quinta-feira, 15 de agosto de 2013

OS VEREADORES ESTÃO VOLTANDO




Um dia desses passei pelo Maurício. Na verdade, o nome dele não é Maurício. Inventei este nome para protegê-lo. Ele aderiu o Neto, mas só a família dele sabe. Ele era da Banda Pura do PT e, agora, é da Ala Radical do Neto.  Radicalíssimo! Mexeu com o Neto, mexeu com ele. Pois bem, lá vinha ele pela Avenida Paulo de Frontin com a simplicidade de um catador de latinhas. Pensei com meus botões -  "Como as aparências enganam... " Ninguém diz que aquela podia ser uma das cabeças pensantes do governo municipal. Substituiria, sem nenhum favor, o Paiva na vice-prefeitura. No entanto, é apenas um vice Zezinho da Ética. Está muito mal aproveitado. Chegou atrasado, um pouquinho de nada, no pedaço. Pensou, pensou, pensou até que pulou na panela.   Mal sabia ele que a troca que fazia era a de seis por meia dúzia.  Tanto que se sente à vontade. Está em casa.  Também, quase todo o PT emigrou.  Ficaram de fora só uns gatos pingados. Maurício sabe dos  seus merecimentos e não esquenta a cabeça. Está no seu evangelho: " O pouco com Deus é muito". Assim, mantém-se todinho do Neto. Firme como uma rocha. Acho até que ele anda diferente comigo. Ele pensa que sou o único culpado da insonia do Prefeito. Tadinho de mim. Na verdade, tenho feito minha parte, mas vem o jornal Aqui com suas canções de ninar e faz o Prefeito dormir.  Enfim, lá se foi o Maurício com suas ignotas e ralas  idéias. Ainda assim, um desperdício. A gente vê aí uma América Thereza no quinto mandato. Vem cá, isto também é exagero! Concedo que ela tenha chegado à vereadora com alguma idéia na cabeça. Parece até que ela mudou o nome de uma rua uma coisa assim. Mas seu  estoque de idéias acabou. O mesmo acontece com o Vereador Paulo Conrado. Não sei se ela já tem cinco mandatos, mas há tempos dá sinais de abulia. Ele até que tenta, mas a cabeça não ajuda. Em 2009, quando foi eleito presidente da casa prometeu vigiar o estacionamento do shopping 24 horas por dia. Veja que assombro!  Enquanto se permitir que o vereador se eleja e reeleja teremos desses zumbis no legislativo e um Maurício  catando latinhas na avenida.



O Governador Alkmim está numa overdose de transporte. E tudo começou com uma dosezinha de 20 centavos. Tonteou. Mandou a polícia bater, mandou a polícia maneirar e, por fim, quase mandou a polícia apanhar. Coisa da vida de político. Enfim, trupicou mas não caiu. E, agora, estão lhe enfiando garganta adentro a dose cavalar da Siemens. Mas o governador pediu ajuda. Juntou parte do seu pessoal, parte da sociedade civil e fez uma comissão para apurar tudinho. Investigação ampla, geral e irrestrita. Não é ele quem vai pagar o pato. A Siemens, maior conglomerado de engenharia do mundo tem quase 200 anos e 400 000 empregados espalhados pelo mundo. Isto era tudo o que se sabia dela. Em 2006, algo estranho a sua atividade fim foi acrescentado ao seu currículo: corrupção. Uma sua subsidiária movimento em bancos na Suiça e na Alemanha milhões de euros para pagamento de propina. O destinatário é vário e democrático. Vai desde ministros de Estado até funcionários públicos graduados. Inicialmente, esses casos foram observados na Grécia. Depois, veio a Itália. Depois veio vindo, veio vindo e chegou ao Brasil. Nos cinco casos já identificados e catalogados quatro se deram em São Paulo e um no Distrito Federal. O crime é o da formação de cartel. Juntam-se várias empresas fazem-se o loteamento das obras a serem licitadas, acertam-se os preços e aí, que maravilha viver! E isto é o que se sabe que houve. O que não se sabe ainda é se houve pagamento de propina a autoridades e altos funcionários nossos. Não vejo a hora de sabê-lo. Que dúvida cruel!!!




Dizem que quem é ruim não morre. Lembrei-me do Sarney mas não é dele que eu quero falar, não. O caso é do Erick Norrie de quem eu nem sei se é mau. Tô esperando publicarem o DNA dele. A outra explicação além desta é que ele seja da família dos gatos. Erick tem 40 anos e, quem sabe, tres vidas de resto. Já sofreu várias investidas da morte. Ela perdeu todas. Erik já foi mordido por macacos, picado por serpentes venenosas e veio tocando a sua bola. Aí, a morte resolveu atacá-lo de cima. Caiu-lhe sobre a cabeça na forma dos raio das tempestades. Aquela luz, aquele estrondo, aquele cheiro de coisa queimada... E aquele susto do homem se levantando. Saiu vivíssimo de mais esta. E pra ninguém por cobro nas suas histórias o jornal de New York,  Daily News, publicou tudinho, tudinho a respeito nome do rapaz, nome, endereço, idade  e foto. Até da profissão do moço ele falou. Disse que ele é empresário do ramo de tinta para barcos. E, por conta dessas atividades, é que se viu recentemente numa pesca de arpão nas Bahamas.  Arpão rima com tubarão. E não é que o bicho veio! O bicho apareceu com as suas temíveis JAWS como nas lotadas sessões de cinema. E, como no cinema, o atacado ficou apavorado: "Eu senti o seu tremendo poder atingir a minha perna". Disse Norrie e disse mais: "Quando olhei para trás, eu vi o tubarão rasgando o lado da minha perna. Ele balançava a cabeça e mastigava". Erick conseguiu atingir a praia e depois de medicado foi para o hospital de Miami. De olho no seu leito os médicos, pára-médicos, serventes e funcionários em geral fazem um bolão tentando acertar onde se dará a nova frustação da morte com Norrie.   

CORRESPONDENCIAS


Quem se aventurar a escrever a história do PT terá que ter cuidado para não se perder nas curvas. O PT está frequentemente mudando de direção. Em 1985, ele foi contra a eleição de Tancredo Neves e expulsou seus deputados que votaram nele. Em 1988, o PT votou contra a Nova Constituição do Brasil, talvez preferisse ficar com aquela que foi elaborada pela Ditadura. No ano seguinte, 1989, o PT foi contra que fizéssemos o pagamento da dívida brasileira propondo que o Brasil se transformasse no rei do calote mundial. Aí, deu uma folga e 4 anos depois, foi contra o governo de coalizão com o então presidente Itamar Franco. Não participou. Em seguida foi contra o Plano Real. Foi contra a reeleição em 1996. Depois luta ferozmente contra a lei de responsabilidade fiscal que obriga os governantes a gastarem apenas o que arrecadam. Votou contra os programas sociais do governo em 2001. (MCT)


Pois é, meu caro MCT. Quem se aventurar terá muito trabalho e que usar solado antiderrapante. De vez em quando um petista descuidado cai na pista. Mas há uns tontos aí que seguem em frente dobrando as idéias direitinho nas curvas. Estão, neste caso, Leonardo Boff e Chico Buarque. Com suas poses de intelectuais garantem o bom comportamento de grande  parte do rebanho. Chico não vem agora a público desmentir sua afirmação de que o PT fala grosso com os Estados Unidos. John Kerry, Secretário de Estado americano esteve em Brasília, há poucos dias. Aqui, na nossa cara, ele disse que os Estados Unidos não só espionam o Brasil, como também vão continuar espionando. Informou que vai continuar invadindo e-mails, telefonemas e toda sorte de comunicação. A espionagem é um ultrage. Nem nos períodos de guerra é admitida. Ela está à margem do Direito Internacional. Dilma e Patriota foram humilhados dentro da sua própria casa. E não criaram nem sequer o constrangimento da cara-feia dos anfitriões. Continuaram lhe sorrindo e cheios de rapapés.   (Elson )

Nenhum comentário: