domingo, 1 de agosto de 2010

AS TERRAS DA CSN EM VOLTA REDONDA



Praça Emilio Aciarito, na Barreira Cravo

Há, aqui na Barreira Cravo, uma grande área  que pertence à Companhia Siderúrgica Nacional. Foi vendida no mesmo pacote da indústria. Uma espécie de contrapeso, de gorgeta. E assim ficou.  Há uma cerca muito bem feita, um pouco de mato e muitas árvores, definindo a área. É isto.  A companhia cuida muito bem dela. É roçada frequentemente e ali se faz, sobretudo, a preservação do verde. Acho que está muito bom assim. O Deputado Deley, porém,  entrou na Justiça pleiteando a reintegração da área ao município. Não sei pra que. Podia me explicar  pra que? Bato na madeira tres vezes. Eu, sinceramente estou até com dificuldade de digitar porque não trato desse assunto sem cruzar os dedos. Deley é amigo do Prefeito Neto. Já viu, né?  Neto é outra cabeça. Arrancou a grama e árvores que havia na Praça Sansoni. Cimentou tudo. Na beira do rio, arrancou touceiras de bambu e aterrou  para acomodar a  Guarda Municipal e da Defesa Civil. Tem até churrasqueira. E, quando não destrói, também não preserva. Veja a Praça Emílio Aciarito como está cheia de folhas e galhos caídos. Aliás, não vou insistir muito não porque se não ele manda arrancar essas árvores também.  Eu, heim?

CADA UM NO SEU LUGAR


Posto da Guarda Municipal colocado dentro da Fonte
Luminosa

O Paulo César, Diretor Administrativo do SAAE-VR está explodindo de felicidade. Todo mundo pensa que é dele o projeto da Festa Julina. Mas me falaram que é de uma certa Márcia. Se é dela ou se é dele o que importa é que quem fez tem autoridade pra danar. Jogou a Guarda Municipal lá dentro dágua. Que ficou, feio ficou. O pessoal que passa lá e não sabe que a Defesa Civil está boiando no Rio Paraíba, acha ridículo a Guarda Municipal boiando na Fonte Luminosa. Mas põe, providencialmente, a mão na boca pra rir. Pode parecer abuso. Tem gente que não pode ver os outros rindo que pergunta logo: "Tá rindo de que?" Mas eu acho que aquilo ali é um malfeito tão bem-feito que só pode ter sido de propósito. Foi pra fazer graça mesmo. Se tem o Posto Avançado de Segurança, coladinho ali pra que esse despejo na fonte. Antigamente, ali era proibido até de se jogar pipoca. Os namorados gostavam de ver a farra dos peixinhos dali, mas o guarda tinha uma cara braba mesmo. Ninguém jogava. Hoje, é o próprio guarda que está dentro dágua.

"Avacalhação"

Uma vaca mostrando o que é
uma avacalhação


Lula vai se meter no conflito Venezuela X Colômbia? Pra quem meteu o nariz lá no Oriente Médio parece sopa. Lula tem sido audacioso e infeliz nas investidas para fora do quintal: fracassou nas papeleras (ArgentinaXUruguai), fracassou em Honduras, e com Morales que nos tomou dependências inteiras da Petrobrás. Isto só no nosso continente. No varejo, pede clemência para bandidos e sorri da morte de perseguidos políticos. Pediu clemência por quatro traficantes nossos presos na Síria. Quatro de uma só tacada! Não sei qual foi seu argumento. Talvez os tenha chamado de "aloprados" também. Às vezes dá certo. Com a Indonésia foi diferente só no número: Pediu por dois traficantes nossos que aguardavam fuzilamentos. Agora, é, a vez de Sakineh Mohammadi Ashtiani. Uma mulher iraniana que cumpre o seu calvário por ter pulado a cerca do matrimônio. Já levou 99 chibatadas, mas ainda aguarda o apedrejamento que lhe cabe. Há, na web, uma campanha internacional por  clemência a essa mulher. Questionado, Lula disse que "É preciso tomar muito cuidado porque as pessoas têm leis, as pessoas têm regras. Se começarem a desobedecer as leis deles para atender pedido de presidentes, daqui a pouco vira uma avacalhação". Não dá nem pra fazer piada.

AVACALHAÇÂO Nº 2

A edição já estava pronta, mas tenho que fazer este acréscimo: Lula acompanhado de Dilma Roussef em Curitiba,  disse que vai interceder em favor de Sakineh Ashtiani, a iraniana na fila das pedradas. Assim se expressou: "Se vale a minha amizade com o presidente do Irã e se ela [a mulher condenada] estiver causando incômodo lá, nós a receberemos no Brasil de bom grado". Disse que iria telefonar. A campanha pela WEB "Liga, Lula" o desmontou da mesma forma que desmontara Stalone.

A PRAGA DO SERRA



Foi só falar no diabo e apareceu o Secretário. O Lula riu de sacudir a barriga quando o Serra falou da droga na Bolívia. Chamou o Morales, deu-lhe o braço, e como um casal de nubentes pousou pro fotógrafo dizendo assim: "Vamos matar o Serra de inveja". Zombou. Dias depois, o próprio Morales reconhecia publicamente que o troço tava feio na Bolívia. E põe feio nisto. Na terça feira, o sacerdote Valentin Mejillones, mais um filho e um casal colombianos foram presos com 240kg de cocaína. Valentin foi o líder espiritual aimará que abençoou a posse de Morales. Os aimarás são o maior grupo indígena da Bolívia e principal suporte político do socialista Morales. Durante seu mandato, os atos oficiais mais importantes são frequentemente precedidos por cerimônias tradicionais indígenas. Mas o governo boliviano lavou as mãos dizendo que não tinha nada com isto e que não ia dar nenhuma proteção oficial para eles. Só faltava esta. Não quis nem saber se podia perder a bênçao de então, nem nada.  E, pra piorar a história, Valentin estava usando tecnologia colombiana. Quer dizer, dos concorrentes.  Aí, lascou de vez. O sacerdote repete o discurso do Lula, eu não sabia, eu fui enganado. Essas coisas:  "Não tenho nada a ver, fiz um favor humano, eles me disseram que iam fazer pastilhas de erva e pomadas", e coisa que tal. Mesmo com este discurso vai levar até 20  anos de prisão.  Às vezes dá errado.

Foto: blog.cançãonova


PROFESSOR PREMIADO


Miguel Nicolelis papou um prêmio 2,5milhões de dólares. Um prêmio que busca financiar projetos visionários ou de alto risco. O projeto do Miguel é um desses - quer desenvolver pesquisas sobre interação do cérebro com a máquina. A sua experiência consiste em  implantar eletrodos num cérebro escolhido e conectá-lo a um computador. Com isto, as máquinas ficam submetidas a ordens, apenas, cerebrais.  Este invento possibilitará, por  exemplo, ao tetraplégico controlar um braço robótico para pegar objetos ou escrever, usando apenas o pensamento. Miguel Nicolelis, neurocirurgião, professor e pesquisador na  Universidade Duke, em Carolina do Norte, é brasileiro, mas vive nos EUA e lá  deverá desenvolver  o seu projeto. O prêmio será pago em cinco anos e é concedido sempre com este mesmo espírito de incentivar a pesquisa e inovações futuras e não premiar resultados já alcançados. Nicolelis diz que "Com o dinheiro do prêmio, queremos desenvolver um sistema que possa ser carregado todo dentro de uma mochila". Cerca de 15 cientistas recebem o prêmio anualmente. Nicolelis é o primeiro brasileiro a ser agraciado com este prêmio.

foto: Estado de São Paulo

O MAIOR RATO DO MUNDO



Até hoje nunca ninguém viu maior. Nem em Brasília. É o que se conclui da descoberta de Ken Aplin e Kris Elgen. Eles encontraram este surpreendente fóssil no Timor Leste. Eram ossos de um rato de aproximadamente 6 quilos. Avaliaram que o animal vivera há 1500 anos. A ilha do Timor – dividida em Timor Leste e Timor Oeste – possui poucos morcegos e roedores nativos. Boa parte do seu território é árida em contraste com o que fora no passado. Ken Aplin e Kris Helgen descobridores do fóssil, acreditam na possibilidade de novas descobertas igualmente importantes.   Os maiores ratos vivos hoje não passam de 2kg e vivem nas floresta da Filipinas e na Nova Guiné. Mas Ken Aplin diz: “O leste da Indonésia é um hotspot da evolução de roedores e exige maior atenção de esforços de conservação. Esses animais respondem por cerca de 40% da diversidade de mamíferos no mundo e são elementos-chave dos ecossistemas, importantes para processos como manutenção dos solos e dispersão de sementes. Manter a biodiversidade entre ratos é tão importante como proteger aves ou baleias”.


NOTA: Na postagem do dia 24 de julho, publicamos uma nota sobre o "pum" da vaca e seus danosos efeitos. Recebemos no dia 29 um email do CENA, Centro de Energia Nuclear na Agricultura que reproduzimos abaixo. Sinta o "pum" da vaca, na palavra de pessoas especializadas - nossos cientistas.  Vamos ao CENA:


(Assessoria de Imprensa - 29/07/2010)


Pesquisa do Cena visa reduzir emissão de metano dos ruminantes

          Ele é silencioso. Às vezes, imperceptível. Mas sua potência é 20 vezes mais poderosa do que aquele que acaba levando a culpa. Pois é isso mesmo: enquanto o dióxido de carbono é sempre apontado como o grande responsável pelo efeito estufa, o gás que mais prejudica a atmosfera terrestre é o metano gerado no estômago bovino.
          Pelo menos foi isso que a FAO, órgão da ONU (Organização das Ações Unidas) voltado para Agricultura e Alimentação, indicou em novembro de 2006. O relatório aponta que a pecuária contribui com 22% das emissões globais de metano (CH4), um dos principais gases do aquecimento global, pois sua capacidade de reter calor na atmosfera é 23 vezes maior se comparado ao gás carbônico.
Subproduto da fermentação causada durante o processo digestivo dos ruminantes, o gás metano exalado pela flatulência e arroto desses animais foi responsável por mais da metade (53%) das emissões de CO2 emitidos por parte da agricultura em 2005, segundo dados recentes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), divulgados no ano passado. As demais emissões na agricultura foram provenientes dos solos agrícolas (41%), do manejo de dejetos animais (4%) e da queima de resíduos agrícolas (2%).
Ainda de acordo com o MCT, o rebanho bovino responde por 97% dessas emissões, sendo 88% proveniente do gado de corte e 12% do gado leiteiro. A fermentação originada de outros animais (ovinos, caprinos e eqüinos) foi responsável por apenas 2% desse total.
          Com um rebanho estimado em cerca de 200 milhões de cabeças, a contribuição brasileira para as emissões de metano é bastante significativa. Para colaborar nas pesquisas na área de aquecimento global, o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), da Universidade de São Paulo, vem realizando estudos com ovinos como modelo para pesquisas em nutrição de ruminantes.
“       Temos um grupo de trabalho desenvolvendo alternativas nutricionais para reduzir a emissão de metano pelos ruminantes por meio da fermentação entérica e pelos dejetos depositados nas pastagens”, informa o professor Adibe Luiz Abdalla, que coordena o Laboratório de Nutrição Animal (Lana) do Cena. “      O Laboratório de Metano Entérico do Lana-Cena/USP é um dos únicos no país que utiliza metodologia barata, simples e capaz de quantificar individualmente o metano produzido por pequenos ruminantes, visando o estudo de alternativas para mitigação do metano entérico”, completa.
          Conforme destaca Abdalla, no Brasil, o governo e as instituições de pesquisa estão empenhados em identificar e quantificar eficientemente as emissões, principalmente no setor agropecuário. “Nas pesquisas feitas no Cena, utilizamos plantas ricas em tanino, óleos essenciais e co-produtos do biodiesel na dieta de ruminantes, visando reduzir a emissão de metano entérico”, explica. O uso de uma alimentação balanceada, com menos fibra e mais proteína, também está sendo experimentada. Os experimentos consistem em utilizar câmaras individuais para mensurar o metano produzido pelos animais e determinar a eficiência de utilização de diferentes alimentos antes de introduzi-los na dieta dos rebanhos. Resultados preliminares demonstram que diferentes estratégias na alimentação dos ovinos do Lana reduziram a emissão de metano entérico de 7 a 35%.
          Entretanto, essas soluções estão ligadas ao sistema de confinamento e o rebanho brasileiro, em sua maioria, é criado em áreas de pastagem. “Confinar o gado reduzirá a emissão de CH4, se compararmos com a emissão dos animais no pasto. Contudo, o aumento na participação dos confinamentos na cadeia produtiva pode levar a aumento na emissão de N2O, outro gás de efeito estufa, emitido a partir da nitrificação da urina dos animais nas áreas de dejetos. É necessário estudar a viabilidade econômica de mudanças nos sistemas de produção, uma vez que a carne produzida no Brasil é uma das mais baratas do mundo, devido ao sistema de produção utilizado (a pastagem)”; conclui o professor.
          Sobre o Cena - O Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), criado em 1966, é um Instituto Especializado, e em 1985 passou a compor o Campus “Luiz de Queiroz” e tem como missão gerar e difundir conhecimentos relacionados à Agropecuária e ao Ambiente, visando a Agricultura Sustentável e melhoria da qualidade de vida, utilizando técnicas nucleares e correlatas.
          O Cena/USP conta atualmente com 37 docentes contratados em RDIDP em seu quadro, sendo sete Professores Titulares, 18 Professores Associados e 12 Professores Doutores e 127 funcionários técnico-administrativos. A alta produtividade cientifica dos docentes do Cena/USP pode ser atestada pelo número significativo de bolsistas de produtividade do CNPq: dos atuais 37 docentes, 33 são bolsistas (89% dos docentes), sendo 22 da categoria I (59%), incluindo 6 da categoria IA, além de possuir 5 membros da Academia Brasileira de Ciências.

Câmaras metabólicas medem metano
produzidos por carneiros
Assessoria de Imprensa
Engenho da Notícia
(19) 3302.0100
Piracicaba - SP
contato@engenhodanoticia.com.br


PENSÃO DA MORENA



No domingo até faz sentido ir lá fora a um restaurante, a Pensão da Morena está fechada, não tem outro jeito. Agora nos dias de semana, não seja bobo, não. Pra que andar essa distância toda se tem aqui na Barreira Cravo uma pensão show de bola. E, ainda mais, você pode almoçar com sua família inteirinha, numa mesma mesa, não precisa enfrentar fila para entrar, para escolher, sentar nem para pagar. IH... se você for como eu que não gosta de TV ligada na hora do almoço, ainda tem esta vantagem. Cara, é tudo de bom. Tem vários pratos diferentes. Nem dá pra falar aqui. A comida vem separada. Não precisa de ninguém estar brigando na distribuição das batatas ou dos pedaços de carne. Liga, experimenta. Depois, você vai me agradecer. Rua 20-A, loja 66, San Remo. Volta Redonda, RJ. Tel.: (24) 3346 8387, Cel.: 9962 8766


CLASSIFICADOS

VENDE-SE UMA CASA - Uma casa no Bairro do Monte Castelo. Duplex com 4 suítes, 2 salas e mais dependências. Tel.: (24) 3350 2209
VENDE-SE : Cama de casal, Sofá de canto e Mesa de centro - tel.: (24) 3346 7447 e (24) 8832 7447
MANICURE, PEDICURE E DEPILAÇÃO: Fale com a Rose. Ligue e marque hora. Atendimento a domicilio e dos bons. Tel.: (24) 9911 4089 ou (24) 8836 3698 - Falar com a Rose
JARDINAGEM: Para serviços de capina, poda de árvores ou jardinagem fale com Oliveira - Tel.: 9971 2869 ou 3337 0792
LAVA JATO: Lava carros externa e internamente. Rua 5, n 113, casa 1. Falar com Vitor Junior, Tel.: (24) 8829 9813
PRO-VI-SOL : Projeto de Vida Solidária - Saúde da Mente. Terças feiras das 14h às 15h e 30min. Nova turma em formação do Primeiro Nível. Sede da Associação de Moradores da Barreira Cravo
ENCONTRO DE LEITURA: Ligado ao Pro-Vi-Sol, segundas feiras, das 19h e 30min às 21h. Sede Associação de Moradores da Barreira Cravo
AULAS DE REFORÇO: Português, Literatura, Inglês, Matemática, Química, desde o Ensino Fundamental. Manhã e Noite. San Remo. Tel.: 3337 3692 e Cel 9911 1378. Professora Luciana.
PIZZA DELIVERY : Pizza R$ 15,90 por unidade. Sabores de Mussarela, Calabreza, Quatro Queijos, Marguerita, Frango com Catupiry. De terça a domingo. Tel.: 3348 6973
BUFFET - Fica pertinho da Barreira Cravo, ali em Niterói. Tem tudo: Decoração com bolas, ornamentação de festas e aluguel de salão. Av.:Sávio Gama, n  159 - Niterói. Volta Redonda. Rio de Janeiro. Tel.: 3346 9409 ou Cel 9219 6590
COMIDA JAPONESA: Não é só feijão, arroz, couve e torresmo que é bom não; comida japonesa também. De terça a domingo de 18h às 23h. Entregamos em domicílio. Experimente. Av.:Sávio Gama, n 159 - Niterói. Volta Redonda. Rio de Janeiro. Tel.: 3346 9409 ou Cel 9219 6590
APARELHAGEM DE SOM: Vende-se - Equalizador Behring, 2 ex alto falantes 15", Rack Oneal, Mesa Som Oneal, Filtro de linha Oneal, amplificador Oneal, Twiter e Driver, 2 Tripé para caixa de som, Microfone Glove, 2 tripé para microfone. Tudo com manual e Nota Fiscal. Cel.: 9947 7509 ou Tel.: 3346 8387

Um comentário:

Anônimo disse...

parabéns ao blog pela instalação do contador de acessos ...

Bolívar (morador da rua Onze)