quinta-feira, 23 de maio de 2013

É ASSIM QUE A BANDA TOCA




Uma Vereadora América Tereza vale mais do que cinco Zezinhos da Ética. Brincadeira. Falo assim só pra irritar o Zezinho porque, no duro mesmo, a América Tereza vale exatamente cinco deles. Nem mais, nem menos. E não é pouca coisa, não! Um Adelson Vidal Alves, por exemplo, vale meio Zezinho. Mas um dia ele chega lá. Acho que seria muito bom uma cotação dessas, na cidade. Seria muito útil. A pessoa levava lá um Zezinho da Ética e saía com dois Adelson Vidal. Mas eu quero mesmo é falar da América Tereza. Ela empenhou todas as fichas na defesa do Prefeito. Não sei como o deputado Albertassi não fica com ciúmes. Eu só sei que o prefeito também gosta muito dela, confia muito nela e tal. Tá certo que ele manda o Luís Carlos Sarkis vigiar e ver se não lhe estão vendendo gato por lebre. Bobagem. A América Tereza já salvou o pescoço dele uma vez e meia. A primeira já passou foi na greve. Agora, o prefeito inventou de arrumar a VR Previdencia do jeitinho que ele gosta. E do jeito que ele gosta, muita gente não gosta. Muita gente mesmo. Os vereadores amestrados andam com medo. Na vez passada, a GM guardou só a casa da Tereza. Ninguém se lembrou deles também. Mesmo o  Vereador Tigrão que quando não está calado, está caladíssimo, achou que era melhor aguardar um pouco mais para a votação. Tem muita gente ressabiada dos dois lados. Os vereadores da base já foram até conversar com o pessoal da Klermann Caldas, empresa contratada para essa reestruturação da previdência municipal. Pelo que me falaram a empresa ta com a maior dificuldade de mostrar que é bonito um trem que todo mundo ta achando muito feio. 







D. Dilma, pelo esforço da véspera, perdeu a final do Salve Jorge, no dia seguinte. A votação da MP dos Portos deu trabalho. Mas, no final,  ficou mesmo no jeitinho que ela queria. Valeu a pena desesperar. Dizem que ela comeu pizza a noite inteira, enquanto, lá do Planalto era informada quantos mais tinham capitulado. Em plenário, todos falavam e ninguém ouvia ninguém. Os discursos que valiam eram os feitos ao pé do ouvido, no cafezinho. E como se tomou café naquela noite! As ministras Gleise Hosffman e Ideli Salvatti se deslocavam pelos corredores e vãos de cadeiras caçando votos. De quando em quando, ligavam para um dos quatro celulaes da presidente perguntando se podiam atender esse e aquele outro deputado. Era difícil escapar. Garotinho que começou chamando a mensagem de MP dos Porcos terminou votando pela sua aprovação. É assim. No fundo, no fundo, no fundo... é assim que a banda toca. Zoinho, nosso deputado, também toca na mesma banda. Aprovou a MP. E a gente nem pode pedir a Deus por essa gente porque eles sabem o que fazem. Eles sabem a quem favorecem e a quem prejudicam.







Tintswalo Ngobeni é uma jovem de 22 anos que foge de duas cadeias ao mesmo tempo. Todas duas em sua casa na Suazilândia, África. Foi parar na Europa. Hoje reside na Birmânia, Inglaterra. Mswatti III é o rei de Suazilandia. Um dia, passeando numa das ruas da cidade viu Ngobeni. Admirou-lhe o jeito, a beleza, os encantos. Ele já tinha algumas esposas, mas, pelo calendário de lá, já estava chegando a hora de arranjar mais uma. É que, em cada fim de ano ele tem direito a uma nova esposa para integrar o seu harém. Isto é constitucional. Era só ter paciência de esperar o fim do ano e a conquista se daria sem nenhum trauma. Talvez até com chuva de arroz. Acontece, porém, que isso não estava nos planos de Ngobeni e ela foi passar a festa de ano longe dali. Pediu asilo em vários países e todos lhe tem negado esse benefício. Ela reforça o seu pedido contando as mazelas na sua casa. O rei tem 14 mulheres que vivem aprisionadas no palácio. Só saem uma vez por ano, para comprar peças de roupa nos esteites. Diz também que lá o governo é unipartidário. A oposição foi extinta e os oposicionistas renitentes estão devidamente na cadeia.  Seguranças do rei Maswaitti caçam a moça por todos os cantos. Triste. Ou fica na cadeia com a oposição; ou vai para a cadeia no palácio. Enquanto isto, no Brasil, todo o governo se envolveu para ficar com o Battisti. 




Boy with frog é uma estátua de 8m de altura colocada em Punta della Dogana, em Veneza. Está lá: Um menino segurando um sapo que se contorce. Chama bastante atenção. Inúmeros turistas vão lá todos os dias para o fotografarem ou fotografarem-se junto dele. Agora, entretanto, que se prepara para completar o seu quarto ano de instalação cresce e cresce cada vez mais um movimento para bani-lo daquele lugar, trocando-o por um poste do século XIX, que estava ali antes. O autor da escultura, Charles Ray, não aceita a mudança por nada desde mundo. Ray fez este trabalho atendendo encomenda do magnata François Pianult, colecionador de peças e forte investidor nessa área. François se propunha a transformar Dragona, a antiga alfândega, em um museu de arte para cujo acervo seria constituído a partir da sua vasta coleção. O Boy with frog foi então instalado na véspera da Bienal de Veneza, em 2009. Desde aqueles dias a estátua sofreu vários protestos. As autoridades temeram mesmo que ele fosse vandalizado e o fizeram cobrir por uma caixa protetora transparente. Agora o movimento cresceu e deverá mesmo ser substituído pelo poste requisitado. François se propõe a conduzi-lo para o Palazzo Grassi, outro museu de onde é também coordenador. 

sábado, 18 de maio de 2013

O SECA-PIMENTEIRA




Não gosto de desfazer de ninguém, mas igual ao Neto não tem para gostar de uma entrevista -  no jornal, no rádio ou na TV. Um bando de gente ajuda. Um lhe põe nos bolsos uns papéis, outro lhe arruma o nó da gravata, outro lhe escova os sapos, até que, enfim, ele esteja pronto para falar do governo. Creio que não lhe falta o conselho da mãe quando ele ainda vai para o banho: "Lava atrás das orelhas!" O prefeito tem mesmo que fazer bonito porque este é o seu trabalho.  Na volta sim,  poderá se espichar no gabinete e dizer orgulhoso: 'Já fiz, por hoje!"  Êta vida, meu Deus! Mas, agora, é pura concentração. Desce pelo elevador. Não responde acenos nem bons dias. Nada de aparecer ofegante por lá. Vai sempre disposto e com uma boa nova para contar. Na última, disse que  Volta Redonda é a cidade do futuro. Disse que a nossa cidade se tornará  modelo para o Brasil. Entretanto, que nos contentemos com o que somos, por enquanto. Quem seria o culpado de ainda não termos nos encontrado com esse  nosso grandioso destino? Para o Jornal Aqui os culpados são dois – Jonas Marins, Prefeito de Barra Mansa e Rogério Loureiro, Presidente do Voltaço. Pra mim o problema é que temos um “prefeito” atravancando nosso caminho. Um prefeito com aspas é terrível! É um seca-pimenteira. Tanto que ele tirou os olhos de cima do Voltaço e o Voltaço ficou entre os quatro finalistas; tirou os olhos do volley e o volley repetiu igualzinho no campeonato brasileiro. Por isso é que quando o Neto diz que ta de olho na saúde, na educação e no recolhimento do lixo eu não duvido.




A MP dos Portos foi chamada de tudo que é nome. Dilma a chamou de “Modernização dos Portos”; o deputado Garotinho deu-lhe o nome de MP dos Porcos. E, daqui não posso, porque já se tem uma boa idéia de como se deu o debate. O que se discutia poucos sabiam. Pouquíssimos! O que ninguém ignorava era que ia rolar muito muito, muito, muito dinheiro. Ora, se é  assim que a banda toca esse pessoal que quer mais e mais dinheiro para as obras da Copa está dançando conforme a música. Lá mesmo, em Brasilia, o Estádio Mané Garrincha engole, engole, engole muito dinheiro e a sacolinha não para de correr. Sua reforma foi orçada em R$ 680 milhões, já atingiu 1 bilhão e quinhentos mil reais e o pessoal falando que não dá, que isso e aquilo – isto é, mais grana. Na Câmara Federal, ouço também os deputados falarem que isto, que aquilo... mais grana. Os discursos não avançam. Não adianta os oradores se esguelarem na tribuna. Não é isso que se quer ouvir. O papo rende mesmo é na coxia. Aí, dá até de se ver deputados voltando remoçados. Ah, quantos Manés Garrinchas rolarão ainda. Esta MP é a doação de dos portos estatais a mãos particulares. É um negócio por onde passam bilhões de reais através da importação e da exportação de mercadorias. É preciso mandar o FHC para casa. O mandato dele já acabou e faz é tempo.  



Na última terça feira, o Acre e o Brasil ficaram conhecendo um gigantissimo jabuti. Pesquisadores da UFAC (Universidade Federal do Acre) anunciaram, por fim, a descoberta do fóssil de um jabuti de oito milhões de anos naquele Estado. Desde 1995, quando o fóssil foi encontrado esses profissionais vem estudando o bicho. Deu muito trabalho porque as partes encontradas estavam muito fragmentadas. Não se avançou muito, mas também não deram os estudos por encerrados. Já se sabe que é bem provável que esse animal estivava distribuído por toda a America e que possivelmente tenha parentesco com os jabotis das Ilhas de Galapagos que tanto encantaram o naturalista Charles Darwin. É impressionante sua gigantesca figura. A sala onde ele está exposto recebe inúmeros curiosos diariamente. E, ali, ainda se pode ver outras curiosidades encontradas naquela área - antepassados de jacarés e até preguiças gigantes.





sexta-feira, 10 de maio de 2013

SE NÃO FOSSE A IMPRENSA ESTE GOVERNO ESTARIA PIOR





Jeito bom de governar é este que arrumaram de o governante falar demais, quando faz de menos. Às vezes dá até reeleição. Vai para o rádio, vai para o jornal e diz “eu fiz isto e aquilo”. E o rádio e o jornal respondem “fez mesmo!” O nosso prefeito está adorando esta moda. Neto fica à vontade, em campo. Parece um Seedorf. Nunca vi. E, pra falar a verdade, se o meu não estivesse na reta, eu até aplaudiria, igualzinho o Adelson Vidal faz. O Adelson é fogo! Ele não liga. Também... Deixa ele pra lá. O que me dá um pouco de gosto é saber que não estou sozinho, do lado de cá. E cada vez menos sozinho. Todo dia chega gente. Por conta de uma pequena reforma na Escola Municipal Graciema Coura veio um monte. Desde 6 de maio de 2011, os  alunos de lá estão acomodados na Igreja Sagrado Coração de Jesus. Mal acomodados, é verdade. Os alunos eram muitos e o espaço era pouco. Aí, tiveram que dividi-los em dois grupos. E cada um dos grupos passou a estudar duas horas por dia em vez de quatro. Educação em pequenas doses.  Minha vizinha, que votou no Neto, me diz que isto ainda não é nada. Diz que o pior, o muito pior é o que acontece com a saúde. Pra ela, o Neto perdeu a graça. E se acaso um dia ela passar por ele fazendo malabares num sinal vermelho, ela levanta o vidro da janela. Não quer nem saber mais dele. E eu a cumprimentei – “Até que enfim!” Ela tem mesmo razão. Dizem que ta faltando médico pra tudo que é lado. Dizem que há dois portadores de tuberculose multirresistente internados no mesmo isolamento pediátrico do Hospital do Retiro. Dizem... Pra encurtar a conversa,  até o Olavo Marassim do CREMERJ já falou mais do que uma vez: “A saúde vai mal em Volta Redonda”. É. Também o Prefeito paga aos médicos em RPA. Um contrato que além de pagar muito mal não estabelece vínculos empregatícios. Minha vizinha fala coitado deles. E eu digo coitados de nós.




Pra exemplificarmos que a confusão nasceu, cresceu e se reproduziu em todo o Brasil, basta-nos um único e indiscutível exemplo. E o nosso exemplo tem nome e sobrenome – Guilherme Afif Domingues. O homem é representante das elites, grandes empresas, faz parte do governo tucano e é chamado para Ministro das Pequenas Empresas, no governo PT. Presidente do Conselho Gestor de Parcerias Público e Privada, vice-Governador de São Paulo e, pegou mais esse biscate – Ministro das Pequenas Empresas. Mas pra não passar a imagem de olho grande deixou a presidência do conselho gestor para outro. Entregou a carta-renúncia ao governador. Quis ficar bem na fita. E, depois, sempre se tem um coleguinha numa pior, necessitando de um quebra-galho, de um farelo caído da mesa. Mas as outras duas vagas ele quer conservar. Continuou vice de Alkmin e é ministro de Dilma. Se não der para ficar com os dois salários, fica só com o de ministro que é de R$ 26 723,13. Tá feliz da vida em trabalhar com a Dilma. Há pouco mais de um ano ele dizia que entregar o Planalto a Dilma era como entregar o comando de um Boeing a quem nunca pilotou sequer um tecoteco. Mas o Guilherme não se  enrola com isto. Hoje, ele diz que ela aprendeu rápido. E, naturalmente, ele também.



Papo dez para discussão de juristas eméritos e assíduos freqüentadores de botequins é esta questão de abaixar ou não abaixar a maioridade penal. De permeio metam-se aí os políticos e outros desocupados.  Minha mãe diria que isto é conversa pra boi dormir. Ela jamais se sentaria numa mesa dessas. Esse negócio de saber o que é certo e o que é errado começa cedo. Qualquer coisa de errado que fazíamos ela perguntava “quê que você ta com essa cara de cachorro que quebrou o pote?” Ela dizia que até cachorro sabe quando erra. Só de olhar para a cara do bichinho ela sabia o que o fingido tinha feito. E o cachorro também sabia que ela sabia. Daí, aquela cara assim com que ele ficava.  Com gente, entretanto, querem diferente: Só depois dos 18 é que se tem consciência. Os anjos da guarda de meninos assassinos ficam furiosos com esta discussão porque ela sempre reaparece no rastro de cada crime bárbaro cometido por “menores”. Eles chamam essas “criancinhas” de infratores. Ora, infratores, em certa medida, somos todos nós. Matar é crime; não é infração. Infração é avançar sinal vermelho, dirigir na contra mão... Tem gente que quer acabar com esses crimes metendo esses menores na escola. Quase assim como: “Cometeu um crime? Agora tem que estudar!” Os cachorros com que mamãe ralhava nunca tinham passado por uma escola e eu nunca a vi dando-lhes um lápis e um caderno para não errarem mais.


Comentários

Para de chamar o Adelson de comunista, ele ta mais pra tucano, vai votar no Aécio e tudo. O hobby dele agora é chamar a esquerda de caduca e se vangloriar da democracia como valor universal, achando se uma esquerda reciclada. Eca. (Anônimo)

Essa turma é assim mesmo: Um pé em cada canoa. Não faz muito, o cara era discípulo do Soró lá no PCdoB. Agora é recruta no Rede. Agora, chamar isto aí de esquerda reciclada foi um achado. Muito legal. (Elson Sepulveda 




domingo, 5 de maio de 2013

DIZENDO REALMENTE O QUE QUE EU ACHO





Ananás me pôs as mãos nos ombros. Olhou-me dentro dos olhos  e disparou: “Encontrei uma foice e um martelo na caçamba do lixo da Prefeitura.” O Ananás, como se sabe é conhecido como aquela besta. Ele estava em pânico . Como é que pode um comunista abandonar assim o que ele tem de mais simbólico?! Ainda mais jogado numa caçamba de lixo... E eu pensei alto - só pode ser coisa do Adelson Vidal Alves, que é, afinal, o último comunista vivo, na cidade. Talvez, exista algum aí, por um diretório acadêmico ou travestido em vestes sacerdotais. Mas esses a gente não conta porque vivem no nicho. Como também não se conta o Marquinhos Motorista, nem o Soró. Se o eleitor que é o eleitor, grato a qualquer afago, se esqueceu deles na eleição, não serei eu que irei resgatá-los. Requiescat in pace! Voltemos ao Adelson, que é, de fato, o dono daquelas ferramentas encontradas. Tá todo mundo vendo que ele quer um estilo fashion, up-date. Vai ser difícil, mas está se esforçando. No outro dia, ele tentou ajudar um velhinho atravessar a rua. O velho o reconheceu e falou assim: “Você não é o comandante da Intentona 2012?” E se afastou com a cara feia e a bengala em punho. Lá na Terceira Idade espalharam o retrato do Adelson. E, agora, ferrou tudo. O Adelson está escorraçando todos os velhos, especialmente os comunistas. Ataca no seu blog todos os comunistas antigos, desde Marx até o Soró.



Minha mãe sempre dizia que neste mundo tem gente pra tudo. E tem mesmo. O Lobão diz que o Gilberto Gil é assim. Mas isto é outro caso. Tem gente que acredita em fantasmas, tem gente que acredita em duendes e tem até gente que acredita em pesquisas eleitorais. Pode chover, pode fazer sol; pode fazer e acontecer, a pesquisa é sempre um veredicto. Porém, nunca deveria sê-lo. Tome-se, como exemplos, as eleições para prefeitos das capitais em Curitiba e Manaus. Os erros foram grosseiríssimos! Qualquer um no lugar desses institutos morreria de vergonha. Ou, se ele não morresse, morreriam-lhe os pais. Mas não houve sequer um amarelo pedido de desculpas. Não guardaram nem mesmo a quarentena para a poeira abaixar. Antes do final do ano, já estavam de volta incensando Dilma Rousseff, como campeão de popularidade, contrariando os seus próprios dados. Disseram que, dentre o  distintíssimo público consultado, ela ganhava de 73% . Não se sabe que mágica foi esta, já que seu governo fora mal avaliado em Educação, Saúde e Segurança. Mas mágica é mágica! Aí, o tempo veio passando, o povo já estava até se esquecendo a que a Dilma é a favorita e veio nova pesquisa. Os resultados continuam sofríveis naqueles mesmos ítens: Educação (50x47), Saúde (67x32), Segurança Púbica (66x32). Mas a confiança do povo só vai aumentando. O Ibope lhe atribuiu 75%. 




MEU TRIBUTO AO ADELSON VIDAL