sábado, 1 de janeiro de 2011

MAIS UMA CASCA DE BANANA



Foto Diario do Vale
Volta Redonda. Só se fala no Soró. Primeiro, ele parou a Câmara dos Vereadores, depois os jornais e por fim a cidade.  Ninguém fala na Dilma. Quando se vê alguém lendo o jornal Foco Regional, logo vem a pergunta: "O que que tão falando do Soró?"  Mas eis a pura verdade - Soró me lembrou Gary Cooper. Ele sozinho contra 13. E ganhou. A própria América Teresa confessou -"Nós tivemos um ano muito improdutivo..." Isto é de arrepiar gato de porcelana. Mas os vereadores acharam normal essa história de ano improdutivo.  Até bateram palmas. Agora, essa mesma câmara, nesse estado pós-catatônico, vai julgar o Prefeito Neto. Tudo por conta de o blogueiro Sérgio Boechat ter publicado que o guarda municipal Cláudio dos Santos sendo uma pessoa só recebia mais de um salário. Aí, foi que o Vereador  Junior Granato indagou ao prefeito se era aquilo verdade. O prefeito não só confirmou como disse que havia outros casos desses na prefeitura. Sérgio Boechat leu tudinho, enquadrou daqui e dali e denunciou a irregularidade à essa mesma câmara que o Soró amarrou no toco.

CIRO GOMES NÃO SE EMENDA
Sinceramente, nem parece que o Ciro Gomes tem família. Só pode ter, gente! É muita falta de amor deixar esse homem doente perambular pelo corredor japonês em Brasília. De um lado o PT, do outro o PMDB e toma cascudo. É muita crueldade este abandono... ainda que fosse um cachorro. Alguém tinha de socorrê-lo: "Sai daí, menino! Esses marmanjões vão te arregaçar!" Deus me livre. Pobre Ciro...  Ex-Prefeito de Fortaleza, ex-Governador do Ceará, ex-M|inistro de FHC, ex-Ministro de Lula e atual saco de pancadas de todos. Ciro, hoje, é uma unanimidade. Ele até pensou em ser Presidente da República. Candidatou-se. Mas Lula fez o PSB cuspir a candidatura dele. Ele parece até que ficou sinceramente magoado. Fez beicinho. Xingou o PMDB,  ameaçou abandonar a política, arranjou até um emprego na TV... Mas foi só Lula estalar o dedinho e lá estava ele de novo, protinho pra campanha, sonhando com o osso de um ministério. Dilma ganhou a eleição e pôs-se a cozinhar o galo das nomeações em banho-maria. Cada dia citava um escolhido. E Ciro dando acenos e preparando-se para os abraços. Parece até que fez um terno novo. E passou um dia, passaram dois, tres, quatro... Ciro se torturando com a espera - agora, sou eu! Agora! Agora! Agora!... e a hora não vinha.  Até essa cantora Ana Holanda que só é conhecida mesmo no seio da família teve a sua vez...  Enfim, acabaram-se os dias e acabaram-se as vagas e ele ficou de fora. Você pensa que acabou aí, caro leitor? Muito se engana. Ciro é desses que cai mil vezes na mesma piada. Ele me lembra muito o Edivaldo da CEDAE.

MACACAS BRINCANDO COM BONECA

Durante 14 anos, Richard Wramghan e Sonia Kahlemberg observaram chimpanzés. Esses professores da Universidade de Harvard, como que encantados, anotavam cada movimento, cada olhar dos macacos, estudo, agora publicados na revista Current Biology. Foram descobertas surpreendentes. Machos e fêmeas dos chimpanzés têm comportamentos diferentes conforme o sexo.  Richard e Sônia ofereceram brinquedos humanos a filhotes de chimpanzés. As fêmeas preferiram as bonecas e os machos os caminhõezinhos.

 CURTAS


Foto: O Estado de São Paulo 
François Houtart, padre belga, era um candidato sério ao Nobel da Paz, neste ano. Arauto da Teologia da Libertação, defensor dos Direitos Humanos, por onde passava era saudado por lenços brancos. Mais de 70 países abonavam sua candidatura. Uma voz isolada tombou por terra seu castelo de areia. Era a de uma senhora que o acusava de violação sexual contra o, então, seu irmãozinho de 8 anos de idade. E ele,o padre, assumiu que era mesmo verdade. Lá se foi o prêmino. Perdeu pouco.

***

No próximo concurso para diplomatas brasileiros, haverá cota para afrodescendentes.  A regulamentação deverá ser publicada no Diário Oficial da União, edição de  quarta feira.  No primeiro semestre deste ano os candidatos estarão disputando 26 vagas, dentro do novo regimento.  O concurso se dará em quatro fases. Sobre o número de aprovados na primeira fase será acrescentado mais 10% de classificados. Esta será a cota.  Daí em diante, todos concorrerão em igualdade de condições.

***
Foto Globo.com 
O Brasil tem uma população carcerária de 498 487 pessoas.  Há um déficit de 197 872 vagas, segundo avaliação do Conselho Nacional de Justiça. Por isso, esse amontoado de presos pelos presídios.  Para acomodar todas esse pessoal será preciso construir 396 novas penitenciárias cada uma com 500 vagas. Este número é ainda sofrível porque essa população tem alto índice de crescimento. Nos últimos cinco anos seu crescimento foi de 41,05%.

***


Curiosidades


Vinícius de Moraes não levava jeito para o trabalho burocrático. Ele servia no Itamaraty, mas gostava mesmo era da atividade poética. Teve vários parceiros musicais,  e  tornou-se um  grande nome da MPB ainda nos anos 60. No final daquela década, a repressão militar o atingiu. O Ministro das Relações Exteriores recebeu o  seguinte despacho : "Assunto: Vinicius de Moraes. Demita-se esse vagabundo." Ass. Arthur da Costa e Silva. Vinicius morreu em 1980, cassado do serviço público.  Em 2006 foi reintegrado à carreira diplomática e em junho último recebeu promoção póstuma ao cargo de ministro de primeira classe. (fonte: Revista de História da Biblioteca  Nacional)

A fêmea do mosquito põe aproximadamente 150 ovos de uma só vez. Eles são depositados porções de água como piscinas, tanques ou mesmo em áreas que eventualmente poderá sofrer  um acúmulo de  água (buracos de árvores, sarjetas).  No fim de poucos dias,  sai o mosquito adulto. O macho se nutre da seiva de árvores ou suco de frutos e a fêmea de sangue. Sempre que sofremos uma picada de mosquito foi a fêmea que nos picou.  (fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/mosquito.htm)


 
foto google

É bom dormir depois do almoço. Como se já não bastasse a sonolência que ele nos provoca, agora, é a própria ciência que nos autoriza a sesta.  A Associação Americana para o Avanço da Ciência o confirma, por experiências próprias. Seus pesquisadores não têm nenhuma dúvida de que essa inocente soneca renova  o cérebro. Também Dalva Poyares, coordenadora do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo, segue nessa mesma linha. Ela até acrescenta que o sono depois do almoço é bom também pra disgestão. O repouso do corpo deixa organismo livre para um pleno funcionamento.



No Novo Testamento da Bíblia os nomes mais citados são Deus  1314 vezes; Jesus, 905 vezes; Senhor 718 vezes; Homem, 548 vezes; Cristo, 529 vezes; Pai, 415; Espírito, 379; filho, 375; irmão, 343; palavra, 331; céu, 272; discípulo, 262; fé, 243; mulher,209. As personagens mais citadas são, depois de Cristo, Paulo 158 vezes; Pedro, 154; João, 134; Moisés, 79; Abrahão 73; Pilatos 55 e Maria 54. Veja que  lá não se fala tanto no diabo. (fonte: Pe. Alberto Antoniazzi, Livro da Família)

 As Cruzadas foram expedições guerreiras que, na Idade Média, marcharam rumo à Palestina a fim de libertar a Terra Santa. Sob a legenda “Deus o quer”, reis, príncipes, sultões e Generais célebres lutaram por 175 anos nessa guerra feroz. O papa Urbano II, em 1095, propôs a tomada de Jerusalém. Nasceu a primeira delas. Foram oito ao todo. Somente duas ou três chegaram a Jerusalém. Ricardo I, Ricardo Coração de Leão, liderou uma dessas, a terceira delas. (Fonte: Valmiro Rodrigues Vidal - Curiosidades, Vol. 6)



Nenhum comentário: