segunda-feira, 7 de junho de 2010

ADMIRÁVEL MUNDO NOVO


Tenho que reler Aldous Huxley. O Grande Irmão chegou. Dá para se ver pelo Diretor Administrativo do SAAE-VR, Engenheiro Paulo César. Foi ele quem bolou a Festa Julina, que vem aí.  Marcou um golaço com o Prefeito Neto. Festa mexe muito com ele. Quase mesmo chegou a gritar goolllllll e dar um soco no ar a la Pelé. Moa se roeu de inveja -  "como é que eu não tive essa idéia, meu Deus do céu?" foi mesmo assim que se queixou aos seus botões. Aos botões, claro! Não seria bobo de entregar o doce.  Mas que ele tinha razões para a lamentação, tinha. Aquela idéia se parecia muito com ele. Aliás, tô pra ver coisa igual - nessa administração todo mundo pensa igual. Parece que cada um deixa seu cérebro lá fora na geladeira e se conecta a um novo e cérebro central.

foto: felixnadarroom.blogspot.com

NÃO SE PÕE REMENDO NOVO EM PANO VELHO


A rede do SAAE-VR, num belo sábado, estourou aqui pertinho da Ilha São João. O pessoal veio e com ajuda de uma retro chegou a rede estourada. Conserta ali, remenda aqui... remenda e remenda. Pronto. Jóia! Mal entravam as horas do dia seguinte, olha a rede rebentando novamente. Estorou de novo a uns tres metros adiante do remendo do dia anterior. Inda bem que não foi no mesmo lugar. Caso contrário, seria fácil jogar o problema nas costas do trabalhador. Mas estourou na mesma rede para que se pudesse botar culpa na administração. Oh, pessoal aí do ar condicionado! Essa rede do SAAE-VR está comprometida. A caixa dágua de brasilit lá de casa eu mandei trocar. Eu heim? Pus uma moderna, azulzinha, da cor do SAAE. O Diretor do SAAE-VR precisava aprender com o meu pedreiro e mudar sua rede  de Brasilit. Cara, esta nossa rede é um frankstein. Cada pedaço é de um corpo.  Vai ali na entrada de Pinheiral, na Ponte Alta, no Morrão que você vai ver. Tudo rede de Brasilit. Passa lá pela Beira Rio e verá a rede de ferro fundido... E, Diretor Administrativo, organizando festa. Moa, eu tô achando o Paulo Cesar tão parecido com o Neto quanto você. E tem uma coisa me dizendo que eu ainda vou descobrir mais Moa aí dentro. Creio em Deus Pai!  



ESTÃO LIMPANDO A BEIRA RIO

Que bom! Limparam o mato da beira do rio cá na Barreira Cravo. Agora, quem nunca tinha visto, pode ver aquele bosteiro imenso, formando uma lagoa negra na sua margem. No Abaeté tem uma lagoa escura, mas completamente diferente da nossa. Acho que um bosteiro assim ninguém tem maior do que o nosso não. Agora está exposto mesmo.  Vê-se também as a água empossada.  Eu acho tinha que ser isso mesmo. Nada de empurrar os mal feitos para debaixo do tapete. Ponto para o Prefeito. Foi inacreditável! O pessoal chegou como umas lagartas modernas e num instantinho iam tirando o mato de lá e juntando na calçada. No dia seguinte, lá estavam os caminhões limpando as calçadas, recolhendo o mato.  Bonito de ver. Agora, a Companhia Siderúrgica Nacional que sempre foi mais zelosa do que a Prefeitura Municipal, - honra seja feita - certamente não vair querer ficar pra trás. O mato lá no terreno da companhia está tão alto que já até a placa de é probido jogar entulhos está coberta.

DILMA E O CONFRONTO



arina Silva, candidata do PV a presidência da república, tem uma carreira política fulminante na política. Foi vereadora, depois senadora e agora tenta a presidencia. De cada um dos outros tres candidatos, Dilma Rousseff é a que não tem histórias para contar e - dizem as más línguas - tem muito para calar. Eleitoralmente é um pigmeu. Nunca disputou nenhuma eleição. Nem sequer para presidente de associação de moradores, para síndico de condomínio, ou mesmo de um prédio isolado. A Vereadora América Teresa perto dela é um imenso gigante.   E sem precisar de mentir. Sem querer se passar por Norma Bengel, sem citar certificados que não tem, e sem confessar fé religiosa que não professa. Mas, convenhamos, quem seria o maluco para lançar a Vereadora América Teresa para presidente? Pois é.  Agora, a Dilma que é muito menos topou a parada. E, como não pode se apoiar na própria fraqueza, ela se cola no Lula.  A sua coordenação de campanha já fez essa avaliação. E lhe recomenda a não pretender comparação de currículos. Isto lhe daria uma inevitável derrota. A ordem é empurrar com a barriga este confronto até que isto não a possa colocar mais em risco sua candidatura.

ENEM PARA PROFESSORES



A partir de 2011, o Ministério da Educação vai querer pegar no pulo os professores mal formados que pretenderem entra na rede pública de ensino. Para preencherem essas vagas vão ter que saber a lição direitinho. Só serão admitidos se tirarem boas notas no Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. Mas, certamente, depois desta prova, terão que prestar concurso público. Por enquanto, os políticos que vão mandar nesses professores serão admitidos sem maiores exigências. Nem menores.  É da vida. Lá os analfas têm sua cota. Afinal, num sistema democrático, sinceramente, o povo tem que estar ali representado. Assim como o Moa, confunde cultura com tocar tamborim, há muita gente que confunde educação com saber as  continhas de somar. Pensa que uma provinha assim vai selecionar bons formadores. É claro que não! Creio que nunca tivemos um congresso com tantos anéis, no que pese os "severinos", que muitos supõem formar uma espécie de segundo quadro, time de reserva, mas no fundo, no fundo, é tudo feito do mesmo barro. Eles se entendem. Todos tem a mesma educação. Ou não tem nenhuma educação. 

foto: equipemaisfm.files.wordpress.com

SÓ DE SACANAGEM!

Elisa Lucinda





 Meu coração está aos pulos!
Quantas vezes minha esperança será posta à prova?
Por quantas provas terá ela que passar?

Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam
entupidas de dinheiro, do meu dinheiro, que reservo
duramente para educar os meninos mais pobres que eu,
para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus
pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e
eu não posso mais.

Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança
vai ser posta à prova?
Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?

É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o
aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus
brasileiros venha quebrar no nosso nariz.

Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao
conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e
dos justos que os precederam:
"Não roubarás", "Devolva o lápis do coleguinha",
" Esse apontador não é seu, minha filhinha".

Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido
que escutar.
Até habeas corpus preventivo, coisa da qual nunca
tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica
ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao
culpado interessará.

Pois bem, se mexeram comigo,
com a velha e fiel fé do meu povo sofrido,
então agora eu vou sacanear:
mais honesta ainda vou ficar.
Só de sacanagem!

Dirão: "Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo
o mundo rouba" e eu vou dizer:
Não importa! será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez.
Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a
quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês.

Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o
escambau.

Dirão: "É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde
o primeiro homem que veio de Portugal".

Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal.
Eu repito, ouviram? IMORTAL!

Sei que não dá para mudar o começo mas, se a gente
quiser, vai dá para mudar o final!

foto: coisasdemenina.com

TEATRO RÁPIDO



ATO UNICO
CENA: Um transeunte e o Prefeito

Primeiro Transeunte: E agora? No mergulhão não dá para passar caminhão cegonha
O Prefeito:  É que se ele for caminhão cegonha de verdade dá para passar voando


CLASSIFICADOS

VENDE-SE UMA CASA -  Uma casa no Bairro do Monte Castelo. Duplex com 4 suítes, 2 salas e mais dependências. Tel.: (24) 3350 2209
VENDE-SE : Cama de casal, Sofá de canto e Mesa de centro - tel.: (24) 3346 7447 e (24) 8832 7447
MANICURE, PEDICURE E DEPILAÇÃO: Fale com a Rose.  Ligue e marque hora. Atendimento a domcilio e dos bons. Tel.: (24) 9911 4089 ou (24) 8836 3698 - Falar com a Rose
JARDINAGEM:  Para serviços de capina, poda de árvores ou jardinagem fale com Oliveira - Tel.: 9971 2869 ou 3337 0792

3 comentários:

funcionário da prefeitura de pinheiral disse...

Cara, estamos precisando que este jornal dê uma voltinha em Pinheiral e com urgência. Aqui tem problema de tudo que é jeito. Dá para fazer uma edição especial. Aqui também tem gente igual ao Paiva, igual a América Teresa... Dá um pulo aqui pra ver. Mas traz a máquina para fotografar.
Funcionário da Prefeitura de Pinheiral

Doralice Araújo disse...

Adoro ler as suas observações, prezado Elson; bem informado, articulado e detentor de um estilo irônico e lúcido você segura o leitor com as fisgadas de intertextualidade. Altamente recomendável ao aprimoramento do hábito da leitura.

Receba o meu abraço e certeza da atenta visita.

Dr. h. c: JOHNES HEBERT VICTAL EVANGELISTA disse...

Excelente blog amigo...
Achei seu blog nos panfletos na c^mara de vereadores...
Mt bacana...
Abraços
p.S:Vista o emu aê www.juventudebm.blogspot.com