sábado, 11 de agosto de 2012


Minha vizinha vai votar no Zoinho e ficou feliz da vida com o boletim da Prefeitura Municipal - Fatos e Análises. Está lá, em letras garrafais, que o Wanildo de Carvalho apóia o seu candidato. Cercou-me a meio caminho da padaria cheia de orgulho. Estava louca para me contar a novidade. Depois, lembrou do seu lado cristão abaixou a voz e falou - "Tô com pena do Neto... também, quem mandou? Ele vai terminar sozinho mesmo". Cada vez mais sozinho repetiu-me meu coração. Cada vez mais. De fato, lá se foi uma banda do PT, foram-se embora os ex-prefeitos, todos, todos, todos. Não ficou nenhum. Nem unzinho pra remédio. Enquanto eu divagava, minha vizinha falava, falava, falava. E falava que o Wanildo fizera um posto de saúde, uma creche e uma unidade escolar lá bem pertinho da casa dela. De frente ao portão. E que os fizera, também, pertinho, pertinho lá da casa da irmã dela, lá num outro bairro, longe pra burro. Uma bênção! As crianças já não precisavam mais viajar todos os dias. E foram 23 postos, 23 escolas, 23 creches. Velhos tempos! Hoje, o que se vê, são escolas algumas sem tetos, outras sem professores; hospitais, ora sem médicos, ora sem remédios. Deus me livre de este tempo continuar. Mas eles que levaram 16 anos fazendo isto de Volta Redonda querem ser convidados para consertá-la. Desconjuro!  Voltei para casa pensando que o prefeito faz muito bem distinguindo tanto o Rodrigo. Ele não debandará. Rodrigo é aquele coelho de plástico que nada vê, nada ouve, nada fala e nada quer. Não irá embora, portanto. Os otimistas irrecuperáveis dirão que o prefeito ainda terá a companhia do Zezinho da Ética, da Aparecida Paraíso, do Jerônimo... Mas acho isto exagero. Sobretudo porque essa gente se desloca com admirável facilidade da direita oportunista para a esquerda oportunista.



Enfim, sem maiores cerimônias, Hugo Chavez entrou para o Mercosul. Entrou pela janela, mas já está de chinelos sentado  confortavelmente na sala. Está em casa. Dilma festejou - a ampliação do bloco reforça a integração regional. Cristina também aplaudiu. O Uruguai é que estava meio assim-assim, mas não deixou de sorrir para a fotografia. Essas máquinas de hoje aguardam o sorriso para fotografar. O Paraguai que era contra, contra ficou mas protestando lá do quintal. O parlamento guarani destituíra o presidente lá deles, um certo Fernando Lugo que fora bispo, e tivera filhos com beata e tal. Tantas fez o moço que o parlamento o chutou de lá. São coisas. O que importa mesmo é que num processo tão relâmpago como destituíram o presidente, aqui, em Brasilia, foram postos pra fora do Mercosul, enquanto entrou a Venezuela. Ambos pela janela, um entrando e outro saindo.  Um dos pressupostos do Mercosul é que seus países membros estejam desfrutando do regime democrático. Se fosse assim, a Venezuela não poderia entrar e nem a Argentina permanecer.




Leonardo da Vinci tem, hoje, uma celebrada exposição no Palácio de Buckingham. Trata-se de uma série de desenhos feitos no período de 1485 a 1513, abordando a anatomia humana, como parte de um tratado. Só agora ele se torna público. Esse acervo foi adquirido pela família real inglesa, no século XVII e passou a fazer parte do Royal Collection, mas sem que lhe dessem nenhum valor especial. Em 1990, foram redescobertos. Acredita-se que se tivessem sido divulgados na mesma época da sua criação, o pintor Da vinci, hoje, estaria entre maiores cientistas da História. Leonardo da Vinci teve acesso ao uso de corpos humanos para seus estudos e, segundo ele próprio, dissecara cerca de 30 corpos. Nesta exposição estarão presentes os trabalhos de base para a  a Santa Ceia e para os Cavalos Guerreiros da Batalha de Anghiari.



Vem aí o wristband, um dispositivo que avisa ao usuário o preciso momento de ele caçar uma sombra. A exposição exagerada aos raios solares são profundamente nocivos à saúde - as queimaduras e o câncer de pele.Andrew Mills e Michael Mc Furlane são os seus criadores. Trabalham no Departamento de Química Pura e Aplicada na Universidade de Strachely, Glasgow, Escocia e agora estão contratados pela Intelego Technologies da Suécia que produzirá, em escala comercial, o invento. É um aparelho de baixo custo, e muito prático. É, mais ou menos, o que podemos chamar de um bracelete que pode ser colocado e removido a cada momento que se o desejar. Basicamente ele é constituído de um ácido e um corante. No preciso momento em que a tolerância de exposição a raios ultra-violeta é atingida o visor muda de cor. Vai do amarelo para o rosa. O câncer de pele é o mais comum nos Estados Unidos e o seu vetor é a exposição exagerada ao sol. O Wristband é um bom meio para evitá-lo. Mas ainda assim aconselham os cientistas que mesmo com o uso do wristband não deve ser dispensado o uso de algum skin cancer prevention, tais como cremes SPF 15 ou mais alto.
 

CURIOSIDADES



Henry Thomas, historiador britânico depois de paciente leitura procurou condensar o pensamento do filófoso Maquiavel num decálogo. E deu no código abaixo:

1- Zelai apenas por seus interesses
2- Não honreis a ninguém além de vc mesmo
3- Fazei o mal, mas finji fazer o bem
4- Cobiçai e procurai obter tudo o que puderdes;
5- Sêde miserável.
6- Sêde brutal;
7- Lograi o próximo toda vez que puderdes;
8- Matai os vossos inimigos e, se for necessário, os vossos amigos;
9- Usai a força  em vez da bondade ao tratar com o próximo.
10- Pensai exclusivamente na guerra.
Deixou de fora ainda uma lei que podia aí ser colocada :” Faça o mal de uma só vez o bem faça aos pouquinhos...”  Fonte: Curiosidades de Valmiro Rodrigues Vidal




O dinheiro teve sua origem no escambo. Esta primeira fase dominou toda a civilização e ainda pode ser encontrada em alguns grupos. Algumas mercadorias (caso do boi e sal) assumiram o papel de moedas. O boi, o sal foram usados como moeda. Ainda temos heranças dessas práticas no nosso vocabulário: a palavra como pecúlio (dinheiro acumulado) derivada da palavra pecus (gado). A palavra capital (patrimônio) vem de capita (cabeça). Salário (remuneração normalmente em dinheiro) vem de sal. Depois, com a descoberta do metal vieram as moedas, no século VII aC . Provavelmente a primeira figura histórica a ser cunhada numa moeda foi Alexandre, o Grande, da Macedônia, por volta do ano 330 a.C. Na Idade Média surgiu o costume de se guardarem os valores com um ourives. Como garantia se pegava um recibo. Esses recibos terminavam usados como dinheiro. No Brasil, os primeiros bilhetes de banco, precursores das cédulas atuais, 1810, tinham o valor preenchido à mão tal e qual os cheques hoje em dia. Fonte Banco Central do Brasil

Nenhum comentário: