sexta-feira, 8 de abril de 2011


Vereador Jair Nogueira


Volta Redonda. A Prefeitura Municipal bem que podia economizar um dinheirinho. Mas ela economiza, só em certos casos. Caducaram com o PCCS, agora, vão encomendar um outro novinho em folha. Vão chamar uma empresa de fora pra dizer quem deve ter aumento de  50% e quem deve ganhar 10%. Valha-nos Deus! Vai que seja uma do grupo da Locanty. A Locanty é esta empresa contratada para catar lixo e não cata. O Prefeito fica com raiva e, às vezes, diz até assim "Eu não agüento mais!!!" Mas tem agüentado. Deus nos guarde! Na verdade, nem precisava fazer nada. Temos um PCCS aprovado em 1995 que nunca foi respeitado. Portanto, pensando bem, tá novinho também. Uma lei municipal que nunca foi cumprida. E, agora, aos 16 anos de idade o prefeito fala que ela está caduca. Até a Dodora, presidente do SEPE, concorda. Diz que muita coisa mudou nesse tempo. É verdade. Inclusive ela, Dodora, mudou também. E como mudou... O Legislativo Municipal que zela pela legalidade dos atos do prefeito não se mete nessa questão. O Vereador Jair Nogueira, na sessão de quinta feira, discutia o show do Sérgio Reis. Como fora perder um espetáculo daquele! Ele pensou que o ingresso era uns R$ 30,00 mas era só uma caixinha de leite. Bobeou, dançou! E se lamentava profundamente.  Perdeu até o assunto. Mas não fiquei com dó dele, não.  Pois é claro que o  Prefeito Neto tira vantagem dessa sensibilidade juvenil da Câmara Municipal.  Tanto que o Prefeito fala que esse PCCS que está aí ele não cumpre de jeito nenhum: “Se o município fizer o que a lei manda, está falido.” Como é fácil descumprir a lei... o Prefeito com um único e escasso adjetivo – falido – dá um piparote na Câmara, nos sindicatos e no funcionalismo.
foto: Câmara Municipal de Volta Redonda

Lula e Roger Agnelli



Derrubado o presidente da Vale do Rio Doce pelo Governo Federal. Foi por má gestão? Não! Corrupção? Não! Excesso de competência é um crime imperdoável! Penso que foi assim com Roger Agnelli.  Todo mundo viu o salto que a empresa deu na sua gestão. Mas, enfim, Murilo Ferreira já mandou fazer o terno. E estamos conversados. Ao vencedor as batatas! A posse será dia 22. Dilma e Murilo  se conhecem desde o outro carnaval. É, portanto, uma ação entre amigos. Lula, por dois anos seguidos, quis interferir na administração da empresa. Mas não tinha esses laços com Agnelli. Amizade, amizade. Negócios à parte.  Não aceitava seus conselhos de a Vale expandir  seu parque industrial. Bem centrado nos interesses da empresa e dos acionistas, Agnelli resistia e resistiu. Até porque ele já conhecia a área – A Vale também investe em aço. Porém, tem sempre um porém, o Bradesco, grande acionista da Vale, deve alguma atenção ao governo federal. E, como uma mão lava a outra, o banco não se fez de rogado. Pediu a cabeça do homem. Dilma vingou Lula e está muito mais livre para dar aos seus aliados uns bons empregos

CURTAS

Tanto a mulher fez, insistiu e reivindicou a igualdade entre os sexos que, agora já não são apenas os políticos que reconhecem a similitude entre eles; a própria ciência assina embaixo -  a mulher está cada vez mais parecida com o homem. É o que dizem pesquisadores da Univerdade Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Eles examinaram centenas de crânios espanhóis e portugueses de até 4 séculos atrás. E lhes ficou muito claro que as diferenças entre os esquelesto masculinos e femininos estão desaparecendo. A caixa craniana e a estrutura facial dos dois vem assumindo um mesmo desenho.
Fonte jornal O Estado de São Paulo

Ama de leite é uma figura quase estranha na sociedade atual. Existem os bancos de leite que são uma reminiscência daqueles velhos tempos. Mas os bancos de leite não tem dado conta à demanda. Eis um problema a ser resolvido. Pesquisadores chineses estão dando um importante passo nessa direção. Eles dizem ter modificado geneticamente 300 vacas para produzir leite parecido com o humano. A chave de tudo é uma proteína especial chamada lisozima, abundante no leite humano e em pequena quantidade no leite da vaca.
Fonte e ilustração Live Science

Winston Jansen é um fotógrafo amador que atingiu seu momento de fama como paparazzi. Não que ele tenha flagrado uma modelo em fotos picantes ou em situação comprometedora. O que ele fotografou foi um inseto. Jansen passeava numa floresta em Cingapura quando viu o inseto num galho. A camuflagem do bicho chamou-lhe  a atenção porque lembrava muito o cantor Elvis Presley que foi assim uma espécie de rei do rock nos anos 50-60. A foto correu por vários jornais e revistas do mundo.
Fonte The Daily Telegraph


CURIOSIDADES



O duelo é um confronto entre duas pessoas, por motivações diversas. Para alguns, o primeiro duelo foi o bíblico encontro entre David e  Golias. Há, entretanto, os que trazem sua origem bem mais pra cá – a disputa entre Guilherme II (Conde De Eu) e Godofredo Baynard, em 1096. Segundo os historiadores, era grande a matança entre os nobres franceses. No século XVI o duelo sofreu sua primeira proibição, mas não conseguiram por fim à prática. Nos tempos de Luís XIII, Richelieu decretou pena de morte para os duelistas. No Século XVIII, entretanto, o duelo estava oficializado e até com regulamentação formal. Por essas leis um ou mais duelantes morriam, muitas vezes por proposital falta de socorro, mesmo que tivesse algum médico por perto. Inicialmente esses combates eram feitos com sabre, espada ou a florete. A introdução da pistola data do tempo da Revolução Francesa. Na Idade Média, era costume o adversário mandar fazer o enterro de sua vítima, depois de lavada a honra.
Fonte Valmiro Rodrigues Vidal - Curiosidades   ; ilustração opuma.blogspot.com



 
Bastilha foi construída durante a Guerra dos Cem Anos, por Carlos V. A obra iniciou-se em 22 de abril de 1370 e foi concluída em 1382. Estava pronto o histórico castelo. Carlos VI foi quem transformou o velho casarão em presídio. Richelieu, por decreto especial do soberano a quem servia,  a transformou numa prisão do Estado. Ali, encarceravam-se os nobres ou grandes senhores que faziam oposição à Casa Real de França. Era um presídio aristocrático, e, por este motivo, sua direção cabia a fidalgos escolhidos pelo Rei. Em 1792 já era um prédio desgastado, com baixíssimas condições de higiene, não mais satisfazia as exigências aristocráticas. O castelo achava-se em ruínas e com repugnante aspecto. Aí, foi transformado numa prisão para a plebe. Esta prisão tornou-se célebre pelos acontecimentos de 14 de julho de 1789, data em que foi tomada pelo povo, às cinco horas da tarde. No pátio do velho casarão procedeu-se a matança de 95 inválidos e 30 suíços que compunham a guarnição da Bastilha. E  sete prisioneiros foram liberados.
Fonte Valmiro Rodrigues Vidal - Curiosidades


A anestesia foi descoberta por um dentista há 200 anos. Antes da sua descoberta os pacientes cirúrgicos eram amarrados e os mais sortudos desmaiavam. Horace Wells acabou com esse sofrimento. Numa palestra de  Wells, um dos convidados, sob os efeitos do gás hilariante, saiu pelo auditório a correr, socando os joelhos e as canelas pelos bancos e não sentiu nenhuma dor. No dia seguinte, 11 de dezembro de 1844, Wells  se fez cobaia de si mesmo. Inalou gás hilariante e pediu que um dos seus colegas lhe extraísse um dente que o incomodava. A extração foi feita com amplo sucesso. Durante um mês, Wells fez fama e dinheiro com essa sua nova prática. Depois, foi a Boston para uma demonstração da sua descoberta.  Wells usou uma quantidade insuficiente do óxido nitroso e o paciente sofreu sérias dores. Wells foi então posto pra fora como charlatão, caiu em descrédito e abandonou a odontologia.

CORRESPONDÊNCIA




Está aí uma foto do morro. Lembra? Este aí não é um morro qualquer. É o Morro do Bumba, que fica na cidade de Niterói, mais precisamente no bairro Viçoso Jardim. Pois é. Neste lugar, foram soterradas várias famílias que, em troca de uns votinhos, receberam permissão para construir suas casas em cima de um aterro sanitário desativado. Hoje, ficou assim sem as casas então construídas. Parece um cemitério parque, não é verdade? Gastaram-se aqui quantias que teriam sido melhor aplicadas na construção de moradias para os desabrigados por aquelas chuvas, que ainda hoje estão morando num quartel desativado (terceiro BI), que fica no bairro Venda da Cruz, nesta cidade. Depois de construídas todas as casinhas bem que justificava a construção desse parque no lugar do terrível desastre. Mas desse jeito, não (Braz Lopes, São Gonçalo, Rio de Janeiro)

Nenhum comentário: