quinta-feira, 10 de novembro de 2011

HASTA CUANDO?





Dejair é o nosso Haddad. Em São Paulo, o PT tem a Marta Suplicy com 30% de preferência mas prefere o Haddad que nem aparece nas pesquisas. Mas isto não se conta. O Lula enxotou a Marta, o Marido e companhia com uma única vassourada. E disse "o homem é o Haddad". E o casal disse "amém". O que fez o Haddad para merecer tal distinção? Olha, se não se contar as trapalhadas no ENEM, seu currículo fica em branco. Aqui, em Volta Redonda, não se tem Lula, nem a Haddad, mas temos Cida Diogo e Dejair. Dirão os mais apressados que eu peguei pesado, que o Haddad tem curso universitário e o Dejair não tem nem o fundamental. Mas isto também pouco importa. O que importa é que o Dejair é um poste. E, depois, ele não vai mesmo  precisar de votos para se eleger; o seu único e im-por-tan-tís-si-mo papel na coligação vai ser levar uma lista de pedidos de três ou quatro secretarias e de uma centena de vagas menores. Já o Paiva, seu concorrente, tem votos; poucos, mas tem. Tanto que já perdeu para deputado duas ou três vezes. Então, pode botar mais banca. Este é o fato.

UM MINISTRO VENDENDO O PEIXE


O renomado instituto chileno Latinobarômetro mediu nosso apreço pela democracia. Enxergaram alguma coisa porque são bons de vista. O brasileiro perde, a cada dia, mais e mais o interesse pela democracia. Aqui, ele caiu mais do que em qualquer dos outros 18 países latinoamericanos, diz a pesquisa. A democracia, no Brasil, é entendida como um veículo que conduz a vícios, corrupção e manutenção de costumes execráveis. Tem pais que falam "Deus me livre que um filho meu se meta em política!". E batem na boca tres vezes. Tiram a hora do jornal na TV para tomar café, irem ao banheiro ou pensar na morte da bezerra. E o que pensam os políticos da nossa democracia? É o que se vê. Luís Sérgio trocou um ministério por outro. Foi, inicialmente, ministro das Relações Institucionais do Planalto. O nome é pomposo para um serviço de recolher os pedidos dos deputados e levá-los à presidência. Por isso, o chamavam de garçon. Uma boa remuneração e  ainda havia a possibilidade da gorjeta voluntária pelo serviço. Agora, ele é ministro da pesca. Pensa que ele exigiu uma tarrafa, um caniço, uma minhoca? Não! da Dilma ele pediu somente uma coisa: “Tudo bem, desde que eu possa preparar um peixe para a senhora.” Ela permitiu, mas exigiu que fosse um peixe com banana. Foi, me parece, a única exigência presidencial e o principal compromisso do ministro. Democracia aqui é convescote. Chega a ser inacreditável! Na posse de Aldo Rebelo, Dilma Rousseff qualificou como excepcional o trabalho do ex-ministro Orlando Silva à frente do Ministério do Esporte. Se o trabalho era excepcional por que o exonerou? O instituto chileno está enxergando demais.

APARENCIAS  


Não confie muito lá nas aparências é o que nos aconselha a sabedoria popular. Diz a ciência que não vemos com os olhos, mas com o cérebro. É ele que entende as imagens. Mas o cérebro, às vezes, se engana. O resultado é aquilo que a gente chama de ilusão de ótica. Por exemplo, quem vê o Zezinho passar com a palavra ÉTICA escrita no peito, como se engana... Todos sabem dos males a que nos leva a aparência. Mas, agora, lá na Inglaterra, a funcionária de um supermercado foi mais desconfiada do que um mineiro de boa cepa. Ela impediu que Diane Taylor comprasse uma garrafa de whisky porque esta consumidora não estava de posse de nenhum documento que comprovasse sua maioridade. Acontece que Diane Taylor é uma senhora de 92 anos de idade. Diane implorou “Filha, olhe para o meu rosto e as minhas rugas.” Mas a funcionária manteve-se inflexível: “Aparências são como rótulo de whisky; às vezes, enganam.”

ATE QUE NEM A MORTE OS SEPARE


Foi numa escavação em Modena (Itália) que arqueólogos italianos fizeram a descoberta. Um túmulo com dois cadáveres, lado a lado, chamou a atenção dos pesquisadores. Mais impressionados ficaram quando repararam que eles estavam de mãos dadas. “Acreditamos que os corpos foram enterrados a olhar um para o outro”, disse Donato Labate, o director da escavação. Apesar de a crânio do homem estar atualmente deslocado, ele considerou que essa não deve ter sido a posição com que fora enterrado: “A posição das vértebras sugere que a sua cabeça foi desviada após a morte, provavelmente devido às cheias que normalmente atingem esta zona”, explicou. No meio dos ossos da mulher encontraram  um anel de bronze, que sugere a presença de um casal. Ambos terão morrido na mesma altura mas desconhece-se a causa da morte. As ossadas vão agora ser estudadas por Giorgio Gruppioni, um antropólogo da Universidade de Bolonha e expostas num museu da cidade. Não é nada difícil que, em breve, romarias de casais irão aos pés desses ossos fazer suas juras de amor eterno.

CURIOSIDADES
Gravura alusiva ao Entrudo,
nossos primeiros carnavais
 O carnaval é tido como originado na Grécia, por volta de 600aC. Era uma festa onde se comia, bebia e se participava de incessantes prazeres. Tudo em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção alcançada. Cada povo a comemorava como queria. Não havia nem data determinada para fazê-lo. Em 1091, o Papa Urbano II convocou o Sínodo de Benevento, que definiu como data para a Quaresma os 40 dias que precedem a Semana Santa. E o primeiro dos seus dias seria a Quarta Feira de Cinzas, quando cada cristão receberia uma cruz na testa, por penitência. Após o que seria puro recolhimento e privação dos prazeres. Os últimos dias de fartura antes da Quaresma passaram a ser chamados de “adeus à carne” (em italiano, “carnevale”, segundo o professor Felipe Ferreira). Enfim, o carnaval fixou-se nos últimos três dias antes da Quaresma. A cidade de Paris foi a grande exportadora do carnaval. Hoje, o Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo. E em 1995, este livro de records declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo. Fonte: Revista Lingua, editora Segmento; Wikipedia
Artemis (Deusa Diana para os romanos) era
venerada pelas amazonas, pois, como elas
recusava a sociedade dos homens
As amazonas pertencem ao domínio da transgressão. Eram guerreiras mitológicas que desprezavam os valores femininos da época. Assim, os gregos as viam como um desafio a qualquer lei natural ou social. No mundo real, a mulher era sempre um ser menor. As virtudes femininas eram a obediência e o pudor. A amazona recusou essa distribuição, eliminando o homem da sua estrutura social. Na Ilíada de Homero essas guerreiras são chamadas de antianeira (anti-homem). Mas para os gregos elas não eram apenas lenda. Heródoto dedicou-lhes inúmeros capítulos na sua Investigações. E na literatura, as amazonas foram protagonistas de algumas histórias imortais. A-mazos quer dizer sem seio. Elas cortavam a mama direita para atirar melhor. Mas toda iconografia disponível as representa com os dois seios. Fonte: Historia Viva

DO LEITOR:
Elson, o seu trabalho de pesquisa feito para nos informar é fora de série, vc faz com que os leitores do seu blog fiquem com uma cultura impecavél, adorei as curiosidades de hoje. Cara sua cultura é NOTA 10. (BABI)

Muito obrigado, sinceramente. Tenho me esforçado para dar conta do recado. Um abraço (Elson)



Nenhum comentário: