quinta-feira, 21 de março de 2013

CAI, CAI, CAI-CAI... QUEM MANDOU ESCORREGAR




No dia 18, eu vi o Adelson Vidal Alves bem lá na Câmara Municipal. Minto, quem eu vi foi o anti-Adelson, um homem – aparentemente – equilibrado. Eu o vi bem de pertinho e vi que ele estava  sem o megafone que o acompanhou naquela histórica Intentona de 2012. E, no entanto, tava braba a coisa. O porteiro da CMVR até estranhou: “O senhor está sem o seu megafone.” E o anti-Adelson respondeu sério: “Eu não grito contra o prefeito.” Disse e deu três pancadinhas com os nós do dedos na madeira. Parece que ele tem muito medo do Neto.  Sei que a coisa tava braba naquele dia, na Câmara dos Vereadores: Funcionários com nariz de palhaço, faixas, palavras de ordem e apitos. O legislativo ia investigar o prefeito. O anti-Adelson olhava sobranceiro aquela gente que ele chamou de platéia ingênua e raivosa. Impávido colosso. Na verdade, nem mesmo se ali estivesse o Adelson Vidal Alves, na sua versão guerrilheira, havia de estranhar. Muito diferente do seu movimento de há três meses quando ele ficou conhecido como Comandante da Intentona de 2012. Naquele episódio, Adelson Vidal Alves investira com muita coragem contra quatro octogenários que se encontravam na câmara conversando sobre a Revolução de 35, a intentona original. Ele juntou quarenta seguidores, carros de som, megafones, faixas e muita coragem e foram botar para correr os quatro insolentes da terceira idade. Adelson Vidal Alves passaria a mão sobre a barba e diria eles não aprenderam isto comigo. E, de fato, não aprenderam. Aprenderam com a vida. Quando eu era moleque, lá no Conforto, um moleque não podia mentir para o outro. Se acaso o tentasse, ouvia logo: “Palavra de rei não volta atrás!” E, cada menino era um rei conforme já se disse numa canção. Quem não cumpria a palavra empenhada perdia a majestade. O nosso prefeito não cumpriu o que prometeu. O PCCS é uma das suas promessas furadas. Não tem, não há 14 mil votos de frente que o torne invulnerável. Se o Neto fosse menino, hoje, só encontraria para brincar com ele o Adelson Vidal Alves que é o anti-Adelson ao mesmo tempo. Enfim, um pau para toda obra.


Dilma Rousseff foi à Itália. Viu o Papa Francisco. Fez, portanto, o que todo bom guia recomenda aos turistas: Foi à Roma e viu o Papa. Um bom passeio. Tres dias viajando.  Mas não pensem que ela sentiu solidão ou amargou alguma saudade. Não; ela levou um pedaço do país com ela. Cinquenta e um companheiros. Acomodou um pertinho do outro, nos 52 quartos alugados no Hotel Excelsior. Um deles ficou para servir de gabinete da presidente. Era mais fácil. Quando saíam de um lado para o outro lá iam  17 carros alugados, um atrás do outro,  pelas ruas de Roma. Talvez, a nossa comissão tenha causado até algum engarrafamento. Coisa pouca, entretanto. Havia, também, me esquecia de dizer, um caminhão baú e dois furgões para equipamentos, bagagens e alguma comprinha à guisa de lembrança. Podiam ter se hospedado na residência oficial da Embaixada do Brasil, é verdade.  No hotel, só a diária da suíte presidencial foi de R$ 7 700,00. Mas, como dizia Cazuza, somos mesmo exagerados. Quando o Papa disse para Dilma que ele era argentino, Dilma lhe respondeu que Deus era brasileiro. Não dava pra ele, não. Nas vésperas da sua viagem, Dilma criara o trigésimo nono ministério brasileiro. Um presentinho de boas vindas ao Kassab, o mais novo aliado. No  governo Collor de Melo eram 12 os ministérios. No final do FHC eram 21. O governo Lula passou para 37 e a Dilma, até agora, para 39. Os cargos de primeiro e segundo escalão nesses ministérios ficam como feudos da base aliada. É uma festa. A Argentina, coitadinha, só tem 16 ministérios... igualzinho na Alemanha. Vou parar para não humilhá-los.



Uma coisa não muda nas guerras – é a crueldade com os inocentes. Pessoas até mesmo recolhidas a hospitais, nas escolas, nas ruas... são atingidas por essa estupidez. Dezenas de milhões de pessoas – homens, mulheres, crianças e doentes - tombaram nessas circunstâncias, no século 20. Na semana passada, 16 de março, o massacre de My Lay (pronuncia-se “me lie”) completou 45 anos. O episódio é conhecidíssimo, mas vale a pena ser repetido, aqui. Naquele ido dia de março, centenas de pessoas idosas, mulheres, crianças e bebes foram massacrados por mais de 20 membros do “Charlei” Company, EUA, 1º Batalhão de Regimento de Infantaria 20. Algumas mulheres foram estupradas e, em seguida, executadas. Este fato veio à luz pelo trabalho do fotógrafo Ron Haerbele, do próprio exército americano, que registrou algumas cenas dessa indizível carnificina. Um ano e meio depois de ter tornado para os EUA, Ron compartilhou algumas daquelas fotos com um jornal local. Semanas depois,  a revista Life publicava todas as fotos com uma excelente reportagem. Este ato acabou com a falsa crença da moral americana.   



"AGORA, SIM, JÁ SEI: TENHO 42,5% DE CHANCE DE SER CONTAMINADO POR UM MOSQUITO DOMÉSTICO E 57,5% DE SER CONTAMINADO POR UM MOSQUITO PÚBLICO."


CORRESPONDENCIAS:

Elson, E a América Tereza, doidinha, doidinha pra se chafurdar hein? Será que ela escapa de um resort suíno? Pela tocada-toada, ela vai de cara com a parte mais dura do suíno: o cocô. Hoje (19/03), com a "M" feita, tive que rir lá na CMVR, quando lembrei da fumaça branca do Vaticano e transportei para a arena dos edis qual a fumaça que ia sair? Imagine só não era fumaça, era enxofre puro, bem "denunciante". Abraço. (Anônimo)

De qualquer forma, meu caro, o desgaste tem sido muito grande para o Neto e para aqueles que politicamente o acompanham. Até parece que o Neto limpando o caminho para o Baltazar chegar à Prefeitura. Parece que está pagando a dívida que tem com o vereador. Deus escreve certo por linhas tortas, dizem os mais velhos. (Elson)

Elson, avise aí pra Dodora que não se pode discutir um novo plano descartando o já existente, pois se aprovado um "novo" ocorrerá a catastrófica "siamesidade" de dois PCCS´s, sendo que o em vigor existirá até a sua extinção. A justiça já eu ganho de causa aos servidores e é questão de mais um pouquito de tiempo para o caldeirão ferver de vez. Elas estão falando em percentuais, meritocracia mas o que está valendo é o que está na lei. (Anônimo) 

Ela está avisada e os funcionários estão com todo o ânimo (Elson)

Nenhum comentário: