quarta-feira, 4 de setembro de 2013

NOSSA ESFINGE


Muita gente cuidou que o Prefeito tava morto. "Mortinho da silva", garantiu-me euforicamente um dos seus funcionários.  Já até mandei acender uma vela", completou.  Eu, entretanto, macaco velho, recomendei aqui em casa: “Nada de comemorar, por enquanto. Só depois de decorridas as primeiras 24 horas " Minha mulher resmungou  "É mas a América Teresa passou aqui com o carro lotado de fogos..."   Aí, mandei minha neta Eduarda ficar de olho pra ver se o homem se mexia. Ela é uma menina esperta que só vendo. Fiz assim porque sei que político gosta de enganar a gente. Já vi muita coisa neste mundo! Político é danado. Taí, a América Teresa, que não é nenhuma boca aberta mas se deixou levar nas asas do sonho de ser prefeita um dia. Ou, quem sabe, menos: “Minha vez chegou!” Ela foi com muita sede ao pote. Açodada é que foi, como se diz lá no Nordeste. Não deixou  a providencial quarentena. No primeiro minuto de governo ela chorou e lamentou para as câmaras a sorte do Neto; no segundo, exonerou o chefe da guarda municipal. O major exonerado ficou foi molegando para esvaziar as gavetas. Sabia o que tava pra vir. Eu também tava. Minha neta bem avisara:  “– “Vô, o Hôme tá vivo. Ele mexeu o zóio!” Aliás, por falar em zoio, me lembrei do Zoinho, nosso deputado. Zoinho criou um enigma. Disse o deputado: “Aqui, em Brasilia, ninguém é honesto!” como ele estava em Brasilia, no preciso momento daquela declaração, a gente infere que ele também é desonesto. Mas, se ele é desonesto assumido, não se pode acreditar no que ele afirma. E a população brasiliense volta a ser composta de, no mínimo, honestos e desonestos com o deputado caluniador compondo o segundo grupo. Os exegetas que o decifrem. Ou, quem sabe, algum ex-aluno da  Prof. Marlene Fernandes possa fazê-lo dizendo que o deputado é tão somente um  jovem correndo atrás da sua utopia.  É. Pode ser. Desde que se descobriu a Relatividade tudo que era espúrio passou a ser moralidade como aliás em qualquer sociedade. Royalties para Millor Fernandes.

Ilustração Jbcocartuns

Essa  coisa dos médicos cubanos é arrumação do Lula com os irmãos Castro.  A Dilma é que é meio travada e demorou pra burro. Demorou, demorou, demorou e ficou tudo com cara de improviso. Vai dar pano pra manga. Não tem nem uma semana de vida e já dá preocupação aos pais.  É que diversos prefeitos do interior tão fazendo festa. Falam em mandar seus médicos brasileiros embora e contratar os importados, baratíssimos!  Cada um deles vai ganhar R$ 10 mil reais por mês, mas quem vai pagar tudo é o governo federal. A prefeitura não mete a mão no bolso. Um negócio da China. Eta coisa boa! Mas as falhas do projeto não param aí.  O Brasil reconhece os direitos dos profissionais estrangeiros que vem trabalhar em nosso país. Podem vir, trazer seus cônjuges e filhos, livremente. Mas com os Castros o negócio é mais embaixo. O médico vem mas seus familiares ficam como garantia do retorno do cativo. Dilma, naquele seu jeitão de tratar tudo a pontapé, inclusive a gramática, afirmou: “É um imenso preconceito esse que algumas vezes a gente vê sendo externado contra os médicos cubanos. Primeiro, é importante dizer que os médicos estrangeiros, e aí não só os cubanos, porque tem cubano, argentino, uruguaio, espanhol, português, tem de várias nacionalidades. Esses médicos vêm ao Brasil para trabalhar onde os médicos brasileiros formados aqui não querem trabalhar”. É. Mas os argentinos, uruguaios, espanhóis e portugueses vem ao Brasil sem nenhuma restrição e não admitidos aos lotes como gado comprado em um curral, feito os médicos cubanos.


Obama deu azar espionando a gente. Aprendeu um bocado de coisa errada. Agora, não dá uma dentro. Bem feito! Quando o conflito na Síria se acirrou ele pensou "Taí meu bode expiatório", feito o Neto encontrou o Zoinho. Uma bunda para se chutar.  O recente ataque com gás sarin numa área perto de Damasco veio na conta. Foram 1 300 mortes,  muitas das quais de crianças. Obama creditou tudinho a  Bashar Assad. Ou a qualquer companheiro seu mais exaltado. Outros entendiam que podia ser ato dos rebeldes, mas Obama não quis saber de nhem-nhem-nhem. E, depois, ele quer matar uns bocado de sírios também.   Mas veio perdendo os apoios que tinha. Buscou o aval do congresso e garantiu à nação que os EUA fariam esse ataque á Síria sem meter suas botas lá.   Em três dias ele liquidaria a fatura. Eu, heim? Mas o congresso está em recesso e só responderá no dia 9 próximo. Até lá, mais e mais zombarão das ameaças do presidente americando.  Até o Bashar Assad que está no olho do furacão desse hipotético ataque faz graça: "O exército sírio está de dedo no gatilho. Pode vir" 

 EU, CIENTISTA POLÍTICO



Obama, Dilma, Sérgio Cabral, Neto e América Teresa. O que há de comum com este quinteto? Todos foram re-eleitos e despencam na sua popularidade. E eu só digo assim: “Deus os leve!” 


CORRESPONDENCIAS
  
O Elson, queria deixar uma perguntinha pro Amigo: Em Brasília tem santo ou não tem? Se não tem temos que providenciar um pra lá, pois ficar sem santo (a) poderia acabar acontecendo algum mix corrupção/maldição o que engessaria mais ainda uma possível passagem de santo por lá! Esse Zoinho é coisa de louco mesmo foi falar que não existe santo lá e eu com uma esperança que pelo menos ele descobrisse que o cramulhão também já foi "considerado" santo e reside ali mesmo no Congresso Nacional. hehehehehehe. Abração. (Anônimo)


Pois é, meu caro anônimo. Se Volta Redonda tem dois padroeiros – Santa Cecília e Santo Antonio – a coisa ta desse jeito, imagina um lugar daquele tamanho, lotada de diabinhos. (Elson)

Nenhum comentário: