quarta-feira, 24 de março de 2010

O Primeiro Jornal Virtual da Barreira Cravo

Lição 6

Se não fosse a Associação de Moradores, Barreira Cravo não seria o que é. Claro que não! Eta! Pelo tamanho e luxo da sede, logo se vê. Mas também não é só isso. A presidente também é um luxo. É Presidente, é Vereadora e é amiga do Prefeito. Aí, desculpe a periferia, é mole pra nós! Tem gente que vem de longe alugar nossa sede para uma festa de aniversário, de casamento... Aí, já viu, né? Onde tem festa, tem música e há muita confusão de horário. Confunde-se as 10 horas, horário de silêncio. Pensam que barulho só pode depois das 10. O pessoal que mora em volta chia pra danar. Mas vai terminar se acostumando porque as vezes tem festa a semana toda.
Lição 7



Aí está a igreja da Barreira Cravo para ninguém supor que aqui não se reza. Ora já se viu! Só faltava essa! Tem também suas comemorações, almoço, chá, mas tudo, como se dizia antigamente, dentro dos conformes. A igreja também tinha a sua festa, com alto falantes, shows e tudo mais. Mas um dia puseram a mão na consciência e resolveram deixar este incômodo para o Prefeito promover. É bem atrás da igreja que se dá a festa municipal de fim de ano. Com alto falantes, palanques, fogos tudo mais do que duplicado. Com a desvantagem de ainda se ter que ouvir discursos políticos... é triste.

Lição 8

Aí está uma calçada que, bem pensando, é só na Barreira Cravo que tem. Observe que a largura da calçada é quase que o diâmetro do poste. Mas tudo isto tem um propósito. Esta calçada é para a pessoa treinar andar numa perna só. Vai que numa próxima olimpiada qualquer apareça essa modalidade de andar ou correr numa perna só. E, como se não bastasse, plantaram um poste bem no caminho. Aí, pro cara transpô-lo tem que ser bom. Mas caprichando dá. Temos verdadeiros atletas. Tanto que lá adiante colocaram uma placa de velocidade máxima 40km/h. Quem é que tem aí na periferia (Voldac, Niterói, Aero, Aterrado, Parque das ilhas, etc...) uma calçada para se andar com uma perna só? Não leva a mau, não.

Noticias dos Subúrbios



A Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, Subúrbio da Barreira Cravo, comemorou o Dia Mundial da Água, no dia 22 de março, com o plantio de árvores nativas. Dois reparos, o dia mundial da água pode ser 22 de março, mas para nós da região dia da água mesmo ocorrera uma semana antes, com a água atingindo totalmente nossa periferia - Vila Santa Cecília, Conforto, etc. Agora, também, este negócio de plantar árvore do jeito que vai não tá com nada. Enquanto eles plantam umas mudinhas de árvore lá a Defesa Civil (foto acima), aqui, derruba árvores adultas aqui na beira do Rio Paraíba. Quer fazer sua sede dentro dágua, dentro do rio. Cortou árvores e aterra o rio. Quem sabe eles estão querendo conhecer mais de perto o que é uma construção na área de risco? Sei não. Esse pessoal é muito criativo.



A Arte e a Glutonaria






Uma dupla de pesquisadores comparou cuidadosamente as 52 pinturas mais conhecidas sobre a Santa Ceia. Essas pinturas foram realizadas nesses últimos dez séculos. O mundo mudou muito nesses mil anos e a concepção desse ato religioso também. De acordo com a realidade que viviam os artistas. O traço mais forte dessa influência cultural que encontraram nesses trabalhos foi a crescente fartura colocada sobre a mesa santa. De fato, esse tempo que passou foi testemunha de um crescimento dramático na produção e disponibilidade de comida. Só falta agora fazer um Jesus gordo.


Nenhum comentário: