segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

DEMOCRACIA DE MEIA-TIGELA





Passará o Céu e a Terra mas a Dodora e o Zezinho da Ética não passarão.  Zezinho preside o MEP há uns bons vinte e tantos anos; Dodora, então, Deus me livre!, preside o SEP desde o tempo em que a TV era em preto e branco. E, no entanto, se alguém pensa em sucedê-los é logo acusado de conspiração da direita.  Há outros desses maus exemplos pela cidade - são os esquerdopatas, os democratas de meia-tigela. Tem um monte deles, por aí. A gente é que só os vê aos pares e pensa que são poucos. É assim mesmo. São muitos pares. Cada par é um grupo ou um partido. Mais do que dois, dá briga, muita confusão. Nelson Rodrigues, o dramaturgo, foi quem os caracterizou de forma definitiva:  "a esquerda só se une na cadeia". E é verdade. Só que agora está acontecendo, aqui em Volta Redonda, um fato extraordinário. Extraordinaríssimo! O pessoal da esquerda está tudo de bem. Eles, quando se encontram na rua, já não mudam de calçada. Ao contrário, correm um para o outro e se abraçam.  Agora, já se pode tirar uma foto da Dodora, Isabel Fraga e Adelson Vidal juntos. PSOL, PSTU e PCdoB juntos! Juntos!!! Tudo em nome de um bem maior. Muito maior. Eles abandonaram suas picuinhas partidárias e se dedicam à salvação da cidade. O primeiro passo já foi dado - Impediram a realização de uma palestra sobre a Intentona de 35, na Câmara Municipal.  É bem verdade que não tinham nenhum bom argumento, mas tinham um carro-de-som e um megafone muito bons. Estão animados. Agora, querem trocar o nome da sala-plenário da câmara. Querem tirar o nome do Presidente Getúlio Vargas e botar um outro. Colocar, talvez, Zezinho da Ética, Sala Zezinho da Ética. Tudo porque o ex-presidente entregou Olga Benário às forças de Hitler. Olha, nem o Prestes, o marido ferido, levou tão a ferro e fogo esta questão. Poucos meses depois desse fato, ele mesmo subia nos palanques oficiais pedindo votos para o próprio Getúlio Vargas.  Tutti buona gente!




Dilma Rousseff defenestrou Rosemary Noronha tão logo ficara sabendo que todo mundo tava sabendo desse affair com Lula. Demitiu a moça sem os quais-quais protelatórios que antecedem cada inevitável pontapé presidencial. Dilma inovou. Não quis saber de conversa. E lá se foi a moça com um punhado de gente que se beneficiava das suas tarefas de alcova.  Pra mostrar que tava braba mesmo, a Presidente disse que até o cargo que Rose ocupava também ia para o ralo, por absoluta inutilidade. Entretanto, passados já tantos dias, o Gabinete da Presidência em São Paulo continua dependurado lá no organograma da viúva. Daqui a pouco todos se esquecem do resto. Élio Gaspari já veio com seus panos quentes. Fez um artigo para a Folha de São Paulo em que relaciona os presidentes que teriam sido monogâmicos no Brasil e nos Estados Unidos, desde 1930.   Quanta bobagem... A questão não é essa. O problema é que tem muito dinheiro público rolando nisto aí. Só pela compra de um apartamento onde mora Rose deu R$ 211 mil em espécie. Isto e muito mais já foi publicado. Restam comparações para melhor entender o estrago. Na semana passada, foi vista pela TV uma fila com mais de 1000 pessoas tentando marcar um atendimento no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. Todos cheios de esperança de serem atendidos ainda em 2013. Não aguentam mais esperar.




Talvez, nem o maquiador, nem o telespectador tenham se dado conta da grande e principal utilidade dessa imensa quantidade de pó que se passa na cara dos candidatos,  quando eles vão a debate na TV. Aí, polvilhados sentem mais seguros para enfrentar as câmeras, os holofotes e encarar o respeitável público. Quando mais pó na cara, mais seguros eles ficam. A cada cinco minutos, um intervalo para retocarem o pó escorrido. E aproveitam até para colocar alguns comerciais no ar. Tudo se aproveita. É, mas embaixo desse angu tem carne. Não há o que não seja descoberto neste mundo. Viu, Lula! Está lá no site The Huffington Post a explicação que nos faltava. O Departamento de Psicologia da Universidade de Granada, Espanha é o autor da descoberta. Ele diz que o nariz das pessoas fica vermelho quando elas mentem. É só observar. Mentiu, avermelhou. Avermelhou, mentiu. Agora, sim, me dou conta do que houve no nosso último debate na tv. Quando o prefeito Neto falou que ia fazer um ótimo PCCS para o funcionalismo eu tive a nítida impressão de que o nariz dele crescera. Perguntei a minha mulher se ela também vira aquilo. Ela falou. "É normal... mas estou estranhando é que nariz dele ficou vermelho desde quando ele falou boa noite."




O Brasil fez um acordo com a ONU em favor das crianças. Se propôs a acabar com a aplicação de palmadas na pedagogia familiar. Foi assim que nasceu o Projeto de Lei 7672/2010, lei da palmada. Durante uns tres anos, ficou como que esquecida na câmara. Os deputados são muito ciosos e precisavam de todo o tempo para uma decisão tão importante. Não gostam de enfiar a mão em cumbuca. Foi, então, aprovada pela  Comissão Especial da Câmara dos Deputados em 14 de dezembro de 2012. Discutiram, por exemplo, se proibidas as palmadas estariam também proibidas os murros e pontapés e correiadas. Coisas do gênero. Criança é fogo. A Psicologia até já prevê o que elas farão em cada idade. A lei precisa, portanto, ser clara para que não haja prejuízo das partes. Os advogados todos são espertos e, por um buraquinho, às vezes, fazem passar uma boiada.  Enquanto discutem essas tantas coisas, o tempo passa. O filho do meu vizinho, um moleque lourinho de redemoinho arrepiado, já levou 1 440 coças desde que o projeto foi criado. Colocando-se 10 palmadas por coça se vê logo onde vai parar isto.  Este é um dos pequenos prejuízos que podiam ser evitados pelo congresso. E olha que nem precisava sequer dessa lei. O Código da Criança e do Adolescente já as protege.


CURIOSIDADES.



Em 26 de junho de 1862, foi aprovada o uso exclusivo do sistema métrico, no Brasil.   Iria embora a braça, o feixe, o grão, côvados, a légua, a arroba, etc. Mas a mudança levou ainda dez anos para ser promulgada pelo Imperador Pedro II. Ainda assim a resistencia foi grande. No Estado da Paraíba, organizou-se um grupo de revoltosos e invadiram uma feira livre no Povoado de Fagundes quebrando todas as "medidas" oferecidas pelo poder público municipal. Dali, partiram para a cidade onde soltaram os presos da cadeia e incendiaram o cartório e a prefeitura. Dali, o movimento se alastrou por 70 outras cidades também no nordeste. Atuou como agravante a cobrança de taxas que o governo cobrava pelo uso ou aferição dos instrumentos de medida. Os comerciantes pagavam as taxas e repassavam o custo aos consumidores. Este movimento se chamou "Guerra do Quebra Quilo". Apesar do nome foi facilmente controlado pelas forças militares.  Fonte: Wikipédia.





Guiomar Nunes, uma pernambucana de 40 anos, mãe de oito filhos, um certo dia, foi acusada pela prática de judaísmo.  Era a presença da inquisição, no Brasil. Conduzida para Lisboa, lá foi submetida ao mais cruel martírio para confessar sua heresia. No dia 17 de junho de 1731, foi-lhe dada a última oportunidade de confessar-se. Então, exposta na Praça do Comércio, ela enfrentou uma multidão de populares que gritavam "herege! herege! hereje!" na direção dela e de mais seis outros ali também acusados de heresia. Guiomar, então, confessou: "Arrependo-me e peço perdão porque pequei." Com esta confissão ela conquistou o direito de não ser queimada viva. Seu corpo foi, então, aspergido com água benta, garroteado e, só então, queimado. Guiomar morreu em Portugal porque no Brasil não se torturava, nem queimava hereges. Seu processo, entretanto, se iniciou aqui. Por mais de 200 anos a inquisição católica esteve presente em terras mexicanas e portuguesas, prendendo e enviando gente para Portugal que nunca mais voltaram. Fonte - Revista "Aventuras na História" 


NOTA: As postagens estarão suspensas nas semanas do Natal e do Ano Novo. Boas Festas!!!

Nenhum comentário: