quinta-feira, 23 de maio de 2013

É ASSIM QUE A BANDA TOCA




Uma Vereadora América Tereza vale mais do que cinco Zezinhos da Ética. Brincadeira. Falo assim só pra irritar o Zezinho porque, no duro mesmo, a América Tereza vale exatamente cinco deles. Nem mais, nem menos. E não é pouca coisa, não! Um Adelson Vidal Alves, por exemplo, vale meio Zezinho. Mas um dia ele chega lá. Acho que seria muito bom uma cotação dessas, na cidade. Seria muito útil. A pessoa levava lá um Zezinho da Ética e saía com dois Adelson Vidal. Mas eu quero mesmo é falar da América Tereza. Ela empenhou todas as fichas na defesa do Prefeito. Não sei como o deputado Albertassi não fica com ciúmes. Eu só sei que o prefeito também gosta muito dela, confia muito nela e tal. Tá certo que ele manda o Luís Carlos Sarkis vigiar e ver se não lhe estão vendendo gato por lebre. Bobagem. A América Tereza já salvou o pescoço dele uma vez e meia. A primeira já passou foi na greve. Agora, o prefeito inventou de arrumar a VR Previdencia do jeitinho que ele gosta. E do jeito que ele gosta, muita gente não gosta. Muita gente mesmo. Os vereadores amestrados andam com medo. Na vez passada, a GM guardou só a casa da Tereza. Ninguém se lembrou deles também. Mesmo o  Vereador Tigrão que quando não está calado, está caladíssimo, achou que era melhor aguardar um pouco mais para a votação. Tem muita gente ressabiada dos dois lados. Os vereadores da base já foram até conversar com o pessoal da Klermann Caldas, empresa contratada para essa reestruturação da previdência municipal. Pelo que me falaram a empresa ta com a maior dificuldade de mostrar que é bonito um trem que todo mundo ta achando muito feio. 







D. Dilma, pelo esforço da véspera, perdeu a final do Salve Jorge, no dia seguinte. A votação da MP dos Portos deu trabalho. Mas, no final,  ficou mesmo no jeitinho que ela queria. Valeu a pena desesperar. Dizem que ela comeu pizza a noite inteira, enquanto, lá do Planalto era informada quantos mais tinham capitulado. Em plenário, todos falavam e ninguém ouvia ninguém. Os discursos que valiam eram os feitos ao pé do ouvido, no cafezinho. E como se tomou café naquela noite! As ministras Gleise Hosffman e Ideli Salvatti se deslocavam pelos corredores e vãos de cadeiras caçando votos. De quando em quando, ligavam para um dos quatro celulaes da presidente perguntando se podiam atender esse e aquele outro deputado. Era difícil escapar. Garotinho que começou chamando a mensagem de MP dos Porcos terminou votando pela sua aprovação. É assim. No fundo, no fundo, no fundo... é assim que a banda toca. Zoinho, nosso deputado, também toca na mesma banda. Aprovou a MP. E a gente nem pode pedir a Deus por essa gente porque eles sabem o que fazem. Eles sabem a quem favorecem e a quem prejudicam.







Tintswalo Ngobeni é uma jovem de 22 anos que foge de duas cadeias ao mesmo tempo. Todas duas em sua casa na Suazilândia, África. Foi parar na Europa. Hoje reside na Birmânia, Inglaterra. Mswatti III é o rei de Suazilandia. Um dia, passeando numa das ruas da cidade viu Ngobeni. Admirou-lhe o jeito, a beleza, os encantos. Ele já tinha algumas esposas, mas, pelo calendário de lá, já estava chegando a hora de arranjar mais uma. É que, em cada fim de ano ele tem direito a uma nova esposa para integrar o seu harém. Isto é constitucional. Era só ter paciência de esperar o fim do ano e a conquista se daria sem nenhum trauma. Talvez até com chuva de arroz. Acontece, porém, que isso não estava nos planos de Ngobeni e ela foi passar a festa de ano longe dali. Pediu asilo em vários países e todos lhe tem negado esse benefício. Ela reforça o seu pedido contando as mazelas na sua casa. O rei tem 14 mulheres que vivem aprisionadas no palácio. Só saem uma vez por ano, para comprar peças de roupa nos esteites. Diz também que lá o governo é unipartidário. A oposição foi extinta e os oposicionistas renitentes estão devidamente na cadeia.  Seguranças do rei Maswaitti caçam a moça por todos os cantos. Triste. Ou fica na cadeia com a oposição; ou vai para a cadeia no palácio. Enquanto isto, no Brasil, todo o governo se envolveu para ficar com o Battisti. 




Boy with frog é uma estátua de 8m de altura colocada em Punta della Dogana, em Veneza. Está lá: Um menino segurando um sapo que se contorce. Chama bastante atenção. Inúmeros turistas vão lá todos os dias para o fotografarem ou fotografarem-se junto dele. Agora, entretanto, que se prepara para completar o seu quarto ano de instalação cresce e cresce cada vez mais um movimento para bani-lo daquele lugar, trocando-o por um poste do século XIX, que estava ali antes. O autor da escultura, Charles Ray, não aceita a mudança por nada desde mundo. Ray fez este trabalho atendendo encomenda do magnata François Pianult, colecionador de peças e forte investidor nessa área. François se propunha a transformar Dragona, a antiga alfândega, em um museu de arte para cujo acervo seria constituído a partir da sua vasta coleção. O Boy with frog foi então instalado na véspera da Bienal de Veneza, em 2009. Desde aqueles dias a estátua sofreu vários protestos. As autoridades temeram mesmo que ele fosse vandalizado e o fizeram cobrir por uma caixa protetora transparente. Agora o movimento cresceu e deverá mesmo ser substituído pelo poste requisitado. François se propõe a conduzi-lo para o Palazzo Grassi, outro museu de onde é também coordenador. 

Nenhum comentário: