sexta-feira, 18 de março de 2011

QUEREMOS DRAGAGEM! QUEREMOS DRAGAGEM! QUEREMOS DRAGAGEM!




Volta Redonda. Eu queria era falar do Uóxinton Granato e aquela sua mania insana de colocar chapéu onde a mão não alcança. Continua com a idéia de ser prefeito da nossa cidade. Sinceramente, depois do resultado da última eleição municipal eu pensei que ele tivesse tirado essa idéia da cabeça. Coitado. Sonha muito alto. Isto quando é para si; para o povo os projetos são modestos.  Os políticos são assim mesmo - quando é para eles mesmos eles buscam as melhores coisas da vida; quando é para o povo, qualquer coisa satisfaz.  A Vereadora Tereza, por exemplo, quer, agora, arranjar um jeito de o povo da Barreira Cravo fugir da enchente. Quer tornar seus moradores uns cíclicos retirantes. Mas o que eles querem mesmo é que  o Governo Municipal garanta as condições que ele concedeu no HABITE-SE - condições de moradia.  Tá certo que com o tempo, o Rio Paraíba veio sendo assoreado. E o leito do rio, dia a dia, tomado até por obra da própria Prefeitura Municipal com o é o caso da Sede da Defesa Civil. Agora, a Vereadora Teresa quer abrir um corredor em propriedade da CSN, de modo que os moradores possam fugir mais depressa das águas. Como as chuvas caem no período de férias escolares, poderá acomodar toda essa gente nos pátios das escolas. É. Imagino, Tutuca, prefeito de Piraí sabendo uma coisa dessas. Lá, a Prefeitura vai fazer a dragagem do Rio Piraí.  E não é papo furado, não. Já fizeram a licitação e já chegaram  três balsas para remoção do produto da dragagem. O contrato é de R$ 13 686 216,07, com uma previsão de 12 meses para conclusão dos trabalhos. A ruazinha da Teresa é uma coisa muito menor, e, segundo ela própria, vai depender do favor do Benjamim e do apoio do Governador. Como é que se junta tanta gente a toa. 


MERCADANTE E O LADO BOM DA TRAGÉDIA



Evidentemente, ninguém há de separar o joio do trigo, neste imenso cipoal que é a administração pública brasileira. Eu cansei. E isto fica mais claro pelo que eles falam de si mesmos. Foi assim com a catástrofe no Japão. O Ministro Aloísio Mercadante falou que esse incidente (ele não falou acidente) enseja uma revisão na nossa política de segurança. Como? Quer mais? No dia 23 de agosto de 2003, houve uma explosão na Base de Alcântara. Morreram 23 profissionais de custosa formação técnica. Luís Beviláqcua, presidente da Agência Espacial Brasileira, quando foi informado da explosão do foguete, brincou : “Só se for de foguete de São João.” E 11 anos se passaram e ninguém sabe o que houve. Falta de investimento? Falta de segurança?  Em 2007, um acidente abriu uma cratera nas obras do metrô em São Paulo. Francisco Sabino Torres, motorista, foi um dos seus mortos. Recebeu como derradeira homenagem um caixão, oferecido pelo Consórcio Via Amarela. Era um caixão de tamanho luxo que não passava pelo retângulo aberto na sepultura. Tiveram que enterra-lo de lado. Podia ainda falar de Teresópolis, onde a Dilma foi e prometeu a construção de 6000 casas. Ainda hoje, não se removeram nem o barro de lá. E o Mercadante acha que o Japão nos enseja pensar numa mudança. Podia aproveitar e olhar mais de perto o caso. No Japão, apesar do terremoto, apesar do tsunami, as pessoas continuaram telefonando e mandando mensagens por computador. Aqui, não precisa sequer de chuva para que venham os apagões.




CURTAS

DINOSSAURO BRASILEIRO


Justo lá no Maranhão, terra do José Sarney, pesquisadores brasileiros encontraram o maior dinossauro carnívoro brasileiro. Como se diz, a Natureza tem seus caprichos. Um pedaço do maxilar inferior, sete dentes e a narina encontrados foram suficientes para que aqueles estudiosos projetassem o corpo inteiro do animal. Ele se assemelha bastante com outros dinossauros encontrados no continente africano, mas seu porte é bem maior.  No dia 16 de março, apresentaram sua ficha anotada nos Anais da Academia Brasileira de Ciências – Oxalai Quilombensis, de 12 a 14m de comprimento, 5 a 7 toneladas de peso. A data da sua existências foi de 95 milhões de anos atrás. Curioso se observar como as ciências se apóiam. Esta descoberta reforça a teoria de que em tempos idos os continentes africano e americano eram ligados fisicamente. Cada vez se encontram mais semelhanças entre os fósseis encontrados aqui e lá.
CHOVENDO NA HORTA

FOTO BBC BRASIL


Jerry Winkler, 28 anos de idade, 28 anos de vida dura. Vivia pelas ruas de Amsterdã, sem teto, sem família, sem amizades. Morava mais a mãe que morrera e ele foi morar com um casal, cujo homem era seu suposto pai. Não era. Foi para um abrigo de menores e acabou na delinqüência e no uso de drogas. Mas sempre com a perspectiva de encontrar seu pai verdadeiro. Descobriu que sua mãe tinha tido um caso amoroso no lugar no trabalho. As pistas o levavam a Alfred Winkler, empresário milionário que morrera sem herdeiros. Partiu para o teste de DNA e deu 99,99% de probabilidade positiva. Apesar da comprovação, pela lei holandesa não tinha direito por não ter sido registrado como filho. Ainda assim recebeu uma ajuda da fundação para a qual o pai biológicohavia deixado sua fortuna antes de morrer.  

MERCURIO DEU AS CARAS




Em 3 de agosto de 2004 partiu da Terra para Mercúrio a sonda americana Messenger. Há um profundo interesse nesta viagem porque Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, porque ele tem uma superfície rochosa como a Terra. E existem muitas outras dessas esferas rochosas em torno de estrelas fora do nosso sistema solar. Mercúrio pode ser um passo importante para esses outros mundos.  Agora, depois de seis anos e meses de viagem o Messenger estará orbitando em volta de mercúrio e mandando fotos. A nave, com dois painéis solares para alimentação e um guarda-sol para mantê-lo fresco o suficiente para operar, vai estudar a história geológica, o campo magnético, a composição da superfície e outros mistérios desse planeta tão pouco conhecido. Quando a missão terminar, a nave vai cair na superfície do planeta.



CURIOSIDADES


Uai Mineiro. Diz-se que Juscelino Kubitschek incentivou o dentista Sr. Silvio Carneiro e a Professora Doraia Galesso, a pesquisarem a origem da expressão UAI tão característica dos mineiros. Depois de exaustiva busca na Arquidiocesse de Diamantina e em antigos arquivos do Estado de Minas Gerais, Dorália encontrou a explicação. Segundo ela, os Inconfidentes Mineiros, comunicavam-se através de senhas para mais se protegerem. Reuniam-se escondidos em porões. Como eram maçônicos, recebiam os companheiros com três batidas clássicas dos maçons, na porta. Lá de dentro perguntavam “quem é?” e o de fora respondia : UAI – as iniciais de União, Amor e Independência.
Fonte Jornal Correio Brasiliense


Disco de Festos. Há quem acredite que as palavras cruzadas tenham sua origem nos Disco de Festos, datado de 1700aC.  Em 1908, pesquisadores o encontraram em um aposento na cidade de Festos, em Creta. É a mais antiga peça com símbolos ou figuras impressos obtidos por meio de moldes. Foram usadas 45 cunhas móveis (carimbos) neste trabalho e obteve-se 242 figuras gravadas numa base de terracota. Esta é a única peça existente em todo mundo.






A Roda. A roda é uma das invenções mecânicas mais importantes da Humanindade. Supõe-se que ela tenha surgido a 3 500 anos, na Mesopotâmia, berço da civilização. Passado todo esse tempo, é difícil se imaginar alguma máquina em que não haja o uso da roda. Os povos americanos - incas, maias e astecas - foram muito avançados. Criaram impérios, grandes cidades e manifestaram na sua cultura grandes avanços científicos. Mas não conheciam a roda.

Nenhum comentário: