terça-feira, 31 de dezembro de 2013

ADEUS, ANO VELHO!





Se eu não tivesse coisa mais importante pra fazer ficaria sossegadinho, em casa; não iria, de jeito nenhum, à curva do rio ver o Neto soltar rojão. Tem gente que gosta e acha um espetáculo indescritível. E, de ano pra ano, cada vez mais rojão. Tô fora! Não perco uma data importante dessa em folguedos. De jeito nenhum. Eu vou é pra Praia do Anil pular as sete ondas e, depois desse acrobático ofertório, fazer meu compreensível pedido: "Eu quero um novo Mané Fogueteiro pra Volta Redonda.  Pra mim, sinceramente, o mandato do Neto já era. Está com a validade rigorosamente vencida. Claro que há muita gente que não toma  esses cuidados tão necessários e vão engolindo tudo que lhes servem. E, assim, continuam engolindo este governo que lhes é servido. Mas, atentai  bem!, isto é um perigo pra saúde, o ministério adverte. Mas há também pessoas ciosas com o que põem, na boca. A Câmara Municipal mesmo deu um desses exemplos no  início do ano. Sentiram um cheiro de azedo e  cuidaram logo que era do governo municipal. Quiseram abrir-lhe as entranhas, virá-lo do avesso, ver como ele estava por dentro. Pensaram num inquérito. O povo na rua já até falava assim:  "por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento". Mas o inquérito não foi adiante. A maioria dos vereadores tem é estômago de avestruz e acharam que era melhor deixar do jeito que tava. E um  desses vereadores de estômago forte era justamente o noviço Jerônimo Telles. Ele era valentemente contra a investigação do prefeito. E, logo depois, ele, justamente ele, foi escolhido para representar o Poder Legislativo na Comissão Municipal da Verdade. Ora, isto não conjumina. Ou mudam o vereador  ou mudam o nome da comissão. Eu já tô achando que vou ter que pular umas setenta vezes sete ondas.



Tres juízes da Vara de Execuções Penais (VEP) em Brasilia não querem mais ficar a serviço da Papuda. Pediram remoção. Quanto mais longe dos mensaleiros, melhor. A Trindade do PT - Genoíno, Zé Dirceu e Delúbio - está avacalhando com o presídio. Até aqui, todo mundo achava aquilo um mimo. Na foto acima, se vê um grupo de ilustres parlamentares em visita cordial e solidária ao tetra-assassino Batiste. Estavam lá o Chico Alencar (PSOL), Ivan Valente (PSOL), Eduardo Suplicy (PT) e outros. Todos de mãos dadas felizes e sorrindo. Parecia até que estavam em casa. Agora, essa gentalha querendo quebrar a harmonia ali reinante. Reivindicam um tratamento melhor ainda. Um tratamento VIP. Cinco estrelas. Quando se apresentaram estavam cheios de moda, querendo e ganhando um dia especial para suas visitas. Mas os juízes da VEP o derrubaram logo, porque a grita foi grande. Aí, veio da doença do Genoíno, o desemprego do Zé Dirceu e não pararam mais. Tá todo mundo achando muito sem propósito os beicinhos dos dois. Isto está dessagrando aos outros presos e é possível até que conduza a uma rebelião. Uma pena! O Governador Aqnelo Queiroz, PT, trata esse presídio com carinho porque, de vez em quando, vai pra lá uma figura ilustre. Seu antecessor José Roberto Arruda passou dois meses lá e a candidata Jaqueline Roriz só não foi mesmo porque a Câmara Federal é aquilo que nós todos sabemos. E, como se esses exemplos não bastassem, o próprio governador Agnelo pode ir se hospedar atrás daquelas grades. Sua folha corrida é extensa. Então, na Papuda deve ter bons colchões e, no tempo frio, devem servir uma gostosa sopa de legumes. Eu acho que a Trindade Petista está exagerando. A maioria dos criminosos da Papuda acha isto uma avacalhação e quem sabe até puxem um movimento pela democracia que estabelece igualdade entre todos os homens e só nos reste acompanha-la. 



Renan Calheiros não aprende. Tantas vezes ele cai, ele levanta torna a cair no mesmo buraco - corrupção. Não aprende e não faz questão nenhuma de aprender. Em julho ele pegou um avião da FAB e foi assistir um casamento na Bahia. Aí, o povo começou a se perguntar: "Como é que pode? Como é que pode?" E Renan devolveu o dinheiro na marra. Teve um filho incestuoso e quem pagava a pensão era uma prestadora de serviço à União. Eu jurava que ele tinha aprendido. Jurava que ele tava careca de saber que com dinheiro público não se brinca. Qual nada! ele pegou outro avião e foi justamente implantar cabelo
.

Januária é uma cidade de Minas Gerais mas seus governantes vivem de cabeça nas nuvens. Olha que cá em Volta Redonda temos visto coisas do arco da velha, como a do Vereador Jeronimo Telles conselheiro da Comissão Municipal da Verdade. Mas lá o pessoal foi muito mais fundo. Em Januária não há mar, nem transporte ferroviário e, no entanto, o  Plano Plurianual de ação Governamental do Município não quis nem saber. As metas ali incluídas tratam de transporte marítimo e ferroviário e ainda dispõem sobre fronteiras com países estrangeiros. E foi aprovado em primeira votação por 13 x 2.

Nenhum comentário: