domingo, 21 de março de 2010

O Primeiro Jornal Virtual da Barreira Cravo

Barreira Cravo em Dez Liçoes (Para Iniciantes)

Lição 1



Esta é a entrada do bairro. Não tem errada. Vai indo assim pra Ilha São João, antes da ponte, tem uma montoeira de mato, aí é só dobrar à direita. É o nosso marco. Creio até que já tentaram tirá-lo dali mas tem gente grande que não deixou. Nenhum gari é besta de tirar aquilo dali. É a nossa referência. Nem mesmo a enchente o moveu dali. Há, é claro, outros montes de mato, muitos. Mas este é o primeiro que se vê - Uma espécie assim de Monte Pascoal. A Vereadora Teresa, vira e mexe dá uma passadinha ali. Creio que é só para ver se a montoeira de mato ainda está lá. Quando a gente gosta é claro que a gente cuida, como dizia o cancioneiro popular.

Lição 2


Esta é uma outra montoeira de mato no bairro. Claro que não tem a imponência do primeiro. Mas também não está ali a toa. Tem o seu significado. Assinala o ponto em que o Rio Paraíba tem tres margens. É que, como um promontório, uma língua de barro dividiu o leito do rio em dois. Precisa de dragagem, não precisa de dragagem. Discutem. E assim passam los dias... Quiçás? Quiçás? Quiçás? Eu, sinceramente, se fosse autoridade, aproveitava as poças dágua que ali formam e criava um ranário, aproveitando a mosquitada que ali prolifera.





Lição 3

Outro marco importante do bairro, ponto turístico mesmo. É a árvore que por ser velha, por estar doente ou por qualquer outra razão desabou. A sua irmã-árvore, ao lado, por sabê-la desprotegida a amparou e ampara. Poderia, quem sabe, ter caído em cima de um carro, de uma criança ou da própria Vereadora Teresa. A gente nunca sabe. Não se sabe tampouco até quando a segunda árvore suportará o peso da primeira. Eu sei lá... Acho que a associação de moradores devia promover um bolsão de apostas para ver se alguém acerta o dia que a árvore cairá. 5% do arrecadado fica para consertar a cabeça do vitimado e, caso seja a vereadora, seria 10%. Afinal, se não fosse ela já não haveria o problema.



Notícias da Periferia da Barreira Cravo



São Paulo

Maluf estava sumido. Sumidíssimo. Parecia até estava preso ou que andava disfarçado por aí. Ledo engano. É que os corruptos são tantos e todos precisam de uma oportunidadezinha para aparecer. Assim, veio o mensalão, veio o mensalinho do Severino, o dinheiro na cueca, o dinheiro na meia. Abaixaram o nível. Agora, como cumprisse um círculo, Maluf tem a sua rentrée em grande estilo. É procurado pela Interpol. Tá na lista. Mas, pelo amor de Deus, nada de caçadores de recompensa, nem cartazes de wanted. Nem sei se vai aparecer por aqui algum caçador de recompensas, como nos velhos westerns. Sei lá. Também, não sei pra que esses suspense todo. Podiam prendê-lo logo ali na Câmara Federal. Mas sei lá. Eu acho que eles não fazem isto pra não causar pânico. A Interpol presente na câmara ia dar o que falar e o que pensar. Ia ter gente saltando pela janela. Vai que a pessoa passando lá embaixo fosse gente boa.

Nenhum comentário: