quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

ENQUANTO ISTO, EM VOLTA REDONDA

DOS IMPRODUTIVOS E DOS MUITO IMPRODUTIVOS


Volta Redonda. Tem gente que fala, e com alguma justiça, que a vereadora América Tereza devia entrar para o Guiness Book. Ficar um ano sem trabalhar e recebendo os devidos - ou indevidos - proventos não é para qualquer amador, não. Mas ela foi mais longe. Além de ficar um ano inteirinho sem trabalhar ainda o confessou sincera e corajosamente. Olha que uma confissão dessas não é comum nem na extrema unção. Mas, ao contrário do que se pode pensar, a América Teresa é modesta.  Não faz isto por orgulho. Tanto que dividiu sua honra com os colegas. Na última sessão da câmara municipal ela falou : "Este ano nós tivemos um ano muito improdutivo". E, num gesto com a mão espalmada para cima envolveu toda a câmara.  O leitor sagaz há de pensar que bastava falar improdutivo que já estava de bom tamanho. Mas ela colocou o muito - muito improdutivo. Quereria ela dizer que 2010 mais improdutivo do que os outros anos? Não sei. Vi que os demais vereadores vibraram. Houve um mesmo que se a levantou e gritou: "É isso aí!" E foram muitos abraços, muitas palmas e um homem do povo falava: "A gente devia ter mais vereadores assim." Aí, eu vim para casa pensando nessas sutilezas da linguagem. Improdutivo e muito improdutivo. Por exemplo, como chamar o prefeito? Fui lá na Barreira Cravo e fotografei a Praça Sansoni. O prefeito a revitalizou e deixou um toloço no meio da rua. Será ele produtivo ou muito improdutivo? 

SEU QUIQUITO PARA MINISTRO


Seu Quiquito devia de ser ministro. Não precisa de pesquisas, não precisa de passaporte do Itamaraty, nem de jatinho. Foi ele quem primeiro me falou: "Olha, essa tal de bolsa família tá criando muito vagabundo". Quiquito não é candidato a nada, então pode falar o que sente. Ele tem um pedacinho de terra lá em Vargem Alegre, onde planta umas bananas. Traz um bocado delas e distribui com os vizinhos. O resto ele distribui por lá mesmo. Naqueles dias, ele precisou fazer uma capina. Quis contratar alguém mas não encontrou viva alma, querendo encarar o trampo. Alguns lhe deram a mesma satisfação:  "Enquanto tiver essa bênção da bolsa família eu não trabalho, não". Seu Quiquito com a sua cultura formada nas leituras em quadrinhos falou logo - "O trabalho é a kriptonita deles."  Fiz o meu teste. Levava anúncios falsos de empregos aos beneficiários e eles fugiam como o diabo foge da cruz. E os anúncios eram falsos. Imagina se fossem empregos verdadeiros. Há outros Quiquitos por aí e essa observação veio se espalhando. Agora, o Ministério de Desenvolvimento Social também o sabe. Mandou o IPEA fazer uma pesquisa e não deu outra. O  instituto descobriu que esse beneficiário é o que menos fica no emprego, quando o arranja. E, se demitido, é o que demora mais tempo para se empregar de novo. Agora, vem aí o PAC da pobreza que pretende incluir esse pessoal no mercado de trabalho e, claro, na medida em que forem incluídos a devolução de seus seus cartões. São mais de 20% os incluídos nesse sistema. Isto quer dizer que entre cada cinco pessoas uma tem esse cartão.

A RESSUSCITAÇÃO DO MAMUTE




Japonês é surpreendente. Na mão deles, uma coisinha assim vira um negoção assim.  Eu explico. Pega esse negócio aí de descongelamento global. Pra muita gente ela só serve pra discursos. Outros há que recolhem ali material para museus. É que, não raro, se econtram ali escondidos  restos preciosos até de animais extintos. Pegam então essas peças, limpam e condicionam direitinho, colocam uma etiqueta e as levam para exposição.  Agora, foi bem diferente. Um grupo de pesquisadores japoneses, russos e americanos se juntaram nessa mesma tarefa de esgaravatar o gelo.  E foi assim que chegaram aonde chegaram. Foi surpreendente! Os japoneses até abriram os olhos.  Todo mundo sabe que eles não fazem isto a toa. Ali, diante deles um mamute. Doze mil anos haviam de ter passado e o corpo ali como se fosse de uma morte de véspera. Inteirinho, conservadinho. Era muito coisa para apenas se etiquetar e expor à curiosidade de turistas ou para diversão de meninos de escola.  Puseram-se, então, a maquinar o que fazer com aquilo que o acaso lhes pusera no colo. E decidiram ressuscitá-lo. O bom estado de preservação do material lhes permite esse vôo.  E partiram pra isso. É o que garante o jornal "Yomiuri Shimbun". A idéia é gerar um filhote de mamute por meio de clonagem. Daqui a seis anos poderemos estar enxergando a 12 mil anos atrás.
FOTO: Jornal A Folha de São Paulo

CURTAS



Hugo Chávez tomou uma suposta homenagem como um verdeiro insulto. Não gostou nada, nada de ver Chepe Fortuna, a novela colombiana que a TV particular importou. Dentre todos os personagens dois lhe chamaram a atenção. Uma secretária chamada Venezuela que é piradinha da cabeça e o seu cãozinho chamado Huguito. Um dia, Huguito sai pela rua a virar latas e furar sacos de lixo e perde o caminho da volta. Venezuela, sua proprietária, fica desconsalada. "O que terá havido com o Huguito?" Aí, vem uma amiga dela e a conforta. "Não fique presa ao Huguito. Isto não é bom. Um dia você haverá de se libertar". Fonte o Estado de São Paulo


O Poder Executivo brasileiro possui um número exagerado de cargos de livre nomeação. São 22 mil, cerca do dobro dos existentes, nos EUA.  O número de ministros aumenta, governo a governo. De Fernando Collor para cá saltou de 15 para 37 ministros. Não há critérios transparentes para essas nomeações. Essas vagas são preenchidas pelo compadrismo. Para agravar a situação Lula aprovou  nos últimos dias do seu governo uma ampliação do número de cargos em conselhos de administração de empresas estatais. Despesas com esses pagamentos dá cerca de 9 milhões anuais. Fora as passagens e alimentação.

A revista científica International Journal of Comparative Psychology publicou um excelente estudo no Centro de Pesquisa de Golfinhos no Arquipélago Florida Keys.  O golfinho Tanner é capaz de repetir todo o comportamento  de outro golfinho, mesmo com venda dos olhos.  Foram 31 comportamentos diferentes. Os pesquisadores não sabem se Tanner imitou o outro reconhecendo o som ou por ecolocalização semelhante ao usado pelos morcegos.



CURIOSIDADES

Descobertas Casuais (3). Algumas vezes, na busca de resultados científicos, cientistas se tornam famosos por razões inteiramente empíricas. Com o químico inglês, William Perkin, foi assim. Seu grande sonho era encontrar a cura para a malária. Em 1856, trabalhava com quinina artificial quando seu experimento produziu um barro escuro. Ele ficou desapontado com o resultado, mas não o desprezou. Perkin observou cuidadosamente a cor obtida. Era uma tonalidade de púrpura - lilás -, a cor da moda, naquele momento. Conseguiu, enfim, isolar o composto que produzira aquela cor. Dentro de um ano, Perkin patenteou sua tintura, a primeira obtida em laboratório e abriu uma indústria para produzi-la.




Antonio Conselheiro. O escalpelo ou a decapitação eram procedimentos comuns para comprovarem a vitória sobre um adversário. Foi assim com Lampeão - Antonio Virgulino Ferreira - rei do cangaço, foi assim com Antonio Conselheiro, líder de Canudos. Entretanto, ao contrário do que se diz, Antônio Conselheiro  não morreu pore ferimentos recebidos na confrontação com o exército. A causa da sua morte teria sido uma prosaica diarréia que o desidratou antes do massacre final. Aí, sim, decapitaram seu cadáver para levar a cabeça como troféu.
fonte: Almanaque Terra




HINO NACIONAL BRASILEIRO
German Berdiales (Versão Argentina)

Ipiranga escuchó em su margen plácida
de un pueblo heroico el grito retumbante,
y el sol de Liberdad, com rayo fulgido,
brilló en el cielo patrio en ese instante.

Si el favor de esa igualdad
conseguimos conquistar con brazo fuerte,
en tu seno, oh! Liberdd!
desafian nuestras pechos e la muerte

Oh, patria amada
idolatrada,
salve, salve!

Brasil, un sueño intenso, un rayo vivido
de amor y de esperança a tierra llega,
cuando en tu hermoso cielo, dulce y limpido,
la imagem del Crucero se despliega.

Eres gigante por naturalez,
bello, robusto, impavido colosso
y tu futuro copia esa grandeza

Tierra adorada
entre otras mil
eres, Brasil!
Oh, Patria amada!
Brasil!

Tenido eternamente en cuna esplendida,
al son del mar bajo el azul profundo,
fulguras, oh Brasil, florón de America!
Ilumindo, al sol del Nuevo Mundo.

A la tierra más garrida
tu risueño, lindo campo gana en flores;
tiene el bosque en ti más vida,
en tu seno nuestra vida más amores.

Oh, patria amada
idolatrada,
salve, salve!

Brasil, de amor eterno sea simbolo
al labaro que ostentas estrellado,
y diga verde lauro de esta flamula:
- Paz el futuro y gloria en el passado.

Mas, si alzas la guerrera plea fuerte,
veras que no deserta un hijo tuyo,
ni teme, quien te adora, ir a la muerte.

Tierra adorada,
entre otras mil
eras, Brasil,
Oh, Patria amada!
Eres en nuestro hogar madre gentil,
Patria amada,
Brasil!

Nenhum comentário: