terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Volta Redonda - Muitas Festas e Pouca Água


Briga por água em Volta Redonda
Volta Redonda. O Eng. Paulo César, diretor administrativo do SAAE-VR, é um grande produtor - produz tristezas e alegrias. Foi ele quem produziu a Festa Julina e a Cidade dos Sonhos. Uma mágica! Mas foi ele também o produtor da falta de água na cidade, em pleno e escaldante verão. Foi sério! Soube, de fonte limpa, que até sugeriram para o Prefeito Neto : "Tira esse cara do SAAE, Prefeito! Ele está queimando o seu filme." E o Neto assustado como um menino: "Não posso. É ele quem faz minhas festas." E, honra seja feita, valor dá-se a quem tem - Em Volta Redonda pode estar faltando água, mas, por outro lado, está sobrando festa. E tudo, tudo, tudo obra desse polivalente diretor, Paulo César. Ele é o dois em um da Prefeitura. Algo me diz que aquela montoeira de gente se socorrendo nas pipas dágua com chaleiras, panelas, garrafas pet, canecas até o inspiraram. E que, quando sozinho na sua sala, tamborila na mesa e  assovia "Lata dágua na cabeça, lá vai Maria, lá vai Maria..." Claro que ele não ele não é nenhuma  Maria Antonieta, a gilhotinada. Quando lhe falaram que o povo estava revoltado porque não havia pão, ela respondeu - Por que eles não comem brioches? Não. Nosso Paulo jamais daria uma resposta assim. Quando o povo reclama falta dágua ele não pergunta : "Por que não bebem água mineral?" Paulo dá uma resposta técnica. Diz que não tem água na torneira porque tem chovido muito.
Ilustração: Foto blog RonaldoAlves

DILMA COMO HERDEIRA (Parte II)

Foto: portalcapitao.com.br
A ONU entrou no Haiti, mas deixou os bons modos lá fora. Foi entrando. Invadiu um dos seus maiores bairros prendeu, feriu e matou. Como se dizia, antigamente, impôs respeito. Depois de uma dessas, ninguém mais iria  se fazer de besta. O que teria feito o Haiti merecer tantos pontapés? Nada. Ele não está em guerra civil, ele não ameaça nenhuma fronteira. Seu mal é justamente amar a liberdade. Foi o primeiro país do mundo a abolir a escravidão. E, agora, em 2004 elegera Jean Bertrand Aristide seu presidente. Um presidente bem a sua cara. Não era bem o vizinho que os esteites aprovavam. E, aí, veio o golpe correndo com o Aristide dali. Seus correligionários que pagaram pra ver estão presos ou mortos. Ricardo Seintenfus, representante da OEA, nessa missão, não se cansou de alertar a ONU sobre esse comportamento inconveniente. Falou e repetiu duas vezes. Até que foi exonerado sem o olho no olho. Foi exonerado pelo fio do telefone. Que não deixou de ser novamente um ato de violência. Agora, ele volta para o Brasil, sua terra, para viver sua vida academica na universidade em que trabalha. Não sei se será recebido pela Dilma Rousseff 

A FESTA DO SUDÃO DO SUL


Quem passasse pelo Sudão no dia 7, havia de pensar que era carnaval. Uma multidão cantava, dançava agradecida. Até quem não era de dançar arriscava uns passos. Tudo pelo referendo que viria daí a dois dias. Iam separar-se do Sudão do Norte pelo voto. Cansados dos 40 anos de guerra, dos 2 milhões de mortos e dos mais de meio milhão de feridos, fugidos e desabrigados, em 2005 combinaram de decidir pelo voto. Pousaram sorrindo para as fotografias e se abraçaram fraternalmente. Mas, como o diziam os mais  velhos, prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Omar al-Bashin não é flor que se cheire. Só por uma breve incursão em Danfur deixou 500 mil mortos. É ele quem manda no Sudão, de Norte a Sul. Censurou a imprensa, fechou o parlamento. A coisa agora é com ele. Na outra ponta do cabo-de-guerra, o Sudão do Sul, um lugar pobre que dorme sobre uma jazida petrolífera. Mesmo se tornando independente, não deixará logo de correr o pires à caridade alheia. Falta luz, somente uma das suas cidades tem ruas pavimentadas...  Ainda assim, nos últimos meses, começaram a retornar milhares de refugiados da guerra tornam ao  país . Muitos outros ainda virão. O aumento da população poderá fragilizar o pais, sem contar que o Sudão do Norte pode não aceitar esse resultado e começar tudo de novo.

NUS PELO EVANGELHO

Grupo católico que reproduziu
a Paixão de Cristo com nus
Em San Joan, Espanha, um grupo de católicos catecistas entendeu que a nudez e a catequese podem ser tão palatáveis como queijo com goiabada. Pensaram em vender suas fotos pelados e arrecadar algum dinheirinho para a obra religiosa. E, como um Walter Hugo Khouri fizeram uma reedição moderníssima da Via Sacra de Nosso Senhor. Fizeram um paralelo entre as suas doze estações e os doze meses do ano. E fizeram um calendário. Todos nus - moças e rapazes - em cada uma da dúzia de fotos. Mas não contavam tanto com o sucesso. Venderam todos os calendários rapidinho. Havia muito marmanjão querendo ver a cara das santas e santos. A arrecadação foi de 1500 euros. Da qual uma parte foi destinada ao trabalho religioso a outra foi para confecção de novas cópias do calendário. A procura é grande. Afinal, a cidade tem 20 000 habitantes. O bispo Jesus Murgui de Maiorca ficou escandalizado. Disse que o o grupo banalizara a  Páscoa. Mas não consta que ele tenha proibido novas edições do calendário. Já o prefeito de Sant Joan, Joan Magro, defendeu a idéia do calendário e elogiou as fotos. Mas também nada consta de que ele tenha empenhado alguma verba em favor de novas fotos.

CURTAS

Autoridades e população de Quito, Equador, deram-se os braços. Vão limpar as calçadas e pavimentos do seu centro histórico, classificado pela Unesco como  patrimônio da humanidade. Para deixar tudo limpinho mesmo vão ter que remover 200 mil chicletes ali grudados. Uma densidade de dez chicletes por metro quadrado. Será um trabalho com máquinas de alta pressão por 4 meses direto. Concluído o serviço, quem for surpreendido jogando uma goma no chão sofrerá uma multa de US$ 24. (Fonte: História Viva)


Pesquisadores dos EUA derrubam a teoria de que o homem de neandertal era apenas carnívoros. Restos encontrados nos seus dentes em fósseis indicam que eles comiam também vegetais e comidas cozidas. Uma alimentação muito mais sofisticada do sempre se supunham para eles.  Este foi o primeiro estudo a afirmar que a alimentação do homem de neandertal não estava restrita a alimentação com carne crua. Tanto tempo cozinhando e tem gente que não aprendeu até hoje.


Deputado da região declararam que vão trabalhar. É. Mas feito como disse a Vereadora América Teresa (PMDB-VR), tem ano que é improdutivo. Veja o deputado federal Carlos Mannato (PDT-ES). Bem que trabalhou, mas jogaram seus projetos todinhos no lixo. Em um deles estabelecia a obrigatoriedade de que para cada casal que se formasse, cada conjuge estaria obrigado a plantar uma árvore. Outro, para cada casal que se separasse, cada uma das partes estaria obrigada a plantar uma árvore. Mais um, produtos para higiene bucal só deveriam ser vendidos com receita médica. As vezes, é melhor quando não trabalham.

CURIOSIDADES

Os Arcos da Lapa são como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, ponto de atração na cidade do Rio de Janeiro. O aqueduto da Carioca, seu antigo nome, foi construído em 1723 para levar água do Rio Carioca até o Largo da Carioca.  Em 1896, os 42 arcos do monumento de 17,6m de altura e 270m de extensão deixaram de transportar água e passaram a servir de via de acesso de bondes para o Morro de Santa Teresa. Função que desempenham até hoje. (Fonte : Historia Viva)


Inquisição eram tribunais criados para investigar e punir hereges, os que professavam contra a fé católica. Teve sua origem na França no Século XII, 1183, quando o Concílio de Verona decidiu lutar contra os inimigos da igreja. O Santo Ofício foi o mais célebre tribunal da Inquisição. Foi criado em 1233 pelo Papa Gregório IX. Tornou-se o mais forte na Itália e Espanha. Queimavam-se os culpados em grandes fogueiras. E para que não vissem a morte cobriam-lhe a cabeça com carapuça de papel. A inquisição espanhola foi estabelecida em 1478 por Fernando e Isabel . Em 1808, Napoleão Bonaparte a extinguiu, mas foi de novo restabelecida em 1814 sendo definitivamente encerrada em 1823. (Valmiro Rodrigues Vidal, Curiosidades Vol. 6)



 D. Pedro II e  Luisa Portugal e Barros, condessa de Barral, tiveram mais que uma amizade. Ela fora trazida da França para servir de dama de companhia para suas filhas. Eles se tornaram mais do que afeiçoados. Ficavam horas perdidas conversando sobre tudo -  livros, idéias, artes e até criação das filhas. Muitas vezes, o imperador lhe dava delicadas pisadelas como prova de carinho. A princesa, sua filha Leopoldina com apenas dez anos, foi quem o entregou à mãe:  "Mamãe, por é que, durante as lições, papai pisa no pé da condessa?" (Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional)

Nenhum comentário: