terça-feira, 29 de março de 2011

AI, SE O NETO ME VISSE RINDO!...




A Vereadora América Tereza foi a São Paulo cheia de esperanças e voltou com a sacola vazia. Pra falar a verdade, a única coisa que ela trouxe foi a convicção de que em sua casa vai continuar entrando água nas enchentes.  Talvez até quatro dedos abaixo dos joelhos, se forem mantidos os níveis anteriores. O resto que trouxe é pura perfumaria barata. Coisa que nem os mascates não vendem mais. Aliás, parece, comprou botas de cano longo. Pra ela e pra família. Ela não ia voltar de mãos abanando. Essa que não! Mas o que ela pretendia mesmo era pedir uma faixa de terra à Companhia Siderúrgica Nacional. Seria uma rota de fuga para os moradores da Barreira Cravo nos dias de enchente. Uma estrada dos retirantes. Foi recebida pelo diretor  Marcelo Bicalho Behar, que a mandou  se sentar, perguntou se preferia água ou café, falou do calor, na cidade... Parece até que perguntou se a cidade ainda tem prefeito. E os dois riram muito. Depois, a Tereza falou mesmo assim – “se ele souber disto ele me mata”. E riram muito mais. Quando a Teresa lhe mostrou seu projeto num papel sufite A4, Bicalho pediu licença e abriu uma planta que tomou toda a mesa, parecia uma lona de barraca. Era o projeto da CSN para aquela mesma área. Disse que a empresa pretende construir ali um Centro Comercial e Residencial de alto padrão e com um espaço nos moldes do Central Park de Nova York. E a vereadora sentiu naquilo a viabilização do seu projeto. Imaginou a sua Avenida dos Retirantes cortando meio a meio esse luxuosíssimo projeto da CSN. E, por ela, passando os fugitivos das enchentes. De carro, a pé, com troxas na cabeça e meninos pela mão. Tereza está se considerando uma vitoriosa. Os moradores, nem tanto.



Roger Agnelli - Foto Veja


Quando Newton anunciou que dois corpos não podem, ao mesmo tempo, ocupar o mesmo lugar no espaço não havia ainda o PT - Partido dos Trabalhadores. O PT veio para acabar com essa mentirinha tola. O ministério federal chegou às mãos de Lula com 15 ministros e, agora com Dilma ele está em 35, com estudos para 37. Tarso Genro, quando recebeu o governo do Rio Grande do Sul faltou só dizer que recebia uma herança maldita. Mas não deixou de acusar a ex-governadora de ter lhe deixado um Estado falido. Ainda assim, três meses depois já inchou a o governo de mais 500 funcionários, 330 dos quais admitidos sem concurso. São cargos de confiança. Todos respondem pelo nome de companheiro. Criou mais cinco secretarias estaduais com toda aquela entourage - desde a secretária, e assessores até o menino que faz mandado. Menino que faz mandado com salário maior do que muita gente que manda. Criou uma agencia de desenvolvimento com seis diretores. Cada um com o salário de R$ 20 mil reais. Agora, querem a Vale do Rio Doce. O Ministro Guido Mantega pressionou o dono do Bradesco, Lázaro Beltrão, para trocar o presidente daquela companhia - Roger Agnelli. O Bradesco possui 21% das ações da Vale e , com certeza, muita gratidão pelo governo federal. A mudança deverá ocorrer no dia 31 de abril. Desde que foi privatizada em 1997 a Vale apresenta uma excelente performance. Suas ações se tornaram as mais cotadas. Seu valor foi multiplicado por 20. Cresceu, criou empregos e pagou mais impostos. Roger Agnelli não faz concessões; defende seus acionistas. Mas, na visão petista, o beneficiário deve ser outro. Ainda mais este ano que a Vale tem 24 bilhões só para investimento.



Cortisol
A produção de cortisol está ligada ao estress. Hoje, pesquisadores em vários centros científicos trabalham com a utilização desse hormônio na cura de fobias. Na Universidade de Basiléia , Suíça, um grupo de pesquisadores o aplicou no tratamento da acrofobia - medo de altura. E os resultados obtidos foram considerados significantes. Eles separaram 40 pacientes com esse problema. Inicialmente, eles todos foram submetidos a tres sessões de terapia. Em seguida, aplicou-se cortisol à metade dos pacientes e a outra metade recebeu apenas placebos. Observou-se, enfim, que a redução do medo foi maior no primeiro grupo. 





Lilith Prado, 31 anos, conseguiu, com alguma luta, recolher sua contribuição para o INSS como profissional do sexo. Fez várias investidas anteriores e ouvia sempre do instituto a mesma resposta - que ele só podia recolher como autônomo. Lilith é travesti e queria se registrar nessa condição. O código "profissional do sexo" faz parte da relação de profissionais catalogadas no INSS desde 2002. O Ministério do Trabalho a reconhece. Esta era a briga da Lilith que agora saiu vencedora. Ou vencedor. Segundo profissionais da agência do INSS a demora do registro foi porque ainda não estava implantado no sistema do Mato Grosso, onde se deu o fato.

CURIOSIDADES




"Desejando eu que, quando mecê apareça publicamente, apareças bem vestida, e descentemente; aí lhe mando essa peça toquinha mais renda, para que as mande fazer em vestido (...) Espero que isto faça para aparecer na Glória, enervando todas as que lá aparecerem (...) deste seu amante, O Fogo Foguinho". (trecho de carta de D. Pedro I a sua amante Marquesa de Santos em 1823)




Agripina era uma mulher ambiciosa. Casou-se tres vezes e a terceira foi com o imperador Cláudio. Levou para o casamento o seu filho Nero, a quem fez o imperador adotar como filho e fazê-lo seu sucessor. Aos nove anos de casada matou Cláudio envenenado. Assim, Nero subiu ao trono. A partir daí engendrou vários planos para matar a mãe todos mal sucedidos. Enfim, Nero denunciou-a ao senado como conspiradora e mandou a guarda pretoriana matá-la. Diz a lenda que na hora da morte, numa demonstração de revolta contra o filho ela disse "Feri ventrem!" Queria que lhe destruíssem o ventre que gerara aquele monstro. (fonte - Valmiro Rodrigues Vida,. Curiosidades.
Nota:
                  Minha solidariedade pessoal ao jornalista Luiz Alfredo, Diretor e Proprietário do jornal Aqui, que teria recibo ameaças do diretor da Guarda Municipal de Volta Redonda. Luis Alfredo não está entre os jornalistas pioneiros de Volta Redonda. Mas, sem nenhuma dúvida, ele trouxe para nossa cidade uma nova forma de fazer jornal. Inovou em tudo. E fez uma escola de jornalismo em Volta Redonda. Nós todos o respeitamos e admiramos pela dignidade e competencia. Meu abraço.

Nenhum comentário: