terça-feira, 20 de dezembro de 2011

AS APARENCIAS ENGANAM






Quem visse assim, en passant, o Vereador Paulo Conrado em todos os jornais diria “enfim, uma notícia boa da câmara municipal”. Pudera, o título era animador: “Paulo Conrado devolve R$ 600 mil à Prefeitura”. Uma economia feita com a redução das Xerox, do telefone, da gasolina e quiçá da água mineral e do cafezinho. Logo abaixo do título, ele, na foto, sorri naturalmente. E pela camisa aberta se vê um crucifixo quase de tamanho natural dependurado no seu pescoço. Era um inquestionável exemplo do moderníssimo neo-protestante. É o evangélico idólatra. A foto dizia  tudo. Há uma mistura, ali. O hibridismo está sentado na sala de visitas. O  comunista-liberal troca afagos com o liberal-radical. Conrado, além da economia fez audiências públicas. Fizeram, de fato, um punhado delas. Audiência da dengue, do lixo... e continuamos ameaçados pela dengue, com um serviço de coleta de lixo... Os poderes trocam mesuras. Economizar é muito bom, mas é pouco pra quem se propõe legislar. Suponhamos que Paulo Conrado, em vez de Presidente da Câmara Municipal, fosse uma dona de casa. Agora, mesmo que ele o fosse ainda seria pouco. Só que não sairia nos jornais. Que exagero! (Ilustração - Carlos Estêvão, Revista O Cruzeiro)



ILUSTRAÇÃO MARCELOVIEIRA.BLOG.BR


A Lei da Palmada foi aprovada na comissão especial. Os deputados estavam até animados – Seus malfeitos não poderão ser corrigidos com castigos corporais. Aprovaram por unanimidade, com votação simbólica. Agora, só se algum espírito de porco desejar é que a lei será levada a plenário; em caso contrário seguirá logo para o senado. E, como lá também tem seus malfeitores, a coisa será rápida. Fico pensando na D. Chiquinha, minha professora lá no Grupo Escolar Trajano de Medeiros... Coitada, tão admirada e respeitada na época, hoje seria perseguida a pontapés e pedradas. Na verdade, ela não batia, não; ela beliscava.  Beliscava e torcia. A gente se punha nas pontas dos pés. Ela não mandava bilhetinho para casa, mas a marca no braço, ou a orelha queimando davam o recado. E os pais agradeciam a existência daquela mestra. Foi-se embora D. Chiquinha. Deixou, aqui na cidade, alguns médicos, advogados, engenheiros, professores, industriários, e toda sorte de profissionais. Apenas um ou dois se desviaram para a política. Para Olga Tessari “A palmada é o último recurso. É preciso se ter em mente que uma palmadinha é uma coisa leve”. Erika Kokay (PT-DF), presidente da comissão, estava felicíssima com o resultado. Ela quer acabar de vez com esta violência contra as crianças. Só depois é que ela vai lutar pelo aborto. Viva o Conrado, que não pensa em modificar nada!


BANCO DE ABROLHOS

O Banco dos Abrolhos, Sul da Bahia, é quase um santuário. Ali, vivem várias espécies em extinção, como tartarugas gigantes e baleias jubarte e vários corais. Tem uma estrutura muito diferente do que o expõe a literatura. Seus 600km2 apresenta, enfim, é uma área de elevado interesse científico. Sua população vive da pesca e do turismo crescente. Em 2010, foi visitado por quatro mil turistas. Mas, ainda assim, acham que ele pode ter um destino diferente. Há uma queda de braço para que aquela área seja exposta à exploração de petróleo. Em 2010, o TRF proibiu as licitações para perfuração de postos naquela área. Logo depois a Agência Nacional de Petroleo derrubou aquela liminar. O recente vazamento de petróleo reacendeu o debate. O CNPE, através de uma nota, garante que Abrolhos está a salvo; os ambientalistas acham pouco - querem uma garantia legal. Eles já não acreditam mais que vale o que está escrito. Velhos tempos.

CURIOSIDADES



Opus Dei é uma organização religiosa católica fundada em 1928. José Maria Escrivá, seu fundador, queria para ela um destaque de prelazia. Queria, pois, desligar-se de qualquer submissão à lideranças eclesiásticas regionais. Sua organização deveria obediências direta ao papa. Mas só foi conseguir essa promoção no ano de 1982. De lá para cá navega em águas mais tranquilas e mais poderosas.  Seus detratores costumam chamá-la de "máfia santa", e a dizem uma igreja a serviço do conservadorismo. Esta má fama se deve à  estreita relação que teve com o regime fascista espanhol de 1939 a 1975. A ligação era de fato próxima. José Maria Escrivá era o confessor do Generalíssimo Franco. Alguns  colaboradores da Opus Dei foram nomeados ministros de estado do governo franquista. A Opus Dei chegou ao Brasil em 1950, na cidade de Marília, SP. Hoje, estão por toda parte. Formam uma legião de homens e mulheres comuns que se misturam ao mundo real. Do motorista de taxi ao ministro de estado. A formação dos seus membros é feita com o cultivo da oração e da penitência, e submissões diversas a mortificações físicas. Seus membros são classificados como numerários e supernumerários. Estes constituem um grupo de mulheres e homens casados para quem a santificação dos deveres familiares são parte fundamental da sua vida cristã. Os numerários são homens e mulheres comprometidos com o celibato que normalmente vivem como que enclausurados em centros da Opus Dei.



Rainha Pecunia puxada por pelo Perigo e pelo Temor



De onde teriam vindo os termos pecúnia e pecúlio, pequária...? Grande parte dos filólogos entendem que a palavra grega "pecus" - boi, gado - é sua origem comum. Na antiguidade, esse animal era o elemento intermediário nas transações comerciais. Durante muitos anos a riqueza do homem se media pelo tamanho do seu rebanho.  João Ribeiro, no seu livro "Curiosidades Verbais", lembra que mesmo com o advento da moeda os fenícios e babilônios passaram a fabricá-las com a figura de um boi, numa referência ao que ele representara.  Daí, viria o termo peculato que define o furto do dinheiro público. A riqueza primitiva estava no rebanho. Para Emilio Benevides, eminente lingüista do século, a palavra pecus teria significado originalmente “o conjunto de posse móvel privada, tanto de homens como de animais”. Por especulação pecus teria passado a significar gado. Fonte - Curiosidades, Valmiro Rodrigues Vidal 

Nenhum comentário: