segunda-feira, 24 de outubro de 2011

EDIÇÃO DUPLA - QUINTA E DOMINGO

NOSSO DEMÓSTENES
 


Salvador também teve o seu Demóstenes. Era um locutor de rádio. Ganhava a vida anunciando aniversários, casamentos, batizados e enterros.  Ficou muito popular com esta prestação de serviço. Um dia, ele se deu conta desse imenso prestígio e resolveu se candidatar a deputado federal. Mas era somente ele acreditava nessa possibilidade. Houve mesmo quem o procurasse dizendo que deputado federal era muita areia para o caminhãozinho dele. Convenceu-se, enfim, sair para deputado estadual. E começou a falar aqui e ali da sua nova candidatura. De novo, não pegou. Ficou triste, triste... mas não desistiu. Pensou, pensou, pensou e resolveu ser humilde e candidatar-se a vereador. Aí, o povo acreditou que era possivel. Já recebia promessas de votos e sua eleição parecia tão clara que começaram a chamá-lo de vereador antecipadamente. Já nas vésperas da eleição,  veio a notícia – O Tribunal Regional da Bahia negou o registro ao diretório do POT, seu partido. No dia seguinte, a Praça Municipal, no centro de Salvador, amanheceu com uma faixa enorme, bem em frente ao elevador Lacerda: “Demóstenes avisa a seus amigos eleitores que não vai ser candidato a merda nenhuma”. Esta história é do livro Folclore Político de Sebastião Nery. Eu a conto aqui para servir de sugestão para o ex-pedetista, atual peemedebista, Washington Granato.  A história lhe cai bem.

AQUELA TRINDADE


A revolução de 64 não era a nossa; queríamos  outra. Muita gente só pensava naquilo. Houve guerrilhas, houve seqüestros e ainda muita gente que pedia ajuda dos santos. Eu, do meu lado, contribuía, apenas, com a minha fé. Nunca assaltei nenhum banco e nem mesmo o modesto laranjeiro na porta da escola.  E como dizem que a fé remove montanhas acho que foi grande a minha contribuição para o movimento. E saudei com acenos e cravos a chegada da suposta esquerda ao pódio. Estourei uma suposta champagne, as nossas Américas tinham a sua trindade – Fidel, Morales e Chavez. Lula eu não conto, não, por razões óbvias. O negócio dele é outro. Evo Morales foi eleito em 2005 com 53% dos votos contra os 28,59% do segundo colocado, Jorge Quiroga. Hoje, já perdeu mais do que a metade daqueles votos. Hugo Chavez, nos seus 13 anos de governo, nunca tremeu tanto diante das urnas. Revoltas carcerárias, racionamento de energia, violência urbana, caos na saúde pública, desemprego, alto índice de homicídios em Caracas, quase cinco vezes superior a São Paulo é o que se vê, lá.  E o governo de Cuba respira por aparelhos. Já pretende extinguir o minifúndio. Raul Castro extinguiu o Ministério do Açucar. O Estado possui mais de 70% da área cultivável das quais somente a metade é cultivada. Acho que minha fé incansável está de novo removendo a montanha.

DIREITOS HUMANOS AOS PRIMATAS



Jeremy Rickman é professor na Wharton School. O homem é danado na sua luta contra os efeitos danosos da economia global sobre a natureza. Às vezes, até escandaliza. Em junho de 1999, o Escritório de Patentes dos Estados Unidos recusou-lhe a propriedade do híbrido humano e animal que ele requereu. O Departamento que a propriedade de ser humano é proibida pela emenda constitucional nº 13. Portanto, proibia a propriedade de seres meio homem/meio animal, o animal transgênico. Era o que ele pretendia. A transgenia obrigará os EUA e o mundo a redefinirem o que é humano. Sua plataforma é estender até os primatas os direitos humanos. Encontram nesses animais evidências de capacidade e consciência. Afirma que esses animais devem ter os mesmos direitos das crianças. A Nova Zelandia proibiu experimentos com animais. Parece improvável que o consumo de carne seja proibido num futuro próximo. Há, entretanto, toda uma tendência de que seja aumentada a proteção aos animais.

CURIOSIDADES




 
Quando anda, o ser humano movimenta os braços em oposição aos movimentos das pernas – Braço direito e perna esquerda; braço esquerdo e perna direita. Isto atraiu a atenção de cientistas. Num ponto estão todos de acordo – Este movimento facilita a caminhada. Acreditavam, inicialmente, que isto era apenas um resquício evolutivo dos tempos em que andávamos ainda de quatro. Um movimento sem função prática. Mas a universidade de Michigan bem como a Universidade de Tecnologia de Delft na Holanda aprofundaram esses estudos. Construíram um boneco mecânico para se ter uma idéia da dinâmica do balanço dos braços, recrutaram voluntários, fizeram-nos caminhar com os braços presos ao lado do corpo e os fez movimentar braços e pernas em sicronia e verificou-se que o resultado mais eficaz é o movimento que se faz naturalmente.


Simbolo da sociedade
Coruja de Minerva

 
Iluminati (plural do latim illuminatus, aquele que é iluminado) é uma das tantas sociedades secretas do mundo. E há grupos illuminati para todos os gostos – históricos, modernos, reais ou fictícios. Mais comumente o nome é usado para referir-se aos Illuminati de Baviera, fundada em 1 de maio de 1776. Modernamente, o nome é usado para definir suposta organização conspiracional que controlaria os assuntos mundiais secretamente. Alguns teóricos acreditam que os Illumati estão a busca de colocar o mundo sob uma única regência. Modernamente, alguns grupos são chamados de illuminati – Irmãos do Livre Espírito Santo, os Rosacruzes, os Alumbrados, os Iluminés, os Martinistas, o Palladium e os Illuminati de Baviera. Seeus grupos dissidentes são chamados de aquisidores. Procuram vinculá-los à renúncia de Janio Quadros e as mortes de Juscelino, Jango e Lacerda. Os aquisidores, entretanto, não tem atuação reconhecida por nenhum historiador sério.

Nenhum comentário: