sexta-feira, 27 de setembro de 2013

AMERICA TEREZA NO ESPELHO




Encerradas as eleições e proclamados os resultados, Jerônimo Teles subiu as escadas do Palácio 17 de Julho como um devoto.  Foi agradecer a graça alcançada – um mandato de vereador. E, beijando a mão do provedor, sinceramente comovido, disse: “Não sei como lhe agradecer, Sr. Prefeito...” E Neto, interrompendo aquela ladainha bajulatória, respondeu-lhe: “Então, pergunte pra América Teresa ela sabe muito bem! Sabe de cor e salteado.” E assim o nobilíssimo vereador fez e faz, desde o  primeiro dia do mandato.  Jerônimo Teles vive de olho na América Tereza. Se ela levanta um braço, ele levanta um braço, também. Às vezes, tem vontade de levantar os dois, mas é muito cioso na imitação e não quer passar o carro na frente dos bois. Faz bem.  São ambos vereadores. Ambos serviram ao Neto I, Neto II, Neto III,  Neto IV e a muitos outros prefeitos serviriam “se não fosse pra tão longo amor tão curta a vida”. Dá-lhes, Camões! São mais que parecidos. É, com todo respeito, cara de um focinho do outro. É como se fossem um só. O pior é que isto alastra como praga! Vai atingindo os outros vereadores um por um. Segundo as minhas modestas estimativas, 15 deles já foram atingidos. Tem dia que dá 16. Ainda não entendi muito bem o porque desta flutuação numérica. Parece que é alguma coisa combinada previamente. Um acerto prévio. Não importa. O que importa é que esse tal Jerônimo negou a abertura de um inquérito, acompanhado pela América Teresa; e a América Teresa acompanhou esse tal Jerônimo na criação da Comissão Municipal da Verdade.  Quanta empulhação! A verdade de meio século atrás o interessa; a de hoje deixa quieta. Esta comissão, por si só, já é um engodo. Um pesquisador que se preza não pode garantir, a priori, que encontrará a verdade. Isto é um insulto a qualquer inteligência mediana. Agora, uma Comissão da Verdade tendo o Jerônimo Teles como um dos seus conselheiros é brincanagem. 

CORRESPONDENCIAS
O Elson, você virou da direita, hehehe! Não se esqueça que a terra é rredonda e a esquerda naturalmente se encontra com a direita. De brizolista à direitista, você evoluiu muito mesmo, agora já está sublimado, com esse discursio dialético e antagônico de tudo que defendia. Ué, direita ou esquerda, que lado do trono está amigo? Ou teria o amigo “costeado o alambrado” e o pulou virando um globalista, anarquista e congregado mariano? Brizola está chateado contigo. Abraços (Anônimo)


Passei pelo MDB, pelo PMDB e PDT. Mas nunca fui ulissysta, nem tancredista e nem brizolista. Nunca pertenci a rebanhos. Enfiei, de fato, muitas minhocas na cabeça, mas livrei-me delas. Nunca me conformei com frases feitas... sempre gostei de estudar. Tem gente que estranha atitudes assim e, com muito orgulho, mantém, até a velhice as mesmas idéias que formara na primeira infância. Coitados! Você, meu caro Anônimo, talvez tenha ficado com minhas observações ao regime cubano, na última postagem. Que fazer? A crítica pode até ser mais extensa.  O socialismo matou mais de 100 milhões de dissidentes e espalhou o terror, a miséria e a fome por um quarto da superfície da Terra. Isto é fato! Se você, meu caro Anônimo, somar as mortes provocadas pelos terremotos, furacões epidemias, tiranias e guerras  dos últimos quatro séculos, inclusive as duas guerras mundiais não chegará ao mesmo número de mortos. Os registros estão aí. Não posso ser desonesto. Dizer que sabe o que não sabe é desonestidade intelectual; mas também dizer que não sabe o que sabe também é desonestidade. Eu não sou de esquerda, nem de direita. Acho isto uma patetice. (Elson)


Nenhum comentário: