domingo, 29 de agosto de 2010

A CAMINHADA DO BALTAZAR E A INSONIA DO PREFEITO NETO



Quando o ex-prefeito Paulo Baltazar caminha pelas ruas da cidade o Prefeito Neto não dorme direito. Nos seus pesadelos sempre aparece o Baltazar pelas ruas da cidade cabalando votos. E, quando acorda no meio da madrugada, liga para os vigilantes pra saber se o Baltazar está fazendo campanha. E, antes de voltar para cama ele fala: "Qualquer coisa você me liga, viu?" Agora, se o Baltazar estiver na rua, ele vai para a rua, também.  Cada meia hora que ele perde é meia hora de eleitores que o Baltazar ganha.  Baltazar tem muita saúde, disposição e quer ser eleito a deputado federal. Então, tem que andar. Andar muito mesmo. Está concorrendo com cachorros grandes.  São seis candidatos para duas supostas vagas. Mas, desses seis aí, pode-se devolver tres ao mar para que cresçam ainda mais um pouco. São muito pequenos para o caçuá. Baltazar é um dos tres. Zoinho e Deley os outros dois nomes. Zoinho nem se precisa por cartas, jogar búzios, ler mãos para saber. Está eleito. A menos que o Garotinho sofra algum acidene de percurso. No mais, Zoinho vai no vácuo. Resta uma vaga para Baltazar e Deley disputarem. É aí que o Neto perde o sono. Ele sabe que o Deley corre risco, mesmo com o esforço que faz. Distribui papel, espalha galhardetes, dependura placas... Baltazar, muito mais modesto, só faz caminhar. É pouco papel, são pouquíssimos galhardetes, quase nenhuma placa... É a mão no ombro de um, o papo quase confidencial com outro. Um abraço aqui, uma promessa ali. Quando o sol está quente até aproveita e se coloca nas sombras das placas adversárias. 

FOTO: baltazaroficial.blogspot.com


ELEITOR JOVEM, PENSAMENTO ENVELHECIDO

Zezinho e Luis Henrique de Castro e
Silva


Ah, se o voto não fosse obrigatório, o Presidente seria eleito só com os votos da família. Quem tivesse a família maior levava. Isto se fosse a bem relacionado com os parentes. Os jovens, por exemplo, que não têm este cabresto a lhes conduzir, estão aproveitando o feriado para ficarem atoa. Atoinha da Silva. Está diminuindo o número de eleitores menores de 18 anos. É assim em todo o Brasil. Em quatro anos, passou de 2,5 milhões para 2,3 milhões. Quer dizer, 200 mil eleitores optaram pro deixa como está pra ver como é que fica. Olha que isto é superior à população de muitas cidades. Aqui, em Volta Redonda, o Movimento Ética na Política (MEP-VR) foi ver o que estava havendo. Doce inocência... E viu que os meninos e meninas têm mais preocupação com a eleição da Rainha da Primavera nas quermesses escolares do que na eleição do Presidente da República. O coordenador do MEP, Luis Henrique de Castro Silva disse que isto aí remonta a fatos históricos. É um problema de educação. Hoje a educação pretende formar apenas a mão de obra, não pretende formar a pessoa. Mas o caso é que os adultos também não querem mais votar. Tem adulto que gosta muito de ficar em casa, passa o sabado e o domingo sem ir sequer ao portão da casa. Mas no dia da eleição... viajam bem pra longe só para não votarem. Luís Henrique, apesar dos pesares, considera que o país vive um momento muito bom, trazendo esperança para o futuro. Mas isto aí, sinceramente, já é uma obrigação partidária de defender o status quo. O MEP é o braço religioso do PT.
 foto: Josérobertomendonça.blogspot.com


TIRIRICA TIRA O SONO DO PT


O PT já não ri com as piadas do Tiririca. Ele chega nas ruas e pede para o povo: "oh, abestado, vota em mim". E dá o número. Na televisão, ele é do mesmo jeito -"Vote em Tiririca, pior não fica"! E, quem diria?, ele está é vendendo ilusões. Os candidatos sérios do PT estão roendo as unhas de inveja.  Eu explico: O palhaço é candidato pelo PR que está coligado com o PT. No programa eleitoral na TV, ficara assentado que os candidatos a deputado pelo PT não iam falar na televisão. Pediriam, apenas, votos para a legenda. Como o Tiririca é de outro partido tinha seu tempo para falar. Foi um chuá! Mercadante, candidato a governar  o Estado, já estava vendo Tiririca pelo retrovisor, foi tomado de pânico. Prometeu que ia mudar tudo no horário eleitoral : Ia ceder espaço os seus  candidatos. Aproveitou o embalo: Afirmou que os candidatos da coligação que não adotarem um discurso responsável não teriam o seu aval. E foi duro na queda -  "Ou tem um discurso, quem quer que seja, sério, republicano, cidadão, ou eu, evidentemente não tenho interesse em estar associado a qualquer uma dessas candidaturas. Tem de ter um discurso construtivo, propositivo, responsável, que é o que o eleitor e a democracia brasileira precisam", afirmou. E pior é que o discurso de Tiririca faz-se acompanhar de todos esses adjetivos. Ele é como o menino de La Fontaine - aponta o dedinho para a empavonada majestade que passa e diz - O rei está nu. 

O HUMOR E O POLÍTICO

Proibir o riso no rádio e na TV não foi uma boa; até pareceu piada. Mas não era, não. Tá certo que, nesses tempos bicudos de horário eleitoral na TV, quanto menos confusão, melhor. Vai que algum desses desavisado eleitores confunda um programa político com um outro de humor. Tem de tudo neles – não falta nem o que é situação/oposição. Não falta. Basta o ligar no On ou no Of e ele assume uma cara ou outra. E, também, confundindo os programas o eleitor pode confundir os políticos. Em vez de se votar no homem sério, votar no contador de piadas. Mas podia-se enxotar esse problema com umas simples recomendações aos políticos. Umas simples normas de comportamento bastariam - Não mentir, não roubar, não prevaricar... essas coisas. Isso, bem aprendido, podia lhes tirar dessa inesgotável fonte de piadas. Preferiram chutar a canela do humorista. A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (ABERT) não fez por menos. Entrou no STF questionando sobre aquele cuidadoso modo de censura. Mal o dia seguinte amanhecia, o ministro Carlos Ayres Brito, do STF, botava ordem na casa. Nada de panelas no quarto e penico na sala e nem de se fazer cocô na cozinha.

O SONHO AO ALCANCE DA MÃO



Gustavo Rojas, 34, deve ser meio maluco. É candidato da oposição à Assembléia Nacional na Venezuela. Dinheiro para o financiamento de campanha não consegue. Pra oposição é muito difícil mesmo. Ele sabe disto. Mas sabe também que só não há jeito pra morte. Aí, foi pra rua para ver as modas. Quem sabe não passava por ele uma solução. E, ali numa das avenidas de Caracas, de pé na calçada viu aquela interminável procissão de seios fartos. Alguns fartíssimos! Aliás, eram duas procissões, de um lado e do outro da rua. Lembrou-se que o presidente Chavez fora até à televisão, dar um carão nas mulheres por causa daquela mania. Mas não teve jeito. E o presidente dobrou os joelhos. Hoje, há um banco estatal oferecendo financiamento para esse tipo de cirurgia. Ninguém segura mais. A Venezuela é campeoníssima em mamoplastia. Uma média de 30 000 por ano. E, como ele é candidato da oposição, está muito mais à vontade para apoiá-las. Então, pôs um balcão de venda dessa esperança. Criou uma rifa de silicone. Ora, a versão mais simples para essa cirurgia sai ao custo de US$ 700 (câmbio oficial), com próteses chinesas, consideradas de pior qualidade. Rojas está feliz da vida com o resultado da rifa. Cada bilhete ao preço de US$ 5,8 (câmbio oficial). E, pelo jeito, mesmo ganhando a eleição, acho que ele não vai abandonar esse comércio
MACACO E GATO



Gato é um bichinho meio sistemático. Não se mistura, não. É mais ou menos feito o PT, antes do cataclisma. Agora, já convive bem com tudo que é bicho - Sarney, Renan, Jucá e, por aí vai. Coisas do tempo. Pois é. Lá num parque florestal na Indonésia um gatinho, novinho ainda, antecipou-se a essa mudança na sua espécie. Tornou-se amigo de um macaco selvagem que lhe correspondeu com um perdido amor.  Parece até que o macaco o embala para dormir. Anna Young. em visita a Ilha de Bali,  os surpreendeu num desses momentos de inexcedível relação filial. Sempre de posse de sua máquina os fotografou uma, duas, tres... várias vezes.   As fotos ganharam a internet e, quem sabe, já lhe deram algum trocado. Eu também tenho a minha digital e saio fotografando as coisas inusitadas que encontro. Até já coloquei várias na internet, mas não ganhei nenhum tostão. Nem um.  Mas se alguém se interessar por prefeitura derrubando de árvores, Defesa Civil hospedada na beira do rio, monte de lixo pelas praças, carro alegórico jogado dentro do rio, se alguém se interessar eu tenho de monte. Mas a Anne Young lá da Inglaterra deve ter faturado com as fotos que fez do gato com o macaco.  Ganhou notoriedade. Em entrevista a jornais britânicos, a fotógrafa contou que viu o gato e o macaco passarem mais de 30 minutos juntos. O macaco macho chegou a tentar proteger o gato da própria fotógrafa, quando ela se aproximou para registrar as imagens. Quem sabe pensou-a uma gata que vinha lhe roubar o filhote.

O RETORNO DA GUIMBA




Me dá a guimba! Deixa a vinte para mim! Cada um tinha o seu jeito de pedir a ponta do cigarro. Antes que o dono a atirasse fora o cotoco a que o cigarro chegava, o fila se anunciava. Era um coisa feia pedir a guimba, pedir a vinte. Feia era, porém ainda mais feio era negar o pedido. E, depois, vício é vício. Expõe a constrangimentos. Tem força. É prioritário. Foi isto que Fidel Castro sentiu em 1962, quando os EUA  impuseram embargo comercial à ilha. Aí, ele fez uma lista dos produtos necessários à população, sem os quais não se podia passar. E nessa sexta básica subsidiada incluiu o cigarro. Todos fumavam, ou podiam fumar, corajosa e desoneradamente. E, assim, o peso da vida subia nas baforadas. Mas aí sucedeu a derrocada da União Soviética e Cuba quase vai junto. Teve que atirar uns pesos fora. Então manteve o subsídio do cigarro apenas para os maiores de 54 anos. E, agora em 2010, vê que nem isto dá pra manter. Também os idosos ficarão de fora dessa generosa atenção governamental. São 2,5 milhões de bocas. Nem todos, entretanto, sentirão muito. Pelo menos é o que se diz. E o que se diz é que muitos idosos revendiam pelo preço do mercado, os cigarros que recebia subsidiados. Enfim, o governo já fala em retirar também o subsídio da ervilha e da batata para os idosos. Aí, se vai ver. Se uns bons velhinhos não se retirarem logo para o céu, vão ter que retirar mais coisas.

foto: Ministério da Saúde do Brasil


INCENDIO NO CAMPO DA CSN


Já estava fechada a edição quando um email nos anunciou um incêndio, no campo onde se hospeda do Ressaquinha. É uma vasta faixa de terra, onde se hospeda o Ressaquinha.  O  incêndio começou ali pelas  17 horas. Muita fumaça, muita fuligem, um corre-corre,  e muita gente olhando. Havia carro de bombeiro, havia carro da Defesa Civil mas o fogo resistiu ao confronto. Tres horas depois o fogo ainda estava lá. Isto mostra que não tem valido muito esta taxa de incêndio que nós todos pagamos. Isto mostra também que a  Defesa Civil, apesar da imponência do caminhão, que se vê na foto, tá mais é para apagar fogueiras. Um menino perguntou assim pra eles: "moço, pra que que serve este caminhãozão?" Parece até que ela se retirou mais cedo. Vai ver que estava preocupada com a casa deles lá na beira do rio.  A origem do incêndio ninguém conhecia. Acreditava-se que não fora  espontânea, mas atiçado por mãos criminosas.
Fotos: Rosane Sepulveda

CLASSIFICADOS


INGLÊS, FRANCÊS E ESPANHOL: Desde o ba, bá. Para iniciantes, conversação, tradução. Tudo com método próprio. Falar com a Profª Fatima, Rua Onze, nº 373 - Jardim Veneza. Tel: 3346 5080

VENDE-SE UMA CASA - Uma casa no Bairro do Monte Castelo. Duplex com 4 suítes, 2 salas e mais dependências. Tel.: (24) 3350 2209

VENDE-SE : Cama de casal, Sofá de canto e Mesa de centro - tel.: (24) 3346 7447 e (24) 8832 7447

MANICURE, PEDICURE E DEPILAÇÃO: Fale com a Rose. Ligue e marque hora. Atendimento a domicilio e dos bons. Tel.: (24) 9911 4089 ou (24) 8836 3698 - Falar com a Rose

JARDINAGEM: Para serviços de capina, poda de árvores ou jardinagem fale com Oliveira - Tel.: 9971 2869 ou 3337 0792

LAVA JATO: Lava carros externa e internamente. Rua 5, n 113, casa 1. Falar com Vitor Junior, Tel.: (24) 8829 9813

PRO-VI-SOL : Projeto de Vida Solidária - Saúde da Mente. Terças feiras das 14h às 15h e 30min. Nova turma em formação do Primeiro Nível. Sede da Associação de Moradores da Barreira Cravo

ENCONTRO DE LEITURA: Ligado ao Pro-Vi-Sol, segundas feiras, das 19h e 30min às 21h. Sede Associação de Moradores da Barreira Cravo

AULAS DE REFORÇO: Português, Literatura, Inglês, Matemática, Química, desde o Ensino Fundamental. Manhã e Noite. San Remo. Tel.: 3337 3692 e Cel 9911 1378. Professora Luciana.

PIZZA DELIVERY : Pizza R$ 15,90 por unidade. Sabores de Mussarela, Calabreza, Quatro Queijos, Marguerita, Frango com Catupiry. De terça a domingo. Tel.: 3348 6973

BUFFET - Fica pertinho da Barreira Cravo, ali em Niterói. Tem tudo: Decoração com bolas, ornamentação de festas e aluguel de salão. Av.:Sávio Gama, n 159 - Niterói. Volta Redonda. Rio de Janeiro. Tel.: 3346 9409 ou Cel 9219 6590

COMIDA JAPONESA: Não é só feijão, arroz, couve e torresmo que é bom não; comida japonesa também. De terça a domingo de 18h às 23h. Entregamos em domicílio. Experimente. Av.:Sávio Gama, n 159 - Niterói. Volta Redonda. Rio de Janeiro. Tel.: 3346 9409 ou Cel 9219 6590

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom o texto sobre a candidatura do Tiririca ... se pudermos filosofar um pouco veremos que é o típico caso do reverso da medalha quando então os políticos que colocam os eleitores na posição de palhaços enfrentam o palhaço que sabe que os eleitores merecem serem considerados ELEITORES
Bolívar da rua Onze