quinta-feira, 12 de agosto de 2010

RECADO PARA A DILMA





CADÊ O VERDE QUE TAVA AQUI?





Antes, havia aqui muitas,  muitas árvores, sombras para o sol, quando abrasava,  grama e, consequemente, passarinhos. Muitos, muitos, também. Era, portanto, na visão do Prefeito, uma praça morta. Mortinha da Silva. Cabia-lhe, como o comandante mor dessas plagas, soprar-lhe nas ventas o ar da vida. E veio o vendaval arrasador, que arrasta homens, ferramentas, caminhões e sobretudo muito ódio ao verde. Ninguém estrila. Há sempre uma associação de moradores descuidada e uma empreiteira à espera de afagos.  Primeira providência foi a de arrancar as singelas plaquinhas que, em cada canto da praça lhes parecia um mau agouro: "Não pise na grama". Jogaram-nas, longe. Parece até que pisaram nelas. Já devia estar incomodando aquela gente havia algum tempo. No seu lugar, levantaram uma outra muito maior, mais vistosa, mais imponente, mais ao gosto das empreiteiras, mais ao gosto do prefeito. E era pra todo mundo ficar sabendo:  "Revitalização da Praça - 120 dias". E as máquinas pisaram a  grama. Mais do que isso derrubaram as árvores, esburacaram tudo. Levantaram colunas e cimentaram o chão. Haviam marcado a “obra” para 120 dias, mas já se passaram 150 e eles continuam lá empunhando picaretas, enxadas e pás como um fuzil. Estão de quarentena, talvez. Muito atentos, vigiam, quem sabe, algum matinho renitente que ouse dar as caras de novo.

E VIVA O VERDE !



Se, de frente a sua casa, houver uma árvores arrebentando a calçada, e se ajeitando para levantar seu imóvel, você tem duas coisas a fazer: Ficar a favor da sua residência ou do lado da árvore.  Para cortá-la só com autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. São intransigentes defensores do verde. Aí, ela examina tudo, tudinho. Tim-tim-por-tim-tim. E sempre olhando o solicitante como um feroz inimigo do verde.  Mas conversa-vai, conversa-vem,  vão se conhecendo e, se for o caso, autorizam o pedido.   Eles são muito ciosos na defesa do verde. Concedida a autorização, você providencia o corte. Mas não fica só aí, não. Vai ter que colocar uma outra arvorezinha no lugar daquela.  E acompanhar seu crescimento, aguá-la normalmente, correr com as formigas e tal. Você assina o compromisso. Parece até que dia sim, dia não eles passam para ver se a nova arvorezinha está bem tratada. Já o prefeito, não. Chega numa praça, derruba árvores. Arranca ali uma plaquinha que pedia quase por misericórdia: "Não pise na grama". Ele nem a vê; passa impiedosamente por cima dela. Arranca tudo e manda cimentar.  Isto sem contar as touceiras de bambu que ele mandou arrancar para fazer a sede da Defesa Civil.  Depois, mandou arrancar mais para a churrasqueira.  Pra que churrasqueira no local de trabalho? Só se for para espantar as capivaras. E se eu fosse elas fugia  mesmo.


ELEITORADO FEMININO



Em Volta Redonda, há mais eleitores femininos do que masculinos. Tem gente  de olhos postos nisto. E a Associação de Mulheres Beth Lobo, também. É uma força. Candidato pra ganhar esses votos vai ter que passar um batom nas suas propostas. Maria Therezinha, presidente da associação, foi até ao jornal Diário do Vale alertar as incautas:  "... os candidatos que não oferecem – como propostas – políticas voltadas para o público feminino correm na contra-mão de serem eleitos”. Então tá! Deixem para lá as criancinhas, os velhinhos e quantos outros inhos hajam. Farinha pouca meu pirão primeiro. É a Lei de Muricy - Cada um cuida de si. Que forma cruel essa  de ver a sociedade em camadas. A que camada o senhor pertence, por favor? A moça me perguntaria no guichet. Será mesmo bom  leis que protejam as mulheres, leis que protejam os homossexuais, leis que protejam os negros, leis que protejam os idosos, leis que protejam os índios, leis que protejam os obesos...? E como ficarão os magros? Os estrábicos? Os gagos? E os Torcedores do Madureira Futebol Clube? É. Este povo gosta muito de fazer lei.  Uma lei contra a violência bastava. Seria como um imenso guarda chuva e a gente, eu, meu vizinho e o que cata recicláveis no bar, todos ali debaixo do mesmo guarda-chuva.  Eia!  Mais fácil, mais eficaz. É nesse emaranhado de leis que a administração se perde. E leva a gente junto.  Agora mesmo estamos vivendo isto. O governo proibe as palmadas nas criancinhas mas caminha para aprovar o aborto. Brincar fazer leis dá nisso. 

foto: colerica.files.wordpress
A PIRATARIA DO PT


Lembra que o Lula assistiu a "Os dois filhos de Francisco" por uma cópia piratiada? Pois é. Zezé de Camargo e Luciano ficaram vendendo azeite. Lula disse que não sabia e tudo se resolveu. Foi logo no começo do governo dele. Bem no comecinho. Acho até que foi a primeira vez que ele disse - "eu não sabia." Foi sim. Agora, o PT tá pertinho de repetir o Presidente. Exemplos, bons ou ruins, sempre se  copia. É que a Folha de São Paulo já registrou dez prefeituras petistas exibindo "Lula, o Filho do Brasil" em praça pública. Tem lugar aí que pra segurar os espectadores até distribuiu pipocas. O produtor  Luís Carlos Barreto disse que isso ocorria sem sua autorização:se: “É possível que pessoas estejam utilizando cópias do DVD e promovendo exibições. Isso é ilegal, e pode ser caracterizado como pirataria”.  O filme conta a história de Lula até 1980. Não sei porque vieram só até aí. Tinha tanta coisa pra contar -  o mensalão, os aloprados, o dinheiro na cueca... E, depois, o pessoal gosta de filme policial.  Mas acho que não contaram tudo pra criança também poder assistir. Tá certo. A produção torrou 12 milhões de reais. Tudo colaboração de empreiteiras. E rendeu 7 milhões. Agora, sinceramente, se fosse um filme policial... puxa, tinha tudo pra ser... Não ia nem precisar distribuir pipocas. Uma pena...
fonte: A Folha de São Paulo

LULA E O DRIBLE DA VACA



Olha, se demora mais um ano, ninguém ia querer apoio de Lula, não. Está de morro abaixo a popularidade do moço. Até meninos carentes lhe dão o drible da vaca.  Foi assim com Leandro dos Santos de Paula, morador no conjunto Nelson Mandela, em Manguinhos. O menino gravou em vídeo um encontro de 72 segundos com Sérgio Cabral e Lula. Os dois de olhos postos nas estrelas nem viram que eram filmados. O menino reclamou que na área esportiva que eles tinham construído não se podia jogar tênis. Lula passou-lhe uma reprimenda: "Isso é esporte da burguesia, porra". E chegou até a espalmar a mão. Mas aí se lembrou que ele próprio já tinha proibido a palmada. Senão, ah, Leandrinho..  Ainda bem. Fernando Meligeni quase não acreditou quando viu aquela coisa feia no youtube. Deprimente foi o adjetivo que ele encontrou para a declaração do presidente. Aí, foi pro twitter e começou a twittar. Em um dia, 30 mil adesões.  Ele quer que o presidente pessa desculpa aos tenistas. Então, "os burgueses" vencem torneios e eles "correm para sair na foto". Pô, o Lula está exagerando, os ex-tenistas brasileiros Gustavo Kuerten e Jaime Oncins, não vieram de famílias ricas, não. É. E tem outra. Em duas semanas, twittado duas vezes. Cala a boca, Galvão!


NAOMI DE NOVO




Naomi, uma carreira eletrizante do começo ao fim.  Começou aos 15 anos e aos 20 era capa da Elle. Agora que se despede da ribalta sai cheia de manchetes e holofotes. Em 1997, Naomi tonteou o então ditador da Nigéria, Charles Taylor. E, agora, 13 anos depois, é que lhe dá o soco definitivo. Acostumado a sérios entreveros Charles dobrou os joelhos ao ver a moça. Prometeu-lhe, sem mais nem menos, um diamante. E saiu às pressas para arranjá-lo. Se roubou, se matou para consegui-lo não se sabe. Mas, tratando-se de quem é, qualquer suposição é válida. O moço foi capaz de muito mais. Estava acostumado a amputar mãos e pernas dos seus adversários em Serra Leoa, e ainda roubar-lhes o diamante. Foram 10 anos de guerra. Conheceu Naomi Campbell num jantar na casa de Nelson Mandela. Foi lá o encanto; foi lá a promessa. Hoje, 13  anos depois, vai a modelo responder se Charles cumprira o prometido. E quem quer saber não é um Nelson Rubens, uma Sônia Abrão. Nada de fofocas de TV. Quem quer saber é o  Tribunal de Haia. Charles está preso por aquelas tantas crueldades em Serra Leoa. Entretanto, alega que nunca sequer vira um diamante. Nem um. Viu! Não viu! Aí se lembraram da Naomi. Na semana passada, ela foi lá. E da mesma forma que recebera um diamante bruto, deixou uma verdade para ser burilada. Disse apenas,  que, após aquele jantar , recebera a visita de um homem que lhe entregara "umas pedras sujas". O moço falou que era um presente e sumiu. Sumiu. No outro dia, ela as entregou para  Jeremy Ratcliffe, ex-presidente do Fundo Nelson Mandela para Crianças, como doação. A atriz americana Mia Farrow, e Carole White confirmaram que era diamante sim e que fora dado por Taylor. Jeremy Ratcliffe, após o depoimento de Naomi, entregou aquelas mesmas pedras à polícia.  Disse que ficara com as pedras por todos esses 13 anos por não saber o que fazer com elas para proteger a reputação da organização, de Nelson Mandela e da supermodelo. Um fim de carreira em grande estilo.


NOMES DA 7ª ARTE

Por Morrison
SAUL BASS



          Saul Bass nasceu em 8 de maio de 1920, em Nova York. Estudou na Art Student League em Manhattan. Ele começou seu trabalho em Hollywood fazendo anúncios para cinema, até que colaborou com o cineasta Otto Preminger para projetar o cartaz do filme Carmen Jones em 1954. Preminger ficou tão impressionado com o trabalho de Bass que pediu para produzir a sequência de títulos do filme. Bass viu a oportunidade de criar algo mais do que uma simples seqüência, poderia criar algo que, em última instância, melhoraria a experiência do público e contribuiria para o humor e o tema do filme. Ele foi um dos primeiros a perceber o potencial criativo da abertura e encerramento dos créditos de um filme.
         Saul Bass foi revolucionário. Depois de Carmen Jones, suas sequências de créditos e cartazes para filmes de grandes diretores de Hollywood foram marcos, depois dele, o tratamento com o visual e direção de arte dos filmes mudou. Seu trabalho é atemporal e muitas de suas criações persistem até hoje, inclusive identidades visuais desenvolvidas para grandes corporações multinacionais.
          Talvez sua abertura mais conhecida sejam os créditos iniciais em animação de papel recortado de um viciado em heroína — do filme dirigido por Otto Preminger O homem do braço de ouro (1955). Os créditos iniciais de Psicose (1960), de Alfred Hitchcock, são indissociáveis da música tema do filme, composta por Bernard Hermann. Toda a movimentação na tela é casada com a música.
          Alguns designers parecem dominar o mundo silenciosamente, você pode não conhecê-lo, mas certamente conhece seu trabalho. Sua obra pode ser vista na televisão, DVDs, aeroportos, supermercados, revistas, esquinas, toda parte. Sua genialidade está impressa em pôsteres de cinema, créditos de filmes clássicos, logomarcas de empresas multinacionais e postos de gasolina. Morreu em Los Angeles em 25 de Abriu de 1996.













 Meus Hai-Kais


Digo com sinceridade
Que muito há de mentiras
Em cada amor de verdade


Como diz o Datena, me ajuda, aí, ô! Aqui em Niterói choveu por dois dias inteiros, em abril. A gente ainda não estava conformado com a tragédia de Angra dos Reis e ela voltava de novo a atacar os fluminenses. Foi muito triste. Niterói foi foto de capa de muitos jornais.  150 famílias ficaram sem casa e estão em albergues até hoje. No dia até autoridades choraram. Hoje, já puseram um riso na cara e nem se lembram mais da tragédia. Ajuda aí a falar pro povão que eles não cumpriram as promessas. (Humberto Franco - Niterói/RJ)

Está aí seu email, Humberto. Pode crer. Ainda mais com este sobrenome de Franco. Vou até repetir o seu recado: POVÃO, OLHA ESSES CARAS AÍ DE NITERÓI E DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO QUE NÃO CUMPREM PROMESSAS! ESCORRAÇA ELES (Elson) 

Acho muito legal e interessante seus documentários, eu te parabenizo por isso, mas acho que você poderia aproveitar para jogar na mídia agumas tiradas de todos os futuros candidatos, ou até mesmo abrir uma coluna especial para sabermos quem é quem nesta salada de pretendentes a políticos, os famosos vidas fáceis, dinheiro no mole sem fazer nada. Pois a quantidade de candidatos esta imensa e de nomes de pessoas que nunca vimos e outras de safados tentando voltar ou continuar se dando bem. Um abraço e até a próxima... (Sofia Vianne)

É Sofia, a coisa tá feia. Vamos fazer o possível. Tem muitos candidatos e quase todos de cara lavada, mas a ficha... E, pior ainda, já fui visitado até por candidato a candidato. Um abraço. (Elson)


Elson: adoro seus textos; eles trazem a fina, necessária e inteligente ironia dos leitores críticos - e, durante esta semana, dinamizarão a leitura dos que clicarem no meu Na Mira do Leitor. (Doralice Araújo)


É Doralice, a gente se esforça. Que bom ter você como leitora. Agora, pra quem não sabe, dá um pulo lá no Mira do Leitor. Tem um punhado de coisas boas. (Elson)

Caro colunista ...não é somente o seu amigo que fica num estado catatônico com as coisa que acontecem . E acho que nem água com açúcar adianta . Dá até vontade de votar na vaca apesar do "pum". Posso dizer com certeza que na fantoche eu não voto. (Bolivar, Rua11 )


Meu caro Bolivar acho até que a indicação não é das piores. Pelo menos o "pum" da vaca não fede. (Elson)
 

CLASSIFICADOS

INGLÊS, FRANCÊS E ESPANHOL:  Desde o ba, bá. Para iniciantes, conversação, tradução. Tudo com método próprio. Falar com a Profª Fatima, Rua Onze, nº 373 - Jardim Veneza. Tel>: 3346 5080

VENDE-SE UMA CASA - Uma casa no Bairro do Monte Castelo. Duplex com 4 suítes, 2 salas e mais dependências. Tel.: (24) 3350 2209


VENDE-SE : Cama de casal, Sofá de canto e Mesa de centro - tel.: (24) 3346 7447 e (24) 8832 7447

MANICURE, PEDICURE E DEPILAÇÃO: Fale com a Rose. Ligue e marque hora. Atendimento a domicilio e dos bons. Tel.: (24) 9911 4089 ou (24) 8836 3698 - Falar com a Rose

JARDINAGEM: Para serviços de capina, poda de árvores ou jardinagem fale com Oliveira - Tel.: 9971 2869 ou 3337 0792

LAVA JATO: Lava carros externa e internamente. Rua 5, n 113, casa 1. Falar com Vitor Junior, Tel.: (24) 8829 9813

PRO-VI-SOL : Projeto de Vida Solidária - Saúde da Mente. Terças feiras das 14h às 15h e 30min. Nova turma em formação do Primeiro Nível. Sede da Associação de Moradores da Barreira Cravo

ENCONTRO DE LEITURA: Ligado ao Pro-Vi-Sol, segundas feiras, das 19h e 30min às 21h. Sede Associação de Moradores da Barreira Cravo

AULAS DE REFORÇO: Português, Literatura, Inglês, Matemática, Química, desde o Ensino Fundamental. Manhã e Noite. San Remo. Tel.: 3337 3692 e Cel 9911 1378. Professora Luciana.

PIZZA DELIVERY : Pizza R$ 15,90 por unidade. Sabores de Mussarela, Calabreza, Quatro Queijos, Marguerita, Frango com Catupiry. De terça a domingo. Tel.: 3348 6973

BUFFET - Fica pertinho da Barreira Cravo, ali em Niterói. Tem tudo: Decoração com bolas, ornamentação de festas e aluguel de salão. Av.:Sávio Gama, n 159 - Niterói. Volta Redonda. Rio de Janeiro. Tel.: 3346 9409 ou Cel 9219 6590

COMIDA JAPONESA: Não é só feijão, arroz, couve e torresmo que é bom não; comida japonesa também. De terça a domingo de 18h às 23h. Entregamos em domicílio. Experimente. Av.:Sávio Gama, n 159 - Niterói. Volta Redonda. Rio de Janeiro. Tel.: 3346 9409 ou Cel 9219 6590

APARELHAGEM DE SOM: Vende-se - Equalizador Behring, 2 ex alto falantes 15", Rack Oneal, Mesa Som Oneal, Filtro de linha Oneal, amplificador Oneal, Twiter e Driver, 2 Tripé para caixa de som, Microfone Glove, 2 tripé para microfone. Tudo com manual e Nota Fiscal. Cel.: 9947 7509 ou Tel.: 3346 8387

2 comentários:

Doralice Araújo disse...

Prezado Elson: continuo fã dos seus textos. Eles têm alma, tino e tento, preciosas e raras qualidades qualidades em blogueiros. Hoje, no entanto, faço um incisivo convite ao amigo leitor: apareça lá no Na Mira e assuntemos as duas questões que encontrei no panorama educacional da pátria: aumento do gasto com o pré-teste do Enem 2010 e a recompensa de "cinquentão" aos alunos paulistas da escola pública que se apresentarem diante das aulas de reforço em Matemática.

Abraço.

Anônimo disse...

boa noite, eu quero dizer para a canditada Dilma , que ela foi mal qdo disse "que nem Deus faz ela perder" QUERO QUE A SENHORA reflita no que disse pois o nosso Deus e poderoso e se ele quiser voce perde sim . Lembre que todas as pessoas que colocam Deus nessas frases tristes como a sua so fazem PERDER. pEÇA PRA DEUS te iluminar te da sabedoria na hora de falar e diz a DEUS se for da vontade dele voce será ELEITA.

UM ABRAÇO.