segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ZEZINHO PODERIA SER O MICHEL TEMER DO PC DO B

Zezinho. A foto é antiga, mas ele
continua o mesmo

Volta Redonda. O PCdoB tem tres candidatos a prefeito. É muito pra quem tem apenas uma foice e um martelo.  Um obtuso  pecedobrasilista há de contestar de dedo em riste - "temos mais; temos uma foice, um martelo e dois vereadores". E eu direi que ainda assim é pouco. E esclarecerei - Delei tinha a torcida do fluminense e, no entanto, foi derrotado. O PCdoB, portanto, vai ter que trazer gente de fora. Quem sabe o Zezinho da Ética na Política. Ele podia até dar um bom vice.  O Michel  Temer não foi escolhido vice de Dilma só pelo tamanho da sua garganta, não. Ele tem um bom time. O Zezinho também tem a sua turma, os seus seis patrulheiros. Parece que são cinco, mas deixemos por seis. E, depois, ele é carne-e-unha com o Prefeito. Ele só não entra no Palácio 17 de Julho por uma porta e sai pela outra porque é supersticioso. Cacife ele tem.  Ele é da copa e cozinha, na casa. Se o Neto não o reconhece assim é por ingratidão. Zezinho lhe tem sido muito útil. Faz das tripas coração para agradá-lo. Nossa mãe! E, depois, seria um ótimo intermediário entre a Prefeitura e a CMVR. Ele levaria as mensagens do Prefeito e falaria assim - "Eu quero pra ontem!" Alguém, imediatamente,  ia correr e repor a folhinha arrancada do calendário. Não podiam perder o prazo. O Soró é porque não teve tempo, mas eu soube de fonte limpa, limpíssima, que ele pretendia colocar um detector bem na entrada da casa. Quando o Zezinho passasse por ali ia acender la no painel "Caveirão na área". Mas nem sempre se faz o que se quer. Eu só sei é que se o Neto pagar ao Zezinho metade dos favores que lhe deve, dinheiro não vai faltar para a campanha.


ETA TURMINHA UNIDA


Se há uma coisa que eu bendigo todas as manhãs é essa de os políticos não terem inventado ainda aposentadoria para ex-candidatos. Ex-candidato a presidente, a senador, a deputado, a governador, a prefeito, a vereador e a presidente de associação de moradores, que é o primeiro andar dessa gloriosa carreira. Porque como disse o ex-ministro Roberto Campos, "não adianta a lei ser forte, se a carne é fraca". E isto é a mais pura verdade. A Constituição de 88, por exemplo, proibiu pagamentos de aposentadorias para ex-governadores. Pensa que pararam? Pelo contrário, fez só foi juntar mais gente querendo também.  Na luz do dia, são pouquíssimos os políticos que aprovam essa generosidade. À noite, porém - como dizia minha mãe - "todos os gatos são pardos". Agora, 22 anos depois, o  jornal Estado de São Paulo quis medir o tamanho dessa fila de beneficiados, mas só 11 estados colaboraram. Minas Gerais fez, às pressas, uma lei proibindo a divulgação desses dados.  Aécio Neves, Itamar Franco, Jader Barbalho, Agripino Maia, Jaime Lerner, Olívio Dutra, Álvaro Dias, Roseane Sarney, Pedro Simon, Jorge Viana, Pedro Pedrossian fazem parte dessa fila. E há os casos mais escabrosos. Pedro Pedrossian entra na fila duas vezes porque  governou dois estados. Pedro Simon recebe como ex-governador e senador. Orlando Pessuti recebe porque governou o Paraná por nove meses. Humberto Bosaipo porque governou o Mato Grosso por 10 dias. Uns ganham mais, outros ganham menos. Não importa. Todos eles rasgam na sombra a constituição que juram ao sol.

BEIJO PARALISANTE


Há beijos que verdadeiramente ficam cravados na nossa lembrança. Burt Lancaster e Deborah Kerr trocaram um beijo desses em A Um Passo da Eternidade. Lá se foi o Burt, lá se foi a Deborah, mas o beijo continua gravado na memória até daqueles que não o viram o filme. Atores de novela faziam seu laboratório vendo aquela mesma cena duzentas, trezentas vezes por dia, sem conseguir repeti-la. Hoje, o beijo foi destituído dos seus encantos. Há pessoas que se beijam olhando para o lado, para o outro. O beijo hoje virou saudação social - corresponde ao OLÁ.  Mas eis que o Dr. Teddy Wu da Nova Zelândia vem nos dizer que atendeu uma mulher de 44 anos de idade, vítima de um beijo estonteante. Um beijo único porque hoje, com tanto cigarro, com tanto sedentarismo, ninguém mais tem fôlego assim. A moça assistia TV e o namorado veio e sapecou-lhe um beijo no pescoço e sugou com tanta força que pareceu ter-lhe tirado a metade da alma. Ela não conseguia mais mexer com a metade do corpo, que deixou-se ficar como que encantada à disposição do predador. Não sei se do lado esquerdo ou direito. Mas isto não importa. O que importa é que ela foi levada às pressas ao Hospital Christchurch e  constatou-se uma pequena incisão pertinho de uma artéria. O trauma físico teria lesionado o vaso e formado um coágulo que lhe invadiu o coração, causando-lhe um derrame  que lhe impediu  os movimentos. Movimentos que foram restaurados com anticoagulantes. Agora, não sei se ela vai considerar o beijo uma contra-indicação para a vida. 



CURTAS
Querem porque querem premiar o filme  Lula, o Filho do Brasil. Agora, tentaram empurrá-lo como candidato ao Oscar. Não deu. Foi desclassificado. Nesses casos, há sempre alguém inventado histórias. Já estão caçando que movimentos políticos teriam provocado esse péssimo resultado para o filme. Na verdade, o filme teve baixíssima bilheteria. Isto já devia ser um sinal definitivo. Promoveram até sessões gratuitas. Quem assistisse o filme ganhava um saco de pipoca. E, no entanto, parece que só a Glória Pires e Orlando Drumond assistiram o filme.  Pode ser até que tenha havido alguma razão política, mas já deviam se dar por satisfeitos pela baixa bilheteria. 


Pedro Abramoyay, ex-secretário
Evidentemente, governo tem que ter unidade. Não é qualquer um sair dizendo o que lhe dá na telha. O Secretário Nacional de Política sobre Drogas, Pedro Abramoyay,  defendeu o fim da prisão para pequenos traficantes. Isto é, se o traficante não pretender ficar rico, se vender somente para ganhar uns trocados, levar a namorado para comer um pastel com caldo de cana, coisas assim, então não deve ser predo. No dia seguinte, o ministro da justiça José Eduardo Cardoso estava vendendo azeite.  Duas semanas depois levaria o pontapé certeiro. Parece até que o José Eduardo ficou treinando o tempo todo.  Sexta feira, o próprio ministro confirmaria a sua saída.


 
Foi descoberta uma vinícola de seis mil anos. Arqueólogos que exploravam uma caverna em montanhas da Armênia encontraram essa bem estruturada fábrica de vinhos - Um tonel para prensar uvas, jarros de fermentação e até um cálice foram encontrados. Para Gregory Areshian, Universidade de Califórnia, este é o exemplo mais antigo que se conhece. A descoberta foi anunciada pela National Geographic,  e  publicada no Journal of Archaeological Science. 


CURIOSIDADES

 Porto das Galinhas. A praia de Porto das Galinhas fica em Pernambuco e no sonho de muitos brasileiros. Por seu cenário afrodisíaco é um dos pontos favoritos para o turismo. Este local já se chamou Porto Rico até o Sec. XIX. Entretanto, um fato novo ia mudar seu nome primitivo para este com que ela é conhecida, hoje. É que com a proibição do tráfego negreiro os comerciantes de escravos tiveram que mudar sua estratégia para não verem prejudicados seus negócios. Assim, passaram a condicionar os negros em carregamentos de galinha d'angola.  O anúncio de novas levas de escravos era feito com a senha "tem galinha nova no porto". Este comércio acabou mas a praia ainda guarda o nome - Porto das Galinhas. Fonrte : Guia dos Curiosos


Frank Epperson e sua neta
  Invenções Casuais (4) Todas as crianças são muito agradecidas a Frank Epperson, mesmo se ele ou ela não o conheça. Em 1905, Epperson era um simples menino de 11 anos de idade, quando acidentalmente  deixou uma preparação de refresco com um palito na varanda da sua casa em São Francisco. Aconteceu de fazer muito frio naquela noite, e quando o menino encontrou seu copo no dia seguinte, o liquido tinha congelado com o palito mergulhado nele. Ele não teve a menor idéia do que fazer com aquilo naquele momento. Duas décadas depois ele patenteou sua descoberta com o nome de “frozen ice on stick” e o chamou de Eppsicle, mas o trocou por Popsicle porque as crianças acharam melhor. Poucos anos depois ele vendeu sua invenção para Joe Lowe Co. in New York. Popsicle terminou nas mãos de Unilever’s Good Humor que oferece 30 sabores diferentes, hoje em dia.


O Guaraná. Diz-se que o guaraná (planta) foi encontrado pelo naturalista Martius, em 1826, no vale do Amazonas embora outros autores atribuem essa descoberta a Humbolt e Bonpland no Orinoco, em 1821. As maiores plantações naturais foram encontradas entre os rios Tapajós e Madeira. Essa planta já era conhecida pelos índios e preparavam com ela uma massa pastosa.
Fonte: (Valmiro Rodrigues Vidal - Curiosidades Vol. 7)

Nenhum comentário: