sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ONTEM, EU PASSEI POR LA




Ontem, me sobrou um tempo. Fiquei pensando: Não sei se vou a pizzaria ou a Câmara Municipal. As duas ficam no Aterrado. E a pizzaria, Pizza Tustto  tem um bom serviço. Também encontro velhos amigos lá. O Clinger, ex-vereador, ex-prefeito, ex-deputado federal e um permanente amigo é um dos seus mais assíduos freqüentadores. Tinha, portanto, mil razões para ir a pizzaria, mas preferi a Câmara Municipal. Lá o serviço não é tão bom, mas pode-se beber um cafezinho na cantina ou um copo de água tratada. E não nos cobram nada pelo que engolimos. Também, pudera! Havia lá também umas outras pessoas que, por absoluta falta de dinheiro, tinham escolhido a câmara no lugar da pizzaria. O Soró chegou por último. Muito alto, magro, olhava para os colegas do seu segundo andar psicológico. Todo mundo ficou quietinho. Pegou um papel. Assinou. E garantiu o trabalho daquele dia. Foi se sentar com um eleitor que queria porque queria um ingresso para o show do Zé Ramalho. Ele até falou que, se fosse o caso, ele daria uma caixinha de leite. Ele ouvira contar que o vereador pegava R$ 380 da secretária e concordava que tudo tem seu preço. Dava até duas caixas de leite. A conversa foi longe. Não sei como uma simples caixinha de leite dá tanto assunto. E a reunião rolando. O Vereador Júnior...  Volta Redonda é assim: tem Prefeito Neto, Vereador Júnior , Vereador Nenem  e o guardião da ética é o Zezinho. Zezinho da Ética... Sinceramente, precisa muita fé em Deus. Tá comprida demais a nota. Deixemos o Júnior para a próxima postagem.  



Esse Paim, é uma colosso! Acreditou. Botou o sapato na janela e foi dormir tranqüilo. Falou mesmo assim para as câmaras “Fiz a minha parte”. No dia seguinte, logo de manhã ele viu que o sapato estava vazio. Mas não desanimou “Não faz mal, no ano que vem eu coloco de novo”. Nem parecia que tinham jogado sua emenda no lixo. Concordou que garfassem o aumento do salário mínimo em troca do índice previdenciário e da contemplação dos funcionários com um aumento maior do que a inflação. Minha vizinha até me falou "Quero só ver como é que a Dilma vai encarar o Paim!" Vai encarar da mesma forma que eu encaro o vendedor de verduras da minha rua "Passe amanhã!" E o Paim, certamente, passará levando outras desvantagens.  Há décadas o aposentado também não perde a esperança e acredita nesses acenos, apesar de, por via das dúvidas, apostarem na loteria. O senador também aposta na loteria e tem acertado todas as suas apostas. O palpite dele é que engambelar aposentados dá votos. Nada de votar contra o governo, que o governo não gosta. Deus o livre de tal hora. Mas o Paim  sabe disto. E vem caminhando. Perguntai o que ele já fez pelos aposentados... e ele responderá "fiz um punhado de discursos." E não estará mentindo.

A NOVA FORÇA



Anonymous é um grupo de hackers dos mais conhecidos do mundo. Ganhou fama quando em 2010 derrubou os cartões Visa e Pay Pal em solidariedade a Julien Assange do WikeLeaks.  Deram as caras também nos protestos londrinos, recentemente. E estão atentos aos quatro ventos do mundo. Agora, foi a vez do Bay Area Rapid Transit,  empresa norteamericana de transportes. Agentes de segurança dos trens assassinaram  Charles Blair Hill, um morador de rua. Houve muita indignação e um grupo de pessoas resolveu fazer uma manifestação na estação do metrô, Civil Center, em S. Francisco, Estados Unidos. A empresa queria, de toda forma, boicotar este movimento. Ocorreu-lhe, então, cortar o sinal de celular restringindo assim a comunicação entre os manifestantes. Isto só fez aumentar a indignação popular com apoio de grupos de direitos civis e, consequentemte, de ciberativistas.  Daí a invasão dos ciberativistas no seu site. E a abertura da guarda. Uma nova manifestação foi organizada para segunda feira e se realizou com maior concorrencia de público.

AS HIENAS CONTAM MELHOR DO QUE MUITA GENTE


Um conselho muito comum é o de mandarem as pessoas contar até DEZ. É útil para se conter o impulso. Isto tem desfeito até candidaturas a prefeito em Volta Redonda. Agora, uma publicação no Animal Behaviour dá conta de que as hienas contam até TRES. Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan em East Lansing, nos Estados Unidos, nos dá conta disto. Diz que as hienas dão respostas diferentes quando estão diante de dois ou três indivíduos desconhecidos. Isto dá suporte a teoria de que o indivíduo analisa o número de oponentes antes de se envolverem em pelejas. Evidentemente, isto amplia suas possibilidades de sobrevivência. Comprar uma briga perdida é vocação para o fracasso.

CURIOSIDADES


Coco Chanel. Gabrielle Bonheur Chanel, era o verdadeiro nome da estilista francesa Coco Chanel. Nasceu em 19 de agosto de 1883. Quando sua mãe morreu ela estava nos seus 12 anos de idade e foi abandonada pelo pai junto com seus quatro irmãos. Viveu num orfanato. Trabalhou numa confecção até conhecer Boy Chapel, um rico empresário inglês que a ajudou criar seu estabelecimento de fabricação de chapéus. Daí, chegou a alta costura. A bolsa com alças de corrente dourada, o colar de pérolas, o tailleur e o vestido preto são criações suas que marcaram definitivamente o Século XX.  No final da segunda guerra, Coco Chanel viveu sérias dificuldades financeiras. Então ampliou seu comércio para o lado de cá do Atlântico. Quando Jackie Kennedy adotou sua moda, a estilista alcançou novamente as capas das revistas. Faleceu em 1971, desfrutando de muito carinho popular. No seu funeral roubaram-lhe as roupas em sinal de homenagem. Ela, porém, tinha um outro lado não tão admirável. Foi uma expiã nazista. Era mais do que uma simples simpatizante e colaboradora dos nazistas. Era uma agente que trabalhava no serviço de inteligência militar alemão, segundo o seu mais recente biógrafo "Sleeping with the Enemy: Coco Chanel's Secret War" (Dormindo com o Inimigo: a Guerra Secreta de Coco Chanel, numa tradução livre),.
1936 - Manuel Bandeira, Alceu Amoroso Lima, Hélder Câmara,
Lourenço Filho, Roquete Pinto, Gustavo Campanema
(Rádio Sociedade. A primeira rádio do Brasil foi a Rádio Sociedade, no Rio de Janeiro, em 1923. Hoje, Rádio MEC. Entretanto, ao contrário do que se há de pensar, ela não foi fundada pelo governo e nem por nenhuma empresa privada. Mas sim por iniciativa de um grupo de cientistas e intelectuais do Rio de Janeiro, dentro dos salões da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O antropólogo Edgard Roquete Pinto, um dos seus fundadores, era um entusiasta do uso do rádio na educar e divulgar cultura por sua facilidade de penetração. Em 1934, o boom das rádios comerciais e o nascimento da Rádio MEC aliada as novas exigências técnicas colocaram em xeque a filosofia educativa da Rádio Sociedade, mas ainda assim ela resistiu por mais dois anos, quando foi doada ao governo e passou a se chamar Rádio Ministério da Educação.  O acervo da Rádio Sociedade ficou perdido por décadas até ser encontrado em 1990 e perdido de novo em 2004. Depois do que só se conseguiu resgatar uma pequena parte em precário estado de conservação. Disponibilizado no seu site. Fonte: http://www.fiocruz.br/radiosociedade 

Nenhum comentário: