quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A NETROLATRIA AO ALCANCE DE TODOS





Não sei se vocês se lembram do Ananás. Ele é conhecidíssimo em Volta Redonda, porém com outro nome que se lhe assentou feito uma luva - Chamam-no de Aquela Besta. Pois é, nos encontramos justamente no primeiro dia do ano. Lá estava ele na praça em carne-e-osso. Ele trazia uma estrelinha do PT, no peito e um jornal Aqui, na axila esquerda.  Saudou-me com efusivos cumprimentos e  desejou-me  um 2013 repetido indefinidamente, na vida.  Ele quer que o ano de 2013 se repita para ele, para mim e, principalmente para o Neto. Apesar de um trupicão aqui, outro ali, o Prefeito trouxe sua turma até 2014.  É bem verdade que a Dra. Suely Pinto caiu. Mas esta já vinha respirando pelo canudo há muito tempo. Claro que houve, também, quem se fortaleceu no grupo. O Jerônimo Telles, por exemplo, já até fica em pé sozinho.  Até 2011, Jerônimo era apenas um homem atrás de uma mesa. A gente chegava lá no Curral do Conselho e perguntava quem era o tal Jeronimo e as pessoal informava: “É o que está atrás da mesa à esquerda.” O da direita era o Paiva, que tinha apelido de Ratinho, não porque se assemelhasse ao  apresentador da tv, mas sim por outros motivos que não vem ao caso. Sentavam bem próximos um do outro - o Jerônimo e o Paiva. Tão próximos que ouviam o Programa Dário de Paula pelo mesmo rádio. Era assim que se informavam. E foi com esse imenso cabedal que o Jerônimo chegou a vereador da nossa  cidade. Da nossa cidade, não; vereador do Neto. Não sei se o leitor é dado a essas distinções. Mas fica a deixa para que cada um se sirva dela  como melhor lhe aprouver. Voltemos ao Jerônimo que, antes da primeira sessão, antes mesmo da posse, procurou a América Teresa, a maior especialista em netolatria no pedaço (O Conrado vai morrer de ciúmes, mas a verdade tem que ser dita).  E perguntou-lhe, com a voz penitente de um devoto noviço: "O que é que eu faço para agradar o homem?" E a Teresa, então, lhe resumiu didaticamente a primeira e única lição do credo: "É simples. Quando eu levantar o polegar, você diz sim; quando eu volta-lo para baixo,  você diz não. É só mirar bem o meu polegar. É simples! Muita gente conseguiu.". E com essa  brevíssima lição na ponta da língua, Jerônimo está batizado e crismado. E já recebeu reconhecimento oficial - ele é  representante da Casa na Comissão Municipal da Verdade. Ele está entusiasmadíssimo, sem medo de ser feliz.  Sabe que lhe basta ficar de olho  no polegar da Teresa.


O Brasil tá virando brasil. Não há quem duvide disto.  Nem mesmo o meu amigo  Dr. João Catapreta há de por defeito neste juízo.  Ele só não admite é se dizer que a corrupção é filha legítima do PT. Tá certo. Só que o PT a pegou pra criar quando ela ainda estava pequeninha. De berço. E a deixou crescer sem limites. Avacalhou-a. O Maluf, ele era nosso incontestável símbolo da corrupção. Ninguém admitia Maluf sem corrupção e nem corrrupção sem Maluf. Eram como irmãos siameses. Maluf, entretanto, nunca o admitiu. Sempre dizia:  “este dinheiro não é meu; esta assinatura não é minha!” Agora, essa turminha nova, que está aí... Santo Deus! Quanto descaramento, respondem como se estivessem ensaiados: - "eu roubei mas não foi para uso pessoal... foi pro partido. É caixa 2”. Virou epidemia. Até o futebol tá contaminado. Antigamente, a gente falava: “O que interessa é bola na rede”... agora, o gol não é mais marcado entre os tres paus.  Em vez de se contratar um bom time, contrata-se uma boa banca de advogados. A moda pegou mesmo! O céu está turvo da chuva de petições que se anunciam na justiça comum. Todas de torcedores da Portuguesa.  A CBF que não dorme com os olhos dos outros já deu um passo em frente.  Propõe uma mudança no Brasileirão que agradará geral.  Até a TV Globo será contemplada. A CBF pensa num certame disputado por 24 times divididos em dois grupos. Num primeiro turno, seriam tirados os quatro melhores de cada chave que se enfrentariam num mata-mata, a seguir. Neste modelo, estariam incluídos o Vasco, a Portuguesa, a Ponte e o Náutico. É o que se vê: Os torcedores aquietados, a Rede Globo com sua audiência aumentada e a CBF reeleita. É ano de eleição e siga la pelota!


Enfim, a alma de Alan Turing pode descansar em paz. Quantos anos de céu compensarão 59 anos no inferno? Alan Turing foi – segundo avaliação de Stephen Hawkins – um dos matemáticos mais brilhantes da Era Moderna. Foi ele quem decifrou o código dos submarinos alemães, na Segunda Guerra Mundial. Salvou das botas do nazismo a alma de muita gente boa. Entretanto, quando descobriram sua homossexualidade, condenaram-no à prisão. Alan suicidou-se logo depois. Agora, passados 59 anos, na véspera do Natal de 2013, a rainha considerou que não era um pecado tão assim, não. Aí, lhe  concedeu o perdão.




A população do Uruguai é de um montinho de gente perto do Brasil. O que eu sabia deles lá é que tinham vencido o Brasil no Maracanã em 50. E só! . Não falavam mais dele. Agora, o mundo lhe abre as portas  - jornais, revistas, tvs e a minha vizinha Madalena: "Eles sim tem um presidente". Falam é do José Mujica, presidente deles lá.  Ele começou nas guerrilhas, foi condenado a 14 anos. Cumpriu a pena e voltou para as ruas com uma coalizão de esquerdas. Foi eleito deputado, senador e presidente. Sua imagem é muito bem cuidada. Cuidadíssima! Mora numa propriedadezinha rural, doa 90% do seu salário, dirige o seu próprio fusca 82 e se alimenta nas pizzarias dos bairros.  Politicamente também surpreende. Permitiu o casamento entre gays, autorizou o aborto e promoveu a liberação da maconha. Nada disto, entretanto, estava no seu programa de governo. Ele sabe das coisas. Mão abre espaços, entretanto,  para os jornalistas uruguaios. Pode aparecer questionamentos sobre saúde e educação. Pra que complicar se pode simplificar.











Nenhum comentário: