domingo, 5 de fevereiro de 2012

A CMVR, A PMVR E AS FERIAS DO ZEZINHO DA ÉTICA



Coisa que muito me admira é essa fraterna harmonia que há entre o Executivo e o Legislativo, cá em Volta Redonda. Aqui, pais brigam com filhos, professores com alunos, mulheres com os maridos, cachorros brigam com os donos mas os vereadores não brigam com o prefeito. De jeito nenhum. Eles se completam feito feijão com arroz. O Zezinho da Ética está até engordando... A Câmara Municipal não lhe dá mais nenhum trabalho.  Agora, ele queima as calorias fazendo caminhadas diárias na beira do Rio Paraíba. Por isso, não fiz caso quando o Vereador Jair Nogueira, o Presidente da Câmara, ficou de bico torcido com o Prefeito Neto. Bateu-me, logo, no coração: Essa briga não é pra valer. De um lado, Jair pedia dotação de   R$ 25 795 000,00; do outro, o Prefeito Neto afirmava que não dava mais do que R$ 23 450 000,00. Era a xepa da feira. O mandato da câmara está no final. O Prefeito dava 10% de aumento sobre a dotação passada. E o Zezinho da Ética falou assim: "O Prefeito foi até bonzinho". O Zezinho, é claro, sabia que a briga era de mentirinha. Só se meteu nela por dever de ofício. É tudo uma bobagem. Está havendo confusão, mas é fácil de se explicar. Há pouco tempo tempo o prefeito concedeu um aumento salarial de 50% para os médicos e 10% para os demais. Agora, está tratando os vereadores como funcionários municipais. E dá 10% também. É o costume do cachimbo. Que cidade!




Lá se foi mais um ministro. Qué se vá com as pulgas! Veio se agarrando numas desculpas esfarrapadas até que se esfarraparam de vez e ele caiu. Caiu, não; se jogou. Foi compor o time dos defenestrados. Agora, eles já são sete. Em breve serão oito, nove, dez, onze e ainda haverá ministros para o banco de reservas. Os ainda ministros mal disfarçam as intenções em cortesias despropositadas: "Sai você, primeiro". Mas, de fato, tem que haver ordem na saída. A fila é grande. Pimentel é um deles, embora Carlos Chagas, pai da Ministra Helena Chagas, acha que não. Para ele, Pimentel é gente da Dilma; os que saíram são gente do Lula.  Ainda assim, acho que ninguém se sente garantido, lá. O afterday do Negromonte provocou calafrios. Naquela sexta feira, como em todos finais de semana, o   Regimento da Cavalaria de Guardas repetia o ritual da retirada da bandeira para hasteá-la, novamente, na manhã seguinte. Tudo como dantes. Só que a banda, acompanhava a solenidade tocando  “Ai se eu te pego”, sucesso de Michel Teló. E, dizem que Dilma acompanhava o ritmo batendo o pé no chão.



Mendonça tem o costume de, antes de entrar na cabine indevassável, fazer o  Pai Nosso.  Depois de dado o voto ele pede perdão pelo pecado cometido. Aí, toma o caminho direto para casa, onde vai acompanhar de dedos em cruz a apuração pelo rádio. “É tudo o que eu posso fazer”, pensa com o peito aliviado. A empresa Alaska Airlines adotou procedimento semelhante para o seu marketing. À medida que cada um dos seus passageiros faz o cheking recebe um cartão de orações e uma proclamação de arrependimentos. Mas aqui os efeitos foram o contrário do que se dá com o meu amigo Mendonça. Os passageiros ficavam desequilibrados. Foram muitas as reclamações: emails, twiter, facebook, telefonemas que não houve outro jeito. Acabaram os cartões. Contei esta história para o Mendonça. Ele ficou com pena. Disse que precisava muito desses cartões. É que vem eleição aí e tem muitos eleitores precisando de ajuda.


Um vizinho meu, mal chegava a noite, ia para o quintal e punha-se a olhar o céu. Ficava assim horas esquecido. Eu o acompanhava um pouco. Logo, o pescoço doía e eu ia procurar outros mistérios mais fácil de desvendar.  Meu pai que sabia tudo, me explicou que o homem era um gira, que vivia no mundo da lua. Era um doido, enfim. Aí, por dedução, entendi que  a lua só era acessível para os pancadas. Curiosamente, agora, depois de tantos anos, vem a NASA abrir inscrições para quem quer passar uns tempos em volta da lua. Já se apresentaram 6 300 candidatos a razão de 420 candidatos por vaga. Claro que todo conhecimento vale para o candidato. Mas as experiências pessoais, não são levadas em conta. A Dra. Suely Pinto, por exemplo, há muito tempo vive no mundo da lua, mas a NASA não exige, nem valoriza esse tipo de experiência.  Pelo contrário, um candidato com essas qualificações seria sumariamente eliminado. Todos serão submetidos a testes seríssimos! E, depois, ainda farão um curso de dois anos seguidos. Aí, sim, vão girar em volta da lua, ajudando a construir novas espaçonaves.


CURIOSIDADES 




Em 1549, chegaram ao Brasil os padres jesuítas, padres da Companhia de Jesus. E, com eles, o início de uma disputa com os colonos. Seus interesses eram conflitantes. Os primeiros queriam aumentar o rebanho católico e os colonos pretendiam aumentar a produção colonial. Os jesuítas tinham exclusividade no descimento dos índios. Descer índio era retirá-lo do ambiente natural e abrigá-los em aldeamentos. As outras ordens -  carmelitas, franciscanos, beneditinos - eram voltadas para a contemplação. Em 1570, entretanto,  uma bula papal autorizaria a escravização dos índios pelos colonos nos casos de uma guerra justa. Entendia-se como guerra justa qualquer entrevero originado pelos índios. Em 1639, outra bula papal proibiria, novamente, a escravização dos índios.  Mas este  breve papal foi divulgado antes que o rei o autorizasse. A Câmara Municipal de São Vicente se reuniu e os expulsou todos os jesuítas de lá por  13 anos. Decorridos os quais, eles já estavam bastante enfraquecidas. Em 1755, marques de Pombal, primeiro ministro do rei dom José I de Portugal, declarou todos indígenas brasileiros livres e ordenou a transformação dos aldeamentos religiosos em vilas ou povoados. Os jesuítas viajaram para Portugal para defender seu projeto mas acabaram expulsos também da corte em 1757. Fonte - História Viva, n 100, Ana Lucia do Patriotismo, mestre em  história social na PUC-SP





O morcego peca pela aparência muitas vezes comparada ao vampiro. Associada a isto vem a fama de transmissor da raiva. Entretanto, não é bem assim. São mil as espécies de morcego e somente  tres delas se alimentam de sangue. Ainda assim, o sangue humano não faz parte do seu cardápio. Os morcegos preferem espécies do seu habitat. Quando o seu meio está muito devassado eles fazem opção por animais domésticos. Quanto a transmissão da raiva é verdade da mesma forma que a podem transmitir os cachorros e os gatos. Mesmo assim,  somente os morcegos hematófagos podem fazê-lo. Afastados esses males imaginários, os morcegos atuam com muita eficiência no controle populacional de diversas espécies tai como ratos, mosquitos e pragas de plantação em geral. E, ainda são importantes elementos na polinização das plantas. Embora tão úteis são de uma forma geral mortos  em decorrencia dos nossos preconceitp e ignorância. Fonte site mundoeducacão  por Mariana Araguaia bióloga especialista em Educação ambiental.

Um comentário:

B positivo disse...

foi bom ver o amigo meditando ... abraço de todos da rua ONZE