terça-feira, 16 de julho de 2013

O RESGATE DA DODORA



Nunca mais que eu soube do Jonas Martins, Prefeito de Barra Mansa. Também, não era pra menos. Há umas três ou quatro semanas que não leio o jornal Aqui. Por isso é que eu fico meio por fora assim da vida desses nossos vizinhos do Leão do Sul. Aqui, em Volta Redonda só se fala no Neto, que é o nosso Prefeito. E com amplas razões. O bispo não vê, o padre não vê, o Dário de Paula não vê... Mas o Neto pisa muito na bola. Cruz credo! De sorte que não sobra tempo pra se falar de ninguém mais. Eu, por exemplo, não tenho falado da Câmara Municipal de Volta Redonda. A América Thereza até mandou acender uma vela. Mas tudo é fruto exclusivo da falta de tempo. Deixa dar uma folguinha aqui pra ver só uma coisa. Um dia desses eu vi alguém tentando explicar para que servem os vereadores. Eu pensei com os meus botões – “não vou nem ler... deve ser coisa de um pândego, um ilusionista, um mágico desempregado. O circo não ta dando mais e aí vira cientista político. Mas o que eu queria falar mesmo é que não perco muito quando deixo de ler o Aqui. O Luís Alfredo, seu diretor, é muito repetitivo. Ele não muda. Dizem que em time que está ganhando não se mexe. Acho que é este o caso. Ele não é mesmo louco de mexer. Uma outra que mudou de uma vez por todas e não volta atrás é a Maria Aparecida Paraíso. Nem roncando trovoada. Era ela quem se deitava no portão da garagem impedindo a passagem dos carros, nas greves municipais. Era uma antiga militante e adquirira, enfim, esse posto máximo da carreira sindical que é a de fazer greve deitada. Uma barbada. Aparecida parecia um cãozinho de Pavlov. Mal ouvia a palavra “greve” começava a bocejar. Ela corria logo, se deitava ali no chão e atingia o seu nirvana. Que delícia viver. Não me lembro se ela levava travesseiro, mas me lembro muito bem de que ela dormia tranqüila. Às vezes, chegava até assobiar. Mas dali ela não passaria jamais. Era o topo da carreira de sindicalista. O outro lado era mais promissor. Um dia, ela não resistiu mais. Deixou de ser um comandante onde estava para ser um recruta do outro lado: Foi de mala e cuia para o lado do governo. Não volta mais. De jeito nenhum! Tanto que, nesse tal Dia Nacional de Luta, fui ver se ela andava por lá. Não seria nada demais. Era uma greve de mentirinha. Ela não apareceu. Teve medo de uma recaída. Besteira. Eu acho que ela está definitivamente curada.




Esse que era para ser o Dia Nacional de Lutas, Mobilização e Greves serviu apenas para atrasar o pagamento do meu cartão. Os bancos fecharam as portas. Ninguém ganhou nada com isto, a não ser aquele pessoal lá em São Paulo flagrado recebendo R$ 70,00 pela participação. Aqui, ganhou a nossa Dodora pelo resgate do seu prestígio. O pessoal aqui que vive zombando dela com o pequeno séquito que a acompanha em cada manifestação que ela faz. Dodora tem três fies seguidores, que a acompanham há bem uns vinte anos. Parece que trinta. Pode zombar quem quiser da sua liderança... eu mesmo, já me ri muito vendo-a pegar o megafone para falar com seus liderados. Era muito exagero. Não precisava nada daquilo. Não precisava sequer levantar a voz. Podia falar, conversando. Dodora é exagerada. Pois bem, agora juntaram-se a CUT, o PT, o PSTU, a UNE, o MST... Cinco pessoas. Cada um com sua bandeira. Cinco pessoas. Cheguei até pensar que era a turma da Dodora, mas com cinco pessoas não podia ser. Afastei logo aquela confusão da cabeça. Mas muita gente tem feito confusão com esses movimentos nas ruas. O senador Aécio Neves, o jovem (57 anos de idade) propôs o fim das reeleições – de todas elas, desde Presidente da República até vereadores. Ótimo isto. Tomara  que pegue. Mas vai precisar de muita gente ajudando o Aécio, o Jovem. O PSDB é o partido Fernando Henrique Cardoso que comprou a própria reeleição e com dinheiro público.  Vamos ver. Tem muita gente com a cabeça rodando.



Em 12 de julho de 1998, a Seleção Francesa se tornou campeã mundial de futebol pela primeira vez na vida. Dizem que lhe custou o olho da cara. Meu amigo até sabia o preço. A Canarinho tava boa pacas, mas não jogou a metade do que sabia. Nem um décimo! Apanhou de 3x0. De nada adiantou  Galvão Bueno gritar “Vai que é sua Tafarel”. A bola beijou nossas redes três vezes e nós não fizemos nem um golzinho pra remédio. França tinha Zidane, Karembeu, Petit, Guivarc’h e outros. Mas isto era muito pouco para enfrentar um time que tinha Ronaldo Fenômeno, Rivaldo, Cafu, Roberto Carlos... o Brasil era o favorito mas quem dominou foi a França – dois gols de cabeça feitos por Zidane. O Brasil favorito passeou em campo, como a Espanha, agora – 15 anos depois – que era favorita e apenas passeou em campo. Brasil devolveu os mesmos 3x0. Dois gols de Fred, um dos quais deitado. A França não podia perder aquele jogo; o Brasil não podia perder este, agora. Vou conversar com o Anônimo a respeito.    


CORRESPONDENCIA


Elson, bom dia! Você está cada vez mais ANARQUISTA. Salve! Salve! Salve! No caso dos médicos tem que verificar cada caso, pois em muitas comunidades aqui em Barra Mansa e Volta Redonda tem “Dotô quem nem aparece para trabalhar e no final do mês aparece dispensa médica, dada por outro Dotô”. Então, meu Amigo, como o negócio é ‘ESGOELAR” (sinônimo de protestar), me vejo obrigado a bradar: “MEDICOS, VEM, VEM TRABALHAR, VEM!!! Rsrsrsrsrs. ABAIXO A PROIBIÇÃO!!! Saudações anarquistas!!! Anônimo.

Meu caro anônimo, sou do tempo que o Pasquim chamava os médicos de a máfia de branco. Era cada caso de arrepiar gato de porcelana. Não mudou nada. Quer dizer, mudou o cliente, mudou o dotô mas suco de laranjas nas veias tem de monte. A gente ta cansado de ver.  A Dilma só não pode pensar que trazendo os gringos vai resolver o problema da saúde. Isto é outro papo. Eu só fico meio assim é quando Frei Beto mete o bico. Sei lá. Quem sabe ele tomou muita pancada na cabeça no tempo da ditadura e ficou meio lelé? Quando eu me lembro disto fico com pena dele. Não descarto esta maldade. Como não descarto a vinda dos cubanos. Isto mais em sua homenagem. Muito bem analisado. (Elson Sepulveda)

Precisamos que este blog mantenha as portas abertas pra gente divulgar as falcatruas do Ataíde. Ele publicou o edital de convocações para a nova eleição da  diretoria muito bem escondido. A gente descobriu e se inscreveu. Mas ele não parou. Ele tem uma missão que não é só dele – a Secretaria de Planejamento está fazendo o que pode para ajudá-lo, dando-lhe um material de propaganda que não é ele quem escreve, e nem o lê depois pelo simples fato de ser analfabeto. Agora, ele tenta impugnar nossa Chapa 2. Ele abriu o seu envelope de inscrição para conferir os nomes inscritos ali e ameaçá-los um a um. E pior ainda uma comissão composta, escolhida e nomeada por ele impugnou a Chapa 2 que era encabeçada pela Penha Puello. (Maria Silva, funcionária municipal)


Pois é, Maria. Este moço está com a síndrome do Obama está vasculhando as intimidades dos outros. Coisa feia e imprópria para uma liderança pública. Mas o Ataíde só chegou essa presidência com a morte do Puelo; e só será mantido aí com a morte do sindicato. Portanto “não deixem o sindicato morrer, não deixem o sindicato acabar, o Ataíde não sabe nem ler, o Ataíde vai ter que rodar...” Abraços. Cuidado com os votos dos comissionados. Eta praga! (Elson Sepulveda)

Nenhum comentário: