quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ADELSON VIDAL, O LARANJA DO CONTINUÍSMO





“O Homem Sem Qualidades” é um livro de Musil. Conta  que um casal caminhava por uma rua quando alguém, à sua frente , é atropelado. A mulher tem engulhos e uma sensação ruim no coração. Estarrece. Não sabe se chora, não sabe se grita, não sabe se corre. O homem, que ia ao seu lado, explica que os caminhões de hoje em dia são muito pesados e tem um tempo de freagem longo demais. A mulher sente um alívio. “Então, era isto...” Enxuga o rosto com as costas da mão e vai na paz de Deus. Uma simples explicação a recolocou nos trilhos. Adelson Alves Vidal é um homem permanentemente nos trilhos. Conheci-o assim, nos corredores da Câmara Municipal. Ele jurava que o mensalão não existira e negava as atrocidades do governo Fidel Castro. Pensei, eis um homem que aprende marxismo lendo Emy Sader. Credo! Reencontrei-o uns dias depois, ali próximo à Prefeitura, onde ele trabalha. O que faz lá? Hoje, não sei; naquele tempo,  ele escrevia era a biografia do Gotardo, o Prefeito. Um livro volumoso. Maior do que Ulysses de Joyce, maior do que Guerra e Paz de Tolstoi, maior que a Bíblia, maior que o dicionário do Houaiss. Ele tinha uma inesgotável admiração pelo prefeito. Agora, com o Neto, ele escreve carta em vez de livro. E, ainda assim, exagera. Fez uma carta apoiando a reeleição do prefeito. Soube dessa sua missiva pelos blogs de Giovani Miguez e do Sérgio Boechat, que estraçalharam a carta. Mas, conhecendo o Adelson como conheço, pensei – quem sabe sobrou um pedacinho pra mim? Esse Adelson costuma ir além da conta. Sempre vai. Fui ao blog dele. Dose pra elefante. Começa assim: “No próximo domingo, 28, Volta Redonda estará indo às urnas eleger .... “.  Parei, respirei fundo. Por que não “elegerá” no lugar de “estará indo eleger”? É mais um gerundino, no pedaço! Pensei logo – “vai ver que ele é dessa falange que chama a Dilma de presidenta”. E não deu outra. Corri lá umas outras páginas suas só pra conferir e vi a “presidenta”. Quem sabe um dia ele  escreva a biografia da Dilma: “A presidenta quando era adolescenta, ficou doenta, mas hoje é a nossa gerenta”. Já estava assim meio que azedo quando minha mulher me serenou o espírito:  “calma Elson! Nem todo mundo fez um curso primário igual ao seu”. E eu tive que ceder. Realmente, um curso primário bem feito faz falta. Fui adiante. Aí, encontrei essa pérola: “Volta Redonda subiu em todos indicadores sociais”. Adelson não sabe, portanto, de uma escola sem teto há um ano, no RomaII e que dos seus alunos removidos para o Tiradentes; ele não sabe que por uma pequena reforma no Recanto Infantil os alunos ficaram socados nas limitadíssimas dependências de uma igreja por meses a fio. Nem sei se já consertaram a goteira que havia lá. Ele não sabe da péssima classificação do município nos indicadores do FUNDEB. Parei. Acho que chega, mas ainda tem muita laranja para se espremer.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Elson! Não o conheço, mas convivi algum tempo com o Adelson, o suficiente pra concluir que ele defeca pela boca. É uma vergonha para os historiadores que alguém como ele tenha o título de professor de História (lembrando, ele não é historiador, pois não tem bacharelado). Sujeito preconceituoso, se acha o dono da verdade, um pseudointelectual que se diz comunista e defende o Neto. Um lixo!

Revistacidadesol disse...


Elson, presidenta é correto, é uma forma que está dicionarionarizada desde 1971 no Caldas Aulete.

E sabia que o Relatório Kruschev é todo mentira? Saiu uma pesquisa do historiador norte-americano Grover Furr, professor em Montclair.