quinta-feira, 7 de outubro de 2010

PAIVA NÃO PERDEU SOZINHO





NETO É UM RETRATO NA PAREDE


Tal como no pesadelo de Kafka, Neto quando acordou era um retrato na parede. Beliscou-se e viu que estava mesmo acordado. Acordado e morto. Morto como um retrato. Quanto fizera pela eleição do Deley! Pediu a tanta gente. Juntou os idosos no Umuarama. Pediu-lhe os votos, implorou votos... chantageou os votos. E os velhinhos pensando no capítulo da novela que estavam perdendo. Ou no papo no bar. O pensamento longe, enfim. À medida que o fatídico dia se aproximava, Neto, mais e mais se esforçava. De certo, São Expedito também foi incomodado com suas súplicas. Sim, já eram súplicas. Há gente assim que ouve uma trovoada longe e corre para os pés de Santa Bárbara. Dizem até que ele tirou 15 dias de licença para ajudar seu deputado. Podia ter ido para uma praia, para o campo... sei lá. Só de pensar fico com pena dele. Mas a gente tem que falar a verdade. Minha mãe sempre dizia que quem fala a verdade não merece castigo. Melhor fez o Uóxinton Granato que nem saiu de casa e teve 10 000 votos. Minto. Um dia eu vi o Uóxinton na feira. Mas eu acho que ele tinha ido comprar um peixe e verduras. Parece até que ele deu umas moedinhas pra um pedinte.  Mas isto não é comprar votos. Claro que não! E, no final, 10 000 votos. E o Neto, meu Deus, tanto esforço para ficar na suplência junto com o Granato. Sim, porque nas ruas, para o eleitor quem perdeu a eleição foi o Prefeito. Abandonou até o Paiva. Jogou-o ao mar ao sabor das ondas, sem rumo. Eu também fico com pena do Paiva. Mas não fica triste, não, Paiva. Você não perdeu sozinho não... tem muita gente boa na sua companhia.

LULA E AS PESQUISAS



Essas pesquisas eleitorais são também uma forma de adivinhar o futuro. São puras adivinhações como o são a interpretação das cartas e a leitura das mãos.  Patinam pelos mesmos caminhos escuros, em que não se vê um palmo diante do nariz e, no final dão seus chutes. E como erram. Ainda agora, o Netinho está lamentando aquela bola que foi parar lá fora do estádio. Deram o moço como o mais votado para senador e ele ficou em terceiro. Quer dizer, nem foi eleito.  Parece até que ele já tinha comprado o enxoval pra posse. Coitado. Brincaram com a emoção do moço. Se eu fosse ele entrava na justiça por danos morais. E essa tão decantada popularidade do Lula é verdadeira? FHC derrotou Lula duas vezes no primeiro turno. Lula nunca conseguiu vitória assim, mas acredita nas pesquisas. Há outros que acreditam também. Tem muita gente supersticiosa no Brasil.  Mas o Governador eleito de Santa Catarina, Raimundo Colombo (DEM),  entende assim. Quando foi agradecer todo o apoio que tivera, reservou um espaço para agradecer ao Presidente Lula. Disse que Lula foi lá e falou tanta besteira que prejudicou a Ideli Salvati (PT).  E que as besteiras foram tantas e tão grandes que atingiram também os candidatos ao senado e à Câmara Federal. Não fez nenhum senador. E Lula fora lá extirpar o DEM da vida nacional.  Mesmo Dilma perdeu a eleição lá. Agora, está rezando para o Lula continuar se metendo lá em Santa Catarina. Tomara! 

Ilustração: www.laison.com.br

VIOLÊNCIA NA COLÔMBIA



Manoel Santos ainda nem bem esquentara o assento presidencial e já explodia na capital o  primeiro atentado. As FARC empinaria o nariz, bateria no peito e diria -  Foi eu quem fez! Então, tá! Já estava nas suas cogitações do presidente uma perseguição implacável, cinematográfica a esse grupo revolucionário. Com essa, agora, eles iam ver só uma coisa! Aí, o presidente atiçou o pessoal dele pra cima provocadores. Tudo cachorro grande. Não deu outra. Na segunda quinzena de setembro, Jorge Briceño Soares, o Mojojoy,  estava mortinho da silva.  Lá se ia o número 2 das FARC. Mojojoy era o mais importante dos seus combatentes. Havia 20 anos que escapulia a qualquer tentativa de busca. Mas ele também tinha seu ponto fraco. A diabete o obrigava ao uso de calçados especiais. O exército, então, interceptou uma dessas suas encomendas em que  introduzira um GPS.  Agora, o tinham na palma da mão. Vigiavam todos os seus passos. Foi  fácil. Escolheram o momento exato. Fizeram a pontaria e jogaram sobre ele foguetes certeiros.  Estava morto o chefe e as FARC entravam em agonia. Hoje, Santos parece até ter se esquecido desse grupo. Seu projeto de segurança mira o  micronarcotráfico, um bando de grupos paramilitares desmobilizados. Santos quer partir para o combate. E prevê “porrete” pra quem infringir as leis e “cenoura” aos que as respeitarem. É uma referencia a "sticks and carrots" inglesa. E assim, passam os dias.

PREMIO NOBEL DE FISIOLOGIA 2010


Robert Edwards, 85 anos, merece mais do que um  Prêmio Nobel. Médico, professor emérito da Universidade de Cambridge, trabalhou durante 20 anos para aproximar espermatozóide e óvulos, a princípio, inconciláveis. Depois, esperou por mais 32 anos por este reconhecimento acadêmico. E não foi só. Sofreu ataques do Vaticano, enfrentou preconceitos dos leigos e suportou o descaso do poder público. Toda sua experiência foi sustentada pelo capital privado. E teve a solidariedade do parceiro Patrick Steptoe. Juntos chegaram à experiência bem sucedida de 1978: Nascia o primeiro bebê de proveta no mundo - Louise Joy Brown. Quatro anos depois ela ganharia sua irmãzinha, também de proveta.    Hoje, são 4 milhões de crianças nascidas por este processo, que pode contemplar os 10% dos casais que é a taxa de infertilidade. Hoje, muitas das barreiras já foram derrubadas. Mas o custo do processo ainda é um impeditivo. No Brasil, a  FIV, fertilização in vitro está por volta de  15 a 50mil reais.  Um dia, perguntaram a Robert como ele se sentia por nunca ter recebido nenhuma condecoração. E ele respondeu: "Não vou derramar uma lágrima por isso. Mas se você quiser organizar um Nobel, por favor, vá em frente". E veio, enfim, o reconhecimento. Seu companheiro Patrick Steptoe morreu em 1988. Robert será o único beneficiado por esses estudos feitos pelos dois. Vai receber 10 milhões de coroas suecas, equivalentes a quase US$ 1,5 milhão. Alfred Nobel, criador do prêmio, deixou como recomendação que sempre se premiassem as descobertas do ano anterior. O comitê, entretanto, não seguiu esta linha. Mas com Robert foram 32 anos que se passaram. O que não deixa de ser um outro prêmio. Pode ir para o Guiness.
O ANALFABETO FUNCIONAL



Analfabeto funcional é aquele que lê e não entende o que leu. Tem dificuldade de juntar as palavrinhas da mensagem. Entendeu?  Então, você não é um deles. Mas a coisa é séria. Um grupo de Pesquisadores do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo pretende avaliar o analfabetismo funcional dos seus clientes. Adotaram um método criado na Universidade de Harvard nos EUA e submeteram a ele um grupo de clientes previamente escolhidos. a maior parte desses é formada por idosos. Assim, 312 pessoas foram submetidas ao método. Eram 198 mulheres e 114 homens com idades desde 19 até 81 anos e com níveis de escolaridade também distintos. Detectou-se a presença de analfabetismo funcional em 32% do grupo. A metade dos pacientes acima de 65 anos não conseguiu entender o horário da medicação, por exemplo. Não é o caso de baixa escolaridade, mas pode estar aí um prenúncio do mal de Alzheimer e outras demências. O próximo passo da pesquisa é o de avaliar se o hábito da leitura influencia os resultados do teste.


NOMES DA 7ª ARTE
Por Morrison
HOWARD HAWKS

              Howard Winnchester Hawks nasceu em 30 de maio de 1896 em Coshen, Indiana. Piloto na primeira guerra mundial e depois automobilista profissional, começou sua carreira em Hollyood em 1922, como roteirista e assistente de direção. Seu primeiro filme importante foi Uma noiva em cada porto (1928). Com a mesma eficiência Hawks fez filmes de aventura, como Patrulha do amanhecer (1930), Paraiso infernal  (1939) e Hatari! (1962), policiais, como Scarface, a vergonha de uma nação (1932), Uma aventura na Martinica (1944), À beira do abismo (1946), e westerns, os mais famosos dos quais – Rio vermelho (1948), Onde começa o inferno (1959), Rio bravo (1960) e El dorado (1967) – foram protagonizados por John Wayne.
              Hawks obteve também êxito com as comédias Levada da breca (1938) e Os homens preferem as loiras (1953), em que introduziu personalidades femininas fortes, ao contrário de seus filmes de aventura, em que apenas os personagens masculinos desempenhavam os papéis mais importantes.
              Dentro da tradicional escola hollyoodiana, Hawks manteve um estilo pessoal caracterizado pela ação, mestria narrativa e excelente direção de atores. Em 1974 a Academia de Hollyood concedeu-lhe um Oscar especial. Hawks faleceu em Palm Springs, na Califórnia, em 26 de dezembro de 1977.


CLASSIFICADOS

INGLÊS, FRANCÊS E ESPANHOL: Desde o ba, bá. Para iniciantes, conversação, tradução. Tudo com método próprio. Falar com a Profª Fatima, Rua Onze, nº 373 - Jardim Veneza. Tel: 3346 5080

VENDE-SE UMA CASA - Uma casa no Bairro do Monte Castelo. Duplex com 4 suítes, 2 salas e mais dependências. Tel.: (24) 3350 2209

VENDE-SE : Cama de casal, Sofá de canto e Mesa de centro - tel.: (24) 3346 7447 e (24) 8832 7447

MANICURE, PEDICURE E DEPILAÇÃO: Fale com a Rose. Ligue e marque hora. Atendimento a domicilio e dos bons. Tel.: (24) 9911 4089 ou (24) 8836 3698 - Falar com a Rose

JARDINAGEM: Para serviços de capina, poda de árvores ou jardinagem fale com Oliveira - Tel.: 9971 2869 ou 3337 0792

LAVA JATO: Lava carros externa e internamente. Rua 5, n 113, casa 1. Falar com Vitor Junior, Tel.: (24) 8829 9813

PRO-VI-SOL : Projeto de Vida Solidária - Saúde da Mente. Terças feiras das 14h às 15h e 30min. Nova turma em formação do Primeiro Nível. Sede da Associação de Moradores da Barreira Cravo

ENCONTRO DE LEITURA: Ligado ao Pro-Vi-Sol, segundas feiras, das 19h e 30min às 21h. Sede Associação de Moradores da Barreira Cravo

AULAS DE REFORÇO: Português, Literatura, Inglês, Matemática, Química, desde o Ensino Fundamental. Manhã e Noite. San Remo. Tel.: 3337 3692 e Cel 9911 1378. Professora Luciana.

PIZZA DELIVERY : Pizza R$ 15,90 por unidade. Sabores de Mussarela, Calabreza, Quatro Queijos, Marguerita, Frango com Catupiry. De terça a domingo. Tel.: 3348 6973

BUFFET - Fica pertinho da Barreira Cravo, ali em Niterói. Tem tudo: Decoração com bolas, ornamentação de festas e aluguel de salão. Av.:Sávio Gama, n 159 - Niterói. Volta Redonda. Rio de Janeiro. Tel.: 3346 9409 ou Cel 9219 6590

COMIDA JAPONESA: Não é só feijão, arroz, couve e torresmo que é bom não; comida japonesa também. De terça a domingo de 18h às 23h. Entregamos em domicílio. Experimente. Av.:Sávio Gama, n 159 - Niterói. Volta Redonda. Rio de Janeiro. Tel.: 3346 9409 ou Cel 9219 6590

PIZZAS E MASSAS : Todos os sabores, na Vila Mury. Fazemos também entregas. Tudo aqui pertinho. Av.: Almirante Adalberto de Barros Nunes, 1326 - Beira Rio. Vila Mury, Volta Redonda - Tel.: (24) 3341 5012

Um comentário:

Anônimo disse...

O ANALFABETO FUNCIONAL X O CANDIDATO FUNCIONAL

Analfabeto funcional é aquele que lê e não entende o que leu. O Candidato funcional é aquele que se candidata e não entende que seus votos servem para alavancar a votação de outros candidatos que , por terem ficha suja ou prontuário extenso , nem teriam suas canditaturas consideradas numa sociedade que se quer representada eticamente .
Tal situação ocorre em todos os colégios eleitorais , desde o palhaço paulistano até ao nosso rincão sul fluminense onde síndicos de edifícios tem suas vaidades e ambições infladas para carrear votos para a família que domina o partido PMDB do estado do Rio de Janeiro .
Pensando melhor o candidato funcional até entende a sua escassa possibilidade de ser eleito mas a vaidade e a ambição turvam sua razão .
(Bolívar da rua Onze)