segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

NETO É O MEU HARRY POTTER

Beira Rio no Bairro Barreira Cravo
Volta Redonda


Às vezes me aborreço com essa história de os nossos jornais pegarem no pé do Soró. Não dão descanso ao moço. Faça chuva ou sol; trabalhe ou não a América Teresa está lá o nome do Soró nas primeiras páginas com a regularidade de um pêndulo. Pois foi  justo esta minha implicância que me levou perceber que eu também tenho meus personagens fundamentais. Milton Nascimento tem Travessia, Tom tem Garota de Ipanema. o Jornal Local tem o Soró e eu tenho o Prefeito Neto. Neto é o meu Harry Poter. Ele é um personagem vasto. Sou capaz de escrever dezenas de livros sobre ele. Às vezes, chego vê-lo com casaca e cartola de mágico. E já lhes conto duas das suas mágicas fantásticas! Todos se lembram que, após as eleições, ninguém dava um tostão furado pelo Neto. O próprio Deley vendo aqueles mirrados votos no seu nome, olhou-o nos olhos e falou: "Neto, acabamos". E não é que menos de dois meses depois, olha o Neto com 78% na pesquisa popular. Eta mágica! Duvido que o Mister M conheça essa. Agora, tô sabendo que Volta Redonda e Rio Claro foram os dois únicos municípios do Rio de Janeiro que receberam verbas para prevenção de tragédias. E no entanto, a nossa cidade convive com problemas de enchentes há dois meses. E o dinheiro não aparece. É mágico ou não é?

A MORDIDA E O ASSOPRO



Não é só barata que morde e assopra; tem uma turminha lá no Planalto que é danada pra fazer isso. O PMDB é porque tem casca grossa e muita, muita paciência. Se fosse outro não adiantava nem chamar o Battisti, novo aliado do outro lado. O PMDB, não. Ele deixa a poeira abaixar. Abaixou aí lá vem aquela turminha de novo, mexendo com quem não pode. A Coordenação de Relações Públicas da Presidência fez um mimo pro PT. Plantou lá no principal corredor do palácio um painel com os ministros atuais. Quem passava, e passava muita gente, parava, olhava e não acreditava. Relia e saía rindo tampando a boca porque lá é lugar de respeito. É que, naquele painel estavam expostos os currículos mínimos de cada um dos ministros. Da Ana Holanda, Ministra da Agricultura, falavam que era uma cantora e compositora. Se fosse o caso, melhor estaria com a Amy Winehouse. E da Ministra do Meio Ambiente falavam que ela gostava era de flexibilizar as normas ambientais. Mas aí se viu que embora a turminha do PT tenha também seu rabo de palha - as estrepolias de Palloci contra Francenildo que levou a Caixa Econômica a lhe pagar R$ 500 mil de indenização. Mas, nada é para sempre.  O mural colocado de manhã foi retirado as 16h 30min do mesmo dia. Era a assoprada. 
Fonte: jornal Folha de São Paulo

A POLITICA E O PÃO


Brasileiros há que se benzem quando lhe servem o pão ou quando lhe falam de política. No primeiro caso, agradecem aos céus e no segundo caso praguejam e excomungam. Está, portanto, mais do que na hora de resgatarmos o valor do pão nosso de cada dia. Um grupo de pesquisadores da Universidade Havard deu a senha. Reconstruiu o império romano e viu que o seu auge coincidiu com um clima quente e chuvoso. Enquanto imperadores se entupiam de vinho e se vangloriavam com um "nunca antes...", a natureza entrava com o seu braço operário. Alfaces brotavam das paredes e leite jorrava das pedras. Um século e meio depois o imperador era o mesmo. Talvez com uns dez ou cinco assassinatos a mais. Ou a menos. A diferença era pouca. Mas o clima era completamente outro - frio e seco. Foi quando o império ruiu. Farad Diamond, em seu livro "Colapso", 2005, já mostrara que a exploração abusiva da madeira e da pesca conduziram muitas sociedades a crises irrecuperáveis. Agora, novamente, fechando esse raciocínio. Fatores ambientais, mais que políticos, condicionam o desenvolvimento do pais. 
Fonte: revista Época


CURTAS

A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal no cérebro. Ela reduz a pressão arterial, regula a temperatura do corpo, os níveis de glicose  e tem sido explorado para a cura do câncer. O Professor PhD Joshua Gooley, da Escola de Medicina de Harvard tem estudado o impacto da qualidade do sono à produção desse hormônio. Em função disso, desaconselha o reparo do sono em quarto iluminado. O sono não reparador reduz a produção de melatonina. Enfim, dormir com luz acesa é dormir com o inimigo.

Em 16 de fevereiro de 1979, Pierluigi Torregiani tombou mortalmente ferido, na cidade de Milão. Seu filho adotivo, também baleado, ficou paraplégico.  A justiça italiana apurou que Cesare Battisti era o autor dos disparos. Battisti fugiu daqui, fugiu dali e veio parar no Brasil, terra boa e gostosa. O ex-presidente Lula se negou extraditá-lo, no último dia do seu governo, às 17 horas, quando encerrava o expediente. Agora Alberto espera em Dilma o reparo. Em caso contrário recorrerá a corte de Haia (Estado de São Paulo)


CURIOSIDADES
Invenções casuais (2). Contantin Fahlberg não lavou as mãos num certo dia de 1879, quando saía do laboratório. Naquele tempo isto não ere recomendável, sobretudo para um cientista pesquisador. Mas, às vezes, Deus escreve certo por linhas tortas. Foi o qu deu. Falhberg trabalhava em pesquisa de novos usos do alcatrão quando o produto se derramou sobre suas mãos. Naquela noite, já em casa, jantando com a esposa, reclamou que seus salgadinhos estavam doces. Perguntou se havia alguma era uma nova receita. Ela respondeu que não. Daí, se pôs a lamber as mãos, os braços e as roupas e concluiu que aquele sabor vinha do resíduo que lhe caíra nas mãos mais cedo. Quatro anos mais tarde, ele patenteou aquilo como sacarina, que é 300 vezes mais adoçante que o açucar. Hoje, sacarina é usada em produtos de baixa caloria.
Fonte: Revista Newsweek

A partir dos 16 anos, dom Pedro I adquiriu fama de amante insaciável. Os nobres portugueses e ricos brasileiros escondiam as filhas quando o príncipe passava. A primeira da série de incontáveis amantes foi a bailarina francesa Noémi Thierry, com quem ele teve um filho (natimorto), antes que a Corte enviasse a moça de volta a Paris. A grande paixão de sua vida, entretanto, foi Domitila de Castro, a qual o nobre deu o título de marquesa, além de quatro filhos.
Fonte: Almanaque Terra


HINO NACIONAL BRASILEIRO
em francês
Henri  de Lanteuil

Les rives calmes de l'Ypiranga entendirent
l'appel retentissant d'un peuple héroique,
et, dans un éblouissant rayonnement,
le soleil de la Liberté brilla alors
au ciel de la Patrie.

Si le gage de cette égalité
Nous l'avons conquis par la force de nos bras,
Et ton sein, O Liberté,
Notre courage saura braver mort elle-mème.

O Patrie bien-aimée
et idolatrée,
salut! salut!

Brésil! un songe intense, un rayon vivificant d'amour et
d'espérance descend sur terre, car au fond ciel splendide,
souriant et limpede le Croix du Sul resplendit.
Géans de nature! Tu es beau, tu es fort, intrépide colosse
el ton avenir sera le reflet de ta grandeur...

Tu es, Brésil,
Terre adorée entre mille autres,
O Patrie bien-aimée

Des enfant de ce sol tu es la mére aimable
Patrie, bien-aimée,
Brésil!

Eternellement couché en un berceau splendide
au bruit de l'oceán et à la lumiére du ciel infini,
tu rayonnes fulgurant, o Brésil, fleguron de l'Amerique,
Iluminé par le soleil du Nouveau-Monde.

Tes riantes et belles compagnes
Ont plus de fleurs que les champs des plus fertilles,
et plus de vie contiennent tes forêts,
et en ton sein notre vie plus dámour...
O Patrie bien-aimée
et idolatrée,
salut! salut!

Brésil! Qu'il soit le symbôle de l'eternel amour
ce labarum étoilé que tu déploies,
et, que vert-et-jaune de ton pavillon disse:
"Pous l'avenir: La Paz! Pous le passé: La Gloire!"

Tu es, Brésil,
Terre adorée entre mille autres,
O Patrie bien-aimée

Des enfant de ce sol tu es la mére aimable
Patrie, bien-aimée,
Brésil!

Nenhum comentário: