quinta-feira, 8 de março de 2012

O PT SAI DA SOMBRA

Uma pedra não faz falta



O PT tá esconjurando o Neto. Também pudera! Nada há pior do que o amor não correspondido. Já disse o cancioneiro que “não se deve amar sem ser amado. É melhor morrer crucificado”. Tá pensando o quê? O PT jurou que vai dar o troco. Quer dizer, o PT da Cida Diogo; que a outra banda do partido já se julga contemplada. O PT da Cida até se ofereceu, coitada. Dá dó. Sonhou com uma coligação para a qual indicaria o vice, Dejair Martins. Enfiaram a resolução num envelope e o mandaram. O Neto o pegou, leu o remetente e pensou assim “é coisa do Dejair.” E deixou pra lá. E o PT da Cida lá esperando a resposta. Isto não se faz. Ainda bem que esperavam sentados. Passava um carro da Prefeitura, eles corriam para o portão. O carro passava direto. O motorista nem sequer acenava para eles. Aí, veio o rompimento. O aumento de 50% para os médicos e 10% para a patuléia, a precária coleta de lixo, as escolas sem teto umas, sem professores, outra... tudo isto lhes passara redondo pelo gogó, mas essa desfeita não havia de passar. Procuraram a terceira via – um grupo de seis partidos que lançará um candidato a prefeito. Se não der, procurarão o Zoinho. Neto tá pouco ligando. Até parece que ele tá falando assim “Tá de mal come sal.” Também, cá pra nós, se o Prefeito faz ouvidos mocos para os moradores do Santa Cruz e Santa Rita cuja escola não tem professores de Matemática, Ciência, Educação Física, Geografia e História, um pedaço do PT a mais, um pedaço do PT a menos não faz diferença.

Crivela ministro



Bem feitas as contas Dilma levou vantagem na troca. Deu um ministério sem expressão - Ministério da Pesca – e levou o senador Marcelo Crivela, o apoio da TV Record, o PRB, a Igreja Universal e o bispo Edir Macedo. E ainda podem levar de quebra um punhado de votos para o  Fernando Hadad em São Paulo. Crivela, fingindo modéstia, diz que não sabe sequer espetar uma minhoca no anzol. No fundo, sabe que o que esperam dele é mais que um lambari. Querem os produtos dentro da sua especialidade. Afinal, ele sabe pescar nos redutos mais pobre e abandonados das grandes cidades e é hábil também com os miseráveis dos grotões do interior do Norte e Nordeste. É assim em Irecê, na Bahia, onde pretende reproduzir a experiência de agricultura familiar aprendida em Israel. Aldo Rabelo levantou a bola do colega. Até porque está no Ministério do Esporte mais ou menos na mesma situação. Mas isto nem é digno de nota. Já tivemos o Coronel Jarbas Passarinho como Ministro da Justiça. Aliás, foi dele a criação da reserva dos Ianomânis – uma área maior do que a Itália que está destinada a formar um país para hospedar 4 mil índios.

Olha para o céu, oh seu distraído


Pode ser que nunca aconteça. Mas é bom ficar de orelha em pé. Fazemos todos parte de um grupo de risco que pode, de uma hora para a outra, ser contemplado com uma pancada na  cabeça. É que estão caindo corpos metálicos do céu. Lá em Anapurus, Maranhão, o pessoal está esperto. Caiu um de 30 kg e eles querem se prevenir. Perguntam às autoridades o que fazer no caso de cair um outro daqueles. A queda de um corpo desses , segundo as previsões científicas, é muito pequena, mas já é previstas nas convenções internacionais de aeronáutica. O chefe do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) diz que “O correto é chamar as autoridades e isolar a área”. Apesar de o Maranhão ser o único estado em que há uma base de lançamentos de foguete no Brasil, a população chegou a pensar que a queda daquele meteoro era uma invasão alienígena ou fim do mundo. Em 2008, o Brasil devolveu aos Estados Unidos um pedaço de foguete americano que caiu em Goiás. A chance de alguém ser atingido é de 1 para 32 000. É mais fácil ser atingido por um raio.

Vai faltar água de montão


Quem vê a cidade de São Paulo tomada pelas águas da chuva não imagina que ela irá faltar nas suas torneiras dentro de dez anos. O governo diz que está investindo em obras e idéias. Já foi experimentado até o rodízio um dia  com água outro dia sem água, mas não resolveu. As previsões para o aumento do consumo de água são alarmantes. Para a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos,  até 2035 o consumo na Região Metropolitana deverá subir de 40%.  Como não há nenhuma outra fonte de água limpa e inexplorada em São Paulo será preciso que busquem outras fontes em lugares distantes. Atualmente, a secretaria pretende captar água no Vale da Ribeira. É um projeto para seis anos. Atualmente, a SABESP produz 75 000 litros por segundo. O sistema São Lourenço aumentaria 4 700 litros por segundo. A redução das perdas na SABESP poderia enconomizar 5 000 litros por segundo. O planejamento é para que só falte água daqui a 20 anos.

 
 CURIOSIDADES


Clara Josephine Zetkin foi uma professora, jornalista e política marxista alemã. É uma figura histórica do feminismo. Em 26 de agosto de 1910, na conferência internacional de mulheres socialistas, Compenhague, ela propôs a criação do Dia Internacional da Mulher para o dia 8 de março. A escolha tinha seu peso. Naquele mesmo dia de março de 1857, 129 operárias de uma fábrica têxtil de Nova York entraram em greve por isonomia salarial com os homens e redução da jornada de trabalho. Seus patrões as trancaram e incendiaram a fabrica, matando todas elas. Mais tarde, em 1917 as mulheres russas saíram as ruas contra a fome, contra o czar e contra a participação da Russia na Primeira Guerra Mundial. Era também 8 de março. Foi o estopim para a revolução soviética. Mas o dia foi fixado mesmo quase 70 anos depois quando a ONU criou o Dia Internacional da Mulher e Pela Paz, em 1977.  Fontes: Guia dos Curiosos, Wikipédia, socialismo.org.br


Girolamo Savonarola foi um padre dominicano reformador italiano. Sua conversão se deu ao ouvir um sermão de um padre agostiniano aos 22 anos de idade. Dali mesmo, entrou para o seminário sem nem ao menos contar aos pais sua escolha.  Distinguiu-se por uma oposição severa à vida pagã. Combateu  inclusive a imoralidade de parte do clero e de muitos membros da cúria. Também queimou publicamente vários livros, manuscritos, quadros  e objetos em Florença acompanhado por seus fanáticos. Este episódio ficou conhecido como Fogueira das Vaidades. Foi também um censor duríssimo contra a corte de Lourenço Medici generoso mecenas do mosteiro São Marcos. Criou um conflito com o papa Alexandre VI que terminou por proibição de o padre Girolamo continuar suas pregações no mosteiro São Marcos. Savonarola não deu importância as ordens do papa e passou a dirigir seus sermões contra o Vaticano. Aos 45 anos de idade foi excomungado e terminou, no ano seguinte, enforcado e teve o corpo queimado em praça pública. Cogita-se que Leonardo da Vinci tenha se inspirado neste padre para retratar o Judas Iscariotes na Santa Ceia. Fontes: Revista Aventuras na História, wikipedia

Um comentário:

Fernando G. disse...

Sepulveda: Esse seu sarcasmo santo está excelente. Ando curtindo muito suas visões críticas, principalmente no que se refere à nossa cidade. Bom demais. Quem conheceu Zezinho e Paraíso no tempo das lutas, não tem como não ficar às gargalhadas com seus comentários da postura política atual dessas figuras. Beleza. Continue nos brindando com esse seu papo bom e inteligente...como sempre.