sexta-feira, 7 de outubro de 2011

TODO MUNDO ACHA QUE VENCE O NETO



Quando eu soube que o Vereador Jair Nogueira procurava o seu vice para a Prefeitura de Volta Redonda, corri para casa, fechei portas e janelas e falei com a Marlene: “Não atenda telefone!” Podia ser o Jair fazendo o convite. Tá difícil arranjar um vice. Justo por isso, no fim do mes passado, Jair Nogueira chegou alegríssimo em casa. Reuniu a família e disse – “Arrumei um vice!” E botou até ponto de exclamação. Foi uma festa. Até convidaram um vizinho, que já se sentia secretário de governo. Afinal, Jair Nogueira encontrara uma pessoa que acreditava na candidatura dele – Rogério Loureiro (PRB). Mas – como se dizia antigamente – alegria de pobre dura pouco. O PRB, veja como são as coisas, vendo que o grande feito de Rogério Louseiro foi o de levar o Voltaço para a quarta divisão em princípio achou que era pouco. Não era muito, claro. Mas entenderam que pra lutar com o Neto era o bastante. E o Rogério entendeu que era isso mesmo. Chamou o Jair e lhe falou da mudança. Jair ficou triste. Realmente será difícil compor a chapa. Até porque, sinceramente, se o Rogério Lousada pode ser candidato a prefeito, todo mundo pode.




É possível que se passe um século e ainda haja quem se lembre do intrépido procurador Luiz Francisco de Souza. Marcou. Todos os dias ele estava lá no Jornal Nacional entregando mais um. Denunciava dilapidadores do governo. Dava as 18 horas, encerrava-se o expediente e nessa hora santa da Ave Maria ia, ele próprio um ex-seminarista, se debruçar sobre resmas de papel descobrir uma vírgula, um ponto ou mesmo um ministro mal colocado, no governo. E o governo era o FHC. Era a sua especialização. No governo Lula, sua ira sumiu. Era uma espécie de Zezinho da Ética do Planalto. Nas noites de Brasília, os políticos se entupiam de Cadernal imaginando quem seria a bola da vez. Francisco tinha a fúria de um inquisidor. E se pudesse mesmo teria levado todos os seus inquiridos à fogueira como um novo Torquemada. Formou uma legião de fãs. Se ele xingasse  a mãe de um ministro seria aplaudico como num gol.  O Deputado Paulo Ramos babava na gravata diante de tanta coragem desse anjo exterminador, concedeu-lhe, através da ALERJ, um título de benemérito do Estado. Entretanto, as motivações do Francisco eram outras, bem outras. Filiado ao PT até 1998, nunca deixou de ser petista. No governo Lula, sua ira sumiu. Nunca mais se ouviu falar no Francisco. O que se diz é que hoje ele dá um expediente mais curto. Depois das dezoito recolhe-se para casa e convive amistosamente com seus cinco gatos. Gatos? 


  


Na missa de S. Francisco não faltou a voz de animais. Gatos, cachorros com seus miados e chiados acompanhavam o padre na oração. Ao lado deles, também acomodados nos bancos da Paróquia de São Francisco de Assis, em São Paulo, tatus, coelhos ouviam calados. Na hora da bênção, os bichinhos tinham suas patas dianteiras erguidas para os céus. Eram passadas  12 horas de 4 de outubro, dia do protetor dos animais. É assim que se procede há tres anos, naquela  paróquia – uma missa exclusiva para animais. A missa é só para eles. Seus donos assistem também a missa por uma decorrência lógica. Para Djalma Fuck, o pároco local, este ato reflete os ensinamentos de S. Francisco de Assis. Maria deFátima, 57 anos, aposentada declarou: “Trouxe o Tobinho porque ele está om um problema de cholesterol alto. Tenho fé qu;e ele vai se curar”. Para os humanos, 40 bolos de São Francisco estavam à venda. Dentro de alguns havia medalhinhas de São Francisco para proteger os bichinhos.
Ilustração: Imagemdecupabem.br
Não está muito longe da verdade aqueles que afirmam que o fim dos dias está chegando. Coisa incrível de acontecer era a galinha nascer dentes. Agora, sei lá. As bichinhas estão ficando danadas. Já tem galinha fazendo coisas do arco da velha. Em Ilhéus, Sul da Bahia, uma galinha pôs em um único mes, 48 ovos. Isto dá mais do que 1 ovo e meio por dia, A proprietária da galinha não sabe nada que possa contribuir para a pesqusa. A galinha e o galo que ela possue, chegaram ainda pintinhos, na sua casa. Ela os criou com toda atenção. Deram-lhe até nomes – Galo Grampão e a galinha é a Menina Bonita. São os xodós da casa. Já apareceram no jornal O Globo e, não demora muito estarão na televisão.

CURIOSIDADES
Carro a lenha

Durante a Segunda Guerra, com o racionamento da gasoline, adotou-se o carro a lenha. Foi a alternativa encontradas para boa parte de veículos na Europa. Encerrada a Guerra, essa tecnologia foi esquecida. Atualmente, há quem proponha o seu retorno dado que polui menos que a gasolinha e é um combustivel de reposição. O uso do gás produzido pela Madeira já era conhecido desde 1870. Em 1920 foi que o engenheiro Georges Imbert desenvolveu um gerador de gás para uso móvel. os anos 20. Durante a Segunda Guerra grande parte da frota européia circulava com esse tipo de combustível. Havia aproximadamente 3000 postos preparados para esse abastecimento.
Marco Taniguchi
Fontes de pesquisa: Low-techMagazine
Ilustração: http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_GASOGENIO.htm





Há interessantes casos nos registros policiais do Rio de Janeiro, do século XIX. Era uma época em que nesta cidade havia mais escravos do que na Roma Antiga. E esta multidão impunha respeito aos senhores. Em 1872, por exemplo, a escrava Francelina acusada de matar sua proprietária por envenamento foi defendida pelos vizinhos livres, dizendo-a maltratada pela senhora morta. Francelina foi absolvida. No mesmo ano, 20 negros do comerciante de escravos José Moreira Velludo resolveram espancá-lo até a morte. Não queriam ser vendidos para uma fazenda de café e encontraram naquela surra o seu melhor argumento. O comerciante sobreviveu e, dias depois, ainda ferido, foi à delegacia não para denunciar os negros que o haviam surrado, mas para inocentá-los. Naquela época, o escravo era um produto valioso, e o traficante queria livrá-los da cadeia para não perder o dinheiro que investira na compra. Fonte : Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, Leandro Narloch; ilustração Rugendas 

Nenhum comentário: