quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O EVANGELHO SEGUNDO BRASIL ATUAL




Hoje, a palavra Companheiro vale mais do que qualquer outro título. Mesmo universitário. Especialmente, no setor público. Portanto, caro leitor, se a sua aspiração é esta, veja lá como está dirigindo a sua formação. Há a porta estreita e a porta larga. Um amigo meu, um dia, quis ser funcionário público. Escolheu a porta larga – foi pedir uma carta de apresentação a um político. E, com efeito, a porta era larguíssima. A única coisa que ele sabia fazer era andar à toa. E, efetivamente, nisto ele era craque, um Ronaldinho da vagabundagem. Na verdade, ele até se metera nesses fast cursos profissionalizantes mas não deu em nada. Ele, definitivamente, não tinha vocação para o trabalho. Um dia, entretanto, meteram-lhe na cabeça que podia trabalhar sem trabalhar. Como assim? Quis saber. Ora, é só se tornar um CC (cargo de confiança). Foi justamente aí neste ponto que o deixamos,  linhas acima, indo atrás de um político. Pois bem, pediu a carta num dia e foi buscá-la no outro. Levou um susto quando lhe entregaram em vez da carta, um cartão. Tomou-o nas mãos e olhou o verso. Estava escrito apenas – “Companheiro”. Era a chave. Foi tiro e queda. Aquele negócio de volumosos currículos, hoje,  só serve mesmo é para quem quer ganhar pouco. E, submeter-se a concursos. E, ainda assim tem que dar muita sorte. Agora, com a palavra “companheiro”, conforme seja o tamanho do “c” a ausência ou presença do pingo no “i” o portador pode se tornar um CC1, CC2 ou CC3, ganhando, naturalmente, um mais do que o outro. Mas qualquer um deles muitíssimo mais do que qualquer funcionário de carreira.  Danielle Procópio, no Tablóide Fluminense, dá as provas que está mesmo assim. E diz que para o próximo concurso municipal é oferecido salário de R$ 932,00 para procurador da prefeitura.

Até parece mentira mas tudo indica que o Brasil vai levar um pito da Corte de Haia. Tudo por conta de um certo terrorista Cesare Batisti julgado e condenado na Itália por quatro assassinatos. Suplicy, o senador, esteve para lhe dar um cargo de assessor, Gushinken o levou para o seu apartamento. Não bastou para todos que tiveram que guardá-lo apenas no coração, até o Professor Chico Alencar do PSOL. Lula negou sua extradição, que passou para Dilma, que passou para o STF que atirou e fez o gol. Dizia a  Itália que aquele gol não valia e a regra era clara. Havia 22 anos que o Brasil assinara um tratado de extradição com a Itália. E, como se diz que o que vale é o que está escrito a Itália esperneou, esperneou e, agora, vai pedir o intervenção da Corte de Haia para o caso. E, dificilmente, o Brasil escapará da condenação. Evidentemente, qualquer que seja o julgamento não poderá alterar a decisão do Brasil. Mas condenado por Haia o Brasil estará prejudicando suas aspirações de uma cadeira permanente no Conselho da Onu.



Meu pai não metia a mão em cumbuca e nem dava bom dia a cavalo. Trouxera essa sabedoria lá do sertão alagoano, naquele tempo uma região tão afastada como Plutão. Cá nos grandes centros as pessoas são muito mais audaciosas. Em 1978, a URSS derrubou o governo afegão e invadiu suas terras, logo depois. Mas não esquentaram lugar. Os mujahedin (combatentes islâmicos) financiados, treinados e armados pelos americanos puseram os soviéticos para correr de volta pra casa. Aí, estabelecida a desordem, o taleban (grupo de estudantes) tomou a capital, prometendo ordem e justiça. Juntaram-se a Osama Bin Laden e prometeram o jihad global. Era 26 de novembro de 1996. Havia cinco anos que a URSS se dissolvera. Bin Laden proclamou: “Fizemos sangrar a Rússia e, agora, faremos sangrar os EUA”. Ninguém deu muita atenção, até o 11 de setembro que já deu livros, filmes, muitos tiros, bombas e mortes. Os Estados Unidos que tem armamento para destruir um continente em um dia, precisou de 10 anos para encontrar um magricela que andava apoiado num cajado. O conceito de jihad global, entretanto, não desapareceu junto com Bin Laden. Hoje, o Al Qaeda está muito maior, parece até que virou uma franquia. Está presente na Europa e no Norte da África também. Apesar da propaganda contra, Bin Laden está vencendo a guerra.




O Ministério da Saúde, talvez por falta de trabalho, quer, agora, promover a doença. A Medida Provisória 540, encaminhada ao congresso quer restabelecer o direito da prática do tabagismo em ambientes fechados – bares e restaurantes. Quer com o sacrifício da nossa saúde compensar a elevação do IPI sobre a fabricação de cigarros. Valemos menos, portanto. O Brasil é um dos signatários do acordo internacional de combate ao tabagismo no mundo pelo qual se proibia também a criação de fumódromos. A justificativa da proposta é o respeito à livre iniciativa à liberdade da escolha. Paula Hons, da Aliança Para Controle do Tabagismo no Brasil, diz que mesmo com áreas separadas não resolve o problema porque expõe os funcionários da casa ao fumo passivo.


CURIOSIDADES



Há interessantes observações sobre números. Uma dessas é a que se faz com o número 1089, a que alguns atribuem o nome de número mágico. Vejamos esta curiosidade. Tome um número qualquer de três algarismos, por exemplo 831. Agora escreva este número de trás para frente (138) e subtraia o maior do menor: 831 – 138 = 693. Agora, some o resultado obtido (693) com ele mesmo escrito ao contrário (396). Assim 693 + 396 = 1089. Este resultado se repete para qualquer número de três algarismos escolhidos.
Fonte: vocesabia.net





 
Não se sabe precisamente a data da invenção da bicicleta. Há registros muito antigos a esse respeito. Em 1966, monges italianos remexendo manuscritos de Leonardo da Vinci encontraram ali desenhos muito semelhantes as atuais bicicletas, feitos em 1490. Há num museu alemão um modelo da bicicleta de Kassler, que data de 1761. No entanto, sua origem é desconhecida posto que fora importada da França. Em 1790 foi inventado o celerífero (figura acima) , que alguns historiadores consideram o antepassado mais antigo da bicicleta. Não tinha pedais e o usuário a impulsionava com os pés no chão.  Foi Karl Friederich Von Drais quem adaptou uma direção ao celerífero. Os franceses Edouard e André Michelin lançaram o pneu desmontável. Inventaram um pneu que se enchia através de uma válvula e permitia a remoção e substituição no caso de dano. Sempre aperfeiçoada em 1895 foi introduzida a roda livre que permitia parar de tocar o pedal especialmente nas decidas.
Fonte: WWW.tudosobrerodas.pt

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A GUERRA DOS OUTDOORS



O Marechal Arthur da Costa e Silva não quis muita conversa com esse negócio de Liberdade de Imprensa. Falou logo assim: – “O que eu gosto mesmo é de elogio”. E, com esse quase coice, sintetizou o espírito republicano brasileiro. Hoje, os tempos e os governantes mudaram muito. Querem ser elogiados de ponta a ponta. Desde o auxiliar de gabinete até o pedinte nos degraus da igreja. Só a imprensa é pouco. O que não são elogios não lhes chega aos ouvidos ou não lhes toca o coração. Há dias, meses mesmo, só se fala em dengue pra tudo que é lado. Até a Dra. Suely Pinto, Secretária Municipal de Saúde, sabe disto. Não parece, mas sabe. O governador convocou todos os municípios fluminenses para se discutirem a formação de brigadas para enfrentar o mosquito. Cada secretário municipal levou o seu caderninho e a caneta.  Alguns levaram duas canetas - uma azul e a  outra vermelha para assinalar as coisas importantíssimas no meio de tantas coisas importantes. Mas, na volta para o lar, doce lar, a coisa é outra. Enfrentar a dengue é muito mais do que fincar outdors, botando a culpa no cidadão comum. Há que se criar salas de hidratação, contratar técnicos, adquirir equipamentos de combate ao mosquito - fora isto, é conversa pra boi dormir.  Em Volta Redonda, os maiores criadouros de mosquitos são os próprios municipais - Estão aí a Ilha São João, o Cemitério Municipal, o depósito de carros apreendidos no São Luís e o kartódromo.  Em Volta Redonda, o prefeito enfrenta a dengue com outdor. Parece até campanha eleitoral.

ESTE GOVERNO ESTÁ COM A CARA ESTRANHA.


Você acredita que mudou alguma coisa no Ministério de Turismo? A Dilma acha que sim e o Sarney acha que não. Eu, fico entre um e outro. Acho que mudou o nome mas não mudou a coisa. Afinal, um era Pedro e o outro é Gastão, que não se perca pelo nome. Mas também ambos são do PMDB, ambos são do Maranhão e ambos são da confraria de José Sarney. E, por mal dos pecados, nem um, nem outro entende nada de turismo. Mas isto não se conta, né verdade? Afinal, o que é que o ministro Mário Sérgio entende de pesca? Talvez tenha ido uma ou outra vez numa pescaria de quermesse... Mas isto ninguém teria coragem de apresentar como currículo num pleito de alto escalão.  Deixemos, entretanto, o Mário Sérgio que o nosso caso é outro. O que eu quero dizer mesmo é que o PMDB tirou o Pedro e colocou o Gastão. E o trocou, obviamente, para que não se trocasse nada. Feitos  os acordos, entre eles, mandaram a Dilma assinar a nomeação e pronto. O PMDB é donatário de imensas capitanias hereditárias neste governo. O que Gastão tinha contra si era ter denunciado que o mensalão partira do executivo que em vez de aproveitar a popularidade preferiu comprar votos... Mas isto também é outra história.

A GARGALHADA E O ANALGÉSICO,


Rir é o melhor remédio. Li isto na capa de uma revista de anedotas.  Agora, pesquisadores da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha se aproximam desse aforismo com dados científicos apurados. Eu pensava que a frase era apenas mais uma anedota.  Alguém, por certo, inventara aquilo para melhor o livrinho.  Pois bem, os pesquisadores concluíram que a gargalhada é um excelente analgésico. Eles tomaram alguns voluntários e lhes colocaram sobre o braço uma sacola de gelo medindo-lhes a tolerância. Em seguida, eles foram separados em dois grupos. Um dos quais assistiu uma comédia de 15 minutos e o outro um entendiante filme, por exemplo, sob golfinhos. Em seguida, foram de novo submetidos a mesma experiência e os que haviam dado boas gargalhadas tiveram maior tolerância à dor; os outros, pelo contrário, tiveram reduzida a essa sua capacidade. Robin Dunbar, um dos pesquisadores, acredita que uma boa gargalhada libera endorfina – uma substância química que atua como analgésico e gera certa euforia.

A LEI MARIA DA PENHA E O HOMEM


Maria da Penha

O desembargador Dorival Renato Pavan acatou um pedido, quando nada, inusitado. Um homem, lá no Mato Grosso do Sul, entrou na Justiça com um pedido de medida protetiva. Ele está em divorciando e, à medida que se aproxima do final, sua esposa fica mais feroz. Inicialmente, o marido até entrou com um pedido de separação de corpos. Cada um para o seu lado e as brigas continuaram. Não tinha lugar, nem hora. Era no trabalho, na rua... onde o encontrasse. A mulher sempre o agredindo, fazendo-lhe ameaças. Daí, o marido entrou com pedido da medida protetiva, que lhe foi concedida.   O juiz, apesar de não ter encontrado na lei nenhuma regra específica para o caso de resguardo de homens, deferiu o pedido. Ele  considerou que esta falta não era razão para o indeferimento do pleito. Tomou da Lei Maria da Penha pode atender o requerente. Agora, sua esposa está proibida de aproximar mais de 100m do ex. A cada vez que desrespeitar a determinação pagará uma multa de R$ 1000 e poderá ser presa.


CURIOSIDADES

O fim da Segunda Guerra Mundial é dado como 8 de maio de 1945. Mas, quando muito, pode-se ter esta data como fim do conflito europeu... Hitler teria se suicidado em 30 de abril daquele ano e Karl Donitz, o novo comandante do Terceiro Reich, entendeu logo que qualquer resistência seria inútil. Uma semana depois, assinava a rendição. Fora da Europa, entretanto, a guerra continuou por mais um tempo. O Japão não cessou suas hostilidades aos aliados, até que sobre ele fossem atiradas  as bombas de Hiroshima e Nagasaki, em 6 e 9 de agosto de 1945. A capitulação foi assinada em 2 de setembro. Aí, sim, a Segunda Guerra Mundial teve fim. Fonte : Aventuras na História



 
Caio Julio Cesar foi patrício, líder militar e imperador romano. Desempenhou significativo papel na transformação da República Romana para Império Romano. Conquistou a Gália, estendeu os domínios romanos até o Atlântico, tornou-se ditador vitalício e empreendeu reforma administrativa e econômicas em Roma. Algumas de suas frases ficaram para sempre. Uma delas é a que teria proferido no preciso momento em que era assassinado no senado. Diz-se que ele se defendera das estocadas até reconhecer, entre seus agressores, o seu próprio filho. E, então, dito “Tu quoque, Brute fili mi” (Até tu, Brutus, meu filho?). Entretanto, esta frase pode não ter sido proferida por ele. Ela foi popularizada nos tempos modernos por Shakeaspere e Schiller, entre outros. Fonte: Etimologia, Revista Língua Portuguesa

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

SE O ZEZINHO FOR LEVADO A JUÍZO



Zézinho fez da Ética um guarda-chuva providencial.  Yves Hublet, escritor curitibano, usou a bengala para exemplar José Dirceu. Muitas damas já usaram a sombrinha para afastar algum intruso. O guarda-chuva do Zezinho ele o leva para onde vai. E transita no meio das pessoas com a tranqüilidade de um vendedor de picolés. Outro dia, uma senhora até se assustou quando o Movimento Ética na Política apontou lá na esquina – o Zezinho e os seus seis seguidores. Todos vestidos com camiseta preta. Ela até entrou numa loja às pressas. Mas o balconista a tranqüilizou: “Não tenha medo! Eles são o grupo da ética.” Então, ela sorriu e falou assim: “Ah, já sei... eles só pegam vereadores, né?” O balconista concordou. Acho que é por isto que eles vão aumentar o número de vereadores para 21. Aguardemos. Pois bem, foi com essa folha de serviços que o Movimento Ética na Política saiu às ruas, no Dia da Pátria. Queria saber o que Volta Redonda pensa. E tinha um moço, cruzando os dedos maldizendo a última – soubera que o Luiz Henrique, chefe da guarda municipal, ia ser exonerado e estava inconsolável. E dizia – “Ele não pode sair, vai dificultar o Zoinho!” Havia também professores protestando e mais um grupo, Volta Redonda é Nossa, com uma pauta de indicações. Mas o Zezinho, metido naquele mafuá, só tinha olhos para o próprio umbigo. Ele não se compromete. E, depois, os jornais lhe abrirão as páginas e ele revelará as verdades previstas:: “São 30% os insatisfeitos com o horário de ônibus, 20% insatisfeitos com a poluição da CSN ,  99% de insatisfação com os vereadores e 120% de aprovação do governo Neto”. Aliás, acho que tem mais gente embaixo desse guarda-chuva.

MINISTRO LADRÃO DE GALINHA.  


Dilma Rousseff falou que não é refém da base e nem compactua com corrupção. Falou firme. Pareceu até estar dentro dos olhos da gente. Foi na TV. Todo mundo viu. Foi no Fantástico. Mas, uma semana depois, foi o próprio PMDB quem mandou embora mais um ministro corrupto – Pedro Novaes. Dilma só falou assim – “onde é que eu assino?” E de mãos pro céu pediu perdão pelo sacrifício do cordeiro.  Tanto corrupto aí dando sopa e mandar embora esse velhinho. A Polícia Federal, o Ministério Público e imprensa caçando corruptos graúdos com desvios de milhões e até bilhões pelos ministérios e esse velhinho cai porque usou a Câmara para pagar a empregada e o motorista da mulher. E o corrupto é tão fácil de ser descoberto... É só comparar o que ele ganha com o que ele junta. Nos últimos 9 anos, oito de Lula e um de Dilma R$ 2,3 bilhões que deveriam ir tratamento da saúde escorreram para a corrupção. E isto não é denúncia da Revista Veja; foi o próprio governo quem o disse. A corrupção vem de longe, claro! Mas a partir do governo Lula tornou-se dose para elefante. E o povo atendeu seu pedido votando em Dilma... No dia 20 haverá um comício no Rio de Janeiro. É contra a corrupção. É um bom teste para ver se o pessoal já acordou.

CADÊ A PROPRIEDADE QUE TAVA AQUI?






Comprar uma casa em praias brasileiras, hoje, é  quase como comprar um castelo de areia. O litoral brasileiro está mudando. Sua casa pode se afastar ou se aproximar do mar. Fiz uma rima. Uma não, duas. Mas não há nada de poético, nisto. Dos nossos 26 Estados, 17 são vítimas da erosão e progradação.  É coisa do homem? É coisa da Natureza? Discutem as autoridades enquanto gastam dinheiro com outra coisa. Apesar dos grandes prejuízos já alcançados, especialistas há que prevêem alterações ainda maiores para os próximos anos, porque entendem que são dois os fatores que proporcionam esse desastre:  a interferência do homem nos cursos dos rios (como o Prefeito Neto, em Volta Redonda), construções à beira mar e as mudanças provocadas pela própria natureza. O Neto não ta nem aí.

O BRASILEIRO E AS MIL E UMA UTILIDADES DA CUECA



Mais um brasileiro foi sucesso lá fora. Sucesso, não é bem o caso. Foi notícia. E, agora, vai ficar cheio de saudades do nosso feijão com torresmo. O fato dado e passado, no dia 25 de agosto, ainda frequenta alguns  jornais. Também, pudera! Simon Turola Borges, 30 é o Tal. Foi pego no aeroporto de Miami com a boca na botija, isto é, com cobras na cueca. É isto mesmo! Quando passou pelo scaner de corpo foi constatado algo a mais abaixo da sua linha de cintura. É que ele trazia dez filhotes de cobras e tartarugas distribuídos pelos bolsos e cueca, presos em meias-calças de nylon. Todos com semanas de idade. Confessou-se contrabandista de animais silvestres. Este tráfego  é proibido por convenções internacionais. Foi multado em 400 dólares e condenado a 2 anos de liberdade constitucional. Passados os quais será devolvido ao lar, doce lar do Brasil. 

CURIOSIDADES 



James Dewer (1842-1923), físico-químico  inglês é o inventor da garrafa térmica. Ele trabalhou por 25 anos em pesquisas com espectrocospia. Desenvolveu uma fórmula para benzeno e efetuou por mais de 25 anos, pesquisas em espectroscopia. Em 1891 descobriu o processo de obtenção do oxigênio líquido em grandes quantidades. Para melhor conduzir o estudo desses fenômenos a baixa temperatura concebeu um recipiente que dificultava a troca de calor com o meio ambiente. Com ele conduziria os gases liquefeitos. Daí, nasceu a garrafa térmica. Dewer, entretanto, nunca patenteou sua invenção. Ela foi, isto sim, patenteada por um fabricante de vidros, Reinhold Burger, em 1903,  que lhe diminuiu tamanho original deixando-a na forma que conhecemos hoje, no uso doméstico. Entretanto, enfrentando dificuldades para comercializar o produto vendeu os direitos para American Thermos Bottle Company . Fonte: http://www.dw-world.de/dw/article/0,,983551,00.html e Wikipedia


O PAPA FORMOSO


.
Formoso foi papa de 891 a 896. Seu pontificado participou ativamente na luta de Roma pela supremacia política na Itália.  Desde 864, portanto, 27 anos antes de ser papa, o clérigo  vinha se destacando pela sua atuação política e habilidade diplomática. Sobretudo na questão carolíngea (872-875), quando fez acontecer a coroação de Carlos, o Calvo, como rei da França.  Também não esteve livre dos seus percalços.  Foi apontado como conspirador contra Roma e até excomungado pela própria Igreja Católica. Mas recuperou-se e chegou a papa em 891. Cinco anos depois morreria, sem que toda igreja tivesse engolido a absolvição que lhe fora dada. Seu sucessor, Bonifácio VI, convocou pois um tribunal para julgá-lo novamente, mas ele próprio morreria 15 dias depois. Quem conduziu o julgamento foi então seu sucessor, Estêvão VII. Mandou, então que se exumasse o cadável do Papa Formoso, já com 8 meses de enterrado. Vestiu-lhe os trajes pontifícios, sentou-o na cadeira papal e procedeu o julgamento que tinha que ser feito de corpo presente. Formoso, evidentemente, não pode se defender das acusações. Foi condenado. Arrancaram-lhe as vestes, amputaram-lhe os dedos da mão direita com que tinha distribuído bênçãos e assinado bulas, arrastaram seu corpo nu pelas ruas e o jogaram dentro do rio Tibre.  Estávamos em 897.
Fontes: Tu és Pedro – Georges Suffert; e do site
 http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/papas-catolicos/formoso.php


Por que a PF não busca quem matou Celso Daniel
José Nêumanne - O Estado de S.Paulo
No sábado passado, enquanto o mundo inteiro se preparava para prantear as quase 3 mil vítimas do terrorismo fundamentalista em Nova York, outra efeméride fúnebre passou em brancas nuvens pelos céus deste nosso Brasil varonil. Os dez anos da execução do então prefeito de Campinas, Antônio da Costa Santos, não foram lembrados com a indignação com que deveriam tê-lo sido, neste momento em que até a presidente Dilma Rousseff definiu como "positiva" (a seu assessor palaciano Gilberto Carvalho) a mobilização popular contra a corrupção, no Dia da Pátria. A omissão passou a ser mais uma evidência acumulada de que os antigos romanos tinham razões de sobra para constatar que sic transit gloria mundi (assim passa a glória mundana).
Afinal, a vítima não era um anônimo qualquer. O compositor e intérprete de sucessos musicais Chico César, seu amigo pessoal e testemunha de muitos dos comícios e outras manifestações de apreço dos campineiros, garante nunca ter visto amor tão genuíno como o que estes demonstravam explicitamente pelo líder, baleado na noite de 10 de setembro de 2001 quando manobrava à saída do estacionamento de um shopping center. A cidade que ele administrava não é propriamente um vilarejo insignificante, o que poderia justificar a lápide fria que foi posta não apenas sobre seu corpo, mas também sobre a obra de um dirigente político que denunciou, com coragem, o banditismo em suas mais diversas formas, entre as quais as da política e da governança pública. É possível até argumentar que seus assassinos se beneficiaram do fato de a execução ter ocorrido justamente na véspera dos atentados contra as torres do World Trade Center. Mas mesmo essa desculpa é pálida, para não dizer amarela, como definia minha avó Nanita, que pontificava do alto de sua vetusta sabedoria doméstica: "Desculpa de cego é feira ruim e saco furado".
O certo é que só o acaso não justificaria ou, em última instância, perdoaria o silêncio de cemitérios que se impôs sobre o assassínio do líder que teria acrescido ao apelido familiar Toninho a expressão "do PT" para não ficar dúvida quanto ao partido a que pertencia o mártir na luta contra o crime. Nem para deixar que os dez anos de negaças e incúria das autoridades públicas os despejem no oblívio.
Toninho 13, assim conhecido por causa do número de suas postulações a cargos no Executivo municipal de sua cidade, não era decerto um militante apreciado e totalmente aprovado pelo comando do partido, como o era outra vítima de morte dada como acidental, nunca devidamente esclarecida, Celso Daniel. O campineiro chegou a ser demitido da Secretaria de Obras de Jacó Bittar, amigo do padim Lula e pai dos sócios do filho do profeta de Garanhuns, a exemplo do que também ocorreu com o ex-guerrilheiro Paulo de Tarso Venceslau, que não chegou a ser morto pelas denúncias que fez, mas sobreviveu a dois atentados na Rodovia do Trabalhador. E não escapou do expurgo partidário por insistir em não compactuar com a omissão cúmplice da direção partidária.
Quando Celso Daniel foi baleado, quatro meses depois de Toninho, tinha saído da prefeitura de Santo André para coordenar o programa presidencial na campanha, que terminaria vitoriosa, de Luiz Inácio Lula da Silva. Com sua morte, o posto foi ocupado por Antônio Palocci, abatido dos mais altos postos da Esplanada dos Ministérios não por balas de pistoleiros, mas por acusações de agressões à ética que iam desde a invasão do sigilo bancário de um pobre caseiro até a multiplicação do patrimônio pessoal sem renda que a justificasse. Só por aí já dá para imaginar o destino glorioso que poderia ter tido o moço do ABC, se não houvesse morrido.
De qualquer maneira, há semelhanças entre as vítimas. O amado e corajoso líder campineiro denunciara grupos poderosos de corruptos públicos e privados na comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investigava o narcotráfico. E o preparado quadro de Santo André também protagonizava um escândalo em que o produto da propina, segundo dois irmãos dele, fora transportado em malas entregues ao mesmo Gilberto Carvalho que acabou de ouvir Dilma elogiar as manifestações contra o esbulho, tendo como destinatário o então presidente nacional petista, José Dirceu. Todos os personagens dos casos citados, é claro, negam envolvimento e este último tem negado muito mais, de vez que é acusado de chefiar um bando organizado que movimentava recursos públicos e privados na compra de apoio parlamentar.
A Polícia Civil, chefiada por adversários do PT no poder no Estado de São Paulo, logo incriminou o sequestrador Andinho, dado como o matador de Toninho. Da mesma forma, concluiu que um menor teria acertado a testa de Daniel a oito metros de distância no escuro da madrugada numa mata em Itapecerica da Serra. Em ambos os casos, o comando petista não discutiu a conclusão dos subordinados de tucanos e contestou familiares dos mortos, indignados com as óbvias falhas nas investigações.
Há pouco tempo, um júri popular começou a condenar alguns participantes da execução do prefeito sequestrado. A promessa feita por Lula, candidato no palanque, em Campinas, em 2002, de mandar a Polícia Federal (PF) investigar o assassinato do prefeito baleado na direção do carro nunca foi cumprida. Márcio Thomaz Bastos, indicado para assessorar juridicamente a família do morto, Tarso Genro, Luiz Paulo Barreto e José Eduardo Martins Cardoso, no comando da pasta à qual está subordinada a PF, não moveram uma palha para cumprir essa vã promessa de seu líder supremo.
O mínimo que se pode questionar neste décimo aniversário da execução de Toninho do PT é por que nunca ninguém das cúpulas petista e federal se interessou em saber se tem razão a polícia paulista, que acusa Andinho, ou o sequestrador, que sempre negou a autoria do crime.

NOTA: O artigo acima é do jornalista JOSE NEUMANNE PINTO  e foi publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO. José Neumanne é autor do livro O QUE SEI DE LULA, que já se encontra nas melhores casas do ramo

sábado, 10 de setembro de 2011

SEMANA DA PATRIA

  JOVENS SE MOVIMENTAM EM VOLTA REDONDA
Letícia e Jenifer, duas integrantes do movimento
Volta Redonda é Nossa
No palanque oficial, Dilma, sentindo-se incomodada, cochichou ao seu ajudante de ordens – “Que batalhão é aquele que vem marchando na pista errada? Pensei que tudo estivesse muito bem organizado.” E o ajudante, prestativo e atento como um cão de guarda: “É o bloco da faxina, Presidenta...”. Eles falam presidenta. Dilma, fingiu um pigarro e falou: "Era só o que faltava... tanta gente vendo a festa e eles insinuando que há sujeira a varrer" À meia distância o distintíssimo casal de ministros Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann olhavam apreensivos. Dilma fez-lhes um sinal de positivo com o polegar erguido. Sarney fingiu que o aceno era para ele e agradeceu com um sorriso. Ele é alérgico à faxina. A poeira que se alevanta faz muito mal a ele, à filha, ao sobrinho, aos netos... enfim à família toda. Mas os que protestavam não queriam nem saber – pediam uma faxina ampla, geral e irrestrita. Cá em Volta Redonda, um grupo de jovens preparou sua lista de reivindicações para um protesto no dia da pátria. No palanque, o Prefeito  Neto pedia notícias do protesto. A resposta era a de que havia apenas um grupo de gatos pingados. De fato, eram poucos. Poucos mesmo. Mas não eram insignificantes. Numa cidade em que a centenas de ações contra o Prefeito no MP e não provocam absolutamente nada; numa cidade onde a câmara municipal vive de joelhos, um jovem que fosse levantar sua voz em praça pública para dizer que o rei está nu é um avanço. Da minha parte, comprei uma caixa de fogos. Minha mulher me perguntou – “Tem jogo, hoje?” Eu disse: “Não. Mas tem eleição no ano que vem.. “

NO AEROPORTO DE SÃO DONATO QUEM VOA É O DINHEIRO


Vocês podem não acreditar, mas lá em São Raimundo Nonato, interior do Piauí, a 543 km da capital também tem ladrão. Parece praga, gente! E ladrão desses baitas que a gente pensa que só existem na Capital. Há 9 anos inventaram de construir um aeroporto, lá. Niede Guidon, arqueóloga franco-brasileira, é sua  entusiasta. O Parque Nacional da Capivara, lá em São Raimundo Nonato, é dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo. São mais de 1000 cavernas com pinturas rupestres de até 40 000anos. E já é reconhecido como patrimônio da humanidade pela UNESCO. Tem, enfim, um grande potencial científico e turístico,  Os argumentos de Niede entusiasmam os interessados em História e sobretudo os absolutamente desinteressados dela, e só  pensam em roubar. A obra foi orçada em R$ 20 milhões. Já se consumiu R$ 25 e o aeroporto ainda é um monte de tijolos e ferros enferrujados.  Dilma disse que aqui não é a Roma Antiga. A Copa do Mundo vem aí e pretende-se, com ela, um espetáculo espetaculoso. A “canarinho” venceu  por 1 a 0  dez homens de Gana. A lotação do estádio era 20 mil, mas sobraram ingressos na bilheteria. A Globo atingiu 16 pontos no IBOPE, bem abaixo do que consegue com os seus enlatados. Chovem denúncias de corrupção contra dirigentes da FIFA e CBF. Dilma vai investir nesse sumidouro e criar um novo imposto para a saúde, que ficou para segundo plano. Ave, Caesar!

KADAFI, O IRMÃO ADOTIVO DE LULA




Ninguém sabe em que buraco Muamar Kadafi se meteu. Enquanto não o encontram os rebeldes procuram os mercenários como quem caça ratazanas. São vizinhos da Líbia que nada tinham a ver com a briga mas resolveram fazer um bico matando rebeldes.  O quartel general de Kadafi está com os intestinos expostos. Ali, se descobre tudo o que o alimentava – uma tirania de 42 anos convivendo amistosamente com democracias centenárias. A CIA (EUA), o MI-6 (Inglaterra) e Kadafi amigos e solidários como membros de uma mesma família. Mas, honra seja feita, só Lula teve a coragem de chamá-lo de irmão. E, por quatro vezes.  Senhor, Senhor, não os perdoai; eles sabem o que fazem. Por oito vezes o tirano colocou seus torturadores a serviço dos americanos. Os Estados Unidos prendia suspeitos de terrorismo e os entregava à Libia. Kadafi sabia muito bem o que fazer com eles.  Em um fax de 2004, a agência americana informava cheia de júbilo que estava pertinho de capturar e entregar-lhe Belhadj – Abdul Hakin Belhadi – comandante militar dos rebeldes líbios. E, efetivamente, o capturou e o entregou logo depois. Os EUA são  assim. Internamente, defendem as liberdades públicas, externamente, sai de baixo. E não é de hoje. Atribui-se a Franklin Delano Roosevelt a criação desta sentença lapidar sobre o ditador nicaragüense, Anastasio Somosa: “Ele é um fdp mas é nosso fdp”. Foi com essa prestimosa ajuda que se derrubou Allende e se conduziu Pinochet ao poder, no Chile. A diferença de Pinochet para Kadafi é que Pinochet não falava árabe.

VOLTA REDONDA ESTÁ ATRASADA

Estão proibidos os rodeios em Araquara, São Paulo. A câmara municipal aprovou e o prefeito sancionou. Não é o primeiro município paulista que o proíbe - Sorocaba, Guarulhos, Jundiaí e Mogi das Cruzes o anteciparam. E outras cidades estão a caminho. Os rodeios são um ato de crueldade contra os animais, submetidos a grandes castigos para divertimento da patuléia e da alta-roda. Às vezes, os animais se machucam e são logo sacrificados. Para Leandro Ferro, fundador e secretário-geral do movimento Odeio Rodeio, o que dificulta essa  luta é que as prefeituras são beneficiadas com os rodeios. E os prefeitos vão juntos. E vão cervejarias, criadores de bois,  cantores sertanejos e políticos vendendo os seus peixes. O vereador João Farias lutou um ano para ver seu projeto transformado em lei. Até que o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) decidiu apoiar o projeto. Em Volta Redonda, o movimento é incipiente ainda. Mas a sua tendência é vingar. Sobretudo pela ameaça de o Prefeito não ser reeleito. Ele não vai querer continuar perdendo votos. Fonte : Revista Carta Capital

O EX-MENINO POBRE



Aderbal Nogueira é um empresário bem sucedido, no Brasil. Filho de doméstica, vendedor de picolés aos dez anos de idade e hoje é presidente de uma empresa de restaurantes corporativos - 4000 empregados. Trabalhou, desde criança, para ajudar a família. Sua mãe e seu padastro tiveram o cuidado de colocá-lo com os irmãos, na escola e exigir que estudassem. Ele estudava de manhã e vendia picolés à tarde. Seu padastro ficou desempregado e voltaram para a Bahia. Não deu certo. Voltaram, de novo, para São Paulo. E assim, sempre trabalhando e estudando, conseguiu se formar em contabilidade na Unip (Universidade Paulista). Há 18 anos, foi para a Nutrin, em Americana, São Paulo. E há três anos é seu presidente.  Fonte: UOL NotíciaS

CURIOSIDADES




Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça (1774-1823) ficou conhecido como Hipólito da Costa, o fundador do primeiro jornal do Brasil. Nasceu na Colonia do Sacramento, fez os primeiros estudos em Porto Alegre e os concluiu em Portugal. Viveu nos Estados Unidos por dois anos, onde conheceu a maçonaria que mudou sua vida. Por ela,  ele enfrentou o tribunal do Santo Ofício de onde saiu condenado à prisão. Depois de dois anos, fugiu. Por fim, se estabeleceu em Londres onde criou e manteve o jornal Correio Braziliense ou Armazém Literário, por seguidos 15 anos  (1808-1823) com 29 volumes editados. Estava ali sua tribuna, onde defendia suas idéias liberais – emancipação colonial e independência colonial. O jornal entrava clandestinamente no Brasil e atingiu inicialmente uma média de 500 leitores. Teve, entre seus principais adversários Bernardo José de Abrantes e Castro, conde de Funchal, embaixador de Portugal em Londres. Fonte Revista de História da Biblioteca Nacional.

Em 1191, no sudoeste da Inglaterra, alguns monges de Glastonbury encontraram umas tumbas. E, também ali, encontraram  uma cruz de chumbo e inscrições mencionando o Rei Artur e, inclusive, a lendária espada excalibur. Ricardo Coração de Leão, Rei Inglês na época, tomou para si todos esses achados como herdeiro do rei Artur passados já 600 anos. Esses fatos nunca foram comprovados e mesmo a espada permaneceu perdida. Artur aparece,  nas fontes mais antigas como um defensor da ilha Bretanha (hoje, Inglaterra, Escócia e País de Gales) contra os saxões, como eram chamados os germânicos. Suas aventuras narradas por poetas, historiadores e romancistas não possuem comprovação histórica. Várias campanhas exploratórias se sucederam em busca de algum vestígio e os historiadores modernos contestam mesmo a existencia do próprio rei. 

terça-feira, 6 de setembro de 2011



Sinceramente, se eu fosse autoridade mandava, logo, essa Márcia desemperrar as duas escolas municipais que, por conta de umas telhas quebradas e de um bueiro entupido, não recebem mais alunos. Se não fosse a piedade cristã dos padres, meu Deus o que seria desses meninos? Mas  foram sim acudidos em duas igrejas. E vieram ficando, ficando, ficando... Em breve estarão formando a primeira turma dentro da igreja. Agora, se se botasse esse problema na mão da Márcia seria outra coisa! Ela gosta das coisas arrumadas. Arrumadinhas mesmo. Não tem miséria. Inda mais com o dinheiro sendo nosso. Iam sobrar telhas. Márcia, eu digo logo, é  funcionária do SAAE-VR. E digo também que ela não tem nada a ver com o SAAE a não ser o salário mensal, as gratificações e o dinheiro pras estadias que recebe e a cadeira onde, às vezes, até se senta.  Tudo para promover festas. Ela é autora das festas julina e do Natal. Agora mesmo viajou pra Gramado, Rio Grande do Sul. Quer repetir em Volta Redonda, a mesma festa que há por lá. Ou melhor ainda. Ela tem muito gosto e dinheiro à vontade. Precisa ver a casinha onde ela morava como está bonita. Um mimo. Mas isto é outro caso. Sei que ela gasta tudo. Não sobra nem para as telhas da escola. Não sei o que eles fazem com o troco. O Neto mirado em si mesmo só vê o próprio umbigo. Fazer o quê? O prefeito de Teresópolis, com muito mais, fez muito menos.

NA CASA DE NOCA



O PT se reuniu. Ia fazer o dever de casa. Discutir, basicamente,  questões partidárias. Sorridentes, Dilma, Lula e José Dirceu posaram para posteridade. Tudo bem entre nós. Somos como irmãos. Tudo bem na Casa de Noca. Mas, na Hora H, tiveram uma recaída. Voltaram ao xingamento. A turma estava mesmo ressabiada por conta de umas denúncias de corrupção no governo. Dilma até trocara a caneta pela vassoura e ensaiara uma faxina.  Mulher todo mundo sabe como é - quando é para limpar não fica um grãozinho de poeira. Uma faxina incomoda muita gente, duas faxinas incomodam muito mais. Mas não veio a segunda delas. Agora, mesmo assim uma  faxina meia-boca deu para assustar. O PT preventiva e desnecessariamente botou uma trava na limpeza. E aproveitou fez um desagravo ao José Dirceu e ameaças de censura à imprensa. E, assim, se vai distanciando do povo. Está marcado pela internet um protesto contra a corrupção, para o dia da independência. O movimento será em todo território nacional. Em São Paulo, há cinco manifestações agendadas; no Rio, haverá pelo menos quatro frentes... E, por aí vai. Em Volta Redonda... pobre Volta Redonda. Haverá um movimento para que os bares possam colocar cadeiras e mesas nas calçadas.

CARNE SINTETICA ARTIFICIAL

A população cresce e cresce também a preocupação com a alimentação humana. O consumo de carne é crescente e o aumento de rebanhos está se tornando inviável. A saída tem sido buscada em laboratórios. Mark Post, líder de uma equipe de pesquisadores da Universidade de Maastricht (Holanda) desenvolve um desses processos.  Já obteve  músculo in vitro a partir de células de porco alimentadas com soro fetal de cavalo. A criação ainda não está perfeita. A carne obtida apresentou-se pálida porque não tem sangue. Mas, estimam os pesquisadores, mais uns seis meses todos os problemas estarão resolvidos. Estímulos não faltam.  O PETA (People for The Etical Treatment of animals - http://www.peta.org/ - organização dos direitos dos animais) ofereceu US$ 1 milhão para o primeiro que conseguir produzir carne sintética comercialmente.

NOS CONSULTORIOS E CLÍNICAS




Longas esperas em consultórios médicos ou clínicas não são nenhuma novidade. A tendência é a de não ficarem apenas no aborrecimento. Nos Estados Unidos os pacientes já estão reagindo. Estão mandando a conta do tempo então perdido para os médicos. Foi assim com a consultora Cherie Kerr, 67 anos. Aguardou seu oftalmologista por mais de 45 minutos. Não teve dúvida, cobrou-lhe US$ 150, pelo atraso. E o médico abateu prontamente aquela quantia na conta que lhe era devida.  Lá esse problema tem despertado muita discussão. Foi até criado um site, Med WaitTime, que permite ao paciente conferir, pela internet se o médico cumpre os horários tratados. No Brasil, Hugo Campos, membro da Sociedade de Medicina Participativa, órgão internacional de orientação a pacientes, diz que é importante o paciente exigir que o  atendimento seja feito na hora marcada. O cirurgião plástico Alan Landecker, em São Paulo, não cobra consulta quando o atraso supera uma hora.  Esta também é a orientação de Vinícius de Abreu consultor jurídico da ONG especializada em direitos do consumidor.

CURIOSIDADES.


Juscelino Kubistscheck foi Presidente do Brasil de 1956 a 1961. Ficou conhecido pela sua jovialidade, simpatia. Era um galanteador, seresteiro e excelente pé de valsa. Essas eram também suas ferramentas políticas. Quando a capital federal ainda era no Rio de Janeiro, ele enfrentou uma violenta manifestação popular contra o aumento no transporte público. A UNE com seus ruidosos membros estava lá.  JK buscou o líder dos estudantes, Carlos Veloso de Oliveira e o fez entrar em seu gabinete e sentar-se na sua cadeira de presidente para que o moço tivesse o ponto de vista de quem governa o país. E, em seguida, JK falou: “Carlos, me ajude a salvar o regimel”. No fim da conversa, Carlos estava inteiramente ao seu lado e constribuiu para que a manifestação se encerrasse. 




O papel moeda teve seu início seguramente na Idade Média. Sua criação, talvez, tenha se originado da preocupação dos comerciantes que se viam obrigados a carregar seu ouro quando viajassem a negócios. Assim, depositavam seu ouro em algum lugar e levavam o recibo com que executava suas operações comerciais. Era a moeda corrente na época. Comerciar com o ouro em espécie era um processo demorado que tinha mesmo que ser modificado. Era preciso avaliar-lhe o teor, a sua densidade... O bilhete facilitou. Avalia-se que esse costume originou-se na Itália nos séculos de 12 a 15. As primeiras cédulas de dinheiro da Europa foram emitidas na Suécia, em 1661. No Brasil, o primeiro papel moeda circulou oficialmente em 1771. Portanto, 100 anos depois. Atualmente a Casa da Moeda do Brasil é o órgão que produz as cédulas do Real.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

NA VOZ DO VEREADOR A FALA DO PREFEITO

Votaria de bom gosto na América Tereza se fosse para vereadora em Barra do Piraí. Assim, teríamos mais uma voz a bradar contra a má administração em Volta Redonda. Ela é assim mesmo. Gosta de brigar de longe. De lá, ela estaria xingando o Neto de “seu isso! Seu aquilo”, conforme fez contra o Prefeito barrense Anchite, cá de longe. Querem trazer os votinhos da Califórnia pra cá. Também, convenhamos, que perigo Anchite  oferece para ela? Nenhum. Não pode sequer negar-lhe uma ou duas vaguinhas de servente, que é uma costumeira moeda de troca nessas relações. Como se diz, uma mão lava a outra. É com esses favores que os políticos fazem valer o seu mandato e eleitores se valorizam.  Agora, se a Tereza faz isto contra o Neto... Bau-bau. Ela nem é louca! Nem o Conrado, nem a Neusa Jordão, nem o Neném... O Neném, então... Ai, meu Deus do céu! Nenhum levanta a mão contra ele, nem a voz.  E olha que problemas  aqui não faltam. São tantos que mesmo eu, temente a Deus, ao Diabo e aos políticos, às vezes, tenho que gritar. Mas só grito mesmo nos casos de muitíssima necessidade. E, Deus que me perdoe, a coisa anda feia por aqui.   A ETA do Belmonte opera no limite da sua capacidade. Ou além dela. O recolhimento do lixo está pela hora da morte. Nem o vereador Junior que é manso feito um colibri, agüenta mais. Esses dias ele quis criar uma comissão para investigar a Locanty, a empreiteira do lixo.  E, temos escolas fechadas para pequenas reformas há mais de dois anos. Este é o caso do Tradicional Recanto Infantil, no Retiro. Os alunos foram todos transferidos para a Igreja São Francisco. Para lá foram levadas suas cadeiras, seus brinquedos, seu material. Este também é o caso dos alunos da Escola Municipal Condado do Ipê, no Roma II, que teve o telhado avariado por uma chuva pesada. Enquanto trocavam uma ou outra das suas telha, seus alunos eram levados para a Igreja São Paulo Apóstolo, no afastado bairro do Siderópolis. E a Tereza brigando de ficar rouca contra o  prefeito de Barra do Piraí, frente a frente com o prefeito de Volta Redonda.  

OS MENINOS DO JOSÉ DIRCEU

José Dirceu tem os seus mistérios. Não muda. Exteriormente, talvez. Uma vez adotou sua identidade de Clark Kent. Fugiu para Cuba e voltou com outro nariz, outros olhos e outra boca. Cirurgiões cubanos teriam feito a transformação. Mudou de domicílio também. Foi pro Paraná, tornando-se conhecido como João Caroço. Os tempos passaram, ele readquiriu a cara antiga e, chegou à Casa Civil no governo Lula até que o Deputado Roberto Jefferson o enxotasse de lá. Saiu esmagado pelo peso do mensalão, da formação de quadrilha, etc. Isto que se pensava seu fim seria , apenas, um recomeço. Olha ele, de novo, lá em Brasília dando ordens. Instalou, num quarto de hotel o seu banker e  uma concorridíssima fila de correligionários e, até, adversários se forma a sua porta. Querem beijar-lhe a mão. A turma não quer nem saber de nada. Abandona o serviço e vai lá beijar-lhe a mão. E o cordão só aumenta. No dia 8 de junho, esteve lá o ministro do desenvolvimento Fernando Pimentel, um noviço no bloco. Durante a campanha presidencial ele pedia a Dilma que se afastasse, o mais que pudesse de José Dirceu. Sonhava com a Casa Civil. Mas, por envolvimentos em fraudes, dossiês e espionagem mereceu um ministério menor. Aborreceu-se e caiu nos braços do Zé. Tres senadores também o procuram por contrariedades - Delcídio Amaral, Walter Pinheiro e Lindberg Faria. Cada um com seus desejos. E, por não vê-los satisfeitos, recusaram-se a assinar uma nota do PT em solidariedade ao Pallocci. O  Lindberg estava revoltadíssimo porque até aquele dia não tinha sido recebido pelo ministro.




MAIS DIAMANTE DO QUE TERRA


Lá, nos confins da nossa galáxia, está um planeta inteirinho de diamante. Ou quase inteiro. É o que publica Science. Um trabalho de pesquisadores da Universidade Swinburne, Austrália, liderados pelo professor Mtthey Bailes. O planeta é composto basicamente por carbono e oxigênio e é cinco vezes maior do que a Terra. A condição de estar sobre uma alta pressão é que produz tanto diamante. Este é o mais denso de todos os planetas conhecidos. As pesquisas se aprofundam agora com uso de telescópios da Grã-Bretanha e dos EUA. São  4000 anos luz que nos separam dessa fortuna. As medições feitas levaram a concluir que lá nesse planeta o ano em a duração de 138minutos. Nem tudo é fortuna.

O PASTEL DA MARIA



Maria, na verdade, não se chama Maria mas, sim, Kuniko Kohakura Yonaha. Chegou ao Brasil na década de 60, com uma mão na frente e outra atrás. Mas nesses últimos cinquenta anos só fez crescer. Hoje, é uma próspera empresária. Emprestou seu nome para o seu produto - Pastel da Maria. Recebeu duas vezes a premiação de melhor do ano pela Prefeitura de São Paulo. Na primeira premiação, ela teve que se reestruturar para atender a nova demanda. Alugou novos espaços e aumentou a  produção. Agora, nesta segunda vez, ela buscou socorro na Fábrica 3, especializada na expansão de negócios por meio de franquias. Ágil e detalhista, ela hoje comanda seis pontos de venda - duas lojas convencionais e quatro barracas na feira. Agora, pretende conceder franquias e atingir o número de 200 lojas até o meado do ano que vem.


CURIOSIDADES




Bismarck foi um poderosíssimo couraçado alemão operado na Segunda Guerra Mundial. Recebeu este nome em homenagem a Otto von Bismarck. Foi com esta embarcação que os alemães mandaram ao fundo do mar o cruzador-de-batalha HMS Hood , orgulho da Marinha Real Britânica, com as seus  418 ocupantes em 1941. A perda do navio levou o líder inglês  a lembrar Catão – “Afundem o Bismarck!” Três dias depois, um único torpedo de 1 600 libras o poria fora de combate, danificando o seu leme. O aviador autor da façanha era o piloto John Moffat, com apenas 21 anos de idade. Dessa forma, ele foi alcançado pela esquadra inglesa e afundado. Mas este que era um grande orgulho britânico foi desfeito com a constatação de que o casco interno intacto. Teria sido, assim,  a própria tripulação alemã que o fizera afundar para não entregarem-se aos ingleses. Fonte Leituras de História




Carlos VIII foi rei de França, de 1483 a 1498. Apesar de ter puxado muitas guerras passou à História como o Afável. Uma dessas guerras se deu para satisfazer um sonho do pai, Luís XI, já morto. Guerreou pela posse de Nápoles. Apesar de um exército pouco numeroso, atingiu a vitória sem muita resistência. Possuía apenas 27 000 soldados mas uma grande revolução na tecnologia militar. Era a primeira vez que se usava armas de fogo em uma guerra. Imagina o estrago. Em seis meses venceu as forças oferecidas por castelos italianos supostamente indestrutíveis. E foram facilmente tombados por terra os toscos exércitos de camponeses formados na região. As armas e alimárias preparadas por décadas não puderam resistir a novidade da pólvora.


FALA O LEITOR

Carta do Leitor


É bom se informar ao Sr. Prefeito Antonio Francisco Neto, como anda a mina de água do bairro Siderlândia. Quero alertar para o perigo que corre a cobertura da mina no bairro Siderlândia. Ela se encontra em estado deplorável ao ponto de colocar mesmo em risco as pessoas que daquela mina fazem uso. As madeiras estão soltas e a ferragem rachada e que quebrada. É necessário providência urgente. De uma leitora atenta com os problemas da cidade.

Elson: É isto aí. Tomara que o Prefeito tome providências. Vi o estado em que se encontra a mina. Lamentável apenas que eu não tenha podido aproveitar as fotos que voce mandou. Um abraço.

Ei Elson! você viu, o prefeito de Barra do Piraí levou a sério a nossa sugestão de dragar o Paraíba, somente as autoridades competentes da nossa cidade é que nem tomaram conhecimento. Para que existem reuniões com a Defesa Civil e etc... se nada é aproveitado. Enfim, nas próximas chuvas estaremos a mercê das águas e seja o que o pobre do leito do Velho Rio suportar. Babi

Elson : É isto Babi. A própria Prefeitura trata o rio a pontapés. Foram capazes de construir a sede da Defesa Civil dentro do rio. Todas essas autoridades participam das reuniões em defesa do rio. Muitos até tem capricho de levar um caderninho para anotar tudo e, depois não fazem nada. Um abraço.