quinta-feira, 3 de junho de 2010

MENINOS, EU VI!


Armando Falcão foi Ministro da Justiça nos anos de chumbo. No seu tempo, a propaganda eleitoral pela TV era feita com o candidato mostrando só o retratinho 3X4 e citando um currículo mínimo - onde fez o curso fundamental, essas coisas. Mais nada. O Lula naquele tempo mostraria só o retratinho. Ia ser gozado. Deus me perdôe. Armando Falcão era danado. Um dia, ele levantou uma espécie de DNA do comunista.  Era assim, se o sujeito que passa estiver vestido com um palitó grande demais para ele, com um um jornal velho debaixo do braço e com a barba por fazer - Pode prender que é comunista! Para ele os barbeados, bem vestidos só podiam ser conservadores.  Ser conservador era uma condição de asseio. Cumprimentar o povo e correr para lavar as mãos. E o povo não gosta disto. O Vereador Paiva sabe das coisas. Carrega um semblante triste, um mal enjambrado palitó, é até  meio curvado pra frente... Acho até que ele leu o livro do ex-ministro. É bom fazer-se de esquerda. Rende votos. E o vereador tem conseguido muito com esta imitação. Tem pobre às pampas votando nele. Conseguiu fazer até fazer do bispo cabo eleitoral.  Só que o cara tem seis empregos.  
foto da UOL


DIFÍCIL DE ACREDITAR



O DNA surgiu também para confirmar suspeições de paternidade. E tem sido usado com grande probabilidade de acerto. Mas há casos que o DNA não resolve, mas que não se pode deixar escapar.  Tal se dá, por exemplo, com as obras públicas e seus executores. É preciso de se inventar urgentemente uma maneira de pela obra identificarmos o autor, a paternidade.  E vice versa, isto é, conhecendo-se o político sabermos o que fará. Ia ser de colher. Mas, por enquanto, votar é um tiro no escuro. Suponhamos que você estivesse fora do Brasil e voltasse para Volta Redonda. Não hoje, mas que voltasse daqui a uns vinte anos. E alguém o levasse para ver a sede da Defesa Civil boiando lá dentro do rio. Você seria capaz de identificar a obra com o Prefeito Neto? Seria capaz de dizer assim - Tal pai, tal filho? Exclamaria alto e bom som - É a cara do pai? Cuspido e escarrado. Vejamos um outro lado. Se lhe caísse às mãos o folheto, cuja capa é a foto acima,  você o identificaria como obra do Prefeito Neto? Responda se  a Defesa Civil e o folhetos parecem filhos do mesmo pai. Pra mim, na Prefeitura, sinceramente, há dois prefeitos - o Neto e o Bisneto. E o pior é que o Bisneto também faz obras grandes. 




UMA NOVA TERCEIRA IDADE


Dilma Roussef anunciou que se for eleita as pessoas ficarão velhas mais tarde.  Alguma pílula de rejuvenescimento? Não! É que a matrona quer aumentar o tempo de contribuição para a aposentadoria. É o tal do bônus demográfico.  Ocorre o bônus demográfico quando a população ativa é maior do que a população inativa – jovem, criança e velho. Então, todo mundo vai ter que se tornar velho mais tarde. É o jeito que ela vê.   "... a terceira idade está ficando dífícil... A gente vai ter que estender ela um pouco mais pra lá", foi mesmo assim que ela falou na saída do fórum “Brasil – A construção da quinta maior economia do mundo”, seminário promovido pela revista Exame. Eles suspendem idade da aposentadoria, negam aumento a aposentados, tudo para salvar o INSS que corre perigo de quebrar.  Se não ele  não  resiste. Quebra nada! Resiste sim!  Ele tem resistido aos roubos, ao Romero Jucá (o fazendeiro do ar e líder do governo no senado), aos desvios, a tantos calotes, inclusive do próprio governo...  e, agora, o pobrezinho do aposentado é um ente ameaçador, pode quebrar o INSS. 
foto: O Globo

SUPLICY : "EU FAÇO DAS TRIPAS CORAÇÃO

O senador Eduardo Suplicy é o nosso Forrest Gump. Nunca vi igual! Numa viagem com o Presidente Lula, estava meio afastado, quando ouviu Lula falar que precisava de um candidato forte  para o governo de SP. Suplicy pegou um guardanapo e escreveu - "este candidato sou eu. Tive  48% dos votos para senador". Aí, Marta Suplicy e Lula se entreolharam e falaram uníssono – "Para senador é uma coisa/ para governador é outra coisa". Não lhe deram nenhuma resposta, nem ao menos lhe devolveram o guardanapo. Mas Eduardo Suplicy é Suplicy. Tá pensando o quê? Aí, ele botou o galho dentro.  Quase um ano depois, meteu-se a socorrer o náufrago Aloisio Mercandante. A pedidos se tornou seu candidato a vice.  Mas sua ex-mulher não gostou, não. É que o Paulinho do PDT, que faz parte da coligação, briga por uma vaga de vice. Vice governador ou suplente de senador. O que caisse na rede era peixe. Mas como a candidatura do Mercadante não sai do primeiro andar, ele cresceu o olho para a suplência de Marta para o Senado, que vai bem nas pesquisas. Mas  Marta prefere o Palloci. Então o jeito foi ela dar um pontapé nos fundilhos do Eduardo. E mandar o Paulinho da Força Sindical de volta para o Mercadante. De tantos chutes que ela já deu no bumbum do marido talvez este não seja de todo ruim. Eduardo Suplicy deveria até agradecer a ela. Afinal é da sabedoria popular que não se deve abraçar a afogados.

TÁ SOBRANDO CARNE PRA VOCÊ


Está suspensa a carne bovina do Brasil para os EUA. Pronto! Não vai mais! Lá identificaram naquele produto uma presença de Invermectina acima do permitido; aqui, entenderam tratar-se de pinimba, briguinha porque Lula caiu nos braços Irã. Também há este negócio de o Brasil ficar ameaçando com a elevação das tarifas de importação de produtos americanos. Invermectina é um vermífugo utilizado rotineiramente na criação de bovinos e pode ser extremamente danoso à saúde humana. Mas seu efeito está indo além da conta. O nosso ministro da agricultura sentiu-se com o orgulho ferido e pensou mesmo assim: "Não quer; não queira!" E suspendeu a remessa de futuras cargas. Há temores nos setores privado e do governo que esta atitude "intransigente" dos EUA seja uma retaliação.  Erramos uma vez na dose e estamos perto de errar de novo. Estas brigas externas às vezes até une o pessoal interno. Pode ser mesmo que algum desavisado tomado por este sentimento de patriotice se esqueça de que no final da história quem vai comer esta carne estragada é ele mesmo. 

NÃO BATE O SINO, GRANDE NEM PEQUENINO...


Uma igreja de Brasília foi proibida de tocar os sinos. Ninguém aguentava mais o barulho que faziam. Um morador encaminhou uma reclamação e pronto. O  Instituto Brasilia Ambiental (Ibram) bateu o martelo. Foi até a igreja e autuou a paróquia por infração à Lei Ambiental. A Igreja  São Pedro de Alcântara, Quadra  7 , vai ter que silenciar os sinos que estariam tocando acima dos 50 decibéis permitidos para áreas ambientais.  O padre Givanildo Santos ainda vai responder ao auto de infração e tentar justificar a importancia dos sinos para a comunidade. O Prefeito Neto de Volta Redonda está mais tranquilo, por enquanto. Mas é bom tomar cuidado. O padre, certamente, já apelou para uma porção de santos, inclusive o patrono da sua igreja, São Pedro - Pedro tu és pedra. Não adiantou. Barulho por barulho o do Prefeito Neto é um barulhão muito maior aqui na  Ilha São João.  Agora, debita aí na conta do prefeito - flanelinhas nas ruas do bairro, bêbados e drogados transando pelas ruas, tiroteios, estacionamentos nos portões de garagem. É isto aí. 

DESCULPA A NOSSA FALHA


No dia 22 de maio,  José Serra, afirmou que a Bolívia é cúmplice na entrada de cocaína no Brasil - que de 80 a 90 por cento da cocaína aqui consumida vem da Bolívia. Lula e Morales, Presidente da Bolívia, pensaram que o Serra tava de troça ou delirando. Eleiçoes fazem mesmo isto com os caras. Aí, se abraçaram e comemoraram a bola fora do moço. Lula pediu até para ser fotografado naquele gesto:  "Vamos matar o Serra de inveja"! De inveja acho que não seria bem o termo; ficaria melhor "matar de raiva". Mas vai lá. Uma semana depois, Evo Morales,   caía do cavalo. Pensou  - "Não é que esse danado do Serra tem razão". Sem tirar propriamente o dele da reta, trouxe para a roda os EUA e Europa.  Disse mesmo assim - "Não achava que era tão grande o narcotráfico, não achava que o narcotráfico tinha tal poder econômico (...), sinto que se infiltra nos poderes, nas estruturas dos Estados, não só na Bolívia, mas em todo o mundo" Morales que era só elogios para sua política de controle de drogas, agora caía de quatro. Pediu envolvimento dos militares para "nacionalizar" a luta contra o narcotráfico. Mas empurrou um pedaço da banana para os  EUA e Europa. Eles têm muito o que fazer por serem o maior destino da droga. Há na Bolívia cerca de 30 mil hectares de cultivos de coca, sendo metade destinada ao mercado legal. O Serra, agora, para matar o Lula de inveja devia tirar um foto com o Sarney? Com o Renan? Com o Collor?  Sei não. Eu acho melhor o Serra deixar este negócio de vingança de lado.


Os Primórdios do Cinema
(Parte V)
por Morrison



        Os pioneiros ingleses, como James Williamson e George Albert Smith, formaram a chamada escola de Brighton, dedicada ao filme documental e primeira a utilizar rudimentos de montagem. Na França, Charles Pathé criou a primeira grande indústria de filmes; do curta-metragem passou, no grande estúdio construido em Vincennes com seu sócio Ferdinand Zecca, a realizar filmes longos em que substituíram a fantasia pelo realismo. O maior concorrente de Pathé foi Louis Gaumont, que também criou uma produtora e montou uma fábrica de equipamentos cinematográficos. E lançou a primeira mulher cineasta, Alice guy.
        Ainda na França foram feitas as primeiras comédias, e nelas se combinavam personagens divertidos com perseguições.O comediante mais popular da época foi Max Linder, criador de um tipo refinado, elegante e melancólico que antecedeu, de certo modo, o Carlitos de Chaplin.Também ali foram produzidos, antes da Primeira Guerra Mundial(1914-1918) e durante o conflito, os primeiros filmes de aventuras em episódios quinzenais que atraíam o público.Os seriados mais famosos foram Fantômas (1913-1914) e Judex(1917), ambos de Louis Feuillade.A intenção de conquistar platéias mais cultas levou ao Film D'art, teatro filmado com intérpretes da Comédie Française.O marco inicial dessa tendência foi L'assassinat du duc de Guise(1908: O Assassinato do Duque de Guise), episódio histórico encenado com luxo e grandilouqüêcia, mas demasiado estático.


MEU HAI -KAI (14)

Bom prefeito não se zanga.
Pra qualquer hora de aperto
tem um vereador na manga.

Esta publicação é postada todas as quintas e domingos





3 comentários:

Anônimo disse...

É um absurdo como o poder municipal avança/entulha as margens do rio Paraíba e ao mesmo tempo pede para que a população preserve a mata ciliar do rio . Agora tem vereador se preocupando com o que os paulistas querem fazer com as águas que também lhes pertencem . HIPOCRISIA
(morador da rua Onze)

Anônimo disse...

muito bom,amigo!gostei ficou ótima a reportagem sobre itaipuaçu. correspondente em são gonçalo.

Anônimo disse...

o seu jornal eletronico é muito interessante,será que ñ ficaria mais interessante ainda colocando algumas reportagens em video,que tal?
correspondente em são gonçalo-rj