sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

VAI UM ZEZINHO E VEM OUTRO

Às vezes fico pensando: - " E se o Zezinho da Ética fosse vereador?" E sempre me vem a mesma resposta - Ele mudaria o nome da Av.: Amaral Peixoto para Av.: Prefeito Atual. E ficaria para o resto da vida, na sombra do boi. É que no seu evangelho está escrito assim - passará o Clinger, o Baltazar, o Neto, o Gotardo e o Neto, mas prefeito sempre haverá. E, como ele crê assim, homenagearia todos os prefeitos de uma única vez.  Não é fácil ser um Zezinho da Ética. Um dia ele roubou uma idéia do PHS. Quis saber o que Volta Redonda achava de Volta Redonda. E, no dia 7 de setembro saiu a pesquisar. Como dizia minha mãe "quem procura o que não perde quando acha não conhece". Foi o que se deu. Ele engoliu o resultado. Mas ele não se vexa. Diz o Mendonça, amigo meu do peito, que o Zezinho é assim desde menino, pequeninho. Ele me falou que era o Zezinho quem apagava o quadro e ajudava a professora levar os cadernos para corrigir. Uma graça de menino! Ele pequeninho carregando aquela montoeira de cadernos... Só agora me lembro que eu queria mesmo era falar do Conrado. Desculpa, Conrado. Mas no final do ano é assim mesmo. A gente tem que homenagear os destaques. Aí, Vereador, o Zezinho da Ética toma o lugar de todo mundo.  Até inventei o Diploma Zezinho da Ética, que neste ano vai para o Granato Junior. Granato ainda anda meio tímido. Falta à reunião para não votar contra o prefeito. Mas ele recebe o diploma não pelo que fez, mas pelo que promete.  No futuro, todos esperam que ele defenda o prefeito de cara lavada. 

QUEM PAGARÁ O PATO?


Ilustração: mundodastribos.com
A Caixa Econômica é o segundo maior banco estatal brasileiro, mas o primeiríssimo em prejuízos. Enfiou-se numa maracutaia que pode levá-la a perder R$ 1 bilhão. Coisa da Corretora Tetto, aquela mesma que havia dado um prejuízo de R$ 700 milhões para o Estado do Rio de Janeiro, segundo a CVM. Antigamente os vigaristas se escondiam até a onda passar. Com a Corretora Tetto, não. Ela foi é lá para a Caixa Econômica Federal intermediar venda de títulos públicos. E foi eficientíssima! Vendeu caro títulos que ninguém aceitaria de graça.  O sistema de informática estava fora do ar e os investidores compravam em confiança. Afinal, era a CEF que garantia o negócio. Parecidíssimo com o conto do bilhete premiado. Entre seus compradores estão Banco Santander, o Postalis – Fundo de pensão do Correio – e o Real Grandeza de Furnas.  Fábio Ferreira Cleto (PMDB-RJ) é o homem da caixa que controla essas vendas. Mas o caso se deu no tempo do Moreira, Moreira Franco, atual  chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidencia, também do PMDB-RJ. O inquérito apontou a empresa terceirizada TI Stefanini como única responsável. Mas já garantiu que o crime foi involuntário.

OS ABUTRES ESTÃO SUMINDO (Lá na Ásia)


É crescente a redução de abutres em alguns países na Ásia.  Índia, Nepal e  Paquistão estão entre eles. Há uns bons vinte anos, seus habitantes deram conta desse desequilibrio pelos animais mortos apodrecendo na superfície da terra. Em 2004, a revista Nature publicou o resultado de uma autópsia concluindo que os abutres vinham sendo envenenados pela carne que ingeriam. É que o diclofenato, aplicado no gado, nos casos inflamatórios, é letal para os abutres, até 3 dias depois.  Dhan Bahadur Chaudhary, empresário no Nepal, em vista disto, há cinco anos instalou um restaurante para abutres. E vem dando certo. Ele compra vacas velhas da comunidade, lhes dá abrigo e alimento até que morram e sirvam de repasto. Hoje, são 270 abutres que frequentam esse restaurante. O número é crescente e tornou-se mesmo uma atração turística.   Fonte - O Estado de São Paulo, Herton Escobar.

BEETHOVEN


No dia 29 de março de 1827, Ludwig van Beethoven recebeu de Viena as honras que lhe negaram em vida.  Mesmo as escolas fecharam as portas para a passagem do seu concorrido cortejo. Cerca de 30 mil pessoas o acompanharam. De lá para cá, sua vida, sua obra tornaram-se objeto de muita especulação. Beethoven, nos seus últimos trinta anos , foi atormentado por uma progressiva surdez. E julgou-se, sempre, que essa perda da audição não interferira nunca na sua obra tão consagrada. Agora, entretanto, essa interpretação muda de rumo, segundo a publicação de "A surdez de Beethoven e os seus tres estilos" Revista British Medical Journal. Edoardo Saccenti e Age Smilde da Universidade de Amsterdã e Win Saris da Universidade de  Maastricht são os autores do trabalho. Eles concluíram que, nos casos de surdez progressiva, perde-se primeiro   a audição de notas agudas.  Na obra de Beethoven, há um progressivo  abandono das notas agudas até o final. Quando a surdez se tornou total ele voltou ao predomínio dessas notas que abandonara. 


CURIOSIDADES  



Luis XIV foi o maior dos reis absolutistas franceses. Nasceu em 1638 e foi batizado com o nome de Louis-Ddieudonné (Luis, o presente de Deus), talvez por ter sido um filho tardio, vindo depois que seus pais já tinham completado 23 anos de casados. Tornou-se rei aos cinco anos de idade, é tido como um extravagante, mas deixou obras importantes também - Criou o Palácio de Versalhes, criou o Canal Midi que une o Mediterrâneo ao Atlântico, com uma extensão de 240km. Incentivou novas indústrias e encorajou fabricantes a produzirem. Jean Baptiste Colbert, Chefe da Controladoria Geral, reduziu o déficit do Tesouro com impostos mais eficientes, mas, ainda assim, continuou isentando de pagamentos o clero e a nobreza. Luis XIV morreu em 1 de  setembro de 1715 poucos dias antes do seu septuagésimo sétimo aniversário e 72 anos e 100 dias de reinado – o mais longo reinado e governo do mundo ocidental. Com seus filhos e o neto mortos a coroa foi passada ao seu bisneto com o nome de Luis XV. Portanto, Luís XV era bisneto de Luís XIV e não seu filho.

FESTA DE ANIVERSARIO




A festa de aniversário é coisa antiga, embora não exista no mundo todo. Ela surgiu no Ocidente. Sua origem está nos domínios da mágica e da religião. Os romanos o chamavam de “dies solemnis natalis”. Os tradicionais bolos  de aniversário e presentes surgiram na civilização grega, quando os adoradores da deusa da fertilidade passaram a oferecer no seu templo um preparado de mel e pão, no formato de lua. As velas em cima do bolo também são dessa época. Os antigos acreditavam que sua fumaça conduzia as preces aos céus e protegiam o aniversariante de espíritos ruins. Tinha, portanto, um pouco de magia. Até o século quinto o cristianismo  a rejeitava como um costume pagão. Na Bíblia só há duas referencias a festas de aniversário, Mateus 14:6 e genesis 40:20.  (Fontes: Brasilescola e Wikipedia)
 

Nenhum comentário: