terça-feira, 3 de abril de 2012

MARQUINHO MOTORISTA PEDE A PALAVRA


Quando o Marcondes me falou que o Vereador Marquinhos Motorista fizera um discurso, eu mordi a língua para não rir. De rir do vereador não, que é autoridade. Mas do Marcondes que é um pândego. Só que ele tava falando sério. Tinha até uma estatística prontinha para fortalecer sua afirmação. Disse que o Marquinhos falara dois minutos e meio, durante os quais fizera 150 elogios ao Jair Nogueira - e concluiu sábio: Um elogio por segundo. Artilharia pesada que derruba qualquer muralha. Cheguei a ver Marquinhos nos seus momentos que antecederam sua subida à tribuna. Sentado ali, junto aos outros mortais de olhos pregados no Sarkis, aguardando que seu polegar da mão direita apontasse para cima com o sinal de positivo. Luis Carlos Sarkis é quem traz as ordens do prefeito para a Câmara Municipal. É assessor do legislativo. E veio o gesto. E veio aquela enxurrada de elogios, à velocidade de 1 por segundo, conforme se sabe. É possível que algum desavisado eleitor me pergunte bestificado: "Que fez o Vereador Jair Nogueira para receber tantos ecômios?" E eu respondo que o Jair Nogueira não fez absolutamente nada. Ele é amigo do prefeito e isto basta para o Marquinhos. E assim, desvendo também a nossa esfinge: O eleitorado de Volta Redonda está inapelavelmente dividido em tres grupos: Os neto convictos, os anti-neto e os netos envergonhados... envergonhados são esses que querem votar no Neto, mas precisam de um disfarce. Jair Nogueira é o disfarce.

O EQUILIBRIO DO PASTOR. 

 
Leonardo Boff formou-se na Alemanha e correu de volta pro Brasil. Tinha muito trabalho pela frente. E vinha pensando pela viagem "agora vou reescrever a a Bíblia Sagrada - Sou um teólogo". Começou pelo Gênesis, sentindo e ensinando que o mundo não fora feito por Deus. De fato, o Criador trabalhara duro por seis dias, mas no sétimo, ainda restava tanto por fazer que Deus preferiu cruzar os braços e deixar para o homem fazer o resto da obra. Chegou mesmo a imaginar uma placa na porta do céu: "Precisa-se de Ajudante". Se bem que ele, Leonardo, com aquelas espessas barbas brancas, aquela farta cabeleira e um diploma de teólogo debaixo do braço seria o próprio feitor. E, como um feitor, quer impor uma nova ordem ao mundo. Aquele mandamentozinho lá do "Não Matarás!" não é bem assim. Se for, por exemplo, contra uma criança no ventre materno não tem nada a ver. Foi mais ou menos o que disse na última campanha presidencial. Afirmou que na Bélgica, Espanha, Itália e Portugal o aborto é coisa corriqueira. Foi impiedoso com os diferentes. Tratou os padres Marcelo Rossi e Fábio de Melo como umas Xuxa Gospel, chamou Bento XVI de velho, doente, rancoroso e medíocre... Foi por aí, desmontando os seus semelhantes. Contesta todo mundo mas não admite contestação. Em 2007, concedeu uma entrevista a Revista Forum mas exigiu que as perguntas lhe fossem enviadas por email. Ainda assim, das 40 perguntas que lhe foram enviadas, só respondeu 16. Ele só discute com os seus iguais. O vídeo abaixo ilustra o assunto.


O MONOPÓLIO DA ACUMPUTURA




O STF quer a acumputura somente para os médicos. Coisa do Conselho Federal de Medicina que há dez anos brigava por isto na Justiça. Agora, estão aí vários profissionais da saúde - fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos - e um contingente de leigos querendo que esse direito seja estendido também a eles. O que é o tempo! Em 1971,   James Reston do New York Times, submeteu-se à acumputura e sentiu-se aliviado de um mal que o perseguia. Estava na China e não quis perder a oportunidade. Tornou-se um influente apóstolo dessa terapia.  No ano seguinte, foi a vez de Richard Nixon. Voltou entusiasmadíssimo de da sua viagem à China, sobretudo com a acumputura.  A comunidade científica ocidental fez beicinho e a  sociedade médica taxou essa  terapia como charlatanismo e feitiçaria. Em 1996, a  Food and Drug Administration aprovou a prática da acumputura no país. No Brasil, foram mais longe. Querem exclusividade para os médicos.

GPS ESPACIAL





Cuido que não vai demorar muito o  trânsito lá em cima estará igual ao daqui de baixo. Falo mesmo dos vôos estelares, considerando esse monte de esferinhas rodando e muitas com possibilidade de vida inteligente. Pelo menos é o que se vê com esses cientistas alemães que criaram o GPS espacial. A novidade foi apresentado no último dia 30 no Encontro Nacional de Astronomia da Grã-Bretanha. O sistema se orienta com os sinais emitidos pelas pulsares - estrelas mortas. Com a captação desses sinais se determina com extrema precisção a posição em que se está. Essas emissões até parecem emitidas por um relógio atômico.  E ainda apresentam a vantagem de as pulsares serem facilmente encontradas em todo o universo.  Avalia-se que esses novos instrumentos ficarão prontos em 15 ou 20 anos.

CURIOSIDADES



A taquigrafia é um sistema de escrita que possibilita o registro das palavras ao mesmo tempo em que elas são faladas. Grande parte de pesquisadores atribuea sua criação ao sábio grego Xenofonte (411 – 362 aC). Foi graças a essa invenção que alguns dos famosos discursos de Sócrates chegaram  aos nossos tempos. Pitágoras (571 a 496aC) teria sido um dos praticantes desse sistema de Xenofonte. E teria até feito com o que os romanos a adotassem também. Julio César, Imperador Romano tinha na sua troupe uma equipe de taquígrafos.  E Cícero, grande orador romano, foi um dos seus cultores. Tendo inclusive um dos seus criados, Marco Túlio Tiro, os sinais taquigráficos que ficaram conhecidos como Notas Tironianas ou Abreviaturas Tironianas, que teve intensa aplicação por mais de mil anos. Fontes - Curiosidades, Valmiro Rodrigues Vidal e Breve Histórico da Taquigrafia, Waldir Cury, ex-taquígrafo revisor da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro

HOSTIA




A palavra “hóstia” (do latim hóstia) quer dizer “vítima”. A rigor presente em atos religiosos desde muitos anos. Segundo alguns historiadores, a palavra hóstia designava o animal que seria oferecido em sacrifício a uma divindade, nos ofícios religiosos. Na Grécia Antiga, o cordeiro (cria ainda nova da ovelha) foi adotado para essa imolação. Com o passar dos tempos, veio o dia em que o próprio filho de Deus foi oferecido em sacrifício pregado na cruz. Foi um sacrifício para a remissão dos pecados de toda a humanidade. Na Idade Média , este ato seria permanente lembrado sob uma forma mística. Alguns sacerdotes para dar maior relevo a essa homenagem passaram a representar o corpo e o sangue de Cristo com a presença do pão e do vinho. Introduzia-se na boca dos fies o pão ázimo a que se chamou hóstia. A hóstia é feia de farinha de trigo sem nenhuma mistura de fermento. E desde o século XII tem a forma circular.
 

Um comentário:

B positivo disse...

desejamos uma santa Páscoa ao amigo Sepulveda e aos seguidores do blog.
Fátima e Bolívar (da rua Onze)