domingo, 17 de outubro de 2010

O JORNAL AQUI NÃO VIVE AQUI

O JORNAL AQUI NÃO VIVE AQUI


Zoinho deputado federal eleito por Volta Redonda



O Jornal Aqui debruçou-se sobre esse imenso e impiedoso campo de batalha que é a eleição. Distinguiu os que restaram vivos, os moribundos e  os definitivamente mortos. Aliás, não foi bem assim. O jornal tem um critério próprio para separar uns dos outros.  Quando viu aquela montoeira de votos pro Albertassi, preencheu,  logo, o atestado de óbito do Prefeito Neto. Deixou somente a data para ser preenchida  daqui a dois anos. É um atestado provisório porque o prefeito ainda anda, respira e recebe pagamentos. Mas não reage mais, recebeu um nocaute técnico. Enfim, era só o Albertassi querer. E ele quer. Então,  o jornal, padrinho desalmado, escolheu, de uma vez, as armas, o local e a hora que o Neto seria posto porta afora da Prefeitura Municipal. E publicou em edital que é a própria capa do jornal - Albertassi vai enfrentar Neto! (não me lembro se tinha mais pontos de exclamação. Parece que eram tres)  Mas concedeu que Zoinho e Nelsinho concorressem por fora, sem chances reais na corrida, feito os cães correndo atrás das motos, atrás dos carros. Era fazer muito pouco dos dois. Tanto Nelsinho como Zoinho não são nenhum noviço. Tanto um como outro já foram candidatos a prefeito. Tanto um como outro tiveram mais votos que o Abertassi, aqui, em Volta Redonda. Então, por que correndo por fora? Quase belisquei o jornal para ver se ele, o jornal,  estava acordado. Se fosse uma eleição para governador talvez algum médico até considerasse normal o delírio. Albertassi realmente teve uma expressiva votação para deputado. Mas isto se juntarmos os votos de outras cidades. Em Volta Redonda, ele ficou num modestíssimo quarto lugar. Numa eleição municipal para prefeito, só votam os eleitores da cidade. Para prefeito de Volta Redonda só votam os eleitores de Volta Redonda. Também assim em Barra Mansa, Resende, Itatiaia e até mesmo nas cidades do Acre, por exemplo. Repito: Contando-se, apenas, os votos em Volta Redonda Albertassi (22 945 votos) ocupa um modestíssimo quarto lugar. Se ele se candidatar, é só o Neto escalar o derrotado  Deley (32 246 votos) e pronto.  Seria uma dessas eleições que se ganha na antevéspera. Estaria, no papo. Os outros dois mais bem votados são Nelson Gonçalves (24 858 votos) e Zoinho (37 995 votos). Então, é isso aí.


ODE AO MAURÍCIO

Se os homens tivessem sete vidas como os gatos, as financeiras estavam feitas. Quer dizer, mais feitas ainda! E nós poderíamos pagar o nosso micro-ondas em até duzentas prestações ou, quiçá um carro, em suabilissimas mil e trezentas vezes. Mas somos simples mortais e ainda não  se inventou de o jovem começar a pagar as contas do seu futuro bisneto. Então, fiquemos nesse restringido crédito de 5 a dez anos para a compra de um carro. Maurício, meu amigo ali do Largo Nove de Abril, em Volta Redonda, fica feliz da vida com esta história de financiamento. Chega a lamber os lábios como se chupasse um imaginário sorvete de avelãs e passas. Diz com orgulho que tem dois celulares, comprados por prestações baixíssimas! Só vendo.   Meu amigo Maurício não vê a hora de votar no Lula, outra vez.  Parece que ele vota pro Paiva, também. Não sei. Sei só que não adianta explicar pra ele que o telefone, a tv, e o jogo do sofá...  estão com custo baixo porque está assim no mundo inteiro. É efeito da globalização. Não tem nada a ver com o governo. Agora, nas coisas que dependem ação governamental,  estamos mal. Falta saneamento, a educação está em níveis desonrosos... enfim, não adianta. Mas eu queria falar mesmo é desses financiamentos perpétuos. Tem gente que se deixar compra cinco, seis celulares. Daí, dá no que a gente tá vendo essa crescente inadimplência subindo um dois degraus por mes. Os índices da Serasa Experian indicavam uma subida 1,6% neste mes. Desde maio a coisa está assim. Cartões de crédito, cheques especiais tudo acumulando. Um dia o pessoal acorda.   


O SALTO ALTA E A CORRIDA


Deu no jornal que um casal que um casal elegantementge vestido assaltou  uma loja de artigos de luxo Montblanc na Zona Sul de São Paulo. O segurança acostumado a reconhecer bandido pelo boné e bermudão, ficou batido. Não ia nunca pensar que um homem de terno e gravata e braços com um vestido longo subido num par de saltos altos iriam meter um trezoitão na cara do solícito vendedor e subtrair-lhe dezenas de luxuosas canetas e valiosíssimas abotoadeiras. Na verdade, os ladrões sabiam disto muito bem. Arranjaram previamente os trajes. Ele aprendeu dar laços em gravata e ela a andar de sapatos altos. Certamente entortou o é algumas vezes, mas só se meteu a entrar no shopping, depois que estava perfeitamente ensaiada. E foi mesmo assim que se deu. Quando eles fugiam o segurança ainda admirou-lhe a elegância, no vestir e no andar. Quem sabe até lhe dirigiu uma respeitosa saudação. Saiu desse embevecimento quando recebeu pelo wal-talkie o recado desnudando a farsa. Partiu rápido ao seu encalço. Maldizia a sorte, entretanto, aqueles mesmos saltos que a colocavam acima de qualquer suspeita iriam agora, na necessária corrida, colocá-la no chão. Até se abaixou para tirar os cuidadosamente os sapatos. Porém perdeu tempo demais nessa rearrumação dos trajes e foi alcançada e presa pelo mesmo segurança que a saudara com bonomia. 

LIBERADO O LEITE PARA MAIORES


Eu vi um desses farmacêuticos botequim que indicam pinga com limão para gripe, jurubeba para azia e cerveja pros rins. O homem tem crédito e é atualizado. Ele sempre passa a última pro pessoal. O povo gosta porque saber não ocupa lugar. Há muito tempo ele fala que o Leite faz mais mal do que a pinga. Mas agora ele embirrou mesmo com o leite. Diz que é um veneno para o homem adulto. E pergunta você já viu algum animal adulto que bebe leite? E, de fato, o gato, o cachorro, o bezerro nenhum deles é assim.  Tá certo também que nunca se viu nenhum animal que coma comida cozida. Mas não era uma boa contestar o moço. Ele é uma espécie de Lula de botequim. Ninguém põe dúvida no que ele fala porque não parece politicamente correto.  Agora, então, com o respaldo científico que essa teoria tem não há como contestá-lo. Tem muito médico falando isto. Mas o Ministério da Saúde dos Esados Unidos já pôs o pé no freio. Disse que este negócio de o leite fazer mal é pura conversa fiada (Até lembrei da Dilma Rousseff). Pronto! lá nos esteites está liberado  consumo do leite pelo adulto. Mas o pessoal neste imenso Pindorama também não tá dando mole, não.  Uns cientistas organizaram um tribunal científico sobre o produto. Até parece puseram um litro de leite sentadinho no banco dos réus e começaram a falar. As análises foram publicadas no Livro Leite para Adultos - Mitos e Fatos Frente à Ciência (Editora Varella). O que apontam  é que o leite de vaca é saudável. São raros os casos de alergias. O Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, orienta para o consumo de tres copos de leite e derivados por dia. Diz que o leite é a melhor fonte de calcio, mineral essencial para saúde dos ossos. Apesar disto houve uma redução no consumo de leite no Brasil. Tem mais gente indo a botequim do que fazendo boas leituras.
Fonte: O Estado de São Paulo


APRENDENDO COM OS ERROS




 
Tres dias depois, um mineiro voltou à mina e o presidente voou para a Europa. Ambos haviam vivido quase 24 horas, pertinho um do outro. Mas, agora, estavam verdadeiramente afastados. Mas ainda vivendo, talvez,  o mesmo impacto, o mesmo assédio. Sebastian Piñera, Presidente do Chile, garantiu em Portugal que Mina de San Jose nunca mais. Há males que vem pra bem, né verdade? O trabalho naquelas péssimas condições despertou a atenção do presidente até para reformas trabalhistas. Vai fazer uma reforma profunda na legislação. O exemplo de Luis Urzúa, o encarregado da turma, não lhe saía da cabeça. Luis fora antes e durante todos os 69 dias o líder da turma e, também, foi o último a ser resgatado. Piñera aprendeu a viver com os mineiros. E tomou uma boa carona no acontecimento. A operação de resgate mudou até a imagem do país que só era lembrado pelos crimes de Pinochet e pelos tempos da ditadura militar.  Aquele acidente abriu uma imensa possibilidade para o Chile. Um dia Abrahão saiu por Sodoma e Gomorra procurando, sem encontrar, dez homens justos para salvar a cidades. Não salvou. O Chile teve 33 homens. Não justos, com certeza. Mas a coisa está tão feia que ainda assim Deus concedeu ao Chile uma nova imagem, um novo presidente e, quiçá, um novo povo.

ROSA DOS VENTOS

A conversa obviamente não é oficial, mas está adiantada: o PMDB já começou a reconstruir suas pontes com o PSDB para, na hipótese de uma vitória do tucano José Serra, assegurar participação no governo no papel semelhante ao que terá no caso de Dilma Rousseff ser a presidente eleita no próximo dia 31: avalista da governabilidade.
Exímio farejador da direção dos ventos, o partido que indicou o vice de Dilma avalia internamente que aumentaram muito as chances de Serra ser eleito presidente.
Pelo menos cinco sessões regionais do partido (Santa Catarina, Acre, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul) estão com a candidatura da oposição e outras três, Minas Gerais, Pará e Bahia, se não fazem campanha para o PSDB, para o PT também não fazem.
Consequência das mágoas do primeiro turno, quando, segundo as queixas dos peemedebistas, o partido foi tratado como gato borralheiro: deixado de lado, escondido, excluído da propaganda presidencial e das negociações sobre divisão dos espaços no futuro governo.
Como Dilma e Lula estavam com toda força e aparentemente com a vida ganha junto ao eleitorado, o PMDB ficou calado.
Quando as urnas revelaram uma realidade diferente, o partido viu que chegara a "hora do troco". No primeiro momento pensou apenas em melhorar seu cacife e o tratamento junto ao parceiro, já que o PT precisaria de muito apoio na segunda etapa.
Com o passar dos primeiros dias, o ambiente e as pesquisas começaram a desenhar um cenário em que a vitória da oposição ficou sendo uma possibilidade real.
Diante disso, aqueles dirigentes do PMDB mais identificados tradicionalmente com o PSDB, até por terem participado do governo Fernando Henrique Cardoso, cresceram de importância internamente.
Começaram a ser mais ouvidos enquanto ganhou corpo o discurso de que o partido foi tratado como "acessório de luxo" o tempo todo pelo PT.
Diante da situação de empate técnico retratada no fim da semana, o "pragmatismo de Brasília" - é a expressão literal - voltou a prevalecer. Ou seja: emissários acorrem à seara tucana ao mesmo tempo em que outro pedaço do partido continua fidelíssimo à candidatura de Dilma, esperando o resultado da eleição.
Quando Michel Temer, candidato a vice e presidente do partido, diz que será "inútil" a investida dos tucanos em busca de apoios dentro do PMDB sabe que não retrata a realidade.
Tanto que usa a seguinte frase para reafirmar a profissão de fé lulista: "Há um fechamento de todo o PMDB em torno de nossa candidatura."
Normal será que falasse "em torno da candidatura de Dilma", pois não? Pois é.
O partido não teme perder importância ao embarcar na canoa até então adversária, por dois motivos: primeiro, porque supõe que seja bem recebido pelo PSDB e, segundo, porque suspeita de que não teria participação mais que periférica em governo do PT, mesmo ocupando a Vice-Presidência.
As conversas sobre essa transposição de posições correm tão à vontade nas internas do PMDB que já são feitas avaliações a respeito das razões de o PT ter perdido o favoritismo.
Lá não se fala sobre voto religioso, efeito Marina Silva ou influência do escândalo Erenice Guerra. Para os peemedebistas todos esses fatores foram "instrumentos".
O motivo da mudança do clima, de acordo com essas análises, foi a ofensiva do presidente Lula contra os veículos de comunicação e a liberdade de expressão.
Aí, segundo o PMDB, Lula teria dado a Serra a chance que, sozinho e com uma campanha muito mal ajambrada, ele nunca teria.
Currículo. Não é a primeira vez que o instituto Vox Populi erra nas previsões eleitorais aos seus clientes, como aconteceu agora com o PT.
Na eleição municipal de 2008, o então governador de Minas, Aécio Neves, não gostou, e cobrou isso com todos os efes e erres da direção do instituto, com a previsão de que Márcio Lacerda levaria a Prefeitura de Belo Horizonte no primeiro turno.
Confiante, Aécio relaxou e por pouco Lacerda não perde para o candidato do PMDB.
Fonte: Texto de Dora Kramer, no Estado de São Paulo


FALA O LEITOR
De Ana M. R. Pereira - Resende: Seu blog é lido também aqui na minha cidade. Seus leitores são pessoas de nível. Aí eu achei que seria interessante você publicar isto aí que eu pincei num jornal. Abraços da leitora e admiradora. 
TIRIRICA - TÁ ELEITO E NÓS VAMOS PAGAR CARO POR ESSA BRINCADEIRA.
 Parabéns para nós.
Mesmo que nem eu nem você tenhamos votado no Tiririca e,  em outros do mesmo nível que irão nos representar nas várias esferas do poder, eles estão eleitos.  Então a maioria vence. Lógico. É o sentimento do povo brasileiro.
ENTÃO, CONFIRA...
Segundo os dados do Correio do Povo RS (edição 03.10.2010)
Tiririca, e todos os deputados federais irão perceber por mes:
Salário:  R$ 16.512,00
Ajuda Custo: R$ 35.053,00 (Valor máximo, e não posso pensar que algum deles vá usar o valor mínimo).
Essa ajuda de custo é para passagens aéreas até a base, fretamento de aeronaves
(você já andou de avião ou anda com frequência) cota postal e telefonica, combustíveis, divulgação do mandato,  aluguel de escritório político assinatura de publicações e serviços de tv e internet, contratação de segurança.
Auxilio Moradia: R$ 3.000,00
Auxilio Gabinete: R$ 60.000,00 (Para contratrar de 5 a 25 funcionários )
Despesa Médica: R$ Ilimitada (Pode gastar o que quiser mediante qualquer recibo, sem contestação)
Telefone Celular: R$ Ilimitado ( Não existe restrição de uso,então o que gastar é pago.
Ainda como bônus anual: R$  (+ 2 salários = 33.024,00)
Só com os números divulgados são: R$ 114.565,00 por mês, fora a bonificação anual e os ilimitados.
Estou me sentindo um palhaço muiiiiiiiito maior que o Tiririca,  só que com uma enorme decepção:  esse valor e todos os outros não divulgados
vão sair do meu bolso...
DO SEU BOLSO TAMBÉM !!!!!!

MEUS PESAMES !!!!!!!! 

Nenhum comentário: