domingo, 15 de dezembro de 2013

HOJE É DOMINGO PEDE CACHIMBO... ÊH, VIDA BOA!!!



Colégio Barão de Mauá
Foto - Foco Regional, VR

Um dia o TRE ainda põe a mão nesse tal de Neto. Deus me livre! Ele vive fazendo campanha eleitoral fora do prazo e não tá nem aí. Em cada coisa que ele fala; em cada coisa que ele cala; em que cada coisa que ele faz; em cada coisa que ele não faz, ele arranja votos para o Baltazar. Agora que veio esse caso aí das crianças sem uniforme vai ser um chuá. Durante o ano de 2013 todo foi aquela lenga-lenga: “os uniformes estão encomendados”. E as crianças indo para a escola com suas roupinhas da missa. Todo mundo  correu e foi direto falar com o Baltazar. Eu, do meu lado, pensava que aquilo era uma pegadinha, que o Neto estava se fingindo de incompetente. Mas qual nada. Aquilo é o jeitão dele mesmo. Aí, o Baltazar, assim, de frente para o gol, gritou: “Deixa que eu chuto!!!” O Neto, coitado, se defende como pode. E pode pouco. Botou a culpa nas costas da empresa que vencera a licitação dos uniformes. Ela não entregava a mercadoria. Todo dia ele ligava pra lá e ela, como as tradicionais costureiras, respondia: “Tô abafada de costura. Amanhã eu entrego...” E o Neto, mais do que ninguém, sabe quantas horas tem num “amanhã eu entrego”. Ele tem dito isto com o Bilhete Único, com a Estrada do Contorno, com o Hospital Infantil, com o PCCS, com mudança do secretariado... Aliás, mudou a Secretária da Saúde, Suely Pinto, mas essa já estava morta, vinha sendo mantida por aparelhos. Mas eu tô  querendo mesmo é falar dos estudantes desta cidade. O Neto cortou-lhes o uniforme e o Estado tirou-lhes a merenda. Sobra-lhes ainda a gratuidade no ônibus. Os alunos do PROEMI (Programa de Ensino Médio Inovador) do Colégio Barão de Mauá, no Jardim Paraíba recorreram ao Conselho Tutelar. A merenda que lhes é servida passa ao largo do cardápio contratado: Vem pão (Puro. Puro aqui não quer dizer sem agrotóxico; quer dizer, sem manteiga) café-com-leite em vez de iogurte, queijo, pão e café-com-leite. Um dia, chegaremos  a uma escola sem alunos.


Charge : Humor Politico
 Se Genoíno tivesse vivido no tempo do Buck Jones, ele teria sido, com muito orgulho, um assaltante de diligências. Chego a vê-lo montado num cavalo que leva a marca de outro dono, um lenço amarrado na nuca, tapando-lhe a boca e o bigode, um chapéu enfiado até os olhos,  e com seu indefectível sotaque nordestino, gritando: “camone, boy”! E o cocheiro entregando-lhe ora um pacote, ora um  cofre. E, depois de desabalada corrida, sentar-se à sombra de uma árvore e sonhar que na velhice poderia comprar um rancho no Texas e criar galinhas. Isto se não encontrasse, no seu caminho, o Rock Lane, Randolph Scott ou algum caçador de recompensa. Contudo, hoje, as coisas estão mais difíceis. Tudo é descoberto. Tudo é encontrado. Descobriram até que um parceiro seu levava dinheiro na cueca. Ninguém escapa. Nem os mortos escapam. Na Inglaterra, descobriram o tumulo de Ricardo III depois de 500 anos de sepultamento. Uns caquinhos de ossos bastaram para a identificação. Genoíno pretendia ir mais longe nessa sua carreira, mas ele é péssimo de avaliação. Foi um erro primário seu querer passar por doente irrecuperável com tanto apetite que ele tinha. E muito menos submetido às mãos dos professores da Universidade de Brasilia. Foi muito pouco caso seu com a perícia desses médicos e com a exatidão de seus instrumentos. Ele podia, por uma questão ideológica, proclamar com o pulso cerrado e erquido acima de todas as cabeças: “Só aceito ser examinado por médicos cubanos!!!” Mas quem tem tem medo. As  lembranças de Chaves ainda estão bem vivas na memória e os seus exemplos recentes desautorizariam a aventura. Dalton C. Rocha, enviou um link dos peritos médicos do INSS que é farto desses exemplos. Esses contratados por D. Dilma Rousseff receitam a torto e a direito remédio de uso veterinário exclusivo para nossos doentes. Até para os doentinhos. Reboxin é um deles, e é usado feito alka seltzer. Isto acontece na cidade de Buritana onde festejam até hoje a chegada de duas médicas cubanas, cantando cirandas na praça “Dilma é boa companheira, Dilma é boa companheira/ Dilma é boa companheira.. ? Ninguém pode negar!”


CARTA:

         Caro Elson, seu blog é sensacional! Muito pouca gente escreve tão bem assim, no Brasil de hoje. Você é completo. Leio duas, até três vezes seus textos. É impossível se absorver tudo numa única leitura. Seus comentários sobre a morte do bispo, apesar da crueza deles, nunca vi tanta leveza. Chamar nossos blogueiros de geração Chico, Caetano e Gil foi um achado. Eles são adeptos sim das biografias autorizadas. Acho que você, muito mais que um jornalista, é um profeta. Em tempo, gostaria que você abordasse Mandela. No mais, abraços, meu Guru. (Renata S. M. Coutinho, VR)

           Que bom Renata, por tudo. Botei o Mandela, na fita. Quem sabe para quinta feira. Aguarde. (Elson Sepulveda)

Nenhum comentário: