segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

NETO E O BIG BROTHER


O cinema nacional dizia - falem mal, mas falem de mim. E a gente gostava desse dístico e o repetíamos como se fosse também nosso. E, realmente, qualquer um poderá dizê-lo com igual ou maior sinceridade. Aliás, parece que o ouvi do próprio Prefeito Neto, quando encerrou o expediente na sexta feira. Ele passou pela praça como se fosse um invisível.  As pessoas por ali continuaram conversando normalmente.   Até mesmo os dois que falavam do Big Brother continuaram falando do Big Brother. O Prefeito se assustou e perguntou para o motorista como é que estava o ibope desse programa. E o motorista  falou - "Muito baixo. Baixíssimo! Parece até que vai sair do ar." E o Prefeito entrou cabisbaixo no carro. Muito triste. Aí, pensei vou ajudar o Prefeito - vou falar mal dele. Vai que a CMVR cassa o mandato dele... Aí, já não terá a mesma graça. Será como falar do Newton Almeida.  O Nilton veio do Rio de Janeiro. No seu cartão de visitas vinha escrito - Nilton Almeida, o Homem que Tacou uma Pedrada no ex-Presidente João Goulart. A pessoa estranhava e ele contava a história. Ontem eu passei por ele e ele me acenou com aquela mesma mão da pedrada. Mas voltemos ao Prefeito Neto. Fui ao Portal Volta Redonda e vi lá que 70% dos focos de dengue em Volta Redonda estão nas residências. Aí, resolvi perguntar se ele já mandou ver os focos de dengue da Ilha São João que são de administração da prefeitura. Tenho várias fotos de lá, mas a de cima me parece que basta.


A ORDEM É SALVAR O SARNEY



As favas estavam contadas. Aliás, contadas e recontadas. Sarney seria presidente do senado com os pés nas costas. Seria a quarta vez. Há dois anos passados Sarney estava com o pescoço na guilhotina e a mão no gatilho. O governo entendeu o recado e mandou outro de volta: "Salvem o Sarney!" É bem verdade que já tinham sujado as mãos salvando o Renan, que dependurara um filho extra nas tetas da república. Mas era um filho só. Mas o Sarney, com aquela história de 643 atos secretos já pendurara até  namorado da neta. A filha do Mercadante falou – “Pai, você não pode fazer uma coisa dessas!” A mulher também falou. Parece até que um vizinho foi falar com ele – “Você tem que honrar esse bigode!” Mas a voz que ele ouvia era somente aquela –  Salvem o Sarney. Suplicy que chegou a mostrar um cartão vermelho para o homem, também passou a ouvir aquela voz - Salvem o Sarney. O cartão continuou vermelho, mas Suplicy foi amarelando. Ele conhecia aquela voz. Todos a reconheceram. Sarney foi absolvido e falou – só por desaforo eu quero ser presidente de novo. Aí, surgiu o Tiririca e mostrou que tudo era permitido – pior do que está não fica. Os senadores tornaram-se seus apóstolos. E sentiram-se enfim livres até para aplaudir o Sarney eleito, falar da sua honra e conduta pessoal inquestio. E sem mencionar o escândalo passado disse que sua honorabilidade e conduta inquestionáveis. 
 





Há duas coisas que eu sempre maldigo no meu caminho. É a casca de banana e político. São muito perigosos. E aconsellho mesmo que não se deve nem pisá-los. O melhor que a gente faz é evitá-los. E tem muitos deles por aí. Li na Superinteressante que, só na grande São Paulo, a cada semana, se joga quatro toneladas de casca de banana fora. No Vale do Ribeira, faixa litorânea de São Paulo há toneladas e toneladas de bananas desperdiçadas. A prefeitura não recolhe. Ninguém quer saber delas. Minto. Milena Boniolo, pesquisadora do IPEN (Instituto de Pesquisas e Energia Nuclea)  pretende resgatá-las. Vê essas ameaçadoras cascas como uma promessa. O trabalho de sua colega Mitiko Yamura  despoluindo a água com bagaço de cana e fibras de coco deu-lhe inspiração. E de pensar e repensar ela viu que casca de banana é carregada negativamente e os metais pesados, carregados positivamente. Supôs logo que era só aproximá-los e eles se reconheceriam. E os aproximou e um foi, de fato,  atraído pelo outro. Está aí, prontinho, o trabalho de uma menina de 25 anos para solucionar esse  grande problema do Brasil que é a poluição das águas por metais pesados, como efluentes contamindados por urânio. Milena procura há três anos um patrocinador para aplicação em grande escala da sua descoberta. Daí, a inutilidade dos políticos.

CURTAS

Alfredo Strossner  governou o Paraguai por 35 anos. Foi sempre um mão de ferro. Subiu e desceu pelo mesmo caminho - o do golpe de estado. Mas, enquanto estava lá se fez. Montou uma fortuna de US$ 3 bilhões. Para não ser incomodado fugiu para o Brasil, onde viveu até morrer. Seu filho Gustavo ficou com toda essa fortuna de depósitos em paraísos fiscais, ações em empresas e bens imóveis. Toda essa imensa fortuna obtida de forma ilegal. Hoje, Gustavo é um paciente terminal de câncer. Esta condição realimentou a polêmica sobre os destinos dos bens da família. No Brasil, não se avançou na apuração. Sabe-se somente  que Gustavo e o pai viveram durante anos numa mansão com oito quartos, piscina e elevador privativo, na restrita Península dos Ministros.



Agora, está explicado. A neuropsicologista Anne Moir, jogou um foco de luz sobre essa questão da mulher-homem e do homem-mulherzinha. Assegura a pesquisadora que o sexo não é definido apenas pelo órgão sexual. Ela diz que o cérebro é também um elemento importante nessa definição. Enfim, que o cérebro também é masculino ou feminino. Depende da quantidade de testosterona (hormônio Masculino) a que o cérebro ficou exposto, na gestação. Segundo a pesquisadora, de um modo geral, quem possui o cérebro masculino tem o dedo indicador menor que o anelar, olhando pela palma da mão. Mas isto não é uma regra sem excessão.
Foto: ilustração revista Época


A extração de  areia dos rios degrada o meio ambiente. Daí, a permanente busca de substituí-la por um outro material. A Votorantin Cimentos, desde 2002, usa areia artificial em Curitiba e já levou este procedimento para São Paulo – capital e interior. Também a Universidade Federal de São Carlos trabalha nessa direção. Propõe substituir a areia dos rios pela cinza do bagaço da gana. O Professor Almir Sales, coordenador desse estudo, diz que com a substituição parcial da areia conseguiu massa de concreto 15% mais resistente que a comum. O maior ganho, entretanto, é ambiental, pela conservação dos rios de onde se extrai a areia.


CURIOSIDADES


Mausoléu de Halicarnasso. Artemisa, rainha de Cária (originalmente, chamada Fenícia) , na Ásia Menor, mandou erigir um túmulo para perpetuar a memória do seu irmão e marido Mausolo, que reinara de 377-353 aC. Foram dez anos de construção. A base do túmulo era de mármore e bronze e revestido de ouro. Artemisa muito se empenhou nessa construção, mas morreu antes de concluí-la. Este túmulo ficou conhecido como Mausoleu de Halicarnasso e foi incluída entre as Sete Maravilhas do Mundo Antigo.
fonte: Valmiro Rodrigues Vidal, Vol 1


Biscoito. É uma palavra que deriva do latim - bicoctu, "cozido duas vezes". O nome provém de um tipo de doce feito com pedaços de bolo que são novamente colocados no forno. Para aí adquirirem uma forma crocante porque fica com baixa concentração de água.
fonte: Valmiro Rodrigues Vidal, Curiosidades Vol 5



Indios e Brancos. Foi em 1646. Os jesuítas tinham um problema com a evangelização dos índios no Rio de Janeiro. As aldeias onde moravam eram próximas dos engenhos, onde se produzia vinho e aguardente. Os índios ficavam bêbados e perturbavam o sono dos padres. Para acabar com esse problema os padres decidiram as aldeias para longe dos engenhos. Não deu certo. Índios e colonos se revoltaram, botaram fogo nas choupanas dos padres que desistiram da mudança.
fonte : Leandro Narloch, Guia Poliicamente Incorreto da Historia do Brasil


COMENTARIO

Prezado Elson: você continua com o discurso ácido em direção aos que fazem por merecer. Gosto também de constatar a sua disposição para escrever postagens regulares e manter o respeito ao leitor. Visitas? Às quintas e aos domingos; a gente vem na certa. Sempre encontrará boa prosa. Receba o meu abraço blogueiro e a certeza da leitura constante. (Doralice Araújo)

Elson: Prezada Doralice, aprendo também com você esta importantíssima integração com o leitor. Mesmo nos grandes jornais a página do leitor é das mais valorizadas pela editoria. No meu caso, um comentário seu é sempre bem vindo. Sobretudo porque ele aumenta a minha responsablidade. E isto é bom. Um abraço.
NB: Doralice tem um importante blog chamado NA MIRA DO LEITOR.


Nenhum comentário: