quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A VANTAGEM QUE A MARIA LEVA

QUALIDADE DE VIDA

Esta monstruosidade tocou na Ilha São João durante 3 dias e
tres noites com o silêncio da fiscalização e a proteção da Guarda
Municipal



Gozado. Nunca mais vi nenhum outdoor destacando a qualidade de vida em Volta Redonda. Parece que se mancaram. Não sei. Também seria muita cara de pau se gabarem do que absolutamente não têm. Agora, então, piorou. O Jornal Aqui jogou a pá de cal naquela engabelação. Mostrou que descanso noturno aqui em Volta Redonda é uma ilusão e que a fiscalização é outra ilusão. São bares, são clubes, boites, uma pá de gente desafiadora da Guarda Municipal, da Fiscalização, enfim. No Laranjal, uns moradores recorreram ao  MPE, reclamando do barulho de um certo clubinho que tem lá. E o ministério comunicou a reclamação à Guarda Municipal. Daí não passou. O Comandante da Guarda, Luiz Henrique Monteiro, não se fez de rogado. Mandou a turminha dele ficar dando volta em volta do clubinho para ver se espantava algum espírito desabusado de lá. Eu acho que foi pra isso. Aí, para aliviar os ombros, o comandante marcou uma encontro com os comerciantes e moradores. Queria fazer um acordo. Agradar aos dois lados, enfim. Mas a moradora que encabeçava o movimento não compareceu e não houve reunião. Muito sensata esta senhora. A polícia costuma preservar os denunciantes.  Mas Luis Henrique, não. Se há lei regulando esses comportamentos, não há necessidade de acordo. Sinceramente. Os maiores shows em Volta Redonda se dão na Ilha São João. Há cinco ou seis bairros em volta dessa ilha. No Ministério Público há, pelo menos, duas ações contra a barulheira que são esses shows. O som produzido lá é 1000 (mil) vezes mais alto do que de qualquer outro bar que tenha por aí. Ou de todos eles juntos. A sede da Guarda Municipal fica na ilha. De frente para o crime. E até lhe manda seus soldados para a segurança. Lá, as patrulhinhas dão voltas é para garantir o barulho, os barulhentos.  Acho que todos os que nos sentimos incomodados com esta algazarra municipal devemos nos juntar e enfrentar este problema de forma coletiva. Estou aberto a discuti-lo e a enfrentá-lo. Meu telefone é 3346 6442

QUEM VAI PAGAR O PATO?



Justamente quando eu ia riscar o dia 10 de novembro na folhinha, tive a impressão de que ele já estava riscado. E uma voz, nacionalmente conhecida, me dizia - não adianta, comigo é assim! Não mais haverá dia 10 de novembro. E assim apagariam o apagão nacional de 2009. Naquele mesmo dia 10 de novembro, 18 Estados brasileiros ficaram na escuridão completa por quatro longas horas. Imaginem o prejuízo! Não! Não o imginem, não! É perda de tempo. Ninguém vai pagar nada. Nove empresas foram multadas em  R$ 61,9 milhões. Aí, elas falaram mesmo assim: "Põe na conta do Abreu!" Entraram com recursos para formalizarem o calote. A Aneel não respondeu e pronto. Levaram, talvez, um pito: "Menino, menino, menino! Não faça mais isto, menino!" Mas ninguém meteu a mão no bolso. Escaparam. Mas você, caro contribuinte-eleitor (*), não vai escapar!  É que para reduzirem o risco de futuros apagões, reduziram a produção de Itaipu, compensando com o acréscimo de energia de fonte térmica à distribuição. Mas o  diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hübner, foi bem claro com a sua ameaça de escuridão. Disse que a geração térmica adicional é o preço pela maior segurança do sistema elétrico. Este chamado encargo do serviço de sistema  (ESS) está em R$ 850 milhões. Quem vai pagar o pato é você, seu Tonto! Os custos serão repassados para as contas de luz em  2011.


ENEM (APOIANDO A CAMPANHA DE DORALICE ARAUJO, "NA MIRA DO LEITOR")


Há muita gente que acredita que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Taí, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, para acabar com esta superstição. Ele provou por a + b que cai sim, senhor! A prova do Enem voltou a errar. Questões repetidas ou ausentes, segurança falha, quebra de sigilo, gabaritos invertidos... Enfim, um imenso acervo para queixas, medidas judiciais e exonerações. Exoneração, não! Desculpem. Tá fora. Em qualquer time de futebol, um Olaria, um Bonsucesso, perdendo duas vezes tão fragorosamente, o técnico já se demite na beira do campo. Não chega nem no vestiário. Mas, com o Ministro da Educação, é diferente. Haddad, preventivamente, chamou o Presidente da OAB, Ophir Cavalcanti, para uma conversa. Agendou, direitinho. Visivelmente perdido, o ministro acenou com a possibilidade de uma reaplicação de provas para aqueles candidatos que se considerassem prejudicados.  O problema é que, numa seleção como essa, o dano de um é a vantagem de outro. O problema é que houve fraude e o fraudador não reclamaria coisíssima nenhuma. Anular todas as provas, não contempla aos alunos bem sucedidos nessa última prova. Mas viva o Brasil! Todos esses desacertos não foram capazes de abalar o prestígio do Fernando. Lula deverá indicá-lo para o mesmo cargo no governo de Dilma Rousseff. Afinal, eles mesmo já vem dizendo, e faz tempo, que um é a continuação do outro.



CULTURA TAMBÉM É REMÉDIO


Até parece que eu estava adivinhando. Todas as manhãs, quando eu acordo, antes de sentar-me à mesa,  falo pra minha mulher: "I love you". E não sabia que isto era um santo remédio. Estou bem no vídeo. É que chegou lá do Toronto, no Canadá, a notícia de que o bilinguismo diário é bom para afastar o Mal de Alzheimer mais lá pra adiante.  Portanto, você aí que é um monoglota convicto, está na hora de abandonar mais uma das suas convicções. Aprenda a falar uma língua estrangeira. Especialmente o Inglês porque quando a gente precisar de xingar americano, a gente xinga na língua deles. É mais legal. Mas eu queria mesmo é falar que um grupo de cientistas canadenses observaram pacientemente 211 idosos que haviam selecionado. Todos, pacientes do Mal de Alzheimer. Aí, viram que a progressão do mal não era a mesma em todos os pacientes. Aqueles que falavam mais de um idioma conseguiam retardá-la. Havia mesmo os que já sofriam da doença mas seus males não eram manifestos.   Esta descoberta canadense vem se juntar a outras pesquisas científicas segundo as quais fatores como exercícios físicos e uma alimentação saudável podem ajudar o cérebro diante do declínio de suas capacidades cognitivas.

A VANTAGEM QUE A MARIA LEVA




Barack Obama tem um jeitão de mineiro. Daqueles de quatro costados. Como se diz por aqui - não prega prego sem estopa. Às vezes, até disfarça um pouco, mas logo tem uma recaída. Taí, ele de novo lá na Ásia, dando uma de Migué. A sua indicação da Índia para o Conselho Permanente de Segurança da ONU é cheia de segundas intenções. Quiçá terceiras! Reforçou a Índia e colocou uma pulga atrás da orelha da China. E, ainda, aproveitou o premiê indiano para mandar um recado ao Afganistão. Falou pra todo mundo ouvir: "abrigos para terroristas são inaceitáveis". Parece até que Mammohan Sing, o premiê, fez um sinal de positivo com o polegar da mão direita. Isto parece. Ninguém me falou, nem escreveu nada. É que eu sei como é o comportamento do homem quando está perto de gente grande. Ah, ia me esquecendo, Obama convidou também o Japão para assentar-se vitaliciamente na mesma mesa do conselho. E pronto! Acabou o seu carinho. Brasil e Turquia não foram lembrados. Também quem mandou ficar fazendo birra. O Presidente Lula disse que a posição dos EUA não frustra as pretensões brasileiras. Afinal, são cinco os componentes do conselho e qualquer um pode convidar. Mas basta haver veto de um para o convidado ser posto porta a fora. Talvez, até como vingança se ponha do lado da China nessa guerra cambial e afronte os EUA com isto. Não sei que vantagem que a Maria leva.



NOMES DA 7a ARTE
Por Morrison
                                                                     Darryl F. Zanuck




Darryl Francis Zanuck foi um grande roteirista e um dos produtores mais conhecidos da época de ouro de Hollywood, que comandou a produtora 20th Century Fox com mãos de ferro, durante algumas décadas. Foi um homem odiado por uns, temido por muitos e admirado por outros.
              Zanuck, como era mais conhecido, nasceu no dia 5 de setembro de 1902, em Nebraska, Estados Unidos, filho de Louise Torpin e Frank Zanuck, um hoteleiro de origem alemã. Aos seis anos de idade, sua família se mudou para Los Angeles para encontrar um clima melhor para o pequeno Darryl que tinha muitos problemas de saúde. Aos oito anos de idade fez sua primeira investida no cinema onde participou como um extra num filme. Em 1917, se alistou no exército norte-americano para lutar na Primeira Guerra Mundial na França. Depois da guerra, voltou aos Estados Unidos onde passou a trabalhar em diversas áreas, quando resolveu ser um roteirista de cinema. Zanuck conseguiu vender o seu primeiro roteiro para o ator William Russell em 1922 e o segundo para Irving Thalberg. Suas primeiras produções datam de 1925 com o filme “Lady Windermere´s Fan”, mas não chegou a ser creditado, talvez por estar usando algum pseudônimo. Um ano mais tarde em “So this is Paris” de 1926 seu nome já começava a aparecer nos créditos, mas se firmou mesmo como produtor a partir da década de 30.
              Em 1935 conseguiu o apoio de Joseph M. Shenck, presidente da United Artists e Louis B. Mayer da Metro-Goldwyn-Mayer e fez com que a Twentieth Century Films absorvesse a companhia Fox, que estava a beira da bancarrota, criando desta fusão a conhecida 20th Century Fox, como conhecemos até hoje, que passou a ser dirigida por Zanuck durante vários anos. Os maiores sucessos de Zanuck são: As vinhas da ira (The Grapes of Wrath, 1940) (produtor); Sangue e areia (Blood and Sand, 1941) (produtor); Como era verde o mu vale (How Green Was My Valley, 1941) (produtor); A malvada (All About Eve, 1950) (produtor); Viva Zapata! (1952) (produtor)e O mais longo dos dias (The Longest Day, 1962) (produtor). Darryl F. Zanuck morreu de pneumonia em Palm Strings, Califórnia, EUA, no dia 22 de dezembro de 1979.

NOTA: Leia também o blog do Eloy Marcondes. O cara tem uma visão muito cheia de humor e crueldade. O endereço é: http://www.democracia-nossa.blogspot.com/

Nenhum comentário: