segunda-feira, 1 de novembro de 2010

JOGA PEDRA NO TIRIRICA... ELE É BOM PRA GENTE PISAR

PAIVA E A LOCANTY





A Colanty fez uma experiência inédita no ramo das coletoras. Em fez de coletar o lixo o esparramou pelas ruas  na Barreira Cravo. E o espalhou cuidadosa e democraticamente. Cada morador ganhou o seu montinho de lixo em frente casa. Aí, a América Tereza pagou um caminhão e tres homens para esse serviço que a gente já paga para a prefeitura  fazer. Lá se foi o dinheirinho da associação de moradores.  Agora, normalizou. Tem só um monte de sacos de lixo encostado no SESI, mas logo, logo o mato o cobrirá. Esse mato é aliado do prefeito. Agora, o lixo nas ruas deu foi trabalho. Até para despejá-lo no lixão deu problema.  Tereza falou com duas pessoas: Deus e Todo Mundo (royalties para o Gilson da CEDAE). Gastou todos os seus créditos do celular. Falou com um e outro e o Paiva. Aí, me veio a indagação: Por que ligar para o Paiva? Está certo que foi ele quem trouxe essa empresa para Volta Redonda, quando ele era Secretário Municipal de Serviços Públicos. Agora, não! Agora, ele é somente um vereador que perdeu uma eleição para deputado. Não é nada a mais do que a Tereza. Ou será que ela acha que o Paiva tem alguma coisa a ver com a empresa? Essa Tereza tem cada uma!
 BOLSA FAMÍLIA, UM DESAFIO




Quem vê Charles Darwin com suas barbas cumpridas e espessas não há de supor que quando ainda imberbe encheu de preocupações os pais. Qual seria o futuro daquele menino que não se inclinava para nenhum ofício. A mãe, católica de quatro costados, entregava nas mãos de Deus; o pai, médico e judeu juramentado, tinha o que achava um bom palpite. Quando Darwin começou a botar buço e lhe começaram brotar as primeiras espinhas, seu pai o chamou e com paternal piedade o aconselhou a ser padre. Garantiria alguns trocados e comida não lhe haveria de faltar. Hoje, são outros quinhentos. O pai de um filho desorientado pode orientá-lo a fazer uma família. E o dinheiro virá. Se achar pouco, que faça duas. O bolsa família garante. E, depois, é ir para o boteco irresponsavelmente ver o tempo passar. Ou fincar os joelhos no chão para pedir que esse tempo não passe jamais. Dá no mesmo. Seus compromissos serão apenas dois: receber e gastar. Não pode melhorar de vida, se não perde o benefício. Ah, ia me esquecendo. O beneficiário tem que aceitar sua condição de cidadão bissexto e de quatro em quatro anos exercer sua cidadania. Passar pelo voto o seu recibo e a sua gratidão. Tudo isto com as bênçãos dos vigários Beto, Boff, Chalita e Waldir Calheiros, ex-bispo de Volta Redonda.


 FIZERAM O TIRIRICA DE PALHAÇO




É legítimo um palhaça reclamar de palhaçada? Está aí um bom tema para uma monografia. Fosse eu um desocupado na vida me dedicava a ela e, dentro de uns seis meses, a entregava diretinho nas mãos do Francisco Everardo Pereira - O Tiririca. Ainda bem que o Lula saiu em sua defesa. Também, não era pra menos. Afinal, se os dois forem submetidos a um teste de alfabetização eu, sinceramente, não sei quem colaria de quem. Mas deixemos o presidente que ele já fez a sua parte. Voltemos ao Tiririca, que, é bom que se diga, também cumpriu o trato. Queriam um puxador de votos e ele o foi. Um milhão, trezentos e cinquenta e tres mil e setecentos e sessenta e seis votos é uma excelente marca. quinhentos mil votos é uma excelente marca. Muitos fichas sujas na fila esperando pelos votos excedentes. Em São Paulo, 304 533 elegiam um deputado. Sobrava mais do 1 milhão de votos para eleger outros deputados. Na fila estava o Waldemar Costa Neto, aquele que na CPI do mensalão garantiu que não tinha recebido os R$ 10, 8 milhões de que o acusavam, mas apenas R$ 6 milhões. Pois é. Agora, querem impedir Tiririca de tomar posse, mas conservarão seus votos como válidos. Querem queimar apenas o candidato. Se der certo, olha um ficha sujo subindo aí - José Genoíno. Justamente o dono dos mais veementes discursos contra o projeto ficha limpa.
ASTERÓIDES



 
John Holdren, Diretor de Tecnologia e Ciências da Casa Branca pôs os olhos nos céus e não os tirou nunca mais. Não se trata de nenhuma súbita conversão religiosa nem nenhum torcicolo que lhe tenha endurecido o pescoço nessa posição reverencial. Nada disto. Ele apenas espia os céus. São uns ameaçadores asteróides que se aproximam da Terra. Holdren já fez tudo o que podia fazer. E promete ainda mais. Já avisou à Casa Branca - "os asteróides estão vindo aí, gente!" Botou tudo muito claro no papel. Tudo carimbado, certificado e assinado. Ainda assim, pra todo lado que vai ele fala nesses futuros visitantes. Seja nos textos que escreve, nas palestras que pronuncia ou na mesa de jantar, o assunto é o mesmo: Fala desses objetos muito próximos da Terra (NEO) e da possibilidade de eles se chocarem com o nosso planeta. E tem um jeito muito seu de temperar sua fala. Se perceber um certo enfado no ouvinte, avisa-lhe que não é um homem assustado em permanente estado de pânico, como tantos que se conhecem nos Estados Unidos. E se fala a estes, ele diz que também não se trata de prestar mais atenção na namorada. Ainda haverá muito tempo para isto. A hora da despedida não está tão próxima assim. Diz que é bom que se saiba que já foram identificados 903 asteróides viajando em nossa direção. Cada um deles com 1km de diâmetro. E, deles todos, 149 tem grande possibilidade de se chocarem com a Terra. Mas que não chegarão aqui antes que se tenha passado um século. Mas chegarão. O que se pode fazer agora é forçar os asteróides mudarem de rumo ou esfarinhá-los com alguma arma nossa.

COMUNICAÇÃO BLOQUEADA
Fosse eu um chinês talvez até hoje eu não soubesse que Lin Xiaboo foi distinguido com o Prêmio Nobel da Paz de 2010. E, no entanto, o premiado está trancafiado lá num desses porões das ditaduras. O governo chinês tirou os canais de televisão do ar, bloqueou a internet e qualquer mensagem com referências a Lin era censurada e posta sob forte suspeita.  Lin Xiaboo é um dissidente político e está condenado a 11 anos por conta de uma carta manifesto que lançara reivindicando eleições para o seu país. Mas isto não se dá apenas na China. No sudoeste asiático não escapa nenhum pais.  Todos bloqueiam a internet. São cerca de 600 milhões de almas das quais, aproximadamente, 20% tem acesso à internet. Mas, ainda assim, com toda restrição. Na Tailândia, há um site de notícias - Chiranuc Premchiaporn - que faz suas divulgações em inglês. Isto, entretanto, não suaviza nada. Seus diretores respondem a processos por matérias publicadas. Não foram condenados ainda porque a fila é grande. há muitos usuários, aguardando na fila. Se forem condenados, não ficarão menos do que dez anos presos.  


Nota: Flávia de A Moreira é uma aluna da turma 1005, no Colégio Estadual Santos Dumont em Volta Redonda. É lá que fica a sessão onde voto. E foi justamente por ir lá votar é que fiquei conhecendo o trabalho na menina fixado num quadro onde se publicam trabalhos dos alunos. Naturalmente ela trata do nosso Rio Paraíba. Achei bom o trabalho e o copiei cuidadosamente. Agora, o publico para que se torne ainda mais conhecidos os versos e a Flávia também.

Era um rio bonito
de grande esplendor
tão grande e tão belo
mas se transformou

Com o passar dos anos
Tamanha desilusão
Poluído pelos homens
Acabou-se o que era bom

Atenção, minha gente,
vamos raciocinar:
O que será de nós
se o rio acabar

Deixo vocês com esta dúvida.
Tentem achar a solução.
Se o rio acabar
pobre da população 
.Nota: Meu amigo Renan Honorato, morador aqui no bairro, é um leitor atento. E tem me honrado com sua visita a este blog. Mas também não perdoa, não. Faz as críticas que deve. Na postagem do último domingo, divulguei uma matéria  que veio por e-mail que tratava desses tantos benefícios sociais que o Governo Federal distribui  que eu publiquei com o título de Pausa Para Meditação. Sua crítica é que no último ítem ficou entendido que todos os presos ganham aquele salário ali citado. Mas não é bem assim. E também não é um salário por cada filho. O número de filhos não altera o salário do preso. O resto ele disse que tá tudo certo. Está feita a retificação.

2 comentários:

Doralice Araújo disse...

Não concordo com "Joga pedra no Tiririca...ele é bom pra gente pisar", mas ele, o partido
e os eleitores que nele votaram entraram numa fria deliberadamente, Elson. Alguém precisa impedir que o espetáculo continue. É uma vergonha.

Não comparemos o Tiririca com os que não têm a ficha limpa; não é o caso, mas sim com os que expressam a capacidade de ler e de escrever, condições básicas para que alguém amparado pela outorga do voto vá representar os outorgantes na câmara, na assembleia ou no congresso.

Você é um cara inteligente e sabe separar muito bem os fatos, prezado Elson. Tino e tento não lhe faltam com certeza, portanto ajeite as ideias sobre o caso.

Elson Sepulveda disse...

Minha cara Doralice Araújo, você sabe da alegria e do prazer que me dá ter você como leitora. O seu nível honraria qualquer blogueiro. E gosto muito desta interação que eu pelejo tanto pra promover aqui e você faz muito bem no seu blog "NA MIRA DO LEITOR". Mas o caso do Tiririca me faz lembrar muito aquela Geny do Chico Buarque, na Ópera do Malandro, que, cá pra nós é um plágio de um conto - Bola de Sebo - de Maupassant. Estou dizendo isto porque sempre que eu uso uma fonte gosto de citá-la e o Chico não o fez. Voltando ao Tiririca. Não defendo, nem nunca defendi a candidatura do Tiririca. Sou um homem que valoriza a cultura e respeito a Constituição. E está lá no livrinho que analfabeto não pode se candidatar a cargo eletivo. O que eu estou vendo é que a coligação deu apoio a candidatura do Tiririca. Deu tempo na televisão, deu material, botou a equipe do Café com Bolacha para bolar o slogan dele e provavelmente muito dinheiro. Agora que ele está eleito vejo que a própria coligação que fez tudo para erguê-lo, tenta derrubá-lo, porque tem um ficha suja para entrar nas bocas. Tiririca descendo, José Genoíno sobe. Eles estão num processo autofágico, mordendo o próprio rabo. Enfim, você está coberta de razão. Eu realmente não quis defender o mandato do Tiririca. Um abraço. (Elson Sepulveda)