia que  : “Não é aceitável que um pessoa que tem endereço fixo, RG, CPF seja presa como se fosse um bandido qualquer."  Olha, gente, que quem rouba dinheiro público ser preso assim, aos olhos de todos, causa mais indignação nesse pessoal do que o roubo do futuro das nossas crianças. Eles estão muito mais perto de prender a polícia e soltar os ladrões.

PREFEITO É ISSO, AÍ... O RESTO É CONFRARIA



O Achatina fulica chegou ao Brasil, na década de 80. Veio trazido do nordeste da África por empresários que queriam introduzi-lo na culinária brasileira. Não deu certo e os animais foram soltos a esmo. Este animal – o caramujo africano – é hospedeiro de vermes e seu simples manejo pode causar contaminação humana. E, na lavoura, podem contaminar amendoim, abóbora,  batata doce, feijão, mandioca, mamão, tomate e outras verduras, por exemplo. Hoje, eles infestam algumas cidades brasileiras. Está assim deles em  dois municípios de Alagoas - Maceió e Penedo. Suas prefeituras sozinhas já não dão mais conta. A de Penedo já apelou pelo Exército, que lhe cedeu 30 homens. Ainda assim, distribuiu à população rural sacos plásticos e luvas especiais para colaborarem nessa coleta. Tarefa difícil porque os moluscos tem que ser catados um a um. Não se deve usar inseticida porque esses animais depois de mortos suas carapaças podem se armazenar água e se tornarem criadores do aedes.

ACADEMIA PARA CRIANÇAS


Agora, os pais vão ficar saradões, de uma vez por todas. Chegaram as Academias infantis. As crianças vão deixar seus games de lado e espichar seus músculos com atividade  física. E os pais para as incentivarem ficarão ali ao lado delas mostrando como devem fazer os exercícios. No fundo uma música agitada e, nas salas estão distribuídos trapézios, cama elásticas e até piscinas de bolas. Ali, as crianças, pulam, gritam, batem palmas, enfim, queimam calorias. É assim na MyGym, uma academia destinada à clientela infantil desde as 6 semanas até 13 anos de idade. Passou daí, está velho para ela. Seus orientadores dizem que o principio não é criar crianças mosculosas, mas despertar o interesse pela atividade física. Essa franquia americana está espalhada em 27 países. A preocupação com exercícios físicos levou o governo britânico a estabelecer atividades físicas para crianças menores de cinco anos. Elas ficam  obrigadas a três horas por dia de atividade física – o que pode incluir uma caminhada a pé até a escola, brincadeiras infantis...
Fonte: Uol Notícias

CURIOSIDADES



Jânio Quadros. Está chegando os 50 anos da renúncia de Jânio Quadros. Naqueles dias, ele havia condecorado Ernesto Che Guevara com a Grã-Cruz Ordem Cruzeiro do Sul. Mas, ao contrário do que deu a entender, o Brasil vivia relações duras com Cuba naquele tempo. Os dois discutiram as divergências quanto a asilos políticos e Janio lhe fizera um apelo pelos católicos em Cuba. O Estado se apropriava das Escolas Católicas e expulsava  religiosos estrangeiros em massa.  O Brasil abrigava 127 cubanos fugidos de Cuba. aqui se temia  que eles fossem fuzilados. Quatro dias depois do encontro Janio Quadros renunciava. Foi um político que marcou muito por seu estilo. Em 1985 disputara eleição para prefeito em SP. Seu adversário era FHC. Nas vésperas, Fernando Henrique foi à Prefeitura e tirou uma foto para os jornais do dia seguinte, dia da eleição. Acreditava que seria eleito. Não o foi. Jânio ganhou. E, quando tomou posse, colocou desinfetante na cadeira em que FHC havia se sentado. Em outubro de 1954, disputando o governo de São Paulo com Ademar de Barros, ele comparecia aos comícios com uma longa vara de bambu com um rato amarrado na ponta - era o Ademar, ali, representado. Este também não ficava atrás. Levava também uma vara comprida de bambu, com um gambá amarrado na ponta. Era o Jânio.
Fonte: Brasil Sem Retoques, Vol. 2, Carlos Chagas 


A Pedra de Roseta é um pedaço de um monumento feito de pedra com uma inscrição que se tornou fundamental para compreensão moderna dos hieróglifos egípcios. Sua inscrição registra um decreto de 196aC. Foi redescoberta em 1799, por uma expedição francesa ao Egito. Tropas britânicas derrotaram os franceses no Egito em 1801 e assim a pedra passou para a posse do Reino Unido. Está no Museu Britanico desde 1802. Vinte anos depois foi anunciada a decifração dos textos egípcio ali escrito por Jean François Champollion. Desde 2003 o Conselho Supremo de Antiguidades do Egito se tornou  disposto a resgatar aquela peça.  Sua intenção é que a pedra da roseta esteja de volta ao Egito a tempo da inauguração de um novo museu, próximo às pirâmides de Guizé, prevista para 2013, mas os ingleses se dispõem apenas a emprestar a peça.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

GOTARDO AINDA É CANDIDATO A CANDIDATO A PREFEITO


 


Gotardo se daria muito bem no PSD. Poderia até participar das suas reuniões de bermudas e chinelos, como se estivesse em sua própria casa.  Descobri isso, quando vi o DNA do partido revelado pelo Kassab. Ele falou que o PSD não é um partido de direita, nem de esquerda, nem de centro. Pronto. Gritei, logo, bingo! Eis o partido do Gotardo. PSD – Partido Sem Direção. É ou não é a cara do Gotardo? Aliás, podia ser o maior partido de Volta Redonda. Tem muita gente pra entrar nele. Podia levar, por exemplo, o Uóxinton Granato. Olha só, logo de início já teria  dois ex-candidatos a candidatos a prefeito. O leitor acha que isto é pouco? É só esperar. Logo, logo teremos mais um ou dois ex-candidatos a candidatos. É que o Neto estava na berlinda, prontinho para ser cassado. Então, ele precisava de um candidato que lhe fosse fiel, servil mesmo. Aí, o Gotardo e o Granato levantaram a mão juntos: "Tá falando comigo!"  Quando aliviaram o pescoço do Neto, o Granato entendeu logo que perdera a vez; o Gotardo está com mais dificuldade para entender. Tem gente que é assim mesmo. É a vida. Gotardo encerrou o mandato de prefeito sozinho na multidão. Tava muitíssimo pior do que o Neto está hoje.  É isso. Mesmo assim, ele sonhava: "Se o Neto puser a mão no meu ombro eu entrarei na Assembléia Legislativa em  2011. Também sonhavam com isto Nelsinho e o Paiva. Mas o Neto deixou todos tres de lado e colocou as duas mãos nas costas do Deley que, mesmo assim, não chegou lá. O Gotardo e o Paiva podiam candidatar a vereador e ficar sossegadinhos. Nada de botar o boné onde não pode apanhar depois. Seriam vereadores e nos intervalos das sessões podiam rirem-se deles próprios falando: “E aquele tempo em que a gente sonhava alto, heim?"

DILMA E A FAXINA INTERMINÁVEL


 

Depois que passou o caso Erenice Guerra, Dilma suspirou aliviada - "Agora, eu já sei como é". E, de tranquila que estava, permitiu que aquela mesma moça fosse recebida com festas na sua posse "nice! nice! nice!" Parecia-lhe mesmo que o Torto estava amarrado. Aí, quando veio o caso Palocci,  Dilma com seus panos quentes. Palocci era um dos seus tres porquinhos -  Antonio Palocci, José Eduardo Dutra e José Eduardo Cardoso, seus coordenadores de campanha. Ela se dizia satisfeita com as explicações de Palocci e dava o caso por encerrado. Mas não teve jeito  E lá se foi o primeiro porquinho para o espeto. Depois, veio o caso do Nascimento, nos Transportes também acalentado, inicialmente, com palavras de confiança e carinho pela presidente. Não sei se ela chegou a dizer, mas andou perto do "nesse eu confio!". Essas palavras de confiança da Dilma pareciam de mau agouro. Pois não é que o ministro dos transportes também saiu corrido do cargo. E os casos vem surgindo.  Cada um pior do que o outro.  Quando Jucazinho foi demitido do Ministério da Agricultura, ele falou que lá a situação é muito mais grave do que nos transportes. E, agora, no turismo é muito pior do que na Agricultura. E, pior que tudo, é que a faxina não está sendo bem feita. Vai ter que começar de novo lá nos transportes. Paulo Sérgio Passos, o ministro substituto, não é tão antisséptico assim. Tem 44 anos de serviço e não se aposenta. Continua pregado nas tetas do governo e tem na sua conta a contratação de um fantasma altamente remunerado Fernando Clayton Pessoa Aguiar, no Distrito Federal. Para que ele não se sentisse só, contratou-se um outro fantasma para ficar em São Paulo, Paulo Frederico Augusto de Oliveira Dias. Dr. Fred como é conhecido é indicação do respeitabilíssimo deputado Waldemar da Costa Neto. E o não menos respeitado senador Magno Malta enfiou lá seu irmão, Maurício Malta, como chefe de assessoria parlamentar de DNIT. Vê só. É um cargo típico para quem não quer trabalhar posto que não há nada para ser feito.

A SAÚDE E A HIGIENE.  


 


É comum ver-se profissionais da saúde, comendo churrasquinhos na esquina vestido com o seu pretendido impecável jaleco. Em São Paulo, a coisa é gritante. Até se criou uma lei  que só permite o uso de jalecos no restrito ambiente de trabalho. A lei foi aprovada em 8 de junho. Há 13 dias, o Jornal da Tarde saiu em campo para ver se alguma coisa havia mudado. Nada. Com a reportagem, os administradores promoveram palestras e distribuiram material. Mas o efeito continua sendo nenhum. Funcionários são vistos entrando nos bares, sentados em bancos de praça ou simplesmente passeando com os seus jalecos.  A população começa a reagir. Em torno do Hospital da Unifesp há cartazes recomendado:  “quer ser contaminado? Abrace alguém de jaleco”. E na internet há a campanha “Seja um médico limpinho”.

O QUE SE FAZ POR DINHEIRO.


Thylane Blondeau tem apenas 10 anos de idade e posa para a revista francesa Vogue  como uma mulher adulta. Isto assusta até a população francesa. A produção das fotos tem sido considerada, no mínimo, de mau gosto por muita gente. Roupas e poses insinuantes e maquiagem absurdamente carregada.  associações protetoras de crianças, populares e internautas abrem uma campanha com a qual pretendem responsabilizar judicialmente os pais da menina. A revista Vogue está colocada no centro da disfaz que nem é com campanha pela internet pretende responsabilizar judicial  os pais da menina. A Vogue está colocada no centro dessa discussão sobre a hiper-sexualização  de crianças no mundo da moda. Ela se defende dizendo que as fotos são naturais. E a mãe acha que o espantoso no trabalho da filha foi ela ter posado com jóias que valem 3 milhões de euros.

CURIOSIDADES



 
NERO E O INCÊNDIO DE ROMA: Por muitos anos se difundiu a imagem do Imperador Nero como incendiário de Roma. Aquilo teria sido um gesto seu na busca de inspiração pra compor  um poema sobre a tomada de Troia. Este incêndio foi um dos maiores sinistros da história por sua amplitude,duração e conseqüência. Após ele foi desencadeada a primeira perseguição aos cristãos. O incêndio começou na noite de 18 de julho de 64 nos  arredores do entreposto do Tibre, onde se estocava material inflamável,como óleo madeira e lã. Nero porém não estava em Roma naquela noite. Encontrava-se na sua residência em Antium (ou âncio) a 50 km da cidade. Mensageiros foram avisá-lo e ele retornou à Roma tomando as difíceis providências.  O fogo fez estrago por 10 dias. Cerca de 200mil romanos perderam suas casas e não se chegou a um numero de mortos. Ao que tudo indica foi a nobreza romana que propagou os rumores maledicentes. No ano seguinte, ela organizaria uma conspiração para matar o imperador.
Fonte Catherine Salles, historiadora – Leituras de História


 
ANA BOLENA. Ana Bolena era filha de Sir Tomás Bolena, lingüista respeitável e um dos diplomatas favoritos do rei Henrique VIII.  Foi educada nos Países Baixos e em 1522 entrou para o serviço da corte da rainha Catarina de Aragão, consorte do Rei Henrique VIII de quem sua irmã Maria Bolena era amante oficial. Ana foi afastada do palácio para voltar pouco depois. Começou a seduzir o rei. Aspirava o trono da Inglaterra. Henrique VIII também pretendia um novo casamento porque Catarina Aragão não lhe dava o filho varão que pretendia. Daí, Ana e Henrique se casaram secretamente. O Bispo Cranmer declarou o casamento válido e ela  foi coroada rainha. Mas o Papa Clemente VII não só o reprovou como também excomungou o rei. Contudo  Ana Bolena também não lhe deu o filho que ele buscava tanto. A relação foi se esfriando até que Joana Seymour, aia de Ana Bolena, subiu ao estatuto de amante. No milésimo dia de seu reinado Ana foi presa na Torre de Londres acusada de adultério com o próprio irmão. O parlamento a condenou à morte  por traição. Avisada da sua iminente execução, Ana Bolena comunicou ao rei que não aceitaria ser morta por um carrasco inglês, que utilizava o machado para a decaptição. Exigia a importação de um carrasco Frances, pois esses usavam a espada. Justificava sua exigência com o argumento de que  “uma rainha da Inglaterra não curva a cabeça para ninguém e em nenhuma situação” pois as execuções com espada eram feitas com a vitima ajoelhada mas com cabeça erguida. E assim foi.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

TUDO O QUE SEU MESTRE MANDAR... FAREMOS TODOS!





E assim se passaram os 15 anos de fundação do Movimento Ética na Política. Parece que foi ontem que eu vi o Zezinho com apitos e palavras de ordem, azucrinando uma sessão na Câmara Municipal. Ora fazendo um afago no prefeito, ora chutando as canelas de um vereador, veio tocando a vida, seguindo em frente. Tirante o Paiva, todos os outros foram exemplarmente castigados. Alguns até mais de uma vez. O Zezinho já tinha até tomado gosto por aquilo. Acordava de manhã e, antes do café, já escolhia o vereador em que devia bater. E, vereador, a gente sabe como é... sempre tem alguma coisinha. Se tem!  Mas agora com essa história de eles passarem todos para o lado do prefeito, o movimento perdeu o sentido. Então, inventaram um tal projeto “Pensar Volta Redonda”. Querem discutir o preço da passagem de ônibus, talvêz. Ou o número de vagas na rede municipal.  Mas o negócio é mais embaixo, como dizia a Maria Alcina. Contudo, aguardemos. Afinal, neste mundo acontece muita coisa.  Desde a PUC envolvida com os roubos no Ministério da Agricultura, até a Dilma Rousseff correndo a pauladas com os amigos do Lula no seu ministério. Quem diria? E, depois, o Zezinho, secretário do movimento ética,  que ninguém pensa em demitir,  escreveu quase um pedido de perdão para o blog do Giovani Miguez: “Boa tarde, vc já deu a sentença para o MEP... O MEP não pode mais uma vez se omitir... Vou repassar para meu Mestre e coordenador. Abraço, Zezinho”. Aí, quando li aquilo morri de pena do Zé. Francamente, eu pensei que tudo o que ele faz era coisa da cabeça dele. Mas ele tem um mestre. 

Ministro Wagner Rossi

Dilma precisa fazer o que vem fazendo. Não há projeto de governo que resista um ministério como o dos transportes.   Um ministério que, de fato, já não é do governo; fora doado de porteira fechada para o PR, que não é de cerimônias. Tomou conta do pedaço. E veio a explosão de custos de obras públicas. Tudo dentro de um script conhecido, porque não era de hoje. Lula, o engenheiro dessa aliança, anda preocupado com o abalo desse toma lá dá cá. Mas a coisa promete alastrar. Não vai ficar só aí, não. Chegou ao Ministério da Agricultura. Jucazinho, diretor financeiro da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) meteu a mão,  foi demitido mas caiu atirando. E, já derrubou um.  o secretário-executivo do ministério, Milton Ortolan. Tem mais gente só aguardando o atestado de óbito.  Muita gente. Jucazinho falou que aquilo lá é pior do que o Ministério dos Transportes. Se fosse igual já era um Deus nos acuda, imagina pior. Muito pior. Mas não foi só o Jucazinho que falou, não; a associação dos servidores da Conab já tinha alertado o Planalto por mais de uma vez. E a Casa Civil deixara a investigação por conta do próprio ministro da agricultura, alvo principal das denúncias.  Aí, os caras criaram asas. Quem menos corre, voa. Wagner Rossi, quando foi presidente da Conab, 2007, quadruplicou o número de assessores especiais, com salários de R$ 7,8 mil a R$ 10 mil. Daqui a pouco ele roda também.


Google-car

 
Há, mais ou menos um ano, circulam nos Estados Unidos, Califórnia, veículos automatizados criados pela Google. Eles são guiados por sensores. Um sensor colocado no teto cria mapas tridimensionais do espaço em volta  do carro. Um outro é fixado no pára-brisa e capta as luzes do tráfego de modo que o carro possa identificar outros automóveis, pedestres, ou qualquer obstáculo à sua frente, e assim  previnir possíveis choques. A Google procura infundir que esses carros são o meio mais seguro de transporte. A colisão com um desses carros, na semana passada, arranhou essa confiança. Adversários dessa tecnologia  reaqueceram o debate sobre essa alegada segurança. Pareceu até que há muito aguardavam ansiosamente por esse choque, por esse momento. Mas a direção da Google esvaziou a discussão informando que o carro acidentado não estava no piloto automático mas sim guiado por uma pessoa de carne e osso.




 
Está reunida, no Rio de Janeiro, uma delegação de 37 representantes estrangeiros para discutirem os avanços tecnológicos no tratamento dos raios. A  Icae 2011 – Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica – se dá, pela primeira vez em país do Hemisfério Sul. É um encontro que se dá de quatro em quatro anos desde 1954. Segundo  informações por ela coletada o Brasil é campeoníssimo mundial em queda de raios. São 50 milhões dessas descargas por ano, que ocorrem aqui. Acredita-se que isto se deva ao Brasil ser o maior país da região tropical do planeta. O clima quente dá  maiores condições dessas descargas. Apesar disto, nem sempre o Brasil teve uma atuação brilhante nesses trabalhos. Mas desde há uns  15  anos, a situação mudou de figura. O primeiro trabalho brasileiro foi apresentado em 1996, no Japão. Hoje, de todos países inscritos, o Brasil é o que apresenta o maior número de pesquisas no ramo. No encontro deste ano, o Brasil apresentará 77 trabalhos, seguido pelos Estados Unidos com 63 trabalhos.


CURIOSIDADES



A História está cheia de fraudadores e mentirosos. Nessa galeria, o nome de Victor Lustig é muito frequente. Trata-se de um vigarista austro-húngaro, nascido em janeiro de 1890. A conversa macia, o domínio de vários idiomas, a excelente cultura e um senso muito apurado para identificar incautos à longa distância eram seus predicados. E, ainda tinha a seu favor muita audácia e excelente equilíbrio. Passou para a História como o homem que vendeu a Torre Eifel. No período pós-guerra, a prefeitura de Paris passava por uma crise financeira. Relaxou com a manutenção da torre. O monumento ficou oxidado. Lustig se instalou na suíte mais elegante do Hotel de Crillon, em frente à Place de La Concorde, com uma ótima vista para a torre. Promoveu ali um encontro com os cinco mais importantes negociantes de sucata do país. E enquanto lhes eram servidos os canapés e as taças de champangne, e Lustig lhes propunha a aquisição da torre. As autoridades municipais desejavam vendê-la para sucata, dizia. Recebidos os envelopes das propostas, escolheu o mais fácil de ser enganado e disse que ele era o vencedor. Então, recebeu o dinheiro e, para melhor caracterizar a seriedade do assunto, pediu uma propina. E assim meteu uma boa grana no bolso.
Fonte - HISTORIA VIVA.




 
Os crânios de cristal são umas peças esculpidas em quartzo que foram encontradas em épocas diferentes, no Novo Mundo.  Possuem um peso médio de 5kg e medem de 13 a 18cm de comprimento. Segundo Frederick Albert Mitchell-Hedges (1882-1959), um cavador arqueológico, só uma delas é verdadeira – a que sua própria filha,  Anna Mitchel-Hedges, descobriu em 1920.   Estavam me Lubaatun, Sul do México, cidade maia. Somente 50 anos depois, Anna concordou em submetê-la a um restaurador para testes.  Este considerou a peça uma preciosidade. E, dadas as condições do tempo e local, só seria possivel a execução de uma obra daquelas com uns 300 anos de trabalho. Depois, outras dessas peças foram submetidas a testes semelhantes, em 1992. E a conclusão foi por  falsificações. Teriam sido fabricados na Alemanha entre 1867 e 1896 em cristal de rocha brasileiro. Todas elas eram originárias de um antiquário francês Eugene Boban-Divergé (1834-1908). A de Anna, concluiu-se, fora comprada também do marchand londrino  Sidney Burney, em 1945 e não em 1920. Essas falsificações teriam ocorrido pela grande demanda criada no comércio por objetos mexicanos pilhados no século XIX.  Foi tão grande sua repercussão em 2008, que diretor Stven Spielberg fez o filme Indiana Jones no reino da caveira de cristal, explorando o tema.
Fonte - Revista TRIP. 

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

QUANDO ESSA FESTA ACABAR... A NOSSA VAI COMEÇAR



Minha vizinha está por aqui com o Prefeito. "Como é que pode um governo desses e o homem andar por aí distribuindo sorrisos. Eu nem passo perto. Vai que um dia Deus castiga e o raio me atinge, também". E ela tem suas razões. Dizem que o castigo quando vem, vem a cavalo. Já vi muitos casos de coronel voltar bater continência para sargento. Mas o Neto não tá nem aí. Por isso, além dos sorrisos ele também distribui tapinhas nas costas do morador que encontra. Um sorriso acompanhado de um tapinha arrasta famílias inteiras. Uns cinco votos, por cada saudação. É a conta que ele faz. Votos às baciadas. Igual suposta porteira fechada dos idosos. Eis o homem e a sua fé. Daí, as tantas festas, juntando e espantando gente. Minha vizinha jura que viu moradores saindo às pressas dos prédios em que moram para irem dormir em hotel, talvez até em outra cidade. Algumas falavam ao celular: "Estou indo pra sua casa! Isto aqui está um inferno!" Eram os retirantes da Vila Santa Cecília, que ela via, ouvia e exconjurava. Saíam velhos abraçados aos seus travesseiros e enrolados nos seus cobertores e crianças com pijamas de bichinhos e pendurados em mamadeiras. Todos arrancados da cama para o carro. Fugiam do barulho. Em Volta Redonda, há vários desses pontos. Só na Vila Santa Cecília há dois deles. Por isso, veio em muito boa hora essa edição de sábado do Jornal aQui. Foi uma página inteira falando dos males dessa festa julina, na Vila Santa Cecília. Segundo o cirurgião dentista Luiz Ricardo Mendonça, morador do Edifício Gacemss. “Aquilo lá se tornou uma terra de ninguém, é som alto até o amanhecer”. É. A nossa festa só começa se a dele acabar. 



O senador Jucá não bota a mão em cumbuca. É macaco velho. Há 17 anos é líder do governo. Ficou 8 anos com FHC, 8 anos com Lula e está completando o primeiro com Dilma Rousseff. Sempre envolvido em corrupção. Até o seu irmãozinho caçula - Oscar Jucá Neto - o Jucazinho, já tá bem encaminhado nessa mesma trilha. Duas semanas depois de empossado vai o Jucazinho e, se aproveita da ausência do superintendente, Evangeraldo Moreira, para pagar 8 milhões de reais a uma empresa de armazenagem chamada Renascença, cujos donos são um vendedor de uma concencionária  e um pedreiro. São laranjas do senador. Só que o dinheiro sacado era para compra de alimentos. Aí, Wagner Rossi, ministro da agricultura, mediu uma ponta e outra da corda e concluiu que ele, ministro, era o mais forte. Deu no que deu. Demitiu o Jucazinho, que saiu atirando. Correu à Revista Veja e denunciou Rossi como chefe de um consórcio para desvio de dinheiro público. E disse que o PTB e o PMDB são condôminos naquela confraria. Tá certo que o Jucazinho não é nenhum primário. Em 2009, como assessor na Infraero, acabou demitido na primeira faxina que fizeram lá. Dois anos depois, ele ganhava, com a Tesouraria da Conab, a chave de um cofre com R$ 5 bilhões. Dois meses depois, era exonerado. Como dizia meu pai: Quem puxa aos seus, não puxa aos alheios.



A ciência confronta a morte. Dr. Frankstein vai se tornar fichinha. Este foi o raciocínio proposto por Robert Ettinger no seu manifesto de 1965 do movimento criônico, The Prospecto Immortality (A Perspectiva da Imortalidade). Pretendia o cientista a "ressurreição" dos mortos. Congelaria seus corpos para daqui a 50, 70 anos devolvê-los ao convívio social, irem ao supermercado e retirarem cartões de idosos. A evolução da ciência lhe permitiria isto. Até lá, os corpos ou mais específicamente os cérebros ficariam congelados como ursos hibernando. Seriam considerados  como vivos à espera de tratamento. Hoje, há cerca de cem desses pacientes nos EUA e outras organizações criônicas espalhadas nas Américas e na Europa. E a fila de americanos para futuros internados está virando o quarteirão. Mas os criônicos enfrentam também a descrença. Os governos os tratam com desprezo e ironia. E são inúmeros os questionamentos médicos. Este novo proposta está mexendo com o conceito da morte cerebral. Isto é, quando alguém está suficientemente morto para interromper o suporte à vida.





Coronel Fontenelle começou a se projetar na cidade do Rio de Janeiro. Foi um militar durão que deu jeito no trânsito da cidade. Dado a este sucesso foi levado para São Paulo pelo governador Abreu Sodré. Lá repetiu suas atitudes truculentas que já usara no Rio. Determinava aos seus homens que usassem facas e pregos para esvaziar os quatro pneus dos veículos estacionados irregularmente. Era assim até com vereadores, deputados, empresários. Não escapava ninguém. Sofreu uma grande pressão e não ficou nem dois meses no poder. Agora, o prefeito de Vilnius Arturas(Lituana), que passou por cima de um veículo que estava estacionado numa faixa para bicicletas. O prefeito levou ao extremo sua política contra motoristas que não respeitam as leis na cidade. Ele andava irritado com a quantidade de veículos estacionados ilegalemente sobre as faixas. Aí, não perdoou - esmagou um mercedes-benz S-Class.

CURIOSIDADES



Cristo Redentor, monumento localizado no Rio de Janeiro foi inaugurado em 12 de outubro de 1931. Foram cinco anos de construção. É o segundo maior monumento sacro do mundo. Sua construção foi sugerida em 1859 a Princesa Isabel, pelo padre Pedro Maria Boss. Mas somente em 1921 foi iniciada a sua construção em comemoração ao centenário da independência. Ainda hoje há quem acredite que o monumento foi uma doação da França. Mas, hoje, não resta nenhuma dúvida de que essa obra foi construída no Brasil e com doações de fiéis de todo o Brasil. O projeto é da autoria de Heitor da Silva Costa (1873-1947). Da França, vieram, apenas uma réplica de tamanho reduzido e modelos das mãos feitos por Landowski. Maria Izabel Noronha, bisneta de Heitor há um bom tempo vem tentando dar um jeito nessa história mal contada. Fez dois filmes sobre o tema “De braços abertos” (2008) e o curta-metragem “Christo Redemptor” (2005). Resultado de uma longa pesquisa, iniciada há mais de dez anos.
Fonte: Revista da Historia da Biblioteca Nacional




O Museu do Louvre, na França, consolidou seu acervo com as pilhagens proporcionadas pelas guerras napoleônicas. Mas em 22 de agosto de 1911 eles perderam uma das suas mais importantes peças por roubo, também. Só que não foram necessárias armas para tanto. Há cem anos, portanto. Vicenzo Peruggia (1881-1947) foi o célebre gatuno. Vicenzo era um fabricante de espelhos. Com isso, conseguiu roubar o quadro Mona Lisa sem nenhuma dificuldade. Foi numa segunda feira dia em que o museu não fica aberto para o público. Ele já prestara serviços ali e conhecia muito bem o museu. O quadro só foi recuperado dois anos depois, 12 de dezembro de 1913. Perugia foi condenado a um ano e quinze dias de prisão, mas conseguiu reduzir a pena. Peruggia, para a maioria dos italianos, é considerado um herói da arte nacional.