segunda-feira, 9 de julho de 2012

AQUI, DESTE TERRENO BALDIO




Câmara Municipal, numa segunda feira de trabalho. Plenário e Mesa
vazios



Meu leitor não conhece o Ananás. Mesmo eu que julgo conhecê-lo do topete à unha encravada do pé, quantas vezes me surpreendo. Foi assim, no outro dia. Ele tinha uma idéia supimpa:  A criação de uma sub-Câmara Municipal. Pensava mesmo em vendê-la para um desses tantos candidatos sem plataforma que nos abordam nas ruas: "Vote em mim que eu te dou um rachid". Ananás considerava que com esta iniciativa completava o ciclo Neto. Uma sub-Prefeitura pede uma sub-Câmara Municipal. De fato, o Neto criou aqui  no Retiro uma sub prefeitura. Lá na Praça Sávio Gama, na outra margem do rio está a prefeitura real. Lá, tudo é de verdade: o prefeito, o vice-prefeito, os secretários. Até mesmo os puxa-sacos são reais. De carne, osso e vocação. A sub-prefeitura ficou na margem de cá, num prédio onde o pessoal antes comprava vasos sanitários. Parece Deus escrevendo certo por linhas tortas. Não sei. O que sei é que antes da sub-Prefeitura já haviam fabricado  aqui o sub-cidadão. Esse tal eleitor que grita, grita, grita e não o ouvem. Grita contra as torturantes festas na Ilha São João, contra a infestação de pernilongos, contra as enchentes e nada. A Vila fez um beicinho contra as águas de março e, logo se fez um megaprojeto de contenção das águas. É isso. Nossos bairros também são sub-bairros, um imenso terreno baldio. Pronto. Ananás viu nesta minha contestação um reforço para sua idéia. Pareceu-lhe mesmo uma necessidade. Mostrei-lhe a inviabilidade de uma sub-Câmara Municipal posto que a que está aí já é sub. E, depois, onde é que se vai encontrar uma sub-America Teresa? Um sub-Tigrão? Seria possível se criar um sub-Zézinho da Ética? Aí, o Ananás, encantado que estava com seu projeto, emendou: " gente faz um Zezinho de Pelúcia."

Pastor da Vila Brasilia, um protesto quase
isolado


Parece coisa do outro mundo. Coisa de Deus eu sei que não é. Todo mundo sabe. Mas que esse tal Francisco Tenório (PMN) lá de Arapiraca (AL) tem mais do que apenas votos no seu balaio ninguém duvida. O homem tava no xilindró pagando aí por assassinatos que foram debitados na sua conta. Ficou um ano lá, espiando a vida por uma janela gradeada. Mas, além do rebanho de eleitores, tem também seus relacionamentos. Mexe daqui, mexe dali, saiu da cadeira para responder em liberdade. Trocou a jaula por uma tornozeleira eletrônica que lhe monitora os passos. Mas é invejável o poder de adaptação do ser humano. Com apenas seis meses de uso a tornozeleira não lhe causa nenhum embaraço. Desperta, às vezes, alguma curiosidade nos lugares aonde vai. Sempre tem gente pedindo para ele levantar a perna da calça para ver essa maravilha do sistema prisional brasileiro. Pro Chico é quase uma prótese. Ela serve para completá-lo. Tanto que aguarda um chamado de Brasília. É que a Deputada Federal Célia Roque (PTB) é candidata fortíssima à Prefeitura de Arapiraca. Se ela for eleita, ele Chico Tenório assumirá sua vaga. Ele já está se preparando para a posse. Tem certeza de que sua tornozeleira deslizará sobre os limpíssimos tapetes da Câmara Federal e sob a Bandeira Nacional receberá o afeto que se encerra em nosso peito.


Sirlei Brisida, Vereadora com 1 voto

Mal iniciara a apuração Sirlei Brisida já entregara os pontos. E pôs-se assim a preparar as explicações que daria aos amigos por aquela derrota tão acachapante. E ela tinha absoluta razão. Sirlei, bem contados os votos, no seu nome mesmo só encontrara um - um escasso e humilhante voto. Ainda que esta eleição tenha se dado no pequeníssimo município de Medianeira no Paraná, um voto solitário é triste. Estava na sua cabeça como na cabeça de todo mundo que ela devia mesmo era se dedicar a manicure que era ali que ela se dava bem. Mas aí, vê só no que deu tanta humilhação - seu voto foi multiplicado por uns mil nessas mais de mil arupucas que a vida arma. O vereador Edir Josemar Moreira era do seu partido e se transferiu para o PSDB. Cometeu infidelidade partidária e dançou. Perdeu o mandato. Todos os suplentes entre Josemar e Sirlei foram cassados pelo mesmo motivo. Restou a moça. E assim, Jean Bogoni (PMDB) presidente da Câmara Municipal de Medianeira lhe deu posse. E Sirlei, no seu discurso de posse jurou respeitar seus eleitores.






Antigamente, muito se acreditava que mais depressa se pega um mentiroso do que um coxo. Os mentirosos sabendo disto se cuidaram. Vieram se aperfeiçoando que hoje, esse mundo, quase que se divide em duas partes somente - a dos enganadores e a dos enganados. Mas a ciência quer estreitar esse fosso da compreensão. Um grupo de cientistas da  Universidade de Duke, nos Estados Unidos estuda a questão. A Revista Science publicou o estudo. Essa equipe mapeou todo o cérebro humano, dividindo-o em 55 regiões distintas. e identificaram aquela que é ativada quando se alguém pretende tapear alguém.  É a CTP, Conjunção Temporal Parietal, onde estão concentradas as informações específicas acerca das decisões tomadas contra outro humano. Dr. Huetel, líder da equipe, explica que submeteu um grupo de voluntários a jogos de pôquer. Uma vez contra um humano, outra vez contra o computador.Observaram cuidadosamente o comportamento dos voluntários a cada blefe.  Nas experiências do jogo com computador essa área não foi ativada. Pelo que se viu, os participantes só pretendiam enganar outro humano. Fonte "Revista Isto É"

CURIOSIDADES






Edmundo Barreto Pinto (PTB), eleito em 1946, foi o primeiro deputado brasileiro a ser cassado. Conta Flavio Damm, célebre repórter fotográfico da época, que Barreto Pinto era casado com uma mulher rica e buscava obstinadamente a popularidade, bastante popularidade. Apelou para a mídia. Chamou então David Nasser e Jean Manzon para o trabalho. Pediu-lhes que fizessem uma reportagem que o tornasse conhecido no Brasil inteiro. Combinou o preço e que também processaria os dois caso fosse necessário. O trabalho foi realizado e o seu efeito foi além de todas as expectativas: Projetou Barreto Pinto,  David Nasser,  Jean e Manzon e a Revista O Cruzeiro, que publicara a reportagem. Foi parar na Time Magazine. Esta reportagem levou-lhe também o mandato. Barreto Pinto foi cassado pelo Congresso, num tempo em que o conceito de decoro abrangia muito mais do que o comportamento funcional nas casas legislativas. Ele fora enganado pelo jornalista David Nasser que o convencera a posar de cuecas compondo um estranho figurino com fraque, camisa e gravata. Acredita-se que houve a promessa de que a foto seria publicada só da cintura para cima, mas na redação o trato teria sido descumprido. Fonte "Almanaque do Brasil"




A condição de ter sido descoberto pelos portugueses levou o Brasil a ser comandado por Portugal por largo período da sua História. Mas Portugal também foi comandado pelo Brasil. Duas vezes. Bernardino Machado era brasileiro e se tornou presidente de Portugal. Nascido no Rio de Janeiro, mudou-se para Portugal em 1851, aos 10 anos de idade. Lá,  fez sua formação acadêmica e carreira política. Era formado em Matemática e Filosofia. Foi eleito senador, ocupou diversos cargos no período monárquico. A chegada da proclamação da república portuguesa não o afastou do poder político. Venceu a eleição para a terceira presidência, em 1915. Foi nesse seu mandato que ocorreu a Primeira Guerra Mundial. Voltou a ser eleito nos 30s. Morreu em 1944, dia do aniversário de Salazar, o ditador que o destituira. Fonte "Portal Terra"

Nenhum comentário: