sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A IDEIA FIXA DA INES


Inês Pandeló (PT), deputada estadual, meteu uma idéia na cabeça e foi em frente. Isto é um perigo. Se não estivéssemos em tempos de PT, ela seria metida numa camisa de força e colocada numa ambulância com sirene aberta. Deu sorte a moça. Idéia fixa já foi caso brabo de psiquiatria. Conheço um  menino que teve um ataque desses. Passou a vida inteira querendo ser  um deputado federal. O nome dele é Paiva. Minto. Desculpem-me. O nome não era Paiva e nem era um menino. Agora, me lembro direitinho. O nome dela era América Teresa. É isto mesmo, era uma morena. Muito espertinha. O Paiva é outro caso. Ele é muito espertinho também, mas tem olhos azuis que nem uma conta. Dizem que a primeira palavra que ela falou foi "excelência". Tinha vocação parlamentar, desde o berço. O Paiva é outro caso. É parecido mas é outro caso. A América Teresa é que tinha a idéia fixa de ser deputada federal. As pessoas falavam pra ela que precisava de votos pra chegar lá.  E ela parece que não entendia direito. Um dia manifestou um sintoma grave: Confessou, corajosamente, que ficou um ano inteirinho sem trabalhar e não reclamou falta de pagamentos. Ainda por cima disse que o culpado era o Soró. Só podia ser consequencia daquela idéia fixa. De fato, ela não desiste. Na última eleição, só faltaram 59 999 votos para ela chegar lá. Mas deixemos isto que eu quero mesmo é falar da Inês Pandeló cuja idéia fixa não passa nem com reza braba.  Ela quer porque quer criar a subsecretaria da mulher. Não pára de pentelhar o governador. Vai lá no palácio. Tem uma fila imensa pra falar com ele. Só deputados são 70. Aí, o Sérgio Cabral chama o recepcionista e fala assim - deixa aquela moça ali por último. A moça é a Ines. Combinado. E começa:  Manda vir o primeiro - aí, é problema de enchente. Patati, patatá... manda entrar o segundo - aí é problema de tráfico. Patati, patatá... manda entrar o terceiro - problema da olimpíada... Patati, patatá... e vem copa do mundo,  vem carnaval, vem royalties do petróleo, vem o caso das vãs... Por fim vem a Inês e enrolando as mãos diz pela ducentésima nonagésima vez "eu quero a subsecretaria da mulher". Aí, o Cabral responde assim: "Tá na fita, deixa passar a copa."

O BRASIL NÃO DEVE ACABAR COM AS SAÚVAS



A 207km de São Paulo, está Silveiras. Uma cidadezinha de 6 mil habitantes e 5999 consumidores de tanajuras. O ex-Prefeito Edson Mendes Mota, diz que tá fora, embora sua mulher tenha guardados no freezer 8 litros do bichinho. É só chegar esse tempo das chuvas, os moradores pegam suas latas e garrafas vazias, ou panelas, a bolsa de passear e sobem morro a cantar: "Cai-cai, bitu... cai-cai, bitu... na panela de angu..." E os bitus, vão se deixando seduzir por aquela canção encantada e caem para serem disputadas entre empurrões e pontapés. Muitas vezes, são consumidas ali mesmo. Cruas, vivas, fresquinhas. Tiram-lhes as pernas, as asas, as mandíbulas e elas descem quase redondo. São mastigadas, antes. Mas há também daqueles que as guardam para as comer na ceia junto com a família e a farofa. Mas nem tudo é festa. Andam asssustados com o número de formigas diminuindo. Tudo por culpa de uns insticidas que jogam nos eucaliptos. Um pecado. Os moradores não querem ganhar dinheiro com elas feito a Colômbia que as exporta para a França, Reino Unido e outros países. Lá, eles as cobrem de chocolates e mulplicam o preço. Em Silveiras, não; é só para o consumo. Dizem que é um antibiótico natural e também afrodisíaco. Tem muita gente interessada nelas. O presidente da Câmara Alair Duarte disse que propôs limitar a área para o plantio de eucaliptos em respeito a vida dos bitus. Vamos salvar as saúvas!

Fonte: New York Times

FUZIS NÃO MATAM BACTERIAS



Além dos capacetes azuis e muitos fuzis, a ONU mandou para o Haiti o cólera. Êta missão de paz arretada! Do último haitiano vítima de cólera já não restava ossos nem sequer nenhuma lembrança. Fazia era tempo que não viam aquela doença. Aí, foi-lhes fácil concluir que aquilo só podia ser coisa dos gringos. E foram para as ruas apedrejar aqueles soldados empestiados como nos tempos bíblicos se fazia com leprosos. Ban Ki-moon, Secretário Geral da ONU, homem do nosso tempo, foi dizendo  "que isso, companheiro? Nós viemos em missão de paz." Foram eles, não foram... Foram eles, não foram... E morreu foi  gente... Até que pesquisadores americanos concluíram que aquele mal viera da Ásia, que era igualzinha a uma circulava por lá. Aí, já viu, né? Americano falou tá falado. Lembra do Bush? A ONU não encarava ele nem em fotografia. Ban Ki-moon pensou assim: "Antes que o mal cresça..." e criou uma comissão de quatro. Desculpe, uma comissão com quatro elementos: Representantes do México, Peru, ìndia e EUA. E morrendo gente... Como diria o Globo Repórter: "O cólera é causado por uma bactéria disseminada na água e espalhada por meio de fezes."   Mais de um milhão de pessoas, no Haiti, vivem em acampamentos e favelas, sem água tratada, sem nem sequer latrina. Está ali o inimigo. E a ONU querendo vencer a guerra com  tiros de fuzil. 

CURTAS


Carlos Henrique Gaguim (PMDB)
colocando a faixa no cinegrafista
Carlos Henrique Gaguim (PMDB), ex-governador de Tocantins, tinha que passar a faixa ao seu sucessor Siqueira Campos (PSDB). Gaguim providenciou tudo de véspera. Mandou lavar e passar a faixa, engraxou os sapatos, teceu um bom discurso. Sua esposa marcou hora no salão,  essas coisas. Não podiam fazer feio. No dia seguinte, lá estavam na assembléia legislativa para transferência do cargo. Duas horas depois, aparece o Siqueira Campos já devidamente enfaixado. E sobe logo para o palco e começa fazer seu longuíssimo discurso. E ficam exibidas para as fotos as duas faixas, a verdadeira e a falsa.  Aí, Gaguim não aguentou mais. Saiu  pelo meio do povo com a faixa amarrotada na mão e a enfiou no pescoço de um cinegrafista da TV Anhanguera. Foi o mandato mais curto da história. O cinegrafista foi governador por 30 segundos. Logo, o cerimonial lhe tomou a faixa.


Amy Winehouse, cantora britânica veio ao Brasil. Trocou Copacabana pelo Morro Santa Teresa e choveram aplausos. Apresentou-se em quatro shows choveram aplausos e admiradores. Tudo era admiração e vivas.  Não é Amy nenhum personagem em que se possa espelhar, mas imprimiu como que a ferro e fogo sua marca na boiada. Mesmo quem nunca a vira, nem ouvira se proclamava aos berros seu mais ardoroso fã. Se alguém dissesse que não admirava a moça seria escorraçado do meio. No Rio de Janeiro, a Bandeira Brasileira serviu de toalha de mesa em um dos seus shows. E todo mundo achou bonito e todo mundo achou legal. E é essa mesma massa que elege os mandantes do país.


"minha servente mudou, mas
meu cabelo continua o mesmo" 
Cláudia Adriana da Silva havia tres meses que trabalhava como faxineira na Agência Nacional de Aviação Civil. Entre suas obrigações estava a de limpar a sala da Diretora Presidente Solange Vieira. Vai que um dia sumiu do seu toalete uma embalagem de creme para cabelo. Marca Keratrix. Foi um pega. Nem tantos acidentes com avião, filas nos aeroportos, atrasos de vôos, nada, nada nunca provocou tanta revolta na Solange. Desconfiou da Cláudia. Ela disse que não. Nem mesmo a condição de Cláudia ser paciente de câncer e gastar R$ 500,00 por mes só com o tratamento. Nada poupou-lhe da demissão. Parece até que a Solange falou assim: "Tá pensando que aqui é casa civil?"

Fonte: jornal O Globo


CURIOSIDADES 

Jamie Link, 26 anos

Invenção por Acaso (I). Jamie Link era acadêmica de Química, na Universidade da Califórnia, quando - aos 21 anos - entrou para o rol universal dos inventores. Justo no momento em que ela preparava um trabalho escolar a novidade explodiu, literalmente, na sua frente. Estava trabalhando com silicone quando ele se espatifou em ínumeros pedaços. Ela observou que as pequenas partículas então formadas reagiam com cores diferentes a cada mudança no ambiente.Correu ao seu professor, Michael Sailor, e relatou sua experiência. Em conjunto, os dois publicaram as observações no jornal científico  Procedimentos da Academia Nacional de Ciências, chamando a esses sensores de "smart dust." Hoje esses sensores tem um grande raio de atuação, incluindo detectar agentes biológicos e ajudar na destruição de tumores. 

Fonte: Revista Newsweek



Capela Sistina. Elena Lazarini, historiadora italiana, conta curiosa história sobre o afresco Juizo Final na Capela Sistina. Diz que Michelangelo recorreu a homossexuais dos prostíbulos romanos para pintar os corpos musculosos que compõem o quadro.  A pesquisadora observou atentamente o quadro e identificou, entre suas tantas figuras, um condenado sendo arrastado para o inferno puxado pelos testículos. Quando a igreja viu o quadro pronto foi criada uma grande polêmica. Em meados do sec XVI, o Concílio de Trento condenou a nudez nas ilustrações sagradas e assim suas partes íntimas foram cobertas

Fonte: Revista História Viva


HINO NACIONAL BRASILEIRO
             em Inglês

Harry Bramsby

The placid shores of the Ypiranga heard
The resounding cry of heroic people
And the sun of liberty, in fulgent rays
Now shined in the heavens of our country

If the pledge of this equality
We succeded to conquer with a strong arm,
In your bosom of liberty,
Our courage defies death itself!

Oh! loved country,
Idolatrized,
Hail! Hail!

Brazil, an ardent dream, a ray so vivid
Of love and hope to earth now descends,
If in your beautiful sky, pleasant and limpid,
The southern cross image is resplendent.

A giant by yoour own nature,
You're beautiful, strong, intrepid colossus
And your future thus reflects this greatness,

Adored country,
Among thousands,
You are Brazil,
Oh, loved country!
A genteel mother of this land's children
Loved country,
Brazil!

For ever lying on a splended birty
With the sea sound ande the deepest skylight,
You're brillant, oh Brazil, America's mirth,
Enlightned to the sun of a new world.

Your pleasant, beautiful fields
Have more flowers than the nicest and greatest lands
Our woods have more life
Our life in your bosom has more love

O loved country,
Idolatrized,
Hail! Hail!

Brazil, a symbol of eternal love let be
The starred labarum you show so proudly
And let the yellow green of your flag say
Peace in the Future, glory in the past.

If you raise up the strong club of justice,
You'll see that your children will fight with courage
Who adores you will not fear death itself.

Adored country,
Among thousands,
You are Brazil,
Oh, loved country!
A genteel mother of this land's children
Loved country,
Brazil!

Fonte: Valmiro Rodrigues Vidal - Curiosidades Tomo V

Nenhum comentário: