MENINOS, EU VI!
Armando Falcão foi Ministro da Justiça nos anos de chumbo. No seu tempo, a propaganda eleitoral pela TV era feita com o candidato mostrando só o retratinho 3X4 e citando um currículo mínimo - onde fez o curso fundamental, essas coisas. Mais nada. O Lula naquele tempo mostraria só o retratinho. Ia ser gozado. Deus me perdôe. Armando Falcão era danado. Um dia, ele levantou uma espécie de DNA do comunista. Era assim, se o sujeito que passa estiver vestido com um palitó grande demais para ele, com um um jornal velho debaixo do braço e com a barba por fazer - Pode prender que é comunista! Para ele os barbeados, bem vestidos só podiam ser conservadores. Ser conservador era uma condição de asseio. Cumprimentar o povo e correr para lavar as mãos. E o povo não gosta disto. O Vereador Paiva sabe das coisas. Carrega um semblante triste, um mal enjambrado palitó, é até meio curvado pra frente... Acho até que ele leu o livro do ex-ministro. É bom fazer-se de esquerda. Rende votos. E o vereador tem conseguido muito com esta imitação. Tem pobre às pampas votando nele. Conseguiu fazer até fazer do bispo cabo eleitoral. Só que o cara tem seis empregos.
foto da UOLDIFÍCIL DE ACREDITAR
O DNA surgiu também para confirmar suspeições de paternidade. E tem sido usado com grande probabilidade de acerto. Mas há casos que o DNA não resolve, mas que não se pode deixar escapar. Tal se dá, por exemplo, com as obras públicas e seus executores. É preciso de se inventar urgentemente uma maneira de pela obra identificarmos o autor, a paternidade. E vice versa, isto é, conhecendo-se o político sabermos o que fará. Ia ser de colher. Mas, por enquanto, votar é um tiro no escuro. Suponhamos que você estivesse fora do Brasil e voltasse para Volta Redonda. Não hoje, mas que voltasse daqui a uns vinte anos. E alguém o levasse para ver a sede da Defesa Civil boiando lá dentro do rio. Você seria capaz de identificar a obra com o Prefeito Neto? Seria capaz de dizer assim - Tal pai, tal filho? Exclamaria alto e bom som - É a cara do pai? Cuspido e escarrado. Vejamos um outro lado. Se lhe caísse às mãos o folheto, cuja capa é a foto acima, você o identificaria como obra do Prefeito Neto? Responda se a Defesa Civil e o folhetos parecem filhos do mesmo pai. Pra mim, na Prefeitura, sinceramente, há dois prefeitos - o Neto e o Bisneto. E o pior é que o Bisneto também faz obras grandes.
UMA NOVA TERCEIRA IDADE
Dilma Roussef anunciou que se for eleita as pessoas ficarão velhas mais tarde. Alguma pílula de rejuvenescimento? Não! É que a matrona quer aumentar o tempo de contribuição para a aposentadoria. É o tal do bônus demográfico. Ocorre o bônus demográfico quando a população ativa é maior do que a população inativa – jovem, criança e velho. Então, todo mundo vai ter que se tornar velho mais tarde. É o jeito que ela vê. "... a terceira idade está ficando dífícil... A gente vai ter que estender ela um pouco mais pra lá", foi mesmo assim que ela falou na saída do fórum “Brasil – A construção da quinta maior economia do mundo”, seminário promovido pela revista Exame. Eles suspendem idade da aposentadoria, negam aumento a aposentados, tudo para salvar o INSS que corre perigo de quebrar. Se não ele não resiste. Quebra nada! Resiste sim! Ele tem resistido aos roubos, ao Romero Jucá (o fazendeiro do ar e líder do governo no senado), aos desvios, a tantos calotes, inclusive do próprio governo... e, agora, o pobrezinho do aposentado é um ente ameaçador, pode quebrar o INSS.
foto: O GloboSUPLICY : "EU FAÇO DAS TRIPAS CORAÇÃO
O senador Eduardo Suplicy é o nosso Forrest Gump. Nunca vi igual! Numa viagem com o Presidente Lula, estava meio afastado, quando ouviu Lula falar que precisava de um candidato forte para o governo de SP. Suplicy pegou um guardanapo e escreveu - "este candidato sou eu. Tive 48% dos votos para senador". Aí, Marta Suplicy e Lula se entreolharam e falaram uníssono – "Para senador é uma coisa/ para governador é outra coisa". Não lhe deram nenhuma resposta, nem ao menos lhe devolveram o guardanapo. Mas Eduardo Suplicy é Suplicy. Tá pensando o quê? Aí, ele botou o galho dentro. Quase um ano depois, meteu-se a socorrer o náufrago Aloisio Mercandante. A pedidos se tornou seu candidato a vice. Mas sua ex-mulher não gostou, não. É que o Paulinho do PDT, que faz parte da coligação, briga por uma vaga de vice. Vice governador ou suplente de senador. O que caisse na rede era peixe. Mas como a candidatura do Mercadante não sai do primeiro andar, ele cresceu o olho para a suplência de Marta para o Senado, que vai bem nas pesquisas. Mas Marta prefere o Palloci. Então o jeito foi ela dar um pontapé nos fundilhos do Eduardo. E mandar o Paulinho da Força Sindical de volta para o Mercadante. De tantos chutes que ela já deu no bumbum do marido talvez este não seja de todo ruim. Eduardo Suplicy deveria até agradecer a ela. Afinal é da sabedoria popular que não se deve abraçar a afogados.
TÁ SOBRANDO CARNE PRA VOCÊ
Está suspensa a carne bovina do Brasil para os EUA. Pronto! Não vai mais! Lá identificaram naquele produto uma presença de Invermectina acima do permitido; aqui, entenderam tratar-se de pinimba, briguinha porque Lula caiu nos braços Irã. Também há este negócio de o Brasil ficar ameaçando com a elevação das tarifas de importação de produtos americanos. Invermectina é um vermífugo utilizado rotineiramente na criação de bovinos e pode ser extremamente danoso à saúde humana. Mas seu efeito está indo além da conta. O nosso ministro da agricultura sentiu-se com o orgulho ferido e pensou mesmo assim: "Não quer; não queira!" E suspendeu a remessa de futuras cargas. Há temores nos setores privado e do governo que esta atitude "intransigente" dos EUA seja uma retaliação. Erramos uma vez na dose e estamos perto de errar de novo. Estas brigas externas às vezes até une o pessoal interno. Pode ser mesmo que algum desavisado tomado por este sentimento de patriotice se esqueça de que no final da história quem vai comer esta carne estragada é ele mesmo.
NÃO BATE O SINO, GRANDE NEM PEQUENINO...
Uma igreja de Brasília foi proibida de tocar os sinos. Ninguém aguentava mais o barulho que faziam. Um morador encaminhou uma reclamação e pronto. O Instituto Brasilia Ambiental (Ibram) bateu o martelo. Foi até a igreja e autuou a paróquia por infração à Lei Ambiental. A Igreja São Pedro de Alcântara, Quadra 7 , vai ter que silenciar os sinos que estariam tocando acima dos 50 decibéis permitidos para áreas ambientais. O padre Givanildo Santos ainda vai responder ao auto de infração e tentar justificar a importancia dos sinos para a comunidade. O Prefeito Neto de Volta Redonda está mais tranquilo, por enquanto. Mas é bom tomar cuidado. O padre, certamente, já apelou para uma porção de santos, inclusive o patrono da sua igreja, São Pedro - Pedro tu és pedra. Não adiantou. Barulho por barulho o do Prefeito Neto é um barulhão muito maior aqui na Ilha São João. Agora, debita aí na conta do prefeito - flanelinhas nas ruas do bairro, bêbados e drogados transando pelas ruas, tiroteios, estacionamentos nos portões de garagem. É isto aí.
DESCULPA A NOSSA FALHA
No dia 22 de maio, José Serra, afirmou que a Bolívia é cúmplice na entrada de cocaína no Brasil - que de 80 a 90 por cento da cocaína aqui consumida vem da Bolívia. Lula e Morales, Presidente da Bolívia, pensaram que o Serra tava de troça ou delirando. Eleiçoes fazem mesmo isto com os caras. Aí, se abraçaram e comemoraram a bola fora do moço. Lula pediu até para ser fotografado naquele gesto: "Vamos matar o Serra de inveja"! De inveja acho que não seria bem o termo; ficaria melhor "matar de raiva". Mas vai lá. Uma semana depois, Evo Morales, caía do cavalo. Pensou - "Não é que esse danado do Serra tem razão". Sem tirar propriamente o dele da reta, trouxe para a roda os EUA e Europa. Disse mesmo assim - "Não achava que era tão grande o narcotráfico, não achava que o narcotráfico tinha tal poder econômico (...), sinto que se infiltra nos poderes, nas estruturas dos Estados, não só na Bolívia, mas em todo o mundo" Morales que era só elogios para sua política de controle de drogas, agora caía de quatro. Pediu envolvimento dos militares para "nacionalizar" a luta contra o narcotráfico. Mas empurrou um pedaço da banana para os EUA e Europa. Eles têm muito o que fazer por serem o maior destino da droga. Há na Bolívia cerca de 30 mil hectares de cultivos de coca, sendo metade destinada ao mercado legal. O Serra, agora, para matar o Lula de inveja devia tirar um foto com o Sarney? Com o Renan? Com o Collor? Sei não. Eu acho melhor o Serra deixar este negócio de vingança de lado.
Os Primórdios do Cinema
(Parte V)
por Morrison
Os pioneiros ingleses, como James Williamson e George Albert Smith, formaram a chamada escola de Brighton, dedicada ao filme documental e primeira a utilizar rudimentos de montagem. Na França, Charles Pathé criou a primeira grande indústria de filmes; do curta-metragem passou, no grande estúdio construido em Vincennes com seu sócio Ferdinand Zecca, a realizar filmes longos em que substituíram a fantasia pelo realismo. O maior concorrente de Pathé foi Louis Gaumont, que também criou uma produtora e montou uma fábrica de equipamentos cinematográficos. E lançou a primeira mulher cineasta, Alice guy.

MEU HAI -KAI (14)
Bom prefeito não se zanga.
Pra qualquer hora de aperto
tem um vereador na manga.
Esta publicação é postada todas as quintas e domingos
3 comentários:
É um absurdo como o poder municipal avança/entulha as margens do rio Paraíba e ao mesmo tempo pede para que a população preserve a mata ciliar do rio . Agora tem vereador se preocupando com o que os paulistas querem fazer com as águas que também lhes pertencem . HIPOCRISIA
(morador da rua Onze)
muito bom,amigo!gostei ficou ótima a reportagem sobre itaipuaçu. correspondente em são gonçalo.
o seu jornal eletronico é muito interessante,será que ñ ficaria mais interessante ainda colocando algumas reportagens em video,que tal?
correspondente em são gonçalo-rj
Postar um comentário