quinta-feira, 28 de abril de 2016

PARTIDO DOS LHAMAS (patrocinio Lei Rouanet)



Vilela é revisionista pra valer. Fez um self com biquinho tal   quem cospe. Vai mandá-lo para o “Seguidores de Jean Wyllis! – os jeanetes. Vilela é antenadíssimo! Começou com A República de Platão, mas manteve-se aberto às novidades. Passou pelos cátaros e valdenses, leu Owen, Simon, Fourier, Marx, Engels, Bakunin, Lenin, Stalin, Trotsky, Lukacs, Korsch, Pollock, Gramsci, Focault… E, de degrau em degrau, chegou ao cuspe. Está animado. Desde a cusparada inaugural o grupo só faz crescer. Há por aí as dissidências dos que preferem urinar e defecar em cima de fotos de desafetos políticos. Mas Vilela diz que isto é natural. É a estratégia das tesouras de Lenin. Portanto, tranqüilo. O Movimento dos Nojentos já tem  espaço na TV. Cresceu com  José de Abreu e aquela cusparada num restaurante em São Paulo. Aí, foi parar no domingaço. Ele é amigo do Faustão há 500 anos. Um diz e outro confirma. É assim que começa o horário eleitoral. Nunca trocaram uma cusparada sequer. Coisa difícil de se ver nos dias de hoje. A plateia amestrada aguarda sua vez. “Todo brasileiro é ladrão!” Disse o Zé. Faustão apoiou, o auditório aplaudiu. Vilela gostaria de estar lá celebração. Parecia uma coroação da santa. José de Abreu nunca experimentara tamanho sucesso. Se lhe perguntassem sobre um futuro trabalho, ele responderia sem pestanejar: - “continuar cuspindo. ”. Isto, por certo, até encontrar o Alexandre Frota. Eu não vejo a TV Globo – “Cala a boca, Galvão!” Simplesmente não vejo. Talvez por isso não conhecesse esse Tal Zé. Conheço alguns  profissionais da casa por seus brilhos fora da TV, como Lima Duarte, grande ator, e Tony Ramos tão projetado pela Friboi. O Zé, no entanto, tava lá talvez fazendo papel de sofá, de lâmpada, de tapete... Agora, é este valente que se vê. Não teve nenhum constrangimento de negar que cuspiu na mulher, mas não quis confessar que recebera a Bolsa-Rouanet. Pra mim isto é falso pudor. 

segunda-feira, 25 de abril de 2016

RÉQUIEM PARA O PT

OU
RECEBA AS FLORES QUE EU LHE DOU



Na natureza, nada se perde, tudo se transforma. Inclusive os idiotas. O idiota antigo – observação de Nelson Rodrigues – era um tímido. Mal respondia a chamada na sala de aula. Hoje, o idiota discute até a Teoria de Einstein e como um Profeta Isaías redivivo faz seus anúncios escatológicos: “Não vai ter golpe!” Com essa única e solitária ideia eles formam grupos barulhentos e desordeiros. Às vezes, apelam também para o cuspe. Encasquetaram que assim salvam D. Dilma. Pobre Dilma... Há meses se revesam no berro e, ainda assim, a vaca muge triste e acentuadas olheiras a caminho do brejo. Longe, longe se ouve o tilintar do sininho cada vez mais fraco. Ainda, assim, não desapegam. Que se vão os anéis! Lula botou uma banca de feira no Golden Tulip. Ninguém comprou dessa xepa de frutas podres. Talvez, apenas a Clarice Garotinho. Tentaram apedrejar o Cunha. Mudar o foco. Faltou convicção. Quem atiraria a primeira pedra se todos tinham o rabo na reta. E, no meio de 500 votos, Dilma conseguiu uns 100. Discordo de FHC mais uma vez. Ele disse que: - “para ser de esquerda não é preciso ser burro”. Mas eu acho que precisa sim. Se não, não conjumina. Eduardo Cunha ta lá. Não carece pressa. A fila é enorme. Só a família do Lula tem um monte de gente, na frente. Ele próprio, a digníssima esposa (também do lar, porém feia), os filhos, a amante, a neta Lurian... o compadre já está lá... Acho que não dá para se contar nas pontas dos dedos. A família toda cada vez mais unida. É bom um olhar positivo para as coisas. Mas esse pessoal do PT é muito revoltado, gente. Bastou-lhes ver Michel Temer de terno novo ficaram enfurecidos. Esqueceram que ali estava o homem que carreara votos do PMD; esqueceram também que ele era o arquiteto da aproximação de Dilma com Renan, no início de 2015; também foi seu trabalho a aproximação com Eduardo Cunha quando as coisas começavam a azedar. Por fim, era dele a carta sinal de alerta. Temer é traidor? O que ele deveria fazer com o cadáver de um governo exposto cruelmente aos olhos de quem passa. Tem nove vagas no ministério e ninguém quer. A pecha não pega. Agora, se e viram contra Marcela Temer. Não liga, não, Marcela. Esses arroubos são arrancos de cachorro atropelado. 

sexta-feira, 8 de abril de 2016

SOMOS CONHECIDOS PELA ZICA E PELA DILMA



Dilma está numa encruzilhada. Não sabe se toma o caminho de casa ou vai para a cadeia. Esse é o mal-me-quer que ela desfolha, agora. Ela nem reza mais para escapar do impeachment; faz penitências para escapar da cadeia. Se Deus lhe conceder o direito de ainda continuar a ver o sol nascer redondo - liberdade! liberdade! - ela tá no lucro. Tem muito que agradecer.  O ministro Gilmar Mendes piedosamente já alertou que aquele falso documento de posse dado ao Lula - use só se necessário - é previsto no Código Penal.  É grave e todo mundo viu tudo. A própria Dilma convidou a imprensa estrangeira para mostrar o seu malfeito. Que vergonha, meu Deus do Céu! Que vergonha! Nós que fazíamos o português o burro nas nossas piadas, agora eles nos apontam como burros na vida real. Dilma lhes falou com a cara mais séria do mundo que estava sofrendo uma tentativa de golpe. Daí, o convite para o Lula era a única chance de ela se salvar do impeachment. O povo estrangeiro pensou assim “me contaram diferente”. De fato, ninguém ia acreditar numa potoca dessas. Em Portugal, na TV SIC, o apresentador teve até que explicar que a notícia não era pilhéria. Mas que era a mais pura verdade que o ex-presidente Lula para fugir da polícia se homiziou no governo. E lá da terceiro andar do palácio ficou dando língua para o juiz que o mandara caçar. Até a França tirou uma casquinha. Um canal de TV propôs uma chincana. Queria que descobrissem de quem era a frase: “No Brasil, quando um pobre rouba vai para a cadeia, mas quando um rico rouba vira ministro”. Passaram a chamar o Lula de profeta brassileiro. Virou chacota. Sarkozi já não atende mais seu telefonema. Morre de vergonha de tê-lo atendido um dia. Lula, hoje, só conversa é com  Lindbergh e Eduardo Paes. Mas segundo se diz à boca pequena não resta também  a Lindbergh e Eduardo Paes mais ninguém pra conversar.  Nem o Maluf.  

quarta-feira, 6 de abril de 2016

MALUF FOI REDUZIDO A TROMBADINHA




Giovani Miguez é um petista emperdenido. Não muda nem que a vaca tussa. Igualzinho a presidANTA falava dos direitos trabalhistas. Mas ele tem seus escrúpulos e não vai sempre na dela, não. Ele mal disfarçava seu desconforto de ter que se ombrear com Maluf e rezarem juntos: “Pai, tem piedade de nós”. Ele tem  asco do Maluf e este pedido cristão doía no seu peito como uma sórdida hipocrisia. Sabe que nada se esconde aos olhos de Deus. Assim, no recôndito do lar, ele juntava as suas mãozinhas e fazia um pedido angelical: “Pai, afasta de mim esse cálice!” O sagaz leitor há de convir que embora Deus tenha uma cabeça muito maior do que a nossa, não dá para Ele entender certos pedidos, certas pessoas. Mas sempre atende. Aí, veio a encomenda. Não sei se uma maldição ou o milagre. Deixo essa avaliação para os exegetas do misterioso universo da política. Maluf foi-se embora. Mas não o foi por determinação da Madame; foi embora enojado com o que viu no Planalto. Ele é quem não queria mais a companhia de Dilma, PT, Lula e, por extensão, Giovani Miguez. Veja como são os caprichos do Senhor. Maluf estava morto de vergonha com o que via. Não sabia onde enfiar a cara, vendo aquele mercado escroto da compra de deputados. Tudo com dinheiro vivo e cédulas com números não seriados. E Maluf e seus 49 deputados deixaram tudo isso pra lá. Agora, para o Temer ele é só carinho: “É um sujeito correto e decente. É um homem respeitado, um político nota 10”. É. Dilma está cada vez mais só. Agora mesmo o deputado Humberto Aidar (PT) de Goiás disse que não está aqui para apoiar bandido, e entende que o sítio de Atibaia é mesmo do Lula. Jô quando entrevistou Dilma colocou uma estante apinhada de livros no fundo. As vezes impressiona. Eram livros que Dilma nunca lera. Ou, quem sabe eram do Mário Sérgio Conti. Ele gosta muito dela.  Enfim, com um pouco de leitura ela perceberia que a vaca está indo pro brejo com sininho e tudo. Isto já aconteceu com o  próprio Maluf que hoje lhe dá essa banana enorme e decisiva. Maluf também comprou deputados em 1985, no colégio eleitoral. Perdeu. Collor que veio depois, pavimentou sua estrada de fuga com deputados também comprados. Quem os pagava era o PC Farias. Perdeu. Nessas duas votações, muitos parlamentares receberam a grana e mudaram de idéia com a transmissão ao vivo pela TV. Botar a cara na reta, é custoso. Hoje é o mesmo desenho. Segundo a Tribuna da Internet estão pagando 2 milhões por cabeça. E o deputado mais vergonhoso, que receia a opinião pública, pode ganhar R$ 400 mil e ficar em casa assistindo de camarote. Então, está assim: Se Dilma não conseguir os 172 votos de que precisa vai ser afastada por 180 dias, enquanto espera o julgamento do senado. Precisará do apoio de 40 senadores. Maluf que não é bobo nem nada, ele e seu time deixaram pra oso 49 dois milhões de reais. Mas ainda há uns tontos que estão presos ao rebanho por um pão sem mortadela.